Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Momento degustação! 13 tips para otimizar esse contato com o buffet

A degustação é fundamental para escolher o buffet e os pratos que serão servidos. Hoje daremos dicas de ouro sobre os cuidados básicos que devem ter para não tomar uma decisão errada ao se escolher esse serviço. E ainda vão se divertir!

Ajudamos a encontrar um buffet delicioso para seu casamento 🍽
Peça informações e preços a negócios de Buffet e Gastronomia perto de você

Camila Magalhães Fotografia

Atenção casais a caminho do altar: é preciso ir preparado para o momento da degustação do casamento. Embora possa parecer um procedimento simples, a prova dos itens propostos para o menu precisa ser feita de forma criteriosa para garantir o sucesso do buffet do grande dia. O olhar crítico aos detalhes, tomando nota daquilo que é servido tendo em mente as condições que serão observadas no dia da festa, evita dores de cabeça e surpresas desagradáveis.

Motivo esse que faz com que muitos pares prefiram fazer o ritual da degustação do cardápio de casamento acompanhados de um profissional especializado. Dispondo ou não dessa ajuda, trazemos aqui algumas dicas para uma tomada de decisão mais convicta.    

Beyker Fotografias

Quando e como?

  • A primeira coisa para se ter em mente é que a prova deve ocorrer meses antes da data, para haver tempo para quaisquer ajustes ou mudanças.
  • A segunda é sobre o layout da festa, para que o cardápio esteja de acordo. Não fará sentido algum uma configuração de recepção sem mesas que sirva alimentos que necessitem de muito corte.
  • A terceira é sobre sempre, sempre fazer anotações para cada um dos pratos consumidos, para que possa dar um feedback construtivo aos fornecedores e pautar a escolha entre uma empresa ou outra. E esse é só início do que deve ser providenciado. 

Varanda's Lounge

1. Façam o dever de casa

O fornecedor vai querer avaliar o que o casal gosta e não gosta de comida e o que possui de alergia e restrição alimentar, além de investigar os pratos favoritos e que tipo de culinária mais gosta, entre outras coisas. Por isso, o bacana é fazer esse exercício previamente a dois. Citem os restaurantes favoritos, tipo de abordagem que preferem e tudo mais que julgarem interessante. Quanto mais informações conseguirem reunir para apresentar, melhor.

Beyker Fotografias

2. Analisem o menu antes de degustar

Assim que a empresa enviar o menu proposto, reservem um tempo para analisá-lo cuidadosamente antes da degustação. Com isso, eles poderão fazer as alterações imediatamente em tempo suficiente da equipe se ajustar. Uma grande variedade de opções para se provar deve implicar num custo adicional. Portanto, organizem-se.

3. Considerem a sazonalidade

Se algum dos pratos que façam questão seja composto por um ingrediente da estação (e presumivelmente de fora da época da degustação), o fornecedor pode não servir aquela iguaria nessa ocasião. Deve-se pedir que sirva algo próximo ao pretendido para que tenha uma noção do sabor.  

Jamir Silva Buffet

4. Familiarizem-se com o tipo de serviço

O serviço franco-americano é o mais comum em casamentos, em que os garçons servem entradas, bebidas e sobremesas mas que os convidados também podem se servir. Considerem tudo isso ao escolher a comida servida.

5. Conheçam as louças utilizadas

Peça para ser servida nas louças utilizadas nas festas. Isso lhes dará a visão de toda a composição, para ver se ela atende aos anseios do par em meio à decoração de casamento. Também veja toalhas, guardanapos, sousplats e o que mais estiver no pacote.

Greg & Paula

6. Preparem o espírito para negociar

Se vocês ainda não discutiram um orçamento com o fornecedor, devem vir preparados para negociar e não queimarem todas as suas reservas. Se preciso, encontrem maneiras de fazer cortes. Pensem em pratos mais simples que sejam apreciados por todos e eliminem do menu itens extras que podem estar aumentando o custo. Elenquem as prioridades e briguem por elas em detrimento de excessos desnecessários.  

7. Levem questionamentos ao fornecedor

Perguntem quem irá preparar o buffet. Uma empresa pode ter um chef habilidoso que faz todas as degustações, mas não irá cozinhar no evento real. Isso pode fazer surgir uma diferença entre aquilo que promete e o que entrega no grande dia. Também procurem saber como ela lida com restrições alimentares e alergias para certificar-se que ninguém fique exposto àquilo que não deve. 

Brightlight Fotografia

8. Outras perguntas a se fazer: 

  • Quantos casamentos você costuma fazer em um ano? 
  • Vocês fornecem roupa de mesa e guardanapos? Quais são os custos associados? 
  • A comida será feita no local ou preparada com antecedência e trazida? 
  • Nosso local possui cozinha suficiente para você executar nosso menu? 
  • Qual a procedência dos ingredientes? 
  • Como tudo será armazenado e servido no dia do evento? 
  • Você também faz bolos de casamento?  
  • Você fornece serviços de bartender? 
  • As bebidas não alcoólicas estão incluídas nos custos de alimentação? 
  • Qual é sua política de cancelamento?

David Lingerfelt

9. Peçam e pesquisem referências

Na conversa, peçam para ver a apresentação do buffet de alguns dos casamentos já realizados por eles. Também procurem saber a fama da empresa na internet e falem com quem já se casou, para o caso de conhecerem. Isso os dará uma ideia do que esperar e de que providências devem ser tomadas para que tudo fique ao gosto do casal. 

10. Degustação para poucos

Normalmente, uma degustação inclui quatro pessoas, mas vocês devem confirmar isso com antecedência. Se gostariam de levar mais gente, perguntem se isso é possível e qual será a taxa adicional. 

11. Sejam pontuais

Se tiverem outra degustações agendadas para depois, certifiquem-se de informar os fornecedores de suas limitações de tempo para que eles possam se planejar de acordo.

Jonatan Brivio Fotografia

12. Não comam muito

As pessoas que costumam comer demais aquilo que é servido primeiro e acabam não dando conta de provar tudo. Lembrem-se de que irão experimentar vários salgadinhos, entradas, pratos e sobremesas num curto espaço de tempo. Dividir as mordidas com o seu par é a melhor solução. 

13. Detalhem o feedback ao fornecedor

Se vocês gostam dos elementos do prato, mas desejam remover algo, não limem a receita totalmente. Em vez disso, sempre digam exatamente o que os incomoda para que possam ajustar.

Videomar Comida & Cia

Finalmente, fechem o contrato e vejam a possibilidade de provarem mais uma vez a degustação de casamento. Afinal, é normal que não fixem totalmente o sabor daquilo que só foi provado uma vez. Também leiam atentamente todas as cláusulas para não acabar tendo um gasto extra em cima da hora. Apreciar o momento de degustação com seriedade e foco fará tudo ficar gostoso em dobro. 

Ajudamos a encontrar um buffet delicioso para seu casamento 🍽
Peça informações e preços a negócios de Buffet e Gastronomia perto de você