Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

10 Ideias para comemorar o primeiro aniversário de casamento

O primeiro ano de casamento é considerado uma eterna lua de mel. Vejam dicas inspiradas para surpreender a sua cara-metade depois dos primeiros meses da nova vida. A aventura começa depois do "sim" e merece ser celebrada!

John Brandão Fotografia

Completaram um ano de casados e não sabem o que fazer para celebrar a data? Calma que a gente te ajuda! Os primeiros 365 dias após o “sim” são apontados pela maioria dos casais como os mais desafiadores da história a dois. Isto porque se trata do período em que ocorre o “ajuste fino” dos apaixonados. Afinal, é quando a maioria entra em contato íntimo com as manias e expectativas do outro, especialmente os que não viviam sob o mesmo teto. Por isso mesmo, o primeiro aniversário de casamento precisa sim ser celebrado – e muito!  

Como um ano antes ocorreu a festança, os pares podem se considerar meio sem ideias sobre o que fazer para não deixar o momento passar em branco. Desde já, deixamos claro que para celebrar o amor não é preciso muito, como nós elencamos nessa lista.

1. Café da manhã na cama

É sempre romântico por ser uma excelente forma de começar bem o dia. Quem não gosta de partilhar uma refeição gostosa com o seu mozão, não é mesmo? No cardápio, a cumplicidade e a intimidade estão embutidas em cada garfada, qualquer que seja o tipo e variedade de comida ofertada entre os lençóis. É ainda a chance de esticar um pouco mais os minutos de preguiça com direito a muitas trocas de carinho.

2. Recordar com fotos

Que tal fazer uma retrospectiva fotográfica sobre os seus primeiros meses oficiais com sua cara-metade? Tal presente demonstra carinho e zelo por tudo o que passaram, assim como a ansiedade por aquilo que virá. Assim, podem juntar alguns registros da lua-de-mel, da primeira configuração de móveis na casa, dos almoços entre famílias e dos muitos risos mais compartilhados.

Najara Bertoldo Fotografia

3. Jantar romântico

Dispensa demais comentários. Uma ida a um restaurante bacana para que possam comer e beber o que gostam ou sempre tiveram a vontade de experimentar é sucesso garantido. Se o local pretendido for concorrido, o melhor é reservar uma mesa para o dia com antecedência. Outra possibilidade é que uma ou ambas as partes venham a preparar uma receita especial para comer em casa mesmo, de preferência à luz de velas e com flores decorando o recinto.  

MN Fotografia

4. Escrever uma carta

Pode parecer fora de moda, mas é justamente o apelo vintage das cartas que tornam tudo nelas escrito ainda mais significativo. O tempo e a energia empregados na preparação serão reconhecidos pelo destinatário, tal qual o capricho na escolha do papel, do envelope, dos detalhes desenhados e no cuidado com a própria letra. Como não há a chance de reescrever as palavras à caneta (a menos que se passe a limpo), toda a mensagem tem que ser muito bem pensada.  

Marcelo Soares Fotografia

5. Um anel ou uma joia

Uma joia que faça uma bonita combinação com a tez de quem se ama darão à peça valor além da cifra pelo qual foi arrematada. De preferência, escolha uma peça que “dê match” com aquilo que o ser amado já tenha. É uma forma silenciosa de dizer “casaria com você outra vez hoje, passado um ano”. Mas se quiser dizer enquanto dá o presente, também pode.

6. Uma viagem romântica

Se tem algo que sempre faz bem para a cabeça e o coração é fazer as malas para ir a um lugar querido. Com o par ao lado, melhor ainda. Ver o pôr e o nascer do sol juntos dá sempre ao momento aquela vibe mágica que casa tão bem com um brinde e declarações apaixonadas. Destinos quentes e/ou com cenário exuberante costumam ser os melhores para isso.  

MN Fotografia

7. Voltar ao primeiro local de encontro

O tipo de presente que é também um convite a uma volta ao tempo, para a hora que perceberam estar diante de quem se quer para o resto da vida. Se tiverem boa memória para isso, um exercício bacana é relembrarem juntos cada um dos detalhes vividos para tornar a visita ao passado ainda mais vívida e deixar claro o quanto a ocasião foi importante desde já.  

MN Fotografia

8. Surpresa!

O fator surpresa é algo irresistível. Se ele for usado para se fazer uma grande revelação de algo desejado, lágrimas de alegria serão presença garantida no aniversário juntos. Pode ser o resultado de uma prova muito aguardada, a comunicação de um novo membro na família (seja ele humano ou não) ou de um meet & greet para ver um ídolo, entre tantas ideias possíveis. Use a criatividade para o bem do seu bem.  

Janaina Carvalho Fotografia

9. Renovar os votos

A renovação dos votos é como um novo casamento, mas feito com menos pompa e formalidade. Se a emoção da troca de alianças foi uma coisa única, é como dobrar a aposta. A celebração, no entanto, costuma ser menor, mais simples e sem tantos rituais. Dispensa o uso de terno e gravata e do vestido de noiva, sendo normalmente realizada de manhã ou à tarde. É um evento mais intimista que não vê necessidade de “prestar contas à sociedade”.   

10. Uma pequena festa

Se o par for festeiro, verá no aniversário juntos a desculpa perfeita para separar uma playlist para dançar cercado de familiares e amigos. É a chance para colocar a conversa em dia, dar risadas juntos expondo causos da vida juntos (desde que não causem constrangimento), comer e beber estando muito bem acompanhado.   

Fazenda Itahye

Para comemorar o primeiro ano de casamento, obrigatórios mesmo são o companheirismo, a compreensão e o afeto. Logo, recomendamos que apenas relaxem e usufruam de cada instante juntos sem criar grande lista de tarefas, que podem mais gerar nervosismo do que outra coisa. Se escutem, observem e mostrem-se carinhosos. Esta certamente é a melhor pedida para o aniversário de casados – este e todos os demais.