Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

7 Sinais de que você está preparada para ser mãe

Embora não exista uma receita de bolo para identificar o melhor momento de aumentar a família, alguns indicativos podem ajudar a mulher a pesar a decisão e definir a sua hora. Quer saber se você se identifica com esses sinais?

Noiva grávida

Noiva grávida

Não tem jeito. Depois da união sacramentada com seu par, muitas mulheres se perguntam: "estou pronta para ser mãe?". E, às vezes, infelizmente, a pressão a respeito do tema maternidade pode ser externa. Mas, independentemente da expectativa de terceiros, o importante é ter em mente o que o casal pensa sobre ter filhos. Trazer uma criança ao mundo requer planejamento e comprometimento. O pequeno ou pequena irá demandar tempo, dinheiro e energia de seus pais, numa jornada que mudará completamente a rotina e a dinâmica do casal.

Por isso, além de um sentimento sobre a maternidade, outros indicativos devem ser considerados para saber se está preparada psicologicamente para ser mãe, e a decisão jamais deve ser unilateral na vida a dois. Capacidade de diálogo e de atenção a si e ao outro são características fundamentais para um relacionamento sadio, não só o amoroso, mas também naquele a ser construído entre mãe e filho ou filha. Entender e aperfeiçoar esta qualidade é um passo importantíssimo para transformar o sonho em realidade. Dito isto, vamos aos demais sinais que podem ajudar a determinar se você está pronta para engravidar, se esta é uma boa hora de aumentar a família!

Mulher grávida

1. Está "obcecada" com o bebê de uma pessoa próxima

Sua irmã, prima ou amiga de infância descobriu estar grávida. Você fica eufórica com a novidade como se ela fosse sua e passa, então, a vivenciar toda a gestação. Assim, faz questão de estar presente em todo o processo, lendo tudo a respeito e acompanhando cada exame. Dá pitaco sobre o nome, tipo de parto a ser realizado, o profissional que irá trazer o bebê ao mundo e etc. Quando ele finalmente nasce, a todo instante oferece ajuda e fica ansiosa para estar perto da criança. Se esse não é um alerta claríssimo sobre a sua vontade em ser mãe, difícil saber o que seria.

2. Teve êxito em um teste de fogo como babá

Bebês são lindos, fofos e apaixonantes. Mas dão trabalho. Muito trabalho. Ainda que a criança não seja pequena, precisa ser monitorada a todo instante, ser alimentada, higienizada, medicada... É uma lista de afazeres sem fim. Se você se mostrar capaz de dar conta disso por uma quantidade significativa de tempo, gerenciando crises de choro, manha e sono sem pirar ou sair correndo de um rebento de algum amigo ou conhecido, já demonstrou ter uma habilidade para os desafios da maternidade. Resiliência é o seu codinome.    

Mãe e bebê

3. O casal está feliz

A decisão de gerar uma criança ao mundo deve ser vista como um novo passo a ser tomado na relação do par, e ela deve vir para coroar a boa fase. Usar um filho ou filha para tentar salvar uma história de amor é um erro que deve ser evitado. Transferir ao rebento a missão de ser boia de algo que está desandando é uma carga muito pesada para qualquer um, ainda mais de alguém em desenvolvimento. E, caso o plano dê errado, tende a piorar a comunicação entre duas pessoas que terão de se entender pelo resto da vida em prol do herdeiro ou herdeira.

Se tudo está às mil maravilhas na relação, conversem sobre a vontade de ter filhos entre as trocas de frases curtas de amor, sempre visando um consenso que agrade a ambos sobre quando realizar o sonho. O companheirismo e parceria dará conta de tudo.    

Família feliz

4. Gasta tempo vendo produtos para bebês

Um dia você está vendo sapatos vermelhos para você, em outro, sapatos vermelhos para recém-nascidos! Roupinhas para criança e brinquedos são itens que sempre acabam calando fundo ao coração de tão graciosos que são. Mas já se perguntou sobre essa curiosidade repentina? Se você se percebeu diversas vezes pesquisando na internet ou andando em corredor de lojas ou segmentos infantis, este pode ser um aviso de que o desejo de ser mãe está mais forte do que nunca. Ainda mais se a vontade de engravidar ou adotar continuar após verificar os preços dos produtos. 

5. As finanças estão em dia

Ser mãe é caro. Tudo relacionado à maternidade é caro. Do nascimento à criação do pequeno ou pequena. A sua planilha de gastos mensais irá virar do avesso porque a criança se tornará a prioridade de tudo, dos seus gastos e ganhos. Ela terá necessidades específicas, gastos com médicos, medicamentos, perderá itens rapidamente por conta da velocidade do desenvolvimento. Terá de ser olhado por alguém na sua ausência. Se você é uma pessoa com muitas dívidas, que tende a fazer compras impulsivamente ou com dificuldade de se manter no azul no banco, eduque-se financeiramente primeiro. Passar por apuros financeiros com uma criança é bem pior do que “só” com seu par.

Mãe e filhos na praia

6. Está emocionalmente estável 

A maternidade provoca um maremoto de transformações na realidade feminina e no seu humor. Mudanças do corpo, dos hormônios, da forma de pensar, da dinâmica do relacionamento, das prioridades, dos sonhos e objetivos. O quanto melhor estiver de cabeça e ânimo, melhor para a mulher e para quem nascerá dela. Além das mudanças, haverá sempre uma serie de preocupações ligadas ao fato de que você é agora juridicamente, financeiramente e emocionalmente responsável por alguém. Você tem de conseguir lidar com todas essas inseguranças de maneira saudável. Se você se sente madura para ser mãe, esta é uma ótima notícia.  

7. Mudança brusca de rotina não te assusta    

É alguém facilmente adaptável a mudanças? Então já está em grande parte apta a ter filhos. Mergulhe no mundo mágico das noites sem dormir. As horas a menos de sono te soarão como recompensa frente a felicidade de ter seu herdeiro ou herdeira diante dos olhos. Seus horários mudarão e toda a rotina será condicionada às necessidades da criança. Seu par também terá participação nisso e provavelmente abraçará mais responsabilidades da casa. Conversem muito, você e seu amor. Se ambos estiverem tranquilos com relação a isso, embarque na viagem da maternidade.

Família com pets

Coroar uma relação com um bebê é o maior e o melhor presente que pessoas com o desejo de ter uma grande família podem providenciar para si mesmas. Se os sinais indicam que você está preparada para ser mãe, apesar dos desafios, pense no sentimento inigualável de poder viver essa experiência. Especialmente ao lado da pessoa que escolheu dividir a vida.