Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Adrieli
Noiva Master Setembro 2021 Paraná

Sustentabilidade no casamento. Já pensou nisso?

Adrieli, dia 8 de Janeiro de 2020 às 12:04 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 68

Olá comuu! Tudo certo?

Hoje, vi um debate maravilhoso da Jéssica, Troian Belissario usou seu vestido de casamento para o globo de Ouro que me inspirou muito, sobre um assunto que eu tinha muita vontade de comentar com vocês: Sustentabilidade no casamento.

Eu comentei com vocês, em outro debate Tendências para 2020 que casamentos sustentáveis era uma tendência que estava vindo com tudo em 2020. E queria conversar um pouco mais com vocês sobre isso.

Primeiramente, o que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, um conjunto de ideias ecologicamente corretas e economicamente viáveis, que visam garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta.

O que isso tem a ver com o casamento?

Tudo a ver! Na realidade, podemos dizer que isso não só tem a ver com o casamento, mas com tudo o que fazemos. Lembra daquele conceito dos 3 R's que aprendemos na escola? Reciclar, reduzir e reutilizar? Pode ser totalmente aplicado no casamento. Como?

- Convites que são papel-semente, ou que são feitos com papel reciclado;

- Plantinhas, suculentas e sementes como lembrancinha de casamento;

E falando um pouco mais sobre esse conceito de reduzir e reutilizar, voltamos ao conceito bem exposto no debate da Jéssica, reutilizar algo que parece ter sido feito somente pra um dia.

Por exemplo, você que irá fazer cerimônia na igreja, mas irá casar no cartório antes. Precisa MESMO comprar um vestido somente pra esse dia? Será que no seu guarda-roupa não tem um vestidinho branco que pode ser reformado e ficar lindo em você nesse dia de assinar os papéis?

Eu tentei focar bem nesse aspecto, no meu casamento. Por exemplo, eu não penso em comprar um robe escrito "noiva" atrás, pois acho que fica fora do contexto pra eu usar depois do casamento. E ficaria lá, largado no guarda-roupa. Então ou vou alugar pro dia, ou vou comprar um só branco! As lembrancinhas dos padrinhos também foram potinhos com sabonete líquido e hidratante que eles poderiam usar depois para outras coisas! As lágrimas de alegria, penso em fazer somente para pais e padrinhos, pois fui em um casamento em que ninguém usou e ficou tudo jogado os lencinhos no local do casamento.

Enfim, noivinhas e casadinhas! Pensem nisso, o que você pode fazer pro seu casamento ser mais sustentável? Além de ser tendência, estaremos ajudando o meio ambiente!

Abraçãoooo


*Obs: Lembrando que não estou questionando ou julgando ninguém que faça qualquer uma das coisas que citei acima. Estou apenas expondo uma ideia em que podemos pensar em como aplicar no nosso casamento, o que citei são só exemplos!*

68 Respostas

Última atividade por Luana, dia 11 de Fevereiro de 2020 às 14:10
  • Luana
    Noiva Master Dezembro 2020 Bahia
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sua ideia é maravilhosa viu?! Gostei mesmo, sério! Smiley heart

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Fer! Excelentes ideias. Parabéns pela iniciativa.

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que lindo, Suzana!

    Amei a ideia de doar a decoração para o lar de idosos! Meus parabéns pela iniciativa.

    Vai ser tudo lindo.

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Uau! Quanta coisa, Damy! Ameiiiiiiiiiiii, e amei a ideia do menu como porta guardanapo!

    Meus parabéns! Excelentes iniciativas que fazem a diferença!

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Lu! Obrigada! ♥

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ai Nany que ótimo!

    Já são detalhes excelentes que fazem a diferença! Parabéns.

    • Responder
  • Dammy
    Noiva Principiante Janeiro 2020 Rio de Janeiro
    Dammy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Gente outra opção e a mini comidinha. A sobra e qse nada ate pq elas são feitas em base da quantidade de pessoas da sua lista.



    O cha da tarde ou Brunch dependendo da epoca do ano que case e o local nao fica muito legal.


    eu vou casar dezembro dependendo da comida e o horário seria impossível e desconfortável, ai optei pela mini comidinhas .


    E tentei colocar a comida bem tradicional e regional, sou do rio de janeiro então muita coisa d boteco.


    O mate vai ser servido em jarras pelos gracos e vai ter dois sucos em uma jarra para os convidados se servirem.

    Outra coisa que fiz no open bar coloquei canudos de metal, existem vários sites que vendem um pack de 8 canudos a 17,00 e fica como lembranças do casório para os convidados.


    lagrimas de alegria estão sendo feitas por lenços bordados comprei um tecido barato e uma renda e mandei bordar simples. o lenco esta saindo 2,00 reais cada. e também vai ser presentes para os convidados. (fiz bordado de flores pequenas e bem simples, para não ter nada com nome e etc e a pessoa não ficar presa a usar)


    nao vai ter arroz e sim vou usar folhas secas cortadas com um furador de papel.


    gente a quantidade nao e exata a dos convidados, como estou transformando tudoooo em lembranças para os convidados ,exemplo canudos eu comprei 40, lenco 100 e minha festa e para 150 pessoas, ainda comprei um leque de madeira reciclada, foi barato (não lembro o preço) 30 leques.



    Uma decisão que eu e meu marido tomamos foi, não quero nada de lembranças para os convidados diretas, as coisas do casório ja são então vai ser usadas durante o casamento e após a ele dando utilidade as coisas.


    Outra coisa que vou fazer e o menu como porta guardanapo.


    eu estou usando o papel de semente nos convites e nos menus que são porta guardanapos ( não tenho prima com gráfica que seria perfeito ) :} kkkk.. mas o que pode ver com sua prima e as folha recicladas ou casca de ovo ( não são caras e Dao um visual super rústico ) ate voce pode comprar em uma papelaria e dar a ela.


    o meu vestido eu falei pelo post do meu marido, quis trazer lembranças familiares, procurei algo que estava la guardado e que eu pudesse dar utilidade e se tornasse especial.


    aconselho como disse no outro post procurar alguém de preferencia profissionais de moda para mexer com essas relíquias.



    • Responder
  • Dammy
    Noiva Principiante Janeiro 2020 Rio de Janeiro
    Dammy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Gente esse comentario fui eu quem fiz so que sem querer fiz no do meu marido .rs... quem quiser mais informações so me chamar !!

    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Decidimos não fazer impressões (somente será impresso daqueles convidados que não possuem rede social/ whats) de convites e nem de menus, os copos serão de acrílico (canecas de chopp) e será a lembrancinha da festa.
    Não farei lagrimas de alegria e nem guardanapos de papel.

    • Responder
  • Suzana
    Noiva Constante Setembro 2021 São Paulo
    Suzana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate!
    Também estou tentando fazer o meu casamento o mais sustentável possível, é impressionante a quantidade de lixo que produzimos em um único dia.
    Eu optei por não fazer convites impressos, toda a "papelaria" do casamento será virtual, sai mais barato e não agride o meio ambiente.
    Também não teremos copos de plástico, serão todos de vidro, guardanapos de pano e canudos (se houver necessidade) de papel.
    A decoração será doada para um lar de idosos, não são flores plantadas mas tenho certeza que alegrará muito o local que as receberá e elas terão uma utilidade maior.
    As lembrancinhas dos padrinhos serão caixinhas personalizadas com os nomes deles, assim eles poderão utilizar depois.
    As lembrancinhas do casamento serão geleias de frutas. Serão entregues em potinhos de vidro.

    Por enquanto é isso. Rs

    • Responder
  • Luana
    Noiva Master Dezembro 2020 Bahia
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que debate lindo Smiley heart
    Ótima iniciativa viu?!

    • Responder
  • Nany Rodrigues
    Noiva Master Novembro 2020 Distrito Federal
    Nany Rodrigues ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah Dry, que debate lindo! Eu também penso muito nisso, não só pro casamento, mas para a vida. Cada dia me vejo mais preocupada com tudo que consumo.


    Pro casamento vou dar plantas de lembrancinhas e to pensando eu fazer os convites no papel semente, mas ainda não sei se vou dar convite impresso. No mais, o meu casamento não vai gerar muito lixo pq nem decoração direito vai ter kkk, mas o que eu puder fazer pra gerar menos impacto na natureza farei.
    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Vinicius, tudo bem?

    Primeiramente, obrigada pelo seu comentário! Pq não abre um debate contando tudo isso aqui na comu? Acho que pode inspirar os outros!

    Sobre suas ideias, achei maravilhosas! Principalmente a ideia de fazer o vestido com uma colcha! A ideia é S-E-N-S-A-C-I-O-N-AL! E super sustentável.

    Parabéns por todas as escolhas, o meio ambiente agradece!

    Abraço

    • Responder
  • Vinicius
    Noivo Novato Janeiro 2020 Rio de Janeiro
    Vinicius ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Então vamos la.. meu casamento esta sendo em sua grande parte sustentável.

    sim toda a parte de papelaria como: convite e menu sao de papel semente.

    decoração: muita folhagem, plantas na sua maioria plantadas, infelizmente não da para fazer a decoração total com plantas plantadas. Não usei suculentas ( superstição : dizem que não e bom ) usei samambaias e hidroponicas (plantas aquáticas ).

    Robe : mandei bordar os nomes tanto o meu quanto das madrinhas, assim ficando para elas e para mim sem problemas de usar ( não precisamos de rótulos, afinal todos sabem que é a noiva)


    dei aos padrinhos como pedido : copo de whisk com os nomes e para as madrinhas uma pulseira . as caixas que foram de papel reciclado com uma folha seca no topo.


    as lembranças do casorio são as coisas que estão durante o casório. meu lencinho de lagrimas e de tecido como antigamente, menu papel semente (então o convidado pode levar para casa e plantar) e ele sera o que segura o guardanapo na mesa.


    ideias meninas para vestido de noiva sustentável, ele e especial e uma data por isso não conseguimos as vezes escolher em Brechos ou em aluguel então dica procure coisas que tem de família guardado (vestido, tecidos ou colchas que sejam antigas na família e nunca mais vai ser usados).

    O meu vestido vai ser todo feito de uma colcha que esta na minha familia a mais de 100 anos guardada. pq não transformar ela em uma outra lembranças e uma outra forma de herdar e fazer bom uso. ( meninas para fazer isso procurei profissionais no mercado de moda que sabiam o que estavam fazendo para não destruir ou perder um utensílio tao valioso.


    O que vou fazer depois com vestido ? então meninas meu vestido não fiz tao noiva assim podendo usar em um ano novo , natal que fica super chic e ainda tem um pedacinho da minha historia misturado com a da minha familia.



    quem se interessou pelo assunto tenho ainda mais dicas sobre casório sustentável.


    aos

    • Responder
  • Laura
    Noiva VIP outubro 2023 Minas Gerais
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Poisé, vamos fazendo aos pouquinhos...se cada um cuidar um pouquinho vira um tantão



    Obrigada! Smiley love

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Uau, Laura! Encantada com tanta coisa sustentável no seu casamento!

    Principalmente a ideia do café, sensacional!

    Parabéns pela atitude!

    • Responder
  • Laura
    Noiva VIP outubro 2023 Minas Gerais
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu sempre pensei nisso...e como somos adeptos da sustentabilidade/consumo consciente/descarte correto do lixo dentro de casa iremos transportar para o nosso casamento...

    a água de coco será servida com canudo de papel, nada de garrafas de vidro para a cerveja, decoração simples, como folhagem da época...

    Mão de obra local (para quase 100% dos fornecedores) estamos dando preferência a pequenas e médias empresas da cidade ou da região.


    As lembrancinhas serão artesanais - artesã local


    O vestido, provavelmente, será feito por uma costureira local.


    Infelizmente o convite em papel semente não será possível, pois ganhei e minha prima não usa o produto na gráfica dela - e principalmente porque eu sei o quanto custa e nem teria coragem de pedir (já que ela me deu rsrs)


    Não faremos lágrimas de alegria e pretendemos ter o mínimo de lixo possível no final.

    Nada de forminhas de tecido para os doces e nada no serviço será feito em utensílio descartável de plástico.

    E até na alimentação eu pensei...sempre no casamento sobra muita comida e já ouvi histórias (meu tio transportava um buffet famoso aqui da região) de comida sendo jogada fora porque ficou esquecida no ônibus (e não foi uma vez só)... então cortamos o jantar e iremos fazer apenas um lindo café da tarde... evitando assim os excessos e consequentes sobras de comida.


    bom vamos tentando adequar ao máximo nosso casamento aos nossos pensamentos de cuidados com o meio ambiente e sustentabilidade... e o orçamento rsrs

    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Simm hehehe!!! Viva a economia! Smiley laugh

    • Responder
  • Carine
    Noiva Constante Setembro 2021 São Paulo
    Carine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, tomara que não demore!
    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Uauuu, amei a ideia!


    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Show né Carine? Infelizmente é meio caro mesmo, tomara que seja uma coisa que um dia se torne viável né?!

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Caraca, Aline! Quanta coisa, chocada! Meus parabéns pela iniciativa!!!

    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que concorda, Ari!

    Fico feliz de ver você com esse pensamento também!

    É bem isso que você falou, é sempre bom reservar algo pra trazer alegria de outra pessoa!

    • Responder
  • Jaque
    Super Noiva Novembro 2019 São Paulo
    Jaque ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Reutilizei meu vestido do pré pro cha de cozinha! Ele era longo, eu cortei no joelho e ficou lindo... sou super adepta a economia e sustentabilidade! Acho legal p caramba

    • Responder
  • Carine
    Noiva Constante Setembro 2021 São Paulo
    Carine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amo essa questão de sustentabilidade, acho incrível!!!

    Tinha me apaixonado pelos convites com papel sementes, mas fui solicitar um orçamento e fiquei bem assustada com o valor. Infelizmente não vai rolar, mas gostaria muito!

    • Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente!!!!

    Menos lixo, menos dinheiro gasto com supérfluos!

    Só vejo vantagens hehehehe

    • Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu morro de dó também!!

    • Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aqui vão rolar algumas coisas que se encaixam no quesito sustentabilidade:

    * convite somente digital

    * decoração 'verde', apenas com plantas em vasos (que podem ser alugadas) e não flores cortadas

    * Meu vestido será duas peças, assim poderei usar saia e blusa separadamente depois

    * as embalagens das Lágrimas de Alegria e do Kit Toalete são de papel vegetal, não plástico (tão triste pensar em todo o plástico que já temos poluindo tudo...)

    * usarei forminhas mais simples para os docinhos (e de papel)

    * usarei taças que já tinha em casa para fazer o arranjo de decoração das mesas (pra quê comprar mais potinhos de vidro, né?). Também customizei e reutilizei pranchetas de madeira que eu já tinha para o cerimonialista e para colocar os croquis das mesas.

    * sem contar as caixinhas dos kits toalete, os sousplat e porta guardanapos de crochê que estão sendo feitos de maneira que possam ser usados depois.

    Estou tentado reduzir, reciclar e reutilizar.

    Além de gastar menos, acho uma atitude simpática Smiley smile

    • Responder
  • Ariane
    Noiva Constante Abril 2022 São Paulo
    Ariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, super concordo com você. Penso muito nisso, igual a decoração do espaço. Depois a maioria daqueles arranjos lindos são jogados fora. Em algum vídeo falando sobre a sustentabilidade do casamento que eu assisti, falaram sobre ONG's que recolhem a decoração e fazem novos arranjos para entregar para idosos que estão em casa de repouso. Eu achei a ideia maravilhosa, não conhecia. Não vai tudo aquilo para o lixo e você ainda vai levar um pouquinho de alegria para quem precisa.


    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Nath ♥

    Realmente, temos que nos esforçar em ter um olhar + responsável =D

    • Responder
  • N
    Top das Noivas outubro 2020 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esse debate me fugiu, mas te dou parabéns pela iniciativa!


    Acho bacana quem tem esse propósito quando de fazer uma festa. Eu tenho buscado sim algumas alternativas, mas sempre me esbarro no preço, isso é uma crítica ao mercado.
    Mas é sempre bom reavaliar nosso comportamento com um olhar de responsabilidade com o meio ambiente.
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por nada linda! Smiley heart

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas