Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

O que fazer e o que não fazer quando um fornecedor cancelar

Imprevistos acontecem na vida e durante os preparativos do casamento. Hoje contamos o que devemos fazer e o que devemos evitar quando um fornecedor decide cancelar o contrato. Anote tudo!

Studio Quality

Depois de tanto tempo analisando, revendo e discutindo que fornecedores contratar para o casamento, sempre chega o dia em que é necessário tomar uma decisão. Sim, a escolha de contratar um ou outro fornecedor marcará toda a linha de sua festa e o seu resultado final. Para contratar alguém vários fatores contam, como os serviços oferecidos, o orçamento e o feeling dos contratantes.

Uma boa comunicação e contato próximo são a chave da maioria dos casos de sucesso entre noivos e fornecedores, mas também aqui, podem surgir imprevistos. E se esse fornecedor no qual você depositou máxima confiança falha? Ou pior, e se ele cancela o contrato em meio aos preparativos? Podem ser vários os motivos que fazem um profissional cancelar o contrato. A falta de disponibilidade, algum imprevisto familiar, problemas no negócio, e o pior de todos, falta de profissionalismo. Porque sabemos que esse é um dos principais medos dos noivos, saiba como deve agir caso passe por uma situação assim.

Não é o fim do mundo

Pode parecer, mas o mundo não vai desabar só porque um fornecedor cancela, e seu casamento tampouco. O estresse é inimigo da clareza, e nesse momento talvez seja complicado analisar friamente toda a situação. Antes de dizer ou fazer qualquer coisa, tome seu tempo para assimilar o que está acontecendo. Encontre seu método de relaxamento, e procure não dizer nem fazer nada que possa se arrepender depois. A primeira coisa a fazer é ouvir os motivos pelo quais esse fornecedor quer cancelar e, só depois, tomar uma decisão ponderada e inteligente sobre o tema.

Evite os surtos de pânico

Ataques de ansiedade, surtos de histeria ou de pânico não são bem-vindos nesse momento. Claro que da teoria à prática existe um largo caminho, e em uma situação assim nem sempre é fácil manter o controle. Procure se acalmar e ver o lado positivo. Seu casamento não irá desabar, apenas será necessário começar tudo do zero e encontrar outra equipe de profissionais competentes. No momento da notícia pode parecer impossível, mas haverá sempre uma solução. Em vez de gritar e chorar, seja prática e dê a importância necessária ao assunto, nem mais nem menos. Ninguém está livre disso, assim que mãos à obra e comece de novo a busca do fornecedor ideal.

Evite fazer um escândalo

Não pensar com clareza e reagir por impulso pode virar toda a situação. De repente, e devido à sua histeria descontrolada, a razão deixa de estar do seu lado e passa a estar ao lado do fornecedor. Seja porque você perdeu o controle, disse o que não devia, o difamou publicamente, facilmente tudo pode se voltar contra você. Mantenha a calma, seja educada em todas as situações, sem nunca deixar nada por dizer. Não confunda objetividade com impulsividade. Procure agir sempre com a razão e educação em vez de agir com o coração, por mais difícil que isso possa parecer no momento.

Não conte aos seus convidados

Evite contar esses imprevistos aos seus convidados. O casamento é uma celebração repleta de amor e alegria e eles irão querer saber tudo, menos essas complicações, além disso, podem pensar que o casamento será um desastre. Reserve para eles os momentos positivos, e guarde os menos bons. Eles não poderão fazer nada para resolver a situação, então de nada adiantará compartilhar a informação. Ou você quer receber uma chamada diária de um amigo perguntando como tudo está? É mesmo necessário se estressar ainda mais com o tema? Melhor não sentir essa pressão!

Se apoie na família

Atenção: apoiar não é o mesmo que descontar na família. Esse é um momento tenso e eles saberão como te apoiar. Juntos poderão encontrar uma solução, sempre que a clareza e a calma estiverem presentes. Não desconte a pressão do momento em ninguém, já que, muito provavelmente, eles só querem te ajudar a resolver.

Ative o plano B

Isso é o melhor que você pode fazer. Depois de avaliar a situação e tomar as devidas decisões ponderadas e acertadas sobre o tema, levante a cabeça e ative o seu plano B. É hora de voltar às suas listas de contatos, enviar de novo solicitações e esperar orçamentos. Certamente haverá mais fornecedores que você marcou como favoritos, então comece por eles. É necessário agir o mais rapidamente possível porque essa é uma batalha contra o tempo. Não se preocupe, tudo irá se resolver e seu dia não será afetado por esse imprevisto!