Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Alerta cilada! 11 músicas que parecem românticas, mas não são!

Algumas músicas parecem ter sido feitas para vocês, uma sonoridade perfeita... Mas cuidado! Não se deixem enganar apenas pelas melodias, já que podem acabar entoando algo que não devem no seu casamento. Vejam esses 11 exemplos clássicos!

Ajudamos a encontrar os melhores músicos e DJs para o seu casamento 🎵
Peça informações e preços a negócios de Música perto de você

Married DJs

Escolher músicas internacionais para o casamento pode se tornar uma grande pegadinha para quem não domina o inglês. Isso porque algumas melodias podem induzir ao romantismo e à dança juntinhos enquanto, na verdade, descrevem algo bem diferente. Essa realidade infelizmente não é algo incomum e pode levar a distorções daquilo que é dito nas letras, causando uma certa vergonha. Por isso nós, de Casamentos.com.br, queremos evitar que você passe por uma situação desagradável ao escolher as músicas do seu  casamento. 

Para que os casais entendam a necessidade de entender as canções que irão embalá-los no grande dia, fizemos este artigo com algumas faixas clássicas, que frequentemente são tocadas na ocasião mas... não são exatamente como parecem. São obras que falam sobre temas que nada têm a ver com o que o momento pede. Embarque na nossa anti-playlist e as exclua do planejamento. E a dica é que sempre consultem as traduções para se emocionar pelos motivos certos!

Disco de vinil azul

1. My Heart Will Go On, Céline Dion

Música escrita por James Horner, compositor da trilha sonora de Titanic, especialmente para ser tocada durante os créditos do filme. Apesar de ser um clássico e soar romântica na voz de Céline Dion, a letra é sobre separação e perda: do ponto de vista de Rose, é um lamento pela morte de Jack e o reconhecimento de que ele sempre estará no coração dela, embora ela vá seguir adiante com a vida. Mas que cabiam dois naquela porta, cabiam!

2. Tears In Heaven, Eric Clapton

A linda composição de Eric Clapton pode soar como uma serenata a ser cantada na janela da pessoa amada. A canção na realidade é um lamento pela morte acidental do filho de Clapton aos 4 anos. À época, o guitarrista havia acabado de se separar e tinha pouco contato com o pequeno Conor. Na letra, ele se pergunta se o filho o reconheceria no Céu, e se ele mesmo mereceria estar lá após ter sido um pai ausente.

3. Every Breath You Take, The Police

A música de 1983, que é até hoje o maior sucesso da banda The Police, passa à primeira impressão uma sensação de cuidado e atenção por alguém muito querido. Mas não se deixe enganar: não era amor, era cilada! O personagem pergunta se a "amada" não percebe que pertence a ele, e promete observá-la a cada passo, a cada respiro, a cada dia. O cantor e compositor Sting admite que é uma letra sinistra, e conta que desejou boa sorte a um casal que contou a ele que tocou a música em seu casamento.

Casal de noivos dançando

4. With or Without You, U2

Outra banda cuja música mais bem sucedida parece mais doce na melodia do que na letra. A composição de Bono fala de um relacionamento intenso, mas ao mesmo tempo doloroso e conflituoso. O irlandês canta "Ela me deixou sem nada para ganhar e nada mais a perder", e admite que não consegue viver com ou sem ela. É uma linda poesia sobre a dor de amar alguém intensamente? É. É uma boa sensação para os recém-casados? Não é, não!

5. You’re Beautiful, James Blunt

O impecável falsete do inglês James Blunt exaltando a beleza do seu crush pode até provocar suspiros. Ele começa a canção dizendo que sua vida é maravilhosa e seu amor é puro, mas na realidade o personagem é que não está puro. A letra é cantada da perspectiva de um homem bêbado que vê a ex-namorada no metrô com outro homem e não sabe como agir. O próprio cantor afirma que a canção não é romântica e ri da situação: "esse bebum perseguindo a namorada de outro devia era ser preso por ser um depravado!", já disse!

6. Marry You, Bruno Mars

O próprio título da música, combinado com a batida alegre, dá a entender que seria a música perfeita para abrir uma pista de dança após a cerimônia. De fato é uma escolha muito popular em festas e pedidos de casamento que viralizam pela internet, mas não era exatamente a intenção dos compositores. A ideia era fazer uma referência aos casamentos curtos e precipitados em Las Vegas que jovens casais às vezes celebram após umas doses a mais de tequila. A bebida, inclusive, é citada na letra. O cantor brinca que o casal está procurando alguma besteira para aprontar naquela bela noite e ainda admite que, se separarem no dia seguinte, tudo bem.  

Casal de noivos dançando

7. Ho Hey, The Lumineers

Esta fofa canção faz sucesso em cerimônias de casais indie (Ho!) e certamente vai animar os convidados (Hey!). Mas olhando além do refrão e do corinho folk, podemos ver um homem amargurado com o fim de um relacionamento e que não aceita que sua ex seguiu com a vida. Ele afirma que está tentando ser melhor e que está solitário dormindo sozinho, e exige dela reconhecimento pelo sofrimento e tristeza que sente. Depois do refrão ele ainda inventa que ela não é a mulher certa para o novo parceiro, e fica imaginando como seria se ainda estivessem juntos. Eu, hein!

8. I Will Always Love You, Whitney Houston

A voz incomparável de Whitney Houston interpretando essa canção clássica traz à imaginação um amor eterno e intenso (ou um romance entre uma estrela de Hollywood e seu guarda-costas parrudo, como preferir). Porém, a música foi originalmente composta por Dolly Parton – a rainha da sofrência country. E é sobre um término doloroso: a pobre coitada afirma que não pode ficar no relacionamento porque o atrapalharia e que não é a pessoa certa, mas que vai permanecer apaixonada para sempre.

Casal dançando no casamento

9. The A Team, Ed Sheeran

O primeiro single de sucesso do hoje mundialmente famoso Júlio do Cocoricó tem uma melodia minimalista e emotiva; a voz suave com o violão dão a entender que o tema é leve e doce, talvez perfeito para a entrada das daminhas. Talvez não seja a melhor ideia, no entanto: a canção é sobre uma triste moradora da "cracolândia londrina" que Ed conheceu ao fazer trabalho voluntário. Ele descreve o sofrimento dela e o quanto o seu jovem rosto vai afundando e desmoronando a cada dia. 

10. Last Kiss, Pearl Jam

Uma favorita dos casais alternativos que sonham trocar anéis de casamento vestindo flanela e tênis, esta canção é um cover de Wayne Cochran, que não fez muito sucesso ao ser lançada em 1961. A voz de Eddie Vedder fez com que a aparentemente doce canção chegasse às rádios e aos corações dos fãs. Porém, antes de cravá-la para a primeira dança, pise no freio e leia a letra. O casalzinho saiu para um encontro, houve um acidente na estrada e o carro capotou. Melhor escolher outra balada, uma com final feliz.

11. Sexed up, Robbie Williams

A música, que já foi tema de novela, tem uma melodia que pode convidar os casais a pensarem que se trata de uma canção romântica. Um engano. Sua letra trata de um casal à beira da separação, onde há partes que parecem ser uma "lavagem de roupa suja" e nenhuma expectativa para um futuro a dois, em versos como "Por que não nos separamos? Não há mais nada a dizer" ou "Vamos fingir que nunca nos conhecemos". Com certeza, uma cilada de "música não romântica", para quem deseja incluir Robbie Wlilliams na playlist! Ele tem outras melhores para a ocasião.

Casal sorrindo no casamento

Como podem ver, há exemplos de músicas fofas em inglês, com melodias convidativas, mas que possuem letras nada românticas! Esperamos que depois desse texto todos os casais entendam que consultar as traduções é o melhor remédio contra deslizes com as letras! Ninguém quer virar motivo de chacota entre amigos e familiares por não ter consultado antes. As músicas para o casamento devem evocar bons sentimentos e situações para que o romantismo prevaleça de fato, ao invés do humor involuntário. Depois de tanto planejarem e se prepararem para o grande dia, vocês merecem uma playlist que seja condizente com o amor!

Ajudamos a encontrar os melhores músicos e DJs para o seu casamento 🎵
Peça informações e preços a negócios de Música perto de você