Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Marta
Noiva Master Setembro 2016 São Paulo

Experiência de uma casada: a troca de nome e documentos

Marta, dia 19 de Maio de 2017 às 10:56 Publicado em Fórum Recém-casad@s 9 72

Hello pessoal....estava com muitas saudades!!!! Há tempos que queria contar pra vocês essa nossa experiência e dar algumas dicas sobre A TROCA DE NOME E DOS DOCUMENTOS.

Bem, eu e meu marido resolvemos que íamos trocar nossos nomes, ele tirou o sobrenome do meio (da mãe) e no lugar acrescentou o meu. E eu acrescentei o dele no final, ficando os dois com os sobrenomes idênticos, ou seja, o meu primeiro e o dele no final.

Tem gente que haja desnecessário, machista, etc, mas cada um deve fazer aquilo que gosta....nós encaramos como uma forma de carinho e curtimos à beça. O meu é bem diferente, de origem espanhola e o dele também, então ficou um charme.

Isso você informa no momento em que marca o casamento no cartório, no civil, eles perguntam como ficarão os nomes depois de casados e já fica anotado na documentação.

Eu e o Edson saímos de férias após o casamento, então aproveitamos para alterar nossa documentação, porque isso pode dar problemas se não for acertado. Primeiramente começamos com os cartões de banco e crédito que foi bem fácil, procuramos nossa gerente no banco que providenciou tudo no mesmo dia. É importante você carregar sempre a Certidão de Casamento, uma cópia, para tratar do assunto.

Depois, agendamos junto aos serviços públicos (em SP no Poupa Tempo) para atualizarmos CNH, RG, CPF, Carteira Profissional lembrando que há algumas taxinhas....Mas é tudo bem rápido. Aproveitamos também para trocar os nomes nas contas de luz, água, telefone, TV a cabo, etc... (até porque para comprovante de endereço o nome deve estar atualizado).

Ahhhh uma coisa muito importante também é procurar no Banco do Brasil para atualizar o PIS/PASEP, caso contrário você pode ter problemas com seu FGTS.

Outro a ser corrigido é o título de eleitor que deve ser realizado junto ao Cartório Eleitoral de sua cidade.

Por fim, documentação de convênio médico, crachá da empresa, aliás, é imprescindível apresentar a documentação ao RH da empresa em que trabalha.

Ufa....acho que é isso...dá um pouco de trabalho, mas é melhor do que correr o risco de ter problemas futuramente. E lembre-se, hoje em dia tem tudo explicadinho na internet, em caso de dúvidas, é só pesquisar antes....Espero ter ajudado...

Boa sorte e beijinhos!!!! Smiley kiss Smiley heart

72 Respostas

Última atividade por Débora, dia 20 de Março de 2024 às 01:01
  • Débora
    Noiva Curiosa Março 2025 Rio de Janeiro
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu estava preocupada com isso, agora tô mais tranquila, seu comentário me tranquilizou
    • Responder
  • Lorranny
    Noiva VIP Julho 2024 Minas Gerais
    Lorranny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada, isso vai ser de muita ajuda, porque queremos fazer o mesmo. Os dois mudarem o nome
    • Responder
  • Carol
    Noiva Ativa Janeiro 2023 São Paulo Estado
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se for nível médio não é obrigatório.

    Agora se for nível técnico, dependendo da profissão, sim. Consulte o órgão responsável da profissão.

    Mas lembrando que mesmo não sendo obrigatório, se quiser, pode pedir para atualizar (caso queria deixar o certificado exposto em algum lugar e queira o nome de casada), é só solicitar 2ª via junto a sua instituição com a certidão de casamento, normalmente não tem custo, mas isso varia de cada instituição.

    • Responder
  • Carol
    Noiva Ativa Janeiro 2023 São Paulo Estado
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, muito obrigada!

    Tinha esquecido dos comprovantes de residência e convenio médico.

    Vale ressaltar que diplomas acadêmicos para algumas profissões também é necessário atualizar o nome.

    • Responder
  • Gabriella
    Noiva Curiosa Novembro 2020 Maranhão
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu preciso mudar o meu nome no certificado escolar ?
    • Responder
  • E
    Noiva Novata Novembro 2018 São Paulo
    Evelin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii pode me responder sobre o pis ? No formulário precisa mesmo do nome , CPF e assinatura de ,2 testemunha ?
    • Responder
  • B
    Noiva Master Setembro 2020 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu imagino kkk eu tbm estranharia por um tempo. Nós dois vamos trocar nossos sobrenomes e eu estou muito ansiosa.
    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mas olha gata, casando a gente assume o compromisso de passar por muuuuuita trabalheira junto do marido..... kkkk

    Acho que é apenas algo a mais a se fazer junto, não encarei como trabalheira, muito pelo contrário, foram momentos bem divertidos juntinhos.....super amei e hoje nos sentimos ainda mais compromissados um com o outro....hehehe

    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não precisa, afinal, tudo o que fez até então é como solteira, não acarreta problema algum, a lei entende essa alteração, como seria para tantas pessoas que casam diariamente neste país? rsrsrs

    Tenho o diploma universitário e de 2 pós com o nome de solteira e não alterou em nada o que precisei fazer após o casamento.

    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    é um trabalhinho, mas nada sofrível....

    Afinal, a partir de então, o casal passará a fazer muitas coisas juntas, se não conseguir vencer essa dificuldade, como serão os problemas normais da vida matrimonial? não é verdade....eu acho que vale a pena...estou bem feliz! e Já até acostumei kkkk, achei que fosse estranho, afinal, assinado o nome por mais de 41 anos, achei que mudar fosse ser estranho kkk, mas super incorporei kkkkk

    • Responder
  • Caroline
    Noiva Constante outubro 2019 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito legal compartilhar esse tipo de informação. Algumas pessoas querem trocar o nome mas acabam não pensando na trabalheira que vai dar (essa sou eu rs)
    • Responder
  • O
    Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo
    Olii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi! Amei o debate! Sério que não precisa mesmo trocar o diploma? Pq queria acrescentar o sobrenome do meu futuro marido, mas se precisar trocar o diploma vou desanimar. Só que até hj não encontrei ngm pra me falar com certeza se preciso ou não e nâo sei onde buscar essa informação exatamente.
    • Responder
  • O
    Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo
    Olii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu Deus! precisa trocar o diploma? Achei que bastaria apresentar o diploma e a certidão de casamento quando fosse preciso. Credo! Se tiver que mudar o diploma tbm acho que vou desistir de acrescentar nome pq a faculdade em que me formei é em outra cidade e como a qualquer momento posso ser chamada num concurso que passei vou ficar com medo caso for demorado pra devolverem o diploma. Nossa! 😣🙁
    • Responder
  • B
    Noiva Master Setembro 2020 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Achei tão interessante, carinhoso e cheio de amor terem os mesmos sobrenomes que conversei com meu namorado sobre isso é percebemos que nossos sobrenomes juntos ficará muito lindo.
    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito.....

    • Responder
  • B
    Noiva Master Setembro 2020 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Deve ser bem legal mesmo
    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mas vou te falar Bruna, vale a pena, pelo menos para mim está sendo muito bacana termos os mesmo nomes....é muito companheirismo.....

    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que vcs curtiram....Smiley heart

    • Responder
  • B
    Noiva Master Setembro 2020 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelas dicas, noivinha. Nós não sabemos como ficará nossos nomes, mas dá uma preguicinha só de pensar em trocar tudo isso de documentos.
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Constante Fevereiro 2019 Paraná
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ahh muitoooo obrigada! Ajudou muito! 😘
    • Responder
  • Thamiris
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendi noivinha. Muito obrigada!


    • Responder
  • Luíza
    Super Noiva outubro 2017 São Paulo
    Luíza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas! irei guardar! Muito obrigada ❤️
    • Responder
  • Dhessica
    Noiva Master Março 2018 Rio de Janeiro
    Dhessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi noivinha eu estou na mesma! Nao queria tirar nem um nome, apenas acrescentar e mudar a ordem para ficar igual. Mas o cartorio nao permitiu. Fiz ate um debate com esse assunto e as meninas informaram que o codigo é omisso em relacao a isso. Portanto abre brecha para argumentar no cartorio. Mas elas tambem disseram que por esse motivo cada região tem uma norma...
    Aí fica difícil...
    • Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Martaaaa, quanto tempo! Saudades de você! Eu acrescentei o nome do Rafa e também achei bem tranquilo, a única coisa que não gostei foi o meu diploma. A faculdade cobra R$60 para arrumar, achei uma taxa absurda e resolvi deixar para depois. Não será algo que eu vá precisar nem tão cedo.
    • Responder
  • I
    Super Noiva Julho 2023 Espírito Santo
    Ivy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa...!! Nem passou isso pela minha cabeça kkkkk
    • Responder
  • B
    Noiva Constante outubro 2017 Espírito Santo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nem sabia que tinha isso tudo ...
    Obrigada querida !
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, eu já não tenho vontade de trocar de nome, agora sabendo desse trabalho que dá kkk piorou

    • Responder
  • E
    Noiva Master Novembro 2018 Paraná
    Erika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que super dicas!! adorei, parabéns pelo debate, vai ajudar várias noivinhas!!

    • Responder
  • Carolina
    Noiva Curiosa Maio 2017 Rio de Janeiro
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dá um trabalhinho, mas eu tb vou mudar meu nome. Queriamos que nossos sobrenomes ficassem iguais tb, mas o cartório da nossa região não permitiu.. disse que só poderiamos acrescentar. Não poderiamos alterar ordens ou tirar sobrenomes. Aí só eu vou trocar... mas tudo bem... estou feliz ainda assim.
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Aparecida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muiito bom, casadinhaObrigada
    • Responder
  • R
    Noiva Ativa Abril 2018 Rio Grande do Norte
    Rayanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não sei dizer os documentos exatos, mas algumas colegas foram viajar para a Argentina e tiveram dificuldade por causa disso, que se casaram, mas a documentação era solteira.
    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu só tinha o do meu pai. O Edson tirou o da mãe dele...no gim ficou nem bacana
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas