Tomar a decisão do colocar um vestido de noiva, o traje de noivo e subir ao altar para dizer "sim" a uma nova etapa da vida a dois não é fácil. Quem está prestes a enviar o convite de casamento sabe como analisaram muitas questões antes de decidirem se era o momento correto para oficializarem a união. E se há tantas preocupações antes de se casar, quem dirá antes de se decidirem sobre ter filhos. Se já estão pensando neste tema, é preciso ter atenção sobre algumas questões, até tomarem uma decisão definitiva.

Se antes pensavam apenas na logística para viverem juntos, agora tenham em mente que essa decisão irá transformar bastante a vida de vocês, por isso conversem muito e considerem os cuidados principais a serem analisados antes de darem as boas vindas a um novo (e muito especial) membro da família!

Studio Charlie Rabello

1. A situação financeira

Antes mesmo de pensar nos cuidados com a saúde para se preparar para a gravidez, o casal deve pensar em qual situação financeira se encontram. É verdade que, quando a gravidez não é programada, os pais encontram a maneira de fazer com que tudo dê certo ao final... Mas se vocês estão se preparando para essa fase com toda atenção, examinar a situação financeira é primordial. Se no casamento pensavam que podiam optar por um convite de casamento barato para se dar ao luxo de um modelo de vestido de noiva mais caro, pensem que agora essas trocas serão constantes, e que um filho irá transformar para sempre a situação econômica de vocês.

2. Preparação psicológica

A variação de hormônios em uma gravidez afeta diretamente o psicológico da mulher. Se você se sentiu nervosa, emocionada, ansiosa, emotiva no momento em que tocou sua música para entrada no casamento, pense que, por alguns meses, esse turbilhão de sentimentos poderá aparecer de uma vez! Converse com o seu médico, se prepare antes e saiba como lidar com essas variações de humor sem que afete essa fase, que será uma das mais especiais da sua vida. Muitas mulheres começam essa preparação psicológica antes da gravidez, para que a mudança hormonal não impacte negativamente o seu momento.

Studio Charlie Rabello

3. Como está a sua saúde

Uma gravidez sem risco demanda cuidados anteriores, e não apenas durante a gestação. Para os que programam esse momento, verificar os níveis das vitaminas que são fundamentais para a mãe e realizar exames de rotina é imprescindível. Quem sempre usou métodos anticoncepcionais pode ter que tomar vitaminas extras para preparar o útero para a gestação, por exemplo, e existem outros detalhes que apenas um médico poderá dizer a cada mulher. Veja com um profissional todas as medidas necessárias para que tenha uma gravidez saudável.

4. Grau de comprometimento do casal

Como já foi dito, o psicológico de uma mulher pode ser afetada, e muito, com a gravide. Para cada uma, isso vem de uma forma diferente, e vai além da mudança hormonal. Neste momento ela precisará de mais apoio e companheirismo do que o normal. Durante nove meses ela terá uma vida sendo gerada dentro de si, e  poder contar com o seu par enquanto está passando por esse processo incrível é fundamental.

E, além de importante, é o mais justo ter o pai do bebê ao lado para o que der e vier, nesses 9 meses em que o seu corpo passará por uma verdadeira revolução. É muito importante saber se vocês possuem o mesmo grau de comprometimento antes de tomarem a decisão em conjunto.

Leandro Lima Fotografia

5. Se preparar para cortar certos hábitos de consumo

É bem possível que a rotina que levavam antes não possa ser mantida da mesma forma com o início da gravidez, e mudar hábitos de uma hora para outra pode ser muito difícil. Para vocês que já consideram a maternidade e a paternidade, e querem se preparar para isso antes ou depois de enviarem os modelos de convites de casamento, podem ir mudando certos hábitos aos poucos para que, quando chegue o momento, a mudança seja mais fácil e leve.

Quando começarem a se preparar e encontrarem dificuldades, pensem na dica anterior do comprometimento de vocês dois, quem sabe o seu par não te ajude, e vocês consigam mudar juntos os hábitos de um e de outro, com incentivo mútuo? Seguem algumas dicas:

  • Diminuam o consumo de álcool e muita atenção ao cigarro (se possível, cortem já esse hábito!)
  • Comecem a levar a sério os exercícios físicos
  • Se alimentem melhor, com frutas, verduras e legumes

Claro que esta jornada envolverá muitas outras decisões. Mas, se entre a escolha das lembrancinhas de casamento e as provas de maquiagem e de penteado para casamento, nascer a vontade de serem pais, comecem a avaliar se estão no momento certo para essa etapa da vida tão importante e bonita. Considerem todos esses pontos e se preparem para que a gravidez seja uma fase deliciosa e inesquecível.