Violette Locações
Violette Locações

As empresas estão cada vez mais envolvidas com o conceito de sustentabilidade para encontrar soluções ecológicas de desenvolvimento, sem agredir o meio ambiente, garantindo a conservação dos recursos naturais. O setor de matrimônio não fica fora disso e é um dos que valoriza trabalhos artesanais e o uso de materiais reciclados e biodegradáveis na decoração de casamento, além da diminuição de objetos de plástico. Isso reflete na escolha do casal por fornecedores que seguem esse princípio de sustentabilidade.

Segundo definição nos dicionários, o desenvolvimento sustentável prioriza ideias, atitudes e estratégias economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. Se o casal e os convidados têm essa consciência global, o casamento ganha um significado muito maior, que é o de empatia com o próximo e com a natureza. Para ajudar, separamos ideias de presentes “verdes” que quem recebeu o convite de casamento pode escolher para mimar os noivos.

Milles Gonçalves Fotografia
Milles Gonçalves Fotografia

1. Produção local de objetos decorativos

Um dos princípios da sustentabilidade é valorizar a produção de comunidades locais. Pode ser uma organização, cooperativa ou grupo de pessoas que trabalham confeccionando utilitários feitos com madeira de reflorestamento, tinta à base de corantes naturais, bambu, fibra de bananeira, entre outros materiais reutilizáveis. Uma saladeira produzida com a mistura de madeiras, jogos de pratos, vasos de juta, madeira ou bambu para decorar a casa do casal com suas plantinhas, e até roupas de cama fabricadas com fios de algodão são opções de presentes ecofriendly.

Atelier dL
Atelier dL

2. Bebidas artesanais e orgânicas

O consumo de alimentos orgânicos e bebidas também está no viés de uma vida mais sustentável. Alguns vinhedos já produzem vinhos orgânicos de alta qualidade, o que é uma ideia para presentear os casais amantes da bebida e ajudar na coleção da adega particular da nova casa. Os acessórios, como a caixa para o vinho e tábuas de queijo também podem ser de madeira sustentável ou de bambu.

E o mesmo vale para as cervejas artesanais, que caíram no gosto dos brasileiros há algumas temporadas. O país já conta com uma produção de respeito e, se o casal é fã de uma boa cerveja, será um belo presente.

Colibrew Cerveja Artesanal
Colibrew Cerveja Artesanal

3. Uma delícia feita por você

Se você é um astro na cozinha, não perca a oportunidade de preparar um mimo delicioso para os noivos. Sem dúvida eles ficarão surpresos e animados. Que tal investir em compotas de doces, geleias, pimentas para o casal levar para casa e sempre lembrar de você quando for preparar uma receita a dois? Você sabia que a duquesa de Cambridge, Catherine Middleton, não sabia o que presentear a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, no Natal, e preparou uma compota de doce? É um mimo delicado e significativo porque é algo que você faz pensando na pessoa que vai ganhar.

Helena Iguarias Artesanais
Helena Iguarias Artesanais

4. Doação ecológica

Sabe aquele casal que já tem de tudo, o lar está todo equipado e você fica com dúvidas do que ofertar? Uma doação, no nome do casal, para uma instituição ou associação responsável por uma causa ambiental, é um ótimo presente. Há muitas organizações voltadas ao cuidado do meio ambiente, de animais ou pessoas que necessitam de ajuda. Você vai fazer o bem e ainda incluir os noivos nessa atitude altruísta para o bem comum.

5. Hortas caseiras

Uma sugestão que envolve plantas é providenciar um vaso bonito e escolher sementes de girassol, de alecrim, manjericão, tomate, hortelã. Pode ser uma delas ou um pacote de algumas sementes que o casal poderá plantar e cuidar ao longo do tempo. Com certeza ficará como lembrança a decoração da festa de casamento com todos os convidados felizes pelo novo par e depois eles vão cultivar a própria horta desde o início desse novo ciclo. Não se esqueça de colocar instruções de cultivo no presente!

Nambu Cozinha de Raiz
Nambu Cozinha de Raiz

6. Momentos como presentes

Uma proposta original de presente e que não envolve objetos é oferecer experiências aos dois. Que tal um dia no spa com massagem, um jantar em um restaurante que o casal gosta, ingressos para o show daquela banda favorita que fez parte da lista de músicas da festa do casamento? O casal vai amar e ainda tirar muitas fotos para guardar de lembrança.

7. Participando da lua de mel

Complementando a ideia anterior, alguns casais optam por criar sites com listas de sugestões de presentes que também são experiências, mas serão aproveitadas durante a lua de mel. Assim, o convidado pode ver o que pode comprar e contribuir para que a viagem seja inesquecível. Passeios, translados, refeições, esportes radicais ou o que o hotel oferece a mais podem ser opções criativas para você, de alguma maneira, participar desse momento.

DIM Fotografia
DIM Fotografia

Depois de entregar o presente, é só escolher o vestido de festa ou o traje para comemorar com o par. O que acharam das ideias?