Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva Constante Abril 2021 Santa Catarina

Você sabe a história do vestido de noiva?

Cinthia, dia 22 de Fevereiro de 2013 às 14:38 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 16

Nada mal em saber de onde vieram o PRIMEIRO VESTIDO BRANCO não é ?.. Venha conosco conhecer essa história!

O casamento que conhecemos hoje surgiu, segundo relatos, na Roma Antiga. Celebrado diante de testemunhas e na presença de juízes, o casamento só é o que é hoje graças aos romanos que determinaram a lei do matrimônio. Já o vestido de noiva branco com véu e grinalda tem uma história muito mais recente.

No começo da história do casamento, os vestidos das noivas tinham cores variadas, desde que fossem suntuosos e luxuosos. O vestido era para mostrar à sociedade que a família da noiva tinha dinheiro. Nessa época, os casamentos eram vistos mais como acordos comerciais entre famílias do que a união de duas pessoas que se amam.

Na Idade Média, as noivas usavam vermelho, quebrando a ideia de que o vestido deve ser discreto. A noiva romana, por exemplo, podia usar um véu vermelho escuro, quase em tom de vinho, sobre uma túnica amarela cor de açafrão. Na Grécia antiga, as mulheres usavam cores escuras, inclusive estampados.

A origem do branco é incerta. Alguns historiadores acreditam que a rainha Mary Stuart, da Escócia, foi pioneira e aderiu ao branco no século XVI. Uma das explicações para a escolha foi que Mary Stuart fez uma homenagem à família Guise, de sua mãe, que tinha a cor branca no brasão.

Outra teoria é o casamento da rainha Maria de Médici, da França, no século XVII. Maria usou uma vestimenta branca, com detalhes dourados e com decote quadrado, causando rebuliço na corte francesa. Diz-se que, apesar de ser de tradição católica, ela se rebelou contra a estética religiosa que indicava o uso de cores escuras, geralmente preto, e vestidos fechados até o pescoço. O artista Michelangelo atribuiu o uso do branco ao fato da rainha ter apenas 14 anos e ser uma jovem pura.

Mas, muitos acreditam que a origem do vestido branco vem da famosa rainha inglesa Vitória. Ela se casou no século XIX e, como acontecimento inédito, escolheu seu marido e o pediu em casamento por amor. No dia do casório, ela usou vestido e véu brancos e sem coroa, o que também foi inédito.

16 Respostas

Última atividade por Débora, dia 11 de outubro de 2014 às 17:26
  • D
    Super Noiva Setembro 2015 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah gente ... me falou em vestido de noiva, ja penso no vestido branco ! kkk
    • Responder
  • J
    Amazonas
    Jane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu me casaria de preto com dourado. Branco só se estivesse em forma.

    • Responder
  • Thata
    Noiva Ativa Maio 2014 São Paulo
    Thata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho legal as outras cores e acredito que s noivas que escolhem outras cores são corajosas, o que não é o meu caso kkkk não abro mão do branco, de jeito nenhum!!!

    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Agosto 2015 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nao abro mao do branco tambem..rs

    • Responder
  • K
    Super Noiva Dezembro 2013 Minas Gerais
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei essa historia, eu nao abro mão de forma alguma do tradicional vestido branco

    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Abril 2014 Pernambuco
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tb não abro mão do branco!!!

    • Responder
  • Priscila
    Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Smiley winking

    • Responder
  • Núbia
    Noiva VIP Maio 2013 Minas Gerais
    Núbia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Legal a história,não abro mão do meu vestdo branco,acho lindo pra mim representa pureza,paz e tranquilidade!

    *-*

    • Responder
  • C
    Noiva Constante Abril 2021 Santa Catarina
    Cinthia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tb!Smiley heart

    • Responder
  • C
    Noiva Constante Abril 2021 Santa Catarina
    Cinthia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Smiley laugh

    • Responder
  • R
    Noiva Master Setembro 2013 Bahia
    Rízia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Hum...bom saber!Smiley winking

    • Responder
  • Priscila
    Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não dispenso mu branco por nada.

    • Responder
  • C
    Noiva Constante Abril 2021 Santa Catarina
    Cinthia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Casar com branco nao é lindo é perfeito!

    • Responder
  • C
    Noiva Constante Abril 2021 Santa Catarina
    Cinthia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Smiley laugh eu vou me casar de branco mesmo acho tão lindo e tranmite paz,harmonia para o dia

    • Responder
  • Tábata
    São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bacana mesmo! Tem muitas noivas aqui na comunidade que querem se casar de vermelho, é engraçado como as coisas mudam né?! Hoje em dia o champagne, dourado, pérola estão em alta para a cor do vestido de noiva. E vocês, com qual cor vão se casar?

    • Responder
  • Michele
    Top das Noivas Dezembro 2014 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Então é uma história incerta. O fato é que ele continua sendo indispensável hehe

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas