O nome original vem do inglês: smoke bombs, literalmente "bombas de fumaça". É provável que vocês já tenham visto o efeito em muitos tipos de fotos e, recentemente, tem sido visto em muitas sessões fotográficas de casais. Em contraste com o branco do vestido de noiva causa um efeito quase etéreo, como se envolvesse os dois em uma nuvem de cores, deixando as imagens como se tivessem saído de um conto de fadas, mas ao mesmo tempo tem um ar moderno, além de ser um recurso divertido para deixar o álbum mais original.

Seja para o pré-ensaio, depois de terem enviado os convites e já terem algumas ideias para o contexto da decoração de casamento, ou para um ensaio "pós dia C", quando todo o nervosismo da preparação já estiver no passado, o importante é que as fotos produzidas tenham a essência do casal. Vejam algumas dicas para que esse artifício consiga potencializar a beleza do seu álbum.

Andressa Dionisio
Andressa Dionisio

Escolham um conceito e o lugar

Antes de pensar no efeito que querem para as fotografias, é preciso pensar em um conceito. E, caso já saibam que a fumaça colorida é indispensável para as suas fotos, tentem buscar um contexto que combine com elas.  Aqui não existe certo ou errado, já que existem muitos estilos de casamento e, claro, estilos de casais, mas é verdade que há cenários que contribuem para deixar as imagens ainda mais bonitas, incrementando o efeito das smoke bombs.

Vocês podem investir tanto em locais urbanos quanto em paisagens mais campestres, tendo um cenário mais natural. Ainda assim, é importante que as fotos sejam feitas em ambiente externo, já que se trata de fumaça, e é recomendável que seja durante o dia, já que à noite as cores da fumaça não aparecerão tão bem.

Tenham em mente que quanto menos cores ao redor, mais contraste a fumaça colorida irá causar, e isso dará um efeito espetacular! Se quiserem produzir esse ensaio em uma cidade grande, escolham lugares com uma estética industrial, que irá dar um ar bem interessante às fotografias. Tijolos aparentes, estruturas de ferro, locações com um ar antigo, mas cheio de charme, coberturas de prédios altos, tudo isso funciona muito bem.

Para os casais que preferem estar em meio à natureza, especialmente aqueles que já possuem sua locação para a recepção no campo, com uma decoração de casamento rústica, o quadro para as fotografias já está praticamente montado, já que as paisagens serão a moldura perfeita. Uma montanha como fundo, o campo, fotos na praia... vocês decidem!

Jota Efeitos Especiais
Jota Efeitos Especiais

Buscar fotógrafos e referências

As smoke bombs são usadas há, relativamente, pouco temo no mundo das fotografias de casamento, tiveram um boom em 2018 e para 2019 prometem ser uma das grandes tendências dos enlaces. Muitos profissionais estão começando a usar o efeito, então pesquisem bem e olhem os seus portifólios antes de fechar com uma equipe, já que a pessoa responsável pelos cliques também deve entender quais os melhores truques e ângulos para conseguir uma foto incrível.

Além do profissional, é recomendável que vocês também já tenham ideias prévias do que imaginam, e assim poderão dar sugestões e fazer com que entendam o estilo do casal. Busquem inspirações de fotografias com esse efeito, e vejam aqui, neste artigo, algumas referências que podem ajudar muito nesse processo.

Diego Santos Fotografia
Diego Santos Fotografia

Versatilidade: estilos e produção

É indiscutível que esse tipo de efeito confere uma atmosfera mais moderna ao álbum, mas não se preocupem: se já tinham pensado em uma cerimônia e uma recepção mais clássica, com uma decoração de casamento simples e elegante, combinando com o seu visual, nada os impede de ousar um pouquinho nas fotos, criando uma cena incrível com fumaças coloridas ao fundo. Vocês podem, inclusive, optar por usar o vestido e o traje de noivos, ou podem escolher uma locação mais aventureira, usando roupas cotidianas, sem medo de se sujar, como fazem no ensaio trash the dress.

E mais: em alguns ensaios os noivos seguram as bombas, mas é possível também contar com a ajuda dos padrinhos ou outros amigos para segurá-las, criando um pano de fundo colorido, ou mesmo colocá-las no chão, cravadas na grama ou na terra, para que vocês tenham mais liberdade de movimento em qualquer que seja o ambiente.

Jota Efeitos Especiais
Jota Efeitos Especiais

Dicas e cuidados importantes

  • A segurança do casal e dos profissionais que fazem as fotos deve estar em primeiro lugar. As smoke bombs são quentes, e é preciso saber como manuseá-las antes de partir para o ensaio. Comprem o material em lojas autorizadas, e se informem bem sobre como acendê-las.
  • É proibido soltar a fumaça em locais próximos a hospitais, escolas, veículos, postos de combustíveis e produtos inflamáveis.
  • Durante o ensaio, nunca as deixem próximas ao rosto. Como foi dito, é um artifício que tem a tempetura alta, então evitem qualquer acidente, por menor que seja.
  • É impotante também considerar a direção do vento durante as fotos. Vejam para onde ela está, e assim evitarão sujar o rosto e suas roupas. Além do vento, vejam se a luz do local escolhido interfere no efeito da fumaça.
  • Ainda que seja necessária apenas uma bomba para cada pessoa (ou duas, se quiserem fazer outros estilos de fotos), levem mais exemplares de cada cor. Um ensaio fotográfico sempre precisa de várias fotos antes de se conseguir as imagens perfeitas, então garantam um bom estoque para não ficarem sem elas antes de terem as fotos estrelas!  
  • Evitem inalar a fumaça, e por isso é recomendável sempre estar em um ambiente externo para usar esse tipo de recurso.
  • As "bombas" podem ser encontradas em lojas de festas ou de fogos de artifício, em várias cores, aproximadamente a partir de R$10,00 a unidade.
  • Se divirtam ao máximo!

SkyShow Efeitos Indoor
SkyShow Efeitos Indoor

Levando em conta todas essas dicas, o resultado de um ensaio com smoke bombs com certeza será sensacional. Elas dão charme às imagens e darão uma cara mais lúdica e poética às fotografias. Diferente dos color powders, o pó colorido que muitos noivos utilizam nos ensaios trash the dress, o perigo de sujar-se com a fumaça é mínimo, além de ser uma técnica com uso mais fácil. O ensaio, assim como a escolha do modelo de vestido de noiva e do traje, deve refletir a personalidade dos noivos, então, se os convites de casamento já foram enviados, considerem esse artifício e já comecem a pesquisar. Serão cliques inesquecíveis.