Lewis Londono
Lewis Londono

O amor não tem orientação sexual, crença ou cor, o amor acontece e, no Brasil, o direito ao casamento pela comunidade LGBTQIA+ é resultado de uma luta histórica. Foram muitos anos esperando por esta conquista até que casais homoafetivos pudessem dizer “sim” e oficializar sua relação perante a lei brasileira, algo que, para casais heteroafetivos sempre foi um direito. Por ocasião do mês do orgulho gay, Casamentos.com.br quis investigar como são os casamentos LGBTQIA+ celebrados no País, a partir da análise de duas pesquisas realizadas com mais de 2 mil usuários do portal.

BM Assessoria
BM Assessoria

O que a web uniu... 

A internet definitivamente se tornou o cupido dos casais LGBTQIA+. Segundo revelou nossa pesquisa, os casais homoafetivos se conhecem mais por redes sociais (33%) do que por amigos (22%). Essa proporção se inverte em casais heteroafetivos, já que 1 em cada 3 contam com a ajuda dos amigos para o match. Consequentemente, isso também se reflete no uso dos aplicativos de relacionamento, que fazem mais sucesso entre a comunidade LGBTQIA+: 44% dos entrevistados os utilizaram para encontrar o seu amor ou investiram nas mensagens privadas do Instagram. A rede, aliás, é uma grande casamenteira: 1 em cada 4 casais que decidiram se casar se conheceram por lá!

Lewis Londono
Lewis Londono

Igualdade também na organização do dia C

A palavra igualdade é bastante usada, com razão, pela comunidade LGBTQIA+, e é possível perceber pela pesquisa que ela está presente de forma prática até na organização do casamento. Distribuição de tarefas igualitárias? Sim! 55% dos casais homoafetivos divide de forma mais balanceada as responsabilidades durante o planejamento do dia C, um número menos quando se trata se casais heterossexuais (36%), e a porcentagem de pessoas que organiza o enlace sozinhas em casais hétero é de 55%.

Embora vejamos mudanças culturais e sociais no universo nupcial, geralmente é a mulher quem se encarrega de organizar mais aspectos deste dia, sendo ela quem tem mais peso na organização e preparação do enlace. Nos casamentos LGBTQIA+, apenas 36% dos casais sente que as tarefas recaem mais sobre apenas uma pessoa.

Vitor Braga Fotografia
Vitor Braga Fotografia

Romantismo sempre, e intenso!

Como já era de se esperar, o brasileiro, ainda que não seja uma verdade totalmente confessada, é um romântico. E o resultado da pesquisa provam que esse romantimo independe da orientação sexual. Para 77% dos casais homoafetivos entrevistados acredita que a maior razão para dizer “sim” e oficializar sua relação é “dar mais um passo na sua história de amor”, já que 85% deles já viviam juntos antes do casamento.

E mais: 31% dos participantes disse ter esperado um ano ou mais para a celebração, enquanto 27% revelou que a decisão veio depois de menos de 3 meses! Intensidade total no amor!  

BM Assessoria
BM Assessoria

Casamentos mais intimistas

Em tempos de pandemia, onde as listas de convidados devem ficar cada vez mais enxutas e os casamentos devem ter protocolos de segurança para todos, tem sido comum ver casais recorrerem a enlaces mais intimistas, como mini ou micro weddings ou até mesmo elopement weddings. Mas a comunidade LGBTQIA+ realmente abraça o conceito de um dia C muito mais reservado que os casais heteressexuais. A pesquisa revelou que apenas 38% dos enlace homoafetivos têm mais de 125 convidados, enquanto que nos casamentos heteronormativos esse número sobe em 50%.  

E mais: 

  • Os casais homoafetivos valorizam mais a indicação de amigos do que os héteros: 62% contra 56%. Esta tendência se vê refletida em um maior uso do WhatsApp como espaço de troca de referências;
  • As indicações por amigos são um reflexo do desejo de se sentirem confortáveis com as escolhas dos profissionais, e em Casamentos.com.br oferecemos empresas que abraçam a diversidade, sempre!
  • Os itens mais valorizados são comida e bebida de excelente qualidade, conforto e lembrancinhas; 
  • Fotografia, música e decoração são fornecedores que não podem faltar;
  • 50% dos casais entrevistados disseram que seu pet participará da cerimônia

Luciana Guerra Wedding Planner
Luciana Guerra Wedding Planner

Casamentos.com.br é um portal especializado no setor nupcial no Brasil, sempre comprometido com a diversidade durante todos os seus anos de funcionamento e diariamente, fazendo com que casais de todos os gêneros e orientações sexuais se sintam representados e acolhidos pelos nossos serviços. No mês do orgulho queremos dar ainda mais visibilidade à comunidade LGBTQIA+, mas é fundamental lembrar sempre que amor é amor, e para nós não existem diferenças, apenas o projeto de um belo "sim, eu aceito", como vocês sempre sonharam.