Olá noivinhas lindas!!
Sempre vejo aqui milhares de debates de noivinhas perguntando se é necessário contratar assessora/cerimonialista para o casamento. Primeiro assessora e cerimonialista são 2 coisas diferentes.
O que faz a assessoria??
Com o objetivo de organizar o casamento da melhor forma possível, a assessoria tem como tarefa desenhar o perfil dos noivos e entender o que eles querem para o grande dia considerando sempre o orçamento disponível e o estilo deles e dos convidados.
A assessoria vai auxiliar os noivos a formatar o casamento indicando profissionais e participando da contratação de todos os fornecedores. A assessoria participa ativamente das reuniões e ajuda na tomada das decisões orientando no controle do orçamento através de ferramentas adequadas. Ou seja, a assessoria participa e organiza todas as etapas do evento até o dia de sua realização, quando então passa a responsabilidade para o cerimonial.
O que faz o cerimonial?
O cerimonial é responsável pelo bom andamento das atividades no dia do casamento, o que inclui as formalidades da cerimônia e também da festa. É o cerimonial quem vai ligar para os padrinhos, realizar os ensaios, orientar a entrada do cortejo na cerimônia, auxiliar os profissionais que estão envolvidos no evento, orientar os convidados e ajudar a resolver os possíveis problemas, além de outros detalhes necessários como a distribuição de brindes ao longo da festa.
O cerimonial também realiza o acompanhamento da montagem do casamento, desde o início, com a chegada dos fornecedores, até a finalização das festividades, com a contagem das bebidas, recolhimento de itens e separação de kits para os noivos e pessoas indicadas, por exemplo.
Partindo disso eu sempre acho que contratar uma assessora somente é necessário caso você não disponha de nenhum tempo para organizar o casamento, mas a cerimonialista acho extremamente importante. Sempre tive essa opinião mas esse fds ela se concretizou em mais 100% rs... Fui ao casamento de um amigo de trabalho do meu noivo, estava tudo lindo e o buffet foi muito bem servido, porém, eles não tinham uma cerimonialista, quem estava no controle da festa era a pessoa responsável pelo buffet, o que eles chamam de gerente de festas, porém essa pessoa não tinha o conhecimento necessário e em diversos momentos senti uma desorganização.
A retrospectiva iniciou e os noivos ainda estavam sentados jantando, o DJ até anunciou mais o som estava ruim e ninguém ouviu o que ele disse, aí o pessoal do buffet saiu correndo às pressas pra chamar os noivos e pegar 2 cadeiras pra eles sentarem de frente ao telão.
Na hora da dança dos noivos foi a mesma coisa, chamaram os padrinhos mas ninguém sabia o que estava acontecendo rs, a dança começou e todos estavam distraídos em seus lugares jantando. Não teve brinde com champanhe nem pras fotos, acredito que tenham esquecido.
Além desses detalhes como não tinha ninguém para instruí-los a baladinha começou e não se lembraram da gravata e sapatinho da noiva, aí com a pista de dança cheia e as mesas praticamente vazias foram passar a gravata e o sapatinho, resultado, a arrecadação foi baixa e se tornou confusa pois como nas mesas não tinha quase ninguém começaram a passar na pista de dança, e como as pessoas vai de um lado pro outro eles não sabiam mais para quem já tinha pedido e para quem não tinha.
Uma dica também noivinhas é para contratarem um DJ animado, pois isso faz a diferença. O DJ deles era muito parado, quando falava alguma coisa no microfone nós quase não ouvíamos e se ouvíamos não entendíamos kkkk, não teve animação nenhuma por parte dele.
Enfim, acho que faltou um DJ animado e uma cerimonialista. Não que eu tenha ido lá para reparar, fui para prestigiar os noivos, mas nós noivas em fase de organização do nosso casamento sempre ficamos atentas a todos os detalhes para não cometermos os mesmos erros. A cerimônia na igreja foi linda e emocionante, a festa estava ótima, a comida excelente e os noivos extremamente felizes que é o que importa. Esses detalhes provavelmente foram imperceptíveis para algumas pessoas, mas nós sabemos que uma organização 100% faz a diferença.
Portanto, para as noivas que tem dúvida sobre contratar uma cerimonialista eu acho que vale muito a pena investir esse dinheiro.