Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Thalyssa & Ricardo
Noiva Constante Setembro 2016 Rio de Janeiro

Faça seu próprio convite em casa!

Thalyssa & Ricardo, dia 6 de Março de 2015 às 11:51 Publicado em Fórum DIY 0 97

Meninas, decidi fazer meu próprio convite pois acho os preços muito altos! Não que não valha a pena, o trabalho das gráficas e dos designers é maravilhoso, mas meu orçamento está limitado e eu decidi colocar a mão na massa! Ainda falta bastante tempo e mesmo trabalhando fora vou ter tempo para montar com calma, e já comecei a comprar algumas coisas que não irão estragar pois sei que mais pra frente as despesas irão aumentar!

Se você está na mesma situação que eu, mãos à obra!

Eu sou muito chata com coisas feita pelas nossas próprias mãos pois eu sempre coloco defeito em tudo! Então se vocês tiverem críticas e sugestões eu aceito de coração aberto.

Deixarei um tutorial para quem quiser aprender!

Tutorial para fazer meu próprio convite

* ENVELOPE - PARTE EXTERNA *

Para fazer a parte externa desse envelope uso o papel Glossy (150g) que comprei por R$34,60 (50 folhas). Imprime na minha jato de tinta mesmo!

Para começar, temos que imprimir o monograma. Você vai colocar no Word em formato de imagem (que tem que ter 5 cm de diametro), 7,5 cm abaixo do início da folha e com o monograma de cabeça para baixo (isso porque iremos dobrar o convite). Você pode pegar um monograma pronto (digite no Google Imagens "Monograma") e editar as iniciais de vocês "apagando" as que já existem (pode ser no paint) e inserindo a de vocês (eu inseri através do Photoscape mesmo). Ou então você pode montar seu monograma online no site designmantic.com.

Teste do Convite

No meu vou mudar essa fonte onde está escrito "T R" pois não gostei dela impressa; vou mudar a cor também pois não gostei desse cinza (a intenção era ficar como se fosse prateado); e o meu cetim vai ser royal, não tiffany.

Impresso o monograma, vamos começar a parte da dobra do envelope que para mim é a mais chata. Considere a folha A4 totalmente aberta (com o monograma ainda de cabeça para baixo impresso na parte de cima da folha). Vire o monograma "de costas" para você de forma que ele ainda fique em cima da folha e de cabeça para baixo. Dobre 01 centímetro na base e 01 centímetro em cada lateral. Não dobre na parte de cima!

Base e laterais dobradas, chega a hora de dobrar ao meio. Quando estiver dobrado você verá que o monograma já está no lugar certo e já está ficando com cara de convite.

* ENVELOPE - PARTE INTERNA *

Após dobrar ao meio vem a primeira parte de corte. Comprei uma guilhotina mas assumo que com o estilete é bem mais fácil e certeiro. Lembra do 01 centímetro dobrado em cada lateral? Você irá abri-lás e verá que se criou uma margem na folha; corte essa margem da parte de cima, de forma que só fique na parte debaixo. A idéia é que quando a parte debaixo estiver dobrada fique paralela à parte de cima já cortada.

Feito isso cole a dobra da parte debaixo com as dobras das laterais e vocêverá que formou uma base para você inserir o cartão com o convite. Se for necessário faça pequenos ajustes com o estilete mas não tente encontrar a perfeição se não quando você ver vai estar sempre matando a lateral do convite.

Teste do Convite

Para dar um aspecto de textura brilhante na parte de dentro apelei para um velho conhecido meu: o contact! Minha impressora é a jato de tinta então não imprime com qualidade em papeis brilhantes demais ou com textura sem que a impressão borre. Então comprei um contact texturizado 45cmX2m por R$16,80. Além de ficar lindo, deixa o convite mais durinho, com uma textura diferenciada e um brilho sutil e lindo. Para mim esse é o tchãn do convite. Existem várias cores de contact, com brilho e fosco, com texturas... use a sua imaginação!

Teste do Convite

Considere o convite aberto e baseie-se na linha da dobra no meio. O convite em si ficará na parte debaixo, então o contact ficará na parte de cima. Você pode cortar o contact nas medidas da parte de cima do convite e eu aconselho a cortar um pouquinho maior e ajustar com o estilete para que não fique curto demais e você perca a folha inteira do convite.

Feito isso, o forro de contact da parte de cima do seu convite está pronto e o envelope também! Vamos ao convite com os dados?

* CONVITE *

De tudo o convite é o mais simples: Abra uma caixa de texto no Word do tamanho da parte de dentro do seu envelope (o meu ficou em torno de 12cm de altura e 16,5 de largura) e monte seus dizeres. Aconselho utilizar uma fonte menos desenhada ao longo dos dizeres e uma mais "enfeitada" no campo dos nomes de vocês, senão o convite fica muito cansativo de ler, visualmente falando. Imprima tudo (cabem dois por folha) e recorte. Depois é só encaixar no envelope.

Teste do Convite

* LAÇO *

Gente, não tem mistério. Pegue o cetim e dê uma volta no convite já pronto. Deixa bem apertadinho para não cair quando você levantar o convite. Cole (ou costure caso preferir - eu colei mesmo).

Agora você vai pegar um pedaçomenor de cetim e fazer um circulo com ele, e colar como o que está envolvendo o convite. Repita o procedimento com um pedaço de cetim menor. Vão ficar duas argolas, uma maior e a outra menor.

Coloque o círculo maior embaixo do menor e segure-os no meio para prender. Pegue outro pedacinho de cetim (que vou chamar de elo) e envolva-os pelo meio.

A partir daí você vai finalizar o laço e colar na fita que está envolvendo o convite ou fechar o elo com o cetim que está amarrando o convite já preso nele.

Acho que falando assim parece difícil mas podem acreditar que não é. Tem alguns vídeos no Youtube explicando na prática e até mesmo ensinando outras formas, mas essa é bem simples!

O convite está pronto!

Me diga o que acharam depois! Fiz com muito carinho para começar a preparar os oficiais do meu casamento e também para ajudar vocês!

Teste do Convite

**OBS: Como este foi só um teste e estava fazendo muito tarde, acabei não esperando a folha secar após imprimir, então vocês podem notar uma manchinha ou outra. Mas é só esperar secar direitinho que fica perfeito! Smiley smile

97 Respostas

Última atividade por Natália, dia 2 de Setembro de 2022 às 08:27
  • Natália
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo Estado
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei ficou muito lindo noivinha Smiley heart

    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2024 Paraná
    Jah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindo!! O meu também eu fiz em casa. Fiz vários até eu e meu noivo decidirmos kkkk. Vai ser bem clássico! Mas pode ter certeza de que é uma economia e tanto mesmo. Parabéns! Smiley shame
    • Responder
  • Evelyn
    Noiva Constante Dezembro 2016 São Paulo
    Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que legal!!! Vou ver isso hoje! Muito obrigada. Bjs
    • Responder
  • Thalyssa & Ricardo
    Noiva Constante Setembro 2016 Rio de Janeiro
    Thalyssa & Ricardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oii! Evelyn, o nome é monograma. Você pode digitatr no google imagens " Monograma + suas iniciais ", ou criar um próprio! Esse aí em cima fui eu quem criei. Eu peguei a moldura, escolhi uma fonte que havia gostado a princípio e escrevi nossas iniciais. Isso tudo no bom e velho paint Smiley smile

    • Responder
  • Thalyssa & Ricardo
    Noiva Constante Setembro 2016 Rio de Janeiro
    Thalyssa & Ricardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, não entendi o que você está precisando! Smiley sad

    O passo-a-passo está todo aqui...

    • Responder
  • Evelyn
    Noiva Constante Dezembro 2016 São Paulo
    Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Arrasouuuuu.. como faço esse lance em cima ai do convite (onde está escrito TR) como se chama mesmo? :/

    • Responder
  • Elisangela
    Noiva Novata Dezembro 2015 Paraná
    Elisangela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá vc não poderia me mandar o modelo do seu convite?

    • Responder
  • N
    Noiva VIP Novembro 2016 São Paulo
    Nicole ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ficou lindo noivinha adorei. O meu eu tbm vou fazer em casa para economizar no dinheiro. Afinal quando se fala em casamento economia esta em primeiro lugar.

    • Responder
  • Eligia
    Noiva VIP Dezembro 2015 Santa Catarina
    Eligia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ficou muito lindo, adorei!!

    • Responder
  • Valeska
    Super Noiva Novembro 2015 Rio de Janeiro
    Valeska ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ficou lindo. Parabéns.
    • Responder
  • A
    Noiva Constante outubro 2015 Minas Gerais
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ficou lindo, minha amiga fez um parecido e tbm ficou muito bom, feito em casa.
    • Responder
  • Giselle
    Super Noiva Março 2016 Rio de Janeiro
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito lindo, noivinha. Perfeito!!

    Parabééns. Smiley smile

    • Responder
  • C
    Noiva Esperta Julho 2016 Ceará
    Clívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ficou muito lindo noivinha!

    Também quero fazer o meu!! Smiley smile

    • Responder
  • Camila
    Noiva Constante Setembro 2015 Minas Gerais
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei, muito lindo...

    Tbm estou tentando produzir o meu...

    • Responder
  • Keila
    Super Noiva Novembro 2015 São Paulo
    Keila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito lindo flor!
    • Responder
  • Pamela
    Noiva Curiosa Novembro 2015 Paraná
    Pamela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindoooooo!!!!

    Tbm entramos nesta ideia e aminha cunhada esta preparando os nossos e ele esta ficando lindíssimo... segue a previa...

    Faça seu próprio convite em casa! - 1
    • Responder
  • L
    Noiva Curiosa Setembro 2015 Minas Gerais
    Lilian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Simplismente amei!! Eu mesma irei fazer o meu, mais tava em duvida em questao do papel, ajudou d+ viu, obrigada
    • Responder
  • Marcela
    Noiva Constante Novembro 2016 Rio de Janeiro
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Simplesmente amei!!!!! Muito obrigada por compartilhar conosco! Smiley smile

    • Responder
  • Denise
    Noiva Ativa Novembro 2015 São Paulo
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei o seu convite, mas a explicação do laço foi excelenteeeeee, muito obrigadaaaaa.

    • Responder
  • Barbara
    Noiva Esperta Junho 2015 São Paulo
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ficou muito lindo noivinha, parabéns!

    • Responder
  • D
    Noiva Esperta Setembro 2015 Goiás
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Parabéns, seu convite vai ficar lindo *-* Vamos fazer os nossos também, sai bem mais em conta, economizar é sempre bom, afinal são tantos gastos Smiley amazing

    • Responder
  • Deyse
    Noiva Ativa Setembro 2016 São Paulo
    Deyse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa ideia e lindo ficou nem parece que gói feito em casa! Parabéns
    • Responder
  • Eliana
    Super Noiva Julho 2016 São Paulo
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ficou lindo!

    • Responder
  • Camila
    Super Noiva Maio 2018 Rio Grande do Sul
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ficou lindooo Noivinhaaa!!! Amei a cor!!!

    • Responder
  • Bruna
    Super Noiva outubro 2016 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ameeiii noivinhaa também estou fazendo o meu quase igual ao seu

    • Responder
  • B
    Noiva Constante Janeiro 2017 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns Noivinha ficou lindo trabalho de Profissional rsrs Parabéns
    • Responder
  • Danyely
    Noiva Ativa outubro 2015 Distrito Federal
    Danyely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ficou lindo! Parabéns! Estou sofrendo para fazer o meu, pois meu noivo é bem crítico e estamos com uma divergencia de gostos...rsrs

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Janeiro 2016 Distrito Federal
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ficou lindo Smiley catface

    • Responder
  • Thalyssa & Ricardo
    Noiva Constante Setembro 2016 Rio de Janeiro
    Thalyssa & Ricardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Samara!

    Não tem mais passo-a-passo além do que já escrevi aqui... como posso lhe ajudar melhor?

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Novata Maio 2017 Bahia
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei a ideia!
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Constante Dezembro 2022 Minas Gerais
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ficou lindo, o meu modelo está em andamento tbm!!

    • Responder
  • Letícia e Alex
    Noiva Constante Novembro 2018 São Paulo
    Letícia e Alex ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    VC náo t um irmão irma primos amigo qe mexam ai fica mais fácil
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas