Divulgação

Há algum tempo, quando a imprensa começou a noticiar um possível romance entre o herdeiro mais novo de Lady Diana e do Príncipe Charles, alguns já sentiam pairar uma certa "atmosfera de casamento". Como se pode comprovar, essa previsão dos mais românticos estava corretíssima. Depois de 14 meses de namoro, hoje o príncipe Harry e Meghan Markle dirão "sim" diante dos olhares atentos dos britânicos, que vibram com esse evento real, e também diante dos olhos do mundo inteiro. Aqui contamos mais detalhes sobre esse enlace real, e os protocolos que deve seguir.

Atos seguidos à risca

A cerimônia religiosa começará às 12h (8h em Brasília). O casamento, como dita o protocolo da realeza, é dividido em alguns atos distintos. A cerimônia religiosa acontecerá na capela St. George, no Castelo de Windsor, a pouco menos de 30km da capital inglesa, e será testemunhada por 600 convidados, ainda que 2640 pessoas estejam previstas para assistir ao casamento dentro das muralhas do castelo. A cerimônia será seguida por um passeio de carruagem pelas ruas de Windsor, algo que o Príncipe William e sua esposa, Kate Middleton, também fizeram, mas pelas ruas de Londres.

Depois do passeio o mais novo casal seguirá para o almoço tradicionalmente oferecido pela rainha Elizabeth II, em St. George´s Hall. E à noite acontecerá uma recepção mais íntima, que será oferecida pelo próprio pai do noivo, o Príncipe Charles, em uma celebração que terá apenas 200 convidados.

No mundo das princesas... uma duquesa!

De acordo com o protocolo real Meghan Markle não receberá o título de princesa. Isso ocorre porque se trata de um título que somente é aplicado às mulheres que já nascem na família real, como é o caso da pequena princesa Charlotte, filha do príncipe William.

Quando William e Kate se casaram, a rainha Elizabeth concedeu a eles o título de duque e duquesa de Cambridge. Especialistas acreditam que o mais provável é que isso também ocorra com Harry e Meghan: que a rainha também conceda aos dois títulos de duque e duquesa, nesse caso "duque e duquesa de Sussex". Ainda que seja assim, é natural que o público passe a chamá-la de princesa, como já aconteceu antes justamente com a mãe do príncipe Harry, a eterna Princesa Diana.

Vestido de noiva: façam suas apostas

As especulações em torno do vestido que será usado por Markle são muitas. No ensaio de noivado ela usou um belo vestido da marca Ralph & Russo, dos estilistas australianos Tamara Ralph y Michael Russo, com base em Londres. O vestido de noivado revelou o "cuidado fashion" de sua dona, contando com uma saia longa preta, de tule, com camadas construídas em seda, e a parte superior chamou atenção por sua transparência com aplicações de plumas com fios de ouro.

Ainda que nada tenha sido revelado sobre o vestido de noiva oficial que ela usará, acredita-se que Meghan pode apostar nos mesmos estilistas, e que investirá em um modelo mais contemporâneo do que se tem visto nos últimos casamentos reais. 

Alexi Lubomirski/Divulgação

Curiosidades

  • Meghan Markle é atriz, e fazia parte da série americana Suits. Após sete temporadas ela encerrou sua participação no programa televisivo, depois de anunciar o noivado com Harry. Em 2015, foi convidada pela ONU para fazer um discurso no evento "Levante-se pela igualdade de gênero".
  • Os casamentos da realeza britânica normalmente acontecem durante a semana e, por isso, ganham status de feriados, mas isso não ocorrerá no enlace de Harry e Meghan, que acontece em um sábado.
  • Por ser o segundo na linha de sucessão da coroa britânica, o casamento do príncipe William com Kate Middleton foi considerado uma cerimônia de Estado, e por isso muitos líderes políticos foram chamados a participar. No caso do príncipe Harry nenhum político foi convidado – nem do Reino Unido, nem de fora do país. 
  • E também fugindo um pouco dos padrões das celebrações anteriores da família real, o bolo de casamento será feito com ingredientes orgânicos, segundo o próprio palácio de Kensington. A confeitaria londrina Violet Bakery irá criar um bolo incorporando o tema "primavera", com sabor de limão e flor de sabugueiro, terá cobertura de buttercream (creme de manteiga) e será decorado com flores frescas. 

A família real sempre desperta grande interesse público e, com um casamento que tem todos os ingredientes de um verdadeiro conto de fadas moderno, não seria diferente. Desde Casamentos.com.br desejamos que a celebração seja um enorme sucesso e que inspire todos os casais que estão prestes a dizer "sim, eu aceito".