Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Danny
Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina

Novas regras para 2019 da Igreja Católica, e pq decidimos não fazer mais a celebração no dia!

Danny, dia 11 de outubro de 2018 às 10:30 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1 196

Olá comunidade linda!!!

Antes de mais nada vamos as novas regras impostas para a celebração do casamento na igreja católica, lembrando que foram passadas a mim esta semana pela Paróquia que rege a igreja do meu bairro, mas que segundo informações será válida para todos. Porém meu povo, se informem antes na sua Paróquia para evitar transtornos.

Vamos as regras que me informaram:

- Curso de noivos: serão de 11 encontros, 10 com os casais catequistas e 1 com o padre (já está valendo este ano em alguns lugares);

- Músicas na cerimônia: Somente músicas religiosas serão permitidas, e somente para as entradas dos noivos, durante a bênção das alianças, durante as assinaturas, e na saída do casal.

- Padrinhos e madrinhas: Poderão participar somente 3 casais de cada lado. A entrada deles não haverá música e ocorrerá 15 minutos antes da cerimônia começar.

- Pajens e daminhas: Este ano ainda estão permitindo, porém já deixaram claro que no próximo possivelmente não poderão entrar, para as alianças os noivos vão entrar com elas na mão direita e trocar na hora ou o noivo levará no bolso, ainda não decidiram.

- Damas de honra adultas: Não são permitidas pois nunca houve o papel delas no cortejo da igreja (palavras do padre que estava presente no momento que a moça estava me explicando).

- Cerimônia das areias: No meu caso eu adorei a ideia e fica bem lindo, porém como já havia imaginado, não faz parte da celebração então não é permitido.

Porque decidimos não fazer a cerimônia na igreja na data que escolhemos para casar.

Por conta da análise do cenário das novas regras, meu noivo e eu ficamos muito desmotivados e chateados, pois temos pessoas muito importantes ao nosso lado e que já esperam o convite para padrinhos, e as daminhas estão aguardando muito por esse momento. Bom, no início havíamos estipulado 5 casais de padrinhos para cada lado, 2 daminhas e 1 pajem, mas ficou praticamente impossível escolher entre minhas amigas, que são 6, nem todas são casadas e algumas não temos muito contato com o namorado, então ficaria bem difícil escolher sem magoar alguém. Por meses fiquei nessa função de achar uma solução viável, até que li sobre as damas de hora, onde basicamente a diferença entre a madrinha e a dama é o cônjuge ou par, madrinhas entram com o padrinho e as damas sozinhas, pois seriam as solteiras, aí vi meus problemas acabarem, conversei com meu noivo e ele aceitou, reorganizamos as pessoas e ficamos com 4 casais de padrinhos para cada lado e 4 damas de honra que entrariam com buquês. Tudo certo até aí e estávamos bem felizes, até essa semana quando tentei pela 5ª vez marcar a data na igreja (a agenda do padre só vai abrir final de novembro), e eles nos informaram sobre estas regras.

Enfim minha gente, conversei muito com meu noivo e decidimos não celebrar o casamento na igreja na data que escolhemos para casar! Nós respeitamos as decisões da igreja, mas vimos que a celebração não ficaria com a nossa cara, nem com as pessoas que gostamos ao nosso lado no altar, e não era isso que gostaríamos de fazer. Então casaremos na igreja sim, mas em um outro momento, somente com nossos pais e irmãos, bem simples, para obter a benção de Deus perante a religião (eles tem esta opção), mas a celebração junto com todos que amamos será no dia que escolhemos e no salão de festas mesmo, com tudo que já havíamos planejado e com a nossa cara. Agora preciso me informar sobre juiz de paz, ou um celebrante, quero uma cerimônia bonita e que eu vá ter gosto de me lembrar e ver inúmeras vezes. Não tenho nada contra nenhuma religião e suas regras, mas para mim não se encaixou isso, e se é pra ficar frustrada e não me sentir confortável no meu dia, eu não faço!

Boa sorte pessoas, e se informem na Paróquia de vcs!

Beijos!!


196 Respostas

Última atividade por Danny, dia 13 de Agosto de 2019 às 22:42
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi noivinha, percebi que cada paróquia está tratando de uma forma diferente! Enfim, nosso caso já foi solucionado! rsrs! Felicidades!


    • Responder
  • Natasha
    Noiva Ativa Agosto 2023 Rio de Janeiro
    Natasha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou a paróquia mais tradicional da cidade e tive reunião com o padre essa semana mesmo.


    Primeiro que o curso de noivos será só um domingo rs Nós conversamos sobre a cerimônia e foi tudo muito tranquilo, o mais importante é: não fazer nada que banalize o sacramento católico.
    Nós recebemos as páginas de regras e tal hahaha, mas conversar com nosso pároco foi ótimo e, como ele disse, "conversando a gente se entende e ver o que pode ser feito" (:Tipo: não rola votos diferentes dos do rito, porém o cortejo será alterado. Essas coisinhas.


    • Responder
  • C
    Noiva Curiosa Julho 2021 São Paulo
    Catherine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eita Smiley surprise Não vou casar na igreja, mas quanta burocracia né... Eu fui em um casamento a semanas atrás em Belo Horizonte em uma igreja católica e essas regras não se aplicavam, até tocou a música do Tarzan na saída dos noivos haha

    • Responder
  • Cristine
    Noiva Constante Julho 2019 Santa Catarina
    Cristine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É as regras estão bem chatinha, na paróquia onde fiz a documentação recebi 2 páginas de regras, mas como já frequento a igreja , já estava meio preparada, mas onde será a cerimônia, o padre pediu pra falar pessoalmente. Então vou lá ver o que exige lá, mas padrinhos foram exigidos que pelo menos 1 casal de cada lado fosse casado na igreja, só isso. As daminhas serão crianças mesmo . O curso aqui é de 1 tarde somente. De repente procure uma outra paroquia menos rígida.
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi noivinha, não casei ainda!! A benção é casamento mesmo, mas mais simples, srm decoração, sem convidados, não fazem na missa, é data marcada mesmo. Nossa solução foi entrar na lista para casar no comunitário, só gasta com documentos!!
    • Responder
  • Hellen
    Noiva Novata Fevereiro 2020 Goiás
    Hellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola! Você já se casou?? Como é isso de pedir a bênção? É no momento da missa mesmo?

    Também estou na fase "chateada com regras da igreja" e me casarei num espaço de festa, mas queria muito ter um momento de bênção pelo padre.
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada linda!! Felicidades pra vcs!! 😘
    • Responder
  • Regiane
    Noiva Ativa outubro 2019 São Paulo
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa Danny, que triste, na minha paróquia ainda não houve essa alteração. Mas graças à Deus sempre temos outra alternativa. Desejo que tudo dê super certo
    • Responder
  • S
    Noiva Novata Agosto 2024 São Paulo
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fico arrasada com essas regras.
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Veja sim noivinha, pelo jeito ainda não são todas que mudaram, mas é melhor previnir e verificar o quanto antes!

    • Responder
  • Tamara
    Noiva Principiante Maio 2022 Rio Grande do Sul
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa... agora até fiquei com medo.

    Não fomos em nenhuma igreja ainda mas no site da arquidiocese já tem as datas para o curso de noivos, que pelo que vi deve ser realizado com antecedência e o tempo varia de igreja pra igreja, né?

    Vou ter que correr pra ver isso.

    • Responder
  • Larissa
    Super Noiva Agosto 2021 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fui marca meu casamento essa semana e eles não me disseram nada disso ! Na paróquia onde irei casar o ano que vem pode entrar 6 padrinhos e pode ter daminhas eles não colocaram obstáculos e o cursinho é 1 só mesmo
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim noivinha fomos em três aqui da cidade e duas em cidades vizinhas. Tudo assim!
    • Responder
  • Thaiz
    Noiva Ativa Abril 2019 São Paulo
    Thaiz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Precisa ver certinho de paróquia para paróquia. O meu curso de noivos foi em 1 dia....

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Constante Abril 2022 Rio de Janeiro
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A minha paróquia graças a Deus única coisa que mudou foi relação das músicas.

    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aiiii que demais noivinha!!! Tão bom quando encontramos paz na decisão sobre a celebração não é?! Isso estava me tirando o sono!!

    • Responder
  • Gessica
    Noiva VIP outubro 2019 Santa Catarina
    Gessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente, por diversos fatores também acabei optando por não casar na igreja. Como meu noivo e eu não temos a mesma religião, optei por vontade própria acompanhar ele, na igreja luterana, onde o pastor foi muito atencioso, e fará a celebração no local que escolhemos para casar. Acredito que ficará lindo, e além de tudo na cerimônia ele vai citar nossa história, super amei! 😍😍
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito chato, mas vai fazer o que né?! Smiley sad

    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Simm.. que custa continuar como estava antes né?! Enfim!!

    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pelo que vi dele é muito bom mesmo, um achado! Smiley laugh

    • Responder
  • Débora
    Super Noiva Setembro 2019 Mato Grosso
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que chato isso ne
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Constante Fevereiro 2020 Minas Gerais
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que pena... assim muito gente vai desistir mesmo Smiley cry

    • Responder
  • L
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fala sério 😒 😒 😒 ainda bem que nunca quis casar em igreja pois isso pra mim não rola não esse monte de exigência mais que bom que arrumou um celebrante espero que seja maravilhoso 😃😃😃😉😉😉😉😉
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui ainda ficou pior que isso.. estavam nos enrolando para marcar a data, todo mês que eu ia lá falavam que a agenda só abriria no outro mês, foi assim de julho a dezembro! E como falei para a Lorena abaixo, desistimos de casar na igreja no mesmo dia da festa e contratamos um pastor celebrante, muito bom por sinal e ele não proibe nada dessas coisas qur a igreja não quer mais! Enfim resolvemos casar na igreja na sexta que antecede o dia da festa para poder ter o registro na igreja, coisa bem simples, e eles nos enrolaram mais um pouco pra marcar a data e depois me informaram que a agenda só vai abrir em fevereiro, pensa fevereiro!!! E tbm na sexta não vão mais realizar casamentos, kkkkk.. tô rindo mas a vontade de mandar pra outro lugar foi grande, aí desistimos total! Talvez quando tiver casamento comunitário a gente adere, senão fica assim mesmo!
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nada mesmo Lorena, desistimos de casar na igreja no mesmo dia da festa e contratamos um pastor celebrante, muito bom por sinal e ele não exige nada! Enfim íamos casar na igreja na sexta que antecede o dia da festa para poder ter o registro na igreja, coisa bem simples, e eles nos enrolaram mais um pouco paea marcar a data e depois me informaram que a agenda só vai abrir em fevereiro, pensa fevereiro!!! E tbm na sexta não vão maia realizar casamentos, kkkkk.. tô rindo mas a vontade de mandar pra outro lugar foi grande, aí desistimos total! Talvez quando tiver casamento comunitário a gente adere, senão fica assim mesmo!
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Constante Fevereiro 2020 Minas Gerais
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aqui não estou sabendo de nada. Na igreja que pretendo casar ainda não abriu agenda para 2020 mas 2019 já está todo fechado.

    Os padrinho imagino que tem gente que põe muitos e acaba atrasando a igreja, principalmente quando tem outro casamento depois. Nesse caso como faz para entrar 15 minutos antes? Smiley atonished e limitar 6 casais é pouco. Era o meu planejamento inicial mais já passou para 8 casais.

    Não entendi pq não pode daminha e pajem... desde anos tem.

    Quanto a música, se não tiver ofensas não fecho pq não poder.

    Assustei, mas encontrei com um cerimonialista hoje e ele não me falou nada

    • Responder
  • L
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Resumindo não pode praticamente nada 😒😒😒😒 eu em muito chato isso
    • Responder
  • Débora
    Super Noiva Setembro 2019 Mato Grosso
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa gente, não poder entrar de jeito nenhum é fogo em, aqui na minha já teve noivas que choraram com essas regras, tipo sensação de boicote de sonho sabe.
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Legal noivinha, pelo menos não vetaram a entrada das alianças! Aqui não pode mais nada!
    • Responder
  • Débora
    Super Noiva Setembro 2019 Mato Grosso
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A questão das alianças aqui na minha foi definido que tem que ser um casal exemplo de amor eterno que leve as alianças. (avós, tios...)

    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Melhor confirmar com sua paróquia noivinha. Fui em duas outras na minha cidade e todas estão com essas regras nem estão marcando casamento ainda para o ano que vem. Provavelmente estão esperando todas as igrejas se adequarem primeiro!
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por nada linda!! Beijos ❤
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas