Cadú Brito Fotografia
Cadú Brito Fotografia

Já percebeu que histórias de amor permeiam bastante as produções cinematográficas? São roteiros envolventes, trilha sonora que influenciam na hora de escolher as músicas para o casamento, personagens cativantes que nos fazem torcer por um final feliz. Há muitos filmes românticos, que têm um enlace como tema central, e que podem inspirar a realidade dos casais e dar ideias de vestidos de festa, lugares e decoração.

Confira a lista de sete filmes que conta com vários estilos de cerimônia, desde as luxuosas até as mais simples, tem dramas e comédias, e servem como sugestão para assistir sozinha ou acompanhada do seu amor, ou até mesmo fazer uma noite do cinema com os amigos.

Reginaldo Pacheco Fotografia
Reginaldo Pacheco Fotografia

1. Mamma Mia

Sophie vai se casar e não sabe a identidade de seu pai porque sua mãe sempre escondeu isso dela. Então, a noiva decide convidar os três ex-namorados da mãe para seu casamento na Grécia, e tenta descobrir quem é seu pai biológico. Com uma trilha sonora repleta de sucessos do grupo ABBA, o filme é baseado em um musical da Broadway.

Além das músicas, os casais podem sonhar com a cerimônia na praia ou até em um outro país inspirada na produção. A festa acontece à noite, ao ar livre, com muita iluminação de lanternas misturas com flores. Os convidados ficam mais à vontade porque não se exige vestimentas formais. Mamma Mia representa diversas formas de amor, escolhas e a busca por conhecer sua origem.

Universal Studios
Universal Studios

2. Noivas em guerra

Amigas desde a infância e que sonhavam em se casar no hotel Plaza, em Nova York, e serem madrinha uma da outra. Quando o sonho está prestes a se realizar, acontece um erro na reserva das datas e a amizade fica abalada, dando viés para confusões e rivalidade. O filme mostra a preparação dos dois casamentos, um mais luxuoso, com vestido de noiva princesa e requinte, e o outro também elegante e com o vestido que foi da mãe da noiva e um ensaio para a dança do casal.

Ambos se realizam em salões de um hotel famoso, com gostos diferentes e um detalhe para reparar: as flores das lapelas dos ternos. Apesar de tudo, Noivas em guerra fala de amizade, companheirismo e amor próprio.

20th Century Fox
20th Century Fox

3. Noiva em fuga

Não queremos incentivar nada com este filme, mas é uma comédia dramática que também merece estar na lista! Maggie, interpretada pela grande Julia Roberts, tem pânico da cerimônia de casamento e já fugiu várias vezes, o que intriga o jornalista Ike Graham, seu eterno par na ficção, Richard Gere, que decide escrever uma matéria sobre o caso.

Com uma decoração de casamento simples e barata, um das cerimônias mostradas ocorre no campo, ao ar livre, e pode ser uma bela fonte de inspiração para os casais que pensam em investir nesse estilo campestre. Os diálogos são divertidos e o filme demonstra que o medo deve ser tratado de forma respeitosa e responsável.

Buena Vista International
Buena Vista International

4. O casamento do meu melhor amigo

Julianne combina com o seu melhor amigo que, se chegassem solteiros aos 28 anos, os dois se casariam um com outro. Mas os planos mudam... Michael conhece Kimberly e a pede em casamento. A amiga então se descobre apaixonada e ainda aceita o convite de ser a madrinha dos dois. A ideia para os casais é a comemoração durar três dias, com jantar, almoço, cerimônia e festa. A trilha sonora ganha os holofotes e é muito utilizada como músicas para festa de casamento, com destaque para I Say a little Pray, da grande Dionne Warwik. O filme encanta com lições como desapego e respeito ao sentimento do outro e com os conselhos do outro amigo, o George.

TriStar Pictures
TriStar Pictures

5. Questão de tempo

Tim descobre um segredo: os homens da sua família têm o poder de voltar ao passado e tentar mudar momentos. Ele faz isso para conquistar Mary, mas as reviravoltas mostram que é melhor deixar as coisas acontecerem naturalmente. O casal pode se inspirar no casamento na igreja da cidade do interior e na festa na casa da família. Detalhe para o vestido de noiva vermelho e para os lugares típicos de Londres. O filme trata de decisões, acaso e destino.

Universal Pictures
Universal Pictures

6. Para sempre

Leo e Paige sofrem um acidente de carro e ela esquece do que viveu nos últimos cinco anos, não lembrando de nada, nem do próprio marido. Isso faz com ele tente recriar os momentos do romance e reconquistar sua esposa.

Uma das cenas mais emblemáticas é a do casamento dos dois antes do acidente, em um museu, entre amigos. Ela usa um vestido de noiva curto rosa, com aplicações de flores bem delicadas. Como se casar em uma instituição pública, sem permissão, é proibido, eles correm dali e protagonizam o beijo de casados embaixo de um famoso ponto turístico de Chicago. O destaque do filme é para os votos espontâneos, a paciência e a aceitação do outro como ele é. Além de ser baseado em uma história verdadeira, o que torna tudo ainda mais emocionante.

Screen Gems
Screen Gems

7. Missão madrinha de casamento

A história gira em torno da disputa de duas madrinhas pela atenção da noiva e pelo controle de organizar as comemorações pré-casamento, enquanto lidam com os próprios problemas amorosos. O filme mostra o chá de panela e a festa grandiosa de casamento em um salão, com a banda preferida da adolescência da noiva, tudo com muita extravagância. Mesmo assim, dá para tirar ideias da decoração da festa de casamento, bem como dos vestidos e penteados. O filme ressalta o valor da amizade, a parceria e a segunda chance para si mesmo.

Universal Pictures
Universal Pictures

Em todas as produções cinematográficas citadas neste artigo há frases de efeito, lições de moral e aprendizados que podem ser levados para a vida, e que também podem servir de inspiração até para as frases colocadas nos convites de casamento. O importante é se emocionar com as histórias, se inspirar e fazer do seu casamento uma ocasião que também será sempre lembrada!