Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

R
Noiva Master Setembro 2013 Bahia

Curso de noivos

Rízia, dia 9 de Maio de 2013 às 14:03 Publicado em Fórum Antes do casamento 2 42

Noivinhas abrir esse debate pq particpei do curso de noivos e vi como é importante para o casal...por isso se tiverem oportunidade não deixem de fazer,podem ir sem medo...não é chato vale a pena...como somos evangelicos nosso curso foi em uma Igreja Evangelica...A noivinha aqui do site Aline me informou que em algumas cidades psicólogos oferecem esse curso então meninas chamem seus noivos e procurem saber onde fazer na cidade de vocês!AQUI ESTÁ NOSSO CERTIFICADO!


Curso de Noivos

LEIAM ESSE ARTIGO :

Muitos noivos e principalmente as noivas, se empolgam tanto com a organização da cerimônia e da festa de casamento, correndo atrás de todos os detalhes como a decoração da igreja e do salão de festas, o vestido da noiva e das daminhas, os convites, o chá de panela ou de lingerie, o Dj ou a banda que vai tocar na festa e tantos outros, que acabam se esquecendo de algo tão importante para a realização do mesmo.

Estou falando do curso de noivos, um curso pelo qual muitos deixam pra ultima hora, por não saberem ao certo o que acontece nesse curso e o porquê de ter que fazê-lo, então, para tirar essas e tantas outras duvidas, o Conceito Eventos resolveu esclarecê-las para vocês.

Quem deve fazer o curso de noivos antes de se casar?

O curso de noivos é obrigatório apenas para os casais que forem se casar na igreja católica, sendo que, os mesmos só poderão realizar a cerimônia, após terem terminado o curso e terem o certificado em mãos.Em igrejas Evangélicas também são realizados cursos para noivos é são muito bons.

Onde é realizado o curso de noivos?

Como somente a igreja católica exige que os casais que forem se casar, tenham o certificado do curso de noivos, ela mesma oferece esse curso que é ministrado pela própria igreja em que os noivos escolheram para se casar.

O que aprendemos no curso de noivos?

Muitos deixam pra fazer esse curso quase na véspera do casamento, pois imaginam um curso chato que deverá ensinar as regras de etiqueta da igreja, ou como entrar ou sair do local, como se portar diante do altar ou principalmente que se trata do ensaio geral para o dia do casamento, porem, o que não sabem, é que o curso de noivos tem como objetivo falar de família, união, casamento, respeito, e filhos.

É muito normal os noivos irem com cara de obrigação ao curso, mas logo que ele começa a ser ministrado, essa sensação de obrigação dá lugar ao interesse pelo aprendizado que está sendo passado. O curso de noivos ensina e explica como a futura família deve ser administrada e como superar todas as situações com a ajuda de Deus.

Isso é necessário porque muitos casais se casam na igreja apenas por tradição, e não por um sentimento de desejo realmente maior. O curso de noivos vai explicar a importância do casamento e principalmente da igreja na vida dessa nova família que se formará muito em breve.

No curso de noivos, o casal assiste palestras e testemunhos de outros casais, assim como, de médicos, psicólogos e sacerdotes. Além de todo esse conhecimento que o casal vai adquirir, eles têm a oportunidade de formar novas amizades e de conhecer outras histórias de casais que também estão participando do curso de noivos.

Quanto tempo antes do casamento devemos fazer o curso de noivos?

Muitos casais só se preocupam em fazer o curso de noivos dias antes do casamento, quando já está tudo pronto, porem, esse curso deveria ser realizado com no mínimo 06 (seis) meses antes do casamento, pois assim, ajudaria os noivos a pensarem nessa decisão tão importante que estão prestes a tomar, pois eles teriam a oportunidade de repensar os sentimentos, planejar a vida a dois e mais do que isso, colocar Deus e a igreja no projeto do casamento.

Mas todos os cursos de noivos são iguais? Como ele funciona?

Não. Isso vai variar de igreja pra igreja, ou de região pra região, pois existem cursos em que há interação, cursos em que só uma pessoa fala e cursos em que há dinâmicas de grupo; quase como se fosse uma terapia de casal, porem, todos eles, é como se fosse uma reunião de casais que tem o mesmo objetivo de se casar, e ali, na maioria das vezes, eles trocam experiências, contam suas historias etc.

O normal do curso de noivos é que tenha duração de dois dias inteiros. Mas as igrejas às vezes dividem esse tempo para não ficar cansativo; pode ser que o casal fique um final de semana inteiro no local, dois sábados ou quatro sábados em esquema de meio período cada um.

No curso de noivos o casal vai ouvir falar muito sobre amor, respeito e tolerância; tudo o que é necessário para poder se começar bem a vida em família. Aprendem também a diferença entre casar apenas no civil e casar no religioso.

fonte blog conceito eventos

42 Respostas

Última atividade por Paulo, dia 5 de outubro de 2019 às 23:18
  • P
    Noivo Novato Novembro 2019 Distrito Federal
    Paulo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quantas horas e o curso de noivos ? Alguém já participou ?
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Ativa Novembro 2019 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite,se alguma de vcs puder me passar telefone de algim curso de noivos agradeço
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Agosto 2019 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ele é um curso voltado para os noivos, tem certificado e tudo mais, ele é obrigatório para quem vai realizar o casamento na igreja católica, entao creio que não é bem voltado para casal de namorados

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Agosto 2019 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oiii, deixa eu te perguntar, tem alguma regra que exija que o curso seja feito meses antes do casamento? PRECISA ser com antecedência?

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Agosto 2019 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Me tire uma dúvida, tem alguma regra que eu PRECISE fazer o curso 6 meses, 3 meses antes do casamento? pq eu queria fazer uma semana antes, meu noivo não é do mesmo estado que eu e esta meio inviável vir pra ca de aviao só pra fazer o curso... obrigada

    • Responder
  • Roberta
    Noiva Principiante Abril 2019 Minas Gerais
    Roberta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu posso fazer o curso de noivos em São Paulo e casar em Belo Horizonte? A igreja católica aceita isso?
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Constante Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Achei muito legal!
    • Responder
  • P
    Noiva Novata Janeiro 2019 Goiás
    Poliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alguém sabe quais documentos são necessários para fazer o curso ?

    • Responder
  • Paloma
    Noiva Principiante Maio 2019 São Paulo
    Paloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sou evangélica e gostaria de realizar um curso desses, alguém sabe onde posso encontrar? Moro em São Paulo.

    • Responder
  • Gleicy
    Noiva Novata Novembro 2019 Goiás
    Gleicy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu fiz o curso de noivos a 5 anos atras, na igreja catedral da família em Goiânia é foi ótimo,lá nem precisa esta noivos,se estive namorando já pode fazer.

    • Responder
  • Lana
    Noiva Constante Setembro 2020 Pará
    Lana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bonito Smiley heart

    • Responder
  • M
    Noiva Novata Dezembro 2017 Minas Gerais
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O curso de noivo fale só até um ano

    • Responder
  • N
    Pernambuco
    Nadya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sou responsável pelos namorados da minha igreja, e gostaria de fazer esse curso com eles, porém estou tendo dificuldade de encontrar uma material pra eles.

    Onde encontro esse material para o curso de noivos?


    • Responder
  • Cláudia
    São Paulo
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom dia,sou da Pastoral Familiar da minha cidade e posso afirmar com certeza que o curso para noivos é muito importante para uma mudança de vida a dois com tantas responsabilidades como:FORMAR UMA FAMILIA!FORMAR UM LAR!Realizamos os cursos aqui e temos recebido muitos elogios,então porque não faze-lo?Eu fiz,gostei muito,foi muito edificante para mim e meu esposo.Não importa a sua religião,tudo que nos trás aprendizado e conhecimento é válido para uma vivência melhor em Deus.Obrigada pelo espaço.

    • Responder
  • M
    Noivo Novato Abril 2017 Rio Grande do Norte
    Marco ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom dia! onde posso encontrar documentos que ateste que o curso de noivos para a igreja catolica é obrigado ser feito para casarmos?

    • Responder
  • A
    São Paulo
    Ademir ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    ola creio que ja ate se casaram pela data ... rsss.. ,mas uma secretaria da igreja proximo de sua casa resolveria

    • Responder
  • A
    São Paulo
    Ademir ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    ola boa noite, se ainda busca saber, sim desde qyue voces pensam em casar ate no maximo 6 meses apos o curso .pois é o tempo de validade.

    • Responder
  • A
    São Paulo
    Ademir ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Curso de noivos e muito importante para sinalizar, ou dar um north na vida a dois em todos os sentidos.

    vale muito a pena independentemente a sua religiao.

    • Responder
  • P
    Noiva Novata Dezembro 2017 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Será que alguém sabe me responder? Casais de namorados podem fazer esse curso,ou só quem é noivo?
    • Responder
  • E
    Noiva Novata Dezembro 2015 Angola
    Elizandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,

    Meu noivo e eu estamos morando em paises diferentes neste momento.

    Ser que alguém pode nos indicar um curso online para possamos recber um certificado?

    • Responder
  • U
    Noivo Novato outubro 2015 Bahia
    Uelson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Na igreja evangelica esse curso tb e obrigatorio pra poder se casar?, ou so no catolico ?

    • Responder
  • J
    Noiva Novata Dezembro 2014 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que bacana, quero mto fazer o curso de noivos e queria achar um online, porque o meu noivo mora em Campinas e eu em Belo Horizonte. Como faço

    • Responder
  • Debora
    Noiva Ativa Janeiro 2016 São Paulo
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola noivinha sou evangelica mas queria fazer curso de noivos ou participar de alguma palestra com meu noivo, voce poderia me indicar onde sera os proximos ou algum site que possa achar , beijos

    • Responder
  • F
    Noivo Novato Julho 2014 São Paulo
    Felipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Venho, por meio deste, procurar saber onde denuncio a negligência que houve ontem, em Guaratinguetá, durante a realização do CURSO PARA NOIVOS. ABSURDO!!! Estava um calor 'daqueles' e todos estávamos em um salão com vários ventiladores ligados e, de repente, separaram-nos das noivas e nos puseram em uma salinha (muito pequena mesmo) e sem qualquer tipo de ventilação. E até as salas de aula das escolas públicas, por menores ou piores que sejam, possuem pelo menos 1 ventilador!!! Paguei R$ 30,00 (trinta reais) para fazer esse curso. Não foi de graça. Não mesmo!!! E exijo pelo menos ser tratado com dignidade e respeito. A maioria dos noivos estava vestindo calças compridas e camisetas. Cheguei a passar muito mal com o calor, aliás, com a falta de circulação de ar dentro daquela salinha, e eu estava vestindo bermuda e regata. Imagina os outros rapazes!? Mas ninguém de lá soube me dizer de quem era a culpa pela salinha escolhida, nem mesmo os coordenadores. Mas, com tantas salas disponíveis e com ventilação, por que escolheram aquela sala?! Onde está escrito que os homens tinham que passar por esse tipo de situação, enquanto as mulheres ficaram lá debaixo dos VENTILADORES, numa boa??? Que Deus é esse de que eles tanto falaram, para tratarem os HOMENS pior do que se tratam animais de abatedouros??? É o cúmulo da falta de respeito e da desumanidade. O lugar fica na RUA FEIJÓ, 40, CENTRO. Não se inscrevam lá. Não cometam o mesmo erro. Ou melhor, não abasteçam esse tipo de insanidade e desumanidade.
    • Responder
  • J
    Noiva Novata Novembro 2014 Rio de Janeiro
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acredito que realmente seja ótimo.

    Alguem conhece alguma igreja evangelica no Rio de Janeiro que ofereça o curso?

    • Responder
  • Priscila
    Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu cunhado casou na igreja católica e não pederiam o curso de noivo, achei estranho, mas voltando para a noivinha aqui, eu e meu bem vamos fazer o pastor disse que é indispensável.

    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Agosto 2015 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que bom flor que vc gostou Smiley smile

    como nao vou me casar na igreja, nao vou faer ..Smiley sad

    • Responder
  • R
    Noiva Master Setembro 2013 Bahia
    Rízia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu vi Aline...rsrsrs...a Táb quem pediu que eu abrisse esse debate...Smiley winking

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Master Março 2014 Santa Catarina
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou dar uma olhadinha Rízinha ^^

    • Responder
  • R
    Noiva Master Setembro 2013 Bahia
    Rízia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bruu sua linda procura em outra igreja!

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Master Março 2014 Santa Catarina
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aiin, depois desses elogios, me deu muita vontade de fazer, pena que na minha igreja não possui :/

    • Responder
  • R
    Noiva Master Setembro 2013 Bahia
    Rízia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Já procurei saber...estou aguardando a resposta!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas