Studio Três
Studio Três

Se você usa anéis todos os dias, é absolutamente necessário limpá-los com frequência. Com sua aliança não é diferente. Esta é a única forma de mantê-la brilhando, tão gloriosa como se lembra dela no altar, quando a recebeu de seu par diante dos amigos e familiares em seus trajes e vestidos de festa. Mais do que isso, no momento da limpeza, dará a você o momento de dar uma conferida na peça e garantir que está tudo certo com a forma e a integridade dos materiais. Uma alteração no aspecto das lembrancinhas de casamento podem não ser um drama para você, mas na sua aliança certamente é um grande problema.

A limpeza também oferece uma maneira de inspecionar seu anel regularmente. Quando estiver brilhando, você poderá inspecionar melhor suas pedras e pontas, procurando por uma configuração de afrouxamento ou lascas na superfície de alguma pedra fixada nela. Assim, se você encontrar algo, poderá levá-lo ao joalheiro antes que seja tarde demais para fazer um reparo. Para a limpeza caseira, ao contrário do que se pensa, não é necessário comprar um produto super sofisticado para obter bons resultados na remoção das impurezas. Siga as dicas e veja como. 

Tzar Studio
Tzar Studio

1. Limpe com frequência

Os especialistas recomendam limpar sua aliança a cada uma ou duas semanas, seja qual for o material do qual ela é feita. Se você executa muitas as tarefas domésticas e atividades extenuantes com as mãos, como esportes ao ar livre, usando o anel, a limpeza deve ser mais frequente. Encare isso como uma renovação dos votos e das frases curtas de amor ditas no grande dia. Afinal, quem ama cuida.

2. Confie nesta dupla imbatível

Existem vários produtos disponíveis no mercado que você pode usar para remover as sujeiras, mas a melhor opção e a mais barata é fazer com detergente e água morna. Isso vale para todos os tipos de aliança, de ouro, prata, ônix, níquel, aço ou qualquer outro metal.

Para isso, encha uma tigela com a mistura e deixe a aliança de molho por 10 ou 15 minutos. Depois, use uma escova de dentes de cerdas macias ou pincel para se livrar de qualquer resquício de produto ou material teimoso nos detalhes. Enxágue a joia em água corrente. Seque com um pano de algodão ou ao ar livre. Evite usar papéis para que não deixem vestígios na peça. O ideal é secar naturalmente por cerca de 15 a 30 minutos antes de colocá-lo novamente.

Humberto e Cris Cavalcante
Humberto e Cris Cavalcante

3. Não use um pincel grande

Escolha seu pincel ou escova com cuidado. Ao limpar joias é melhor usar uma escova de dentes nova para uso infantil, com cerdas macias. Isso lhe trará segurança de que conseguirá se livrar da sujeira que esteja presa à algum entalhe sem que corra o risco de riscar o anel. Quem se esmerou para preservar o sapato branco noiva intacto até o fim da festa de casamento entende a necessidade desse tipo de dedicação. 

4. Nada de produtos agressivos

Evite produtos de limpeza muito fortes, pois podem danificar permanentemente a sua aliança. Caso decida usar um produto específico para polir o material como, por exemplo, prata, sempre leia o rótulo do antes do uso. A única coisa pior do que um anel que perdeu o brilho é um anel danificado por conta de cuidados inadequados. Compostos químicos agressivos como os alvejantes, o cloro e a acetona podem quebrar algumas das estruturas dos metais básicos da aliança. Nunca também use químicas abrasivas, como pasta de dente, bicarbonato de sódio ou produtos de limpeza em pó. É certo que irão arranhar a peça, principalmente as feitas de ouro.

Kleber Fernandes Fotografia
Kleber Fernandes Fotografia

5. Tenha cuidado extra com as pedras

Sua aliança possui diamante, rubi ou safira? A água morna e o sabão neutro também são a solução. Por serem estas pedras serem mais resistentes, alguns produtos específicos limpeza também podem ser usados. No entanto, não ouse em nenhum outro tipo de pedra. A maioria delas, como as esmeraldas, as opalas e as turquesas, são muito porosas e delicadas e serão afetadas negativamente por soluções impróprias. Mais uma vez, a água e o sabão são a melhor saída. 

6. Evitem arelhos de ultrassom na limpeza

Algumas noivas já ouviram falar sobre as máquinas de ultrassom para a limpeza de joias, e muitos profissionais as utilizam, mas o conselho é que se evite ao máximo usar esses aparelhos em casa, sobretudo se sua aliança tem diamantes. Se a aliança estiver deformada ou o material tiver enfraquecido, as vibrações de uma máquina ultrasônica pode desalojar uma pedra. Caso você deseje realizar esse tipo de limpeza, o melhor será levar sua aliança a uma joalharia para que um profissional possa testar com segurança o anel antes de iniciar a limpeza.

Jackson Fernandes Fotografia
Jackson Fernandes Fotografia

7. Conheça o seu metal

Assim como uma decoração de casamento simples e elegante reflete o estilo dos noivos, o metal da sua aliança expressa sua personalidade. Reúnam toda a informação antes de tomar uma decisão. Se preferem ouro amarelo, recomenda-se anéis banhados à ródio, que protegem o ouro do desgaste. Sobre a prata, o seu ponto fraco é que este é um metal mais suave, deixando a aliança mais suscetível a arranhões e danos. Também é aconselhável banhar o anel prateado em ródio. Este metal é de fácil oxidação, por isso requer muita conservação e cuidados.

O tungstênio é um metal 10 vezes mais resistente que o ouro, está em alta entre casais despojados, ainda que seja mais difícil ser reajustado. No entanto, é um metal que mantém seu brilho natural.  A platina é também um metal redutor, o que dificulta a oxidação e o titânio, por ser um metal fosco, nunca brilhará como os outros. Por fim, o aço é de boa durabilidade, resiste aos arranhões e é antialérgico. Tal como com as músicas da entrada no casamento dependem do estilo do casal, o metal da sua aliança será pessoal, o importante é que tenha qualidade.

8. Dê um alô ao joalheiro

Além destes cuidados, recomenda-se ir ao seu joalheiro uma vez por ano para promover uma limpeza mais profunda, com o ultrassom (profissionais são os únicos que devem usá-lo). Isso garantirá à peça uma aparência sempre nova, tal qual como aparece nas fotos da decoração de casamento com você e seu par em foco. Boa parte dos joalheiros oferece esse serviço dentro de suas garantias vitalícias, o que significa que você não precisará pagar nenhuma visita a ele. 

Lya Rocher Retratista
Lya Rocher Retratista

Para aumentar a durabilidade da aliança, mantendo-a linda como no dia em que vestiram o vestido de noiva e/ou o traje de noiva, procure removê-la antes de tomar banho, de malhar e praticar esportes intensos. Isso evita que uma película de sujeira de forme em torno dela na eliminação do óleo e sebo do corpo. Da mesma forma, tire a joia quando for cozinhar e fazer faxina, pois há grande chance as substâncias e o calor venham a danificar os materiais. Esse anel merece todos os cuidados para manter seu brilho.