Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Como criar o seu livro de receitas

Ter um livro de receitas não quer dizer que você se transformará em uma dona de casa. É um espacinho onde você poderá guardar algumas receitas de família e criar novas ao lado do seu amor!

 

Em casa, sempre tivemos livros de receita. Minha mãe não gosta de cozinhar e é meio preguiçosa para essas coisas. Então, ela pegava as receitas das latas de leite condensado ou de outras embalagens e colava no caderninho! Já eu, decidi escrever à mão em um caderno novo e comecei do básico: sentei com minha avó e pedi ajuda para fazer (e registrar) arroz e feijão.

Além desses, pedi a ela a receita dos pratos estrelados da família. Comecei pelos salgados, somente. Depois, fui fazer um curso de pastelaria e coletei a receita dos doces mais básicos. Se você já é uma menina de forno e fogão, passe para o caderninho todas as suas receitas, mesmo aquelas que você sabe de cor.

Se você for fazer um caderninho escrito à mão, não esqueça de deixar as primeiras páginas em branco para poder fazer um sumário para que você encontre as receitas de forma mais rápida. Se sua intenção é fazer tudo no computador e imprimir, não esqueça de paginar e fazer o índice também. Vale categorizar as receitas além de doces e salgados.

Você pode separá-las por “comida italiana”, “comida árabe” ou “comida brasileira”, por exemplo. Pode, também, usar temas como Massas, Pães, Doces fáceis, Bolos, Risotos. Se a sua intenção é deixar o livro de receitas de herança para os seus filhos e netos, tenha o cuidado de especificar a quantidade de cada ingrediente. Nos livros da minha mãe, achei coisas como “um pouco de fermento”.

Não se esqueça de usar um livro bem bonito, daqueles já feitos para receitas. No caso de usar folhas impressas do computador, não deixe de encaderná-lo, para que as folhas não fiquem soltas por aí. O melhor do meu livro de receitas? É ter um pedacinho da minha avó comigo!