Marta Alvarenga Produções
Marta Alvarenga Produções

No dia 8 de março se celebra o Dia Internacional da Mulher, mas todo o mês é dedicado a homenagens a uma data que nasceu como dia de luta pelos direitos femininos. Trata-se, especialmente, de uma ocasião para lembrar a importância das mulheres em todos as áreas, e no universo nupcial a liderança feminina é uma realidade. São mulheres que se destacam ao ditar tendências, que dirigem marcas e empresas, e que fazem uma grande diferença no dia de milhões de casais em todo o mundo. No portal Casamentos.com.br trabalhamos com diversas fornecedoras, e hoje vamos apresentar algumas delas, do Brasil e de outros países, para que conheçam as histórias por trás do sucesso em seus empreendimentos. Essa é uma forma de homenagear todas aquelas que trabalham para realizar enlaces inesquecíveis.

Marta Alvarenga

Natural de Buenos Aires, capital argentina, Marta Alvarenga, à frente do estúdio Marta Alvarenga Produções, conheceu o Brasil durante a sua lua de mel e, casualidade ou não, foi a partir dessa viagem que ela e o marido montaram um estúdio e começaram a registrar casamentos de clientes que os pediam. Ela se especializou na área e fundou a empresa que tem o seu nome. 

Para esta fotógrafa e empresária, o enlace é um momento único na vida do casal, bem como da família e amigos próximos, e conseguir trazer todo esse sentimento para as imagens do casamento é especial para ela e sua equipe. "Participamos desse momento com delicadeza e buscamos registrar toda a emoção, nos sentimos honrados em receber a missão de guardar esse momento para sempre e fazemos com muita dedicação", comenta com orgulho e completa: "eles se tornam mais que clientes, nos visitam, e participamos de outros momentos marcantes como bodas de prata, bodas de ouro, bem como aniversários, 15 anos e que Deus nos abençoe até em fazer o casamento dos filhos do casal é uma felicidade sem tamanho!".

Marta Alvarenga Produções
Marta Alvarenga Produções
 
Como em todos os trabalhos, "nem tudo são rosas", e ela lembra que antes as maiores dificuldades eram as surpresas e a falta de planejamento. "Os casais não organizavam o casamento devidamente, não existiam assessores e cerimonialista como temos hoje, bem como surpresas de amigos e familiares que nem sempre agradavam aos noivos. Hoje o desafio é econômico, e também elaborar uma comemoração mantendo todos seguros com distanciamento e medidas da nova normalidade. O brasileiro é muito receptivo e afetuoso, o carinho com os noivos sempre foi com abraços e beijos, hoje buscamos através de imagens passar este carinho dos familiares e convidados aos noivos", explica. Ao final do dia trabalhar com os sonhos dos casais é realizar seus sonhos também, e ela tem sido uma mulher de sucesso em cada clique.

Marta Alvarenga Produções
Marta Alvarenga Produções

Paloma Sias

A chef patisserie Paloma Sias sempre se encantou com o universo dos casamentos. "A emoção das famílias, o amor dos casais, a magia das festas, cerimônias e, claro, a imponência e o simbolismo dos bolos de casamento", lembra. Foi por essa admiração que ela buscou, desde o início de seus estudos acadêmicos na área de Patisserie, compreender, aprimorar e construir sua marca. "O que nossos clientes consideram uma dos melhores confeitarias para casamento do Rio de Janeiro", orgulha-se.  

Chef Paloma Sias
Chef Paloma Sias

No trabalho o que mais a estimula é ouvir as histórias dos casais apaixonados e perceber o envolvimento das família ao redor deste evento único. "A satisfação dos nossos clientes ao realizarem seus sonhos é a magia que me move", emociona-se. Tudo isso compensa as longas horas de trabalho no atelier e as noites mal dormidas, o que, segundo ela, muitas vezes a fazem sentir cansaço e saudade da minha família, "mas contar com o apoio daqueles que nos amam é fundamental para superar estes momentos". E a sua força vem justamente dos resultados que alcança: "é um privilégio e um prazer enormes trabalhar com o sonho dos casais!". E eles agradecem. 

Chef Paloma Sias
Chef Paloma Sias

Alessandra Rinaudo

Nascida em Milão, na Itália, Alessandra Rinaudo trilhou o caminho que antes já havia sido trilhado por sua mãe e sua avó, mulheres fortes e empreendedoras como ela. Cresceu entre sedas italianas e rendas, rodeada de costureiras no atelier de vestidos de noiva da família, localizada em Saluzzo, onde suas antecessoras já criaram luxuosos vestidos de noiva. O amor pela moda nupcial foi herdado, assim como o talento, embora somente alguns anos depois ela tenha tomado a decisão de ser estilista, e, ainda que proponha uma inovação nos modelos que cria, ainda segue a tradição da alfaiataria familiar.

Há 25 anos Rinaudo é a designer à frente do Nicole Fashion Group e agora também é designer do Grupo Pronovias, universo de marcas líderes no setor de moda nupcial em todo o mundo. E cada coleção ela reafirma sua visão empoderada, além de criar iniciativas voltadas para o fortalecimento das mulheres neste mercado, como a colaboração que ela realizou com Ashley Graham para lançar uma coleção de vestidos de noiva para mulheres dos mais variados tamanhos.

Nina Perez

À frente de Casamentos.com.br também temos uma mulher. Nina Perez, a CEO do portal que é líder no setor nupcial, e uma de suas fundadoras, há quase quase treze anos trabalha para ajudar milhares de casais a organizarem o seu enlace, com uma motivação e um carinho que não poderiam passar despercebidas. "Acredito que as mulheres tendem a ter algumas qualidades especiais simplesmente por serem mulheres. Uma mulher com uma cabeça bem focada pode ir muito longe. Relações interpessoais, espírito empresarial, empatia, sensibilidade e impulso em geral são algumas das qualidades das mulheres que fazem parte do nosso time”, lembra ela, que está comprometida com uma forma feminina de liderar, uma forma particular de gerenciar equipes, e no caso de Casamentos.com.br, dois terços da equipe está formado por mulheres, também em cargos de gerência. Nina Pérez começou no mundo das startups, onde o ambiente costuma ser muito masculino, e afirma que as iniciativas digitais são a sua paixão, e por isso se inspira em mulheres que lideram projetos inovadores. E o resultado dos seus esforços também inspira casais mundo afora.

As mulheres do setor nupcial trabalham para que os sonhos de tantos casais se tornem realidade, são histórias de luta, de superação e de sucesso. Deixamos aqui o nosso carinho e o nosso agradecimendo às Martas, Palomas, Alessandras, Ninas e todas aquelas que realizam seus sonhos por meio de um trabalho fundamental. Com esse artigo queremos homenagear todas as mulheres do portal, para que continuem lutando no mundo laboral e em suas vidas, abrindo espaço para as próximas gerações. Mulheresque merecem ser valorizadas e celebradas sempre.