Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

6 Cuidados que devem ter antes de marcar a data do casamento

O grande dia será marcado para sempre e, antes de marcar a data, é bastante recomendável pensar em detalhes que podem facilitar a escolha e também aqueles que devem evitar, para escolher com calma e certeza.

2

Sítio Cores de Ipê

Alguns casais ficam noivos por algum tempo, moram juntos e depois planejam o casamento em médio ou longo prazo. Outros já começam a se organizar para o dia C com a previsão de cerca de um ano após o pedido de noivado. Para esses últimos, a data é o primeiro item da lista porque, depois de definida, outros detalhes esperados como buffet, trajes, decoração e convites podem ser decididos com base em tudo que envolve o dia, mês e ano do casamento. Além disso, há fatores que influenciam a escolha e acabam por definir, ao mesmo tempo, local, clima e valores, só para citar alguns. Veremos todos!

Dream Image - Foto e Filme

1. Definam o estilo (ele irá influenciar) 

O passo inicial é pensar em que estilo de casamento querem. Em um salão com estilo clássico? Boho-chic ao ar livre? Cada tipo de enlace precisa de elementos próprios e, ao ter essa definição, os outros itens da nossa lista ficarão mais fáceis de serem pensados. 

2. Certifiquem-se sobre o clima

O clima também influencia no tipo do casamento por conta das possibilidades de chuva, se caso o jardim ou a cachoeira for o local escolhido por vocês, com o cenário do grande dia sendo composto por ar livre e natureza. Até enlaces noturnos em locais abertos precisam de estrutura como gazebos e tendas para vento e temperaturas mais baixas. O clima do dia eleito será crucial para definir o local e vice-versa.

Geralmente temos uma estação do ano preferida, apesar do Brasil ter climas diferentes de norte a sul, alguns preferem o verão, outro a primavera ou o outono. Verificar as temperaturas quentes, frias ou amenas podem ajudar a definir a data.

Sítio Cores de Ipê

3. Investiguem a temporada e os preços

Tendo o clima preferido em mente, vejam se está dentro do orçamento de vocês porque a temporada com mais fornecedores e tarifas mais flexíveis é a que se encontra na estação de inverno. Portanto, se os valores estão muito altos na estação de preferência, dê uma olhada em outras épocas para ajustar isso ao bolso também.

4. Vejam a disponibilidade da igreja e do cartório

Se forem religiosos, as datas disponíveis para marcar o casamento na igreja serão um fator a considerar. Geralmente, as cerimônias acontecem aos sábados e domingos e vocês terão que se adaptar para que tudo encaixe conforme o estabelecido pela instituição. Já o casamento civil ocorre em um dia útil e deve ser marcado no cartório, também seguindo o calendário disponível.

Edygraf Convites Especiais

5. Façam um check list de datas especiais para o casal 

Se clima, preço, igreja e estilo do casamento combinarem com uma data específica, melhor ainda! Alguns casais gostam de determinado número, tem o dia do aniversário de namoro, do primeiro beijo, do primeiro encontro ou o aniversário de um do par ou uma data importante da trajetória do casal, enfim, são muitas datas simbólicas que podem coincidir com o grande dia.

6. Comparem com o calendário oficial

Não se esqueçam de ver se a data é um feriado, o que pode ser ótimo para reunir os familiares e amigos que moram em outra cidade, mas pode atrapalhar se o dia costuma ser um feriado prolongado, no qual as pessoas viajam e talvez não possam comparecer ao casamento. Dia de eleição nacional, estadual e municipal também tem que ser evitado. Dar uma olhada no calendário não custa nada e pode ajudar na decisão.

São muitos pontos e pormenores para decidir a data certa, mas levem essa tarefa com tranquilidade e consciência de que o melhor dia será marcado. E se houver algum imprevisto, como uma chuva inesperada, não se aborreçam, pensem que são bênçãos dos céus e que logo passa. O importante é que o dia C seja único para vocês e para aqueles que amam vocês, e ainda tem um detalhe: a data será comemorada por muito tempo depois.

Outros artigos que podem te interessar