Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jani Andrade Saboia
Noiva Master Maio 2019 Piauí

Missal do Casamento | Dicas

Jani Andrade Saboia, dia 17 de Janeiro de 2019 às 10:22 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 3 18

Brides Smiley heart Tudo bem com vocês?
No planejamento do casamento são vários detalhes a serem escolhidos, observados e desde cedo decididos.
No que tange à cerimônia religiosa, tem uma infinidade de detalhes e itens que devem ser observados. Um deles, em especial, é o missal que é um livrinho que é entregue aos convidados na Cerimônia Religiosa, para que eles possam acompanhar todo o rito da celebração.
No meu casamento, eu farei questão de ter o missal, para quem gosta de acompanhar a Missa (como eu e meu noivo) é super interessante, pois assim os convidados entendem melhor cada momento da celebração/missa.
Vamos a alguns detalhes que devem ser observados:
1. Informações primordiais
A capa é a folha de rosto do missal. O ideal é que tenha o nome dos noivos, o nome da igreja, por exemplo, e a data. Já vi em alguns que colocaram o mesmo versículo do convite de casamento.
2. Olho na formatação e personalização
O objeto segue a identidade visual do restante dos itens do casamento. Não podemos esquecer de ter uma certa cautela na escolha da personalização, pois o momento da cerimônia religiosa é algo bem sério. Lembrando ainda, que antes de fazer o missal em grande escala, precisa levar para o pároco aprovar!
No meu caso terá que passar por dois, o padre responsável pela igreja e o padre que irá celebrar o nosso casamento.
3. Informações que poderá conter no missal
Texto e nome do celebrante (seja a base bíblica do sermão, algum ponto de partida do discurso ou – raramente – a fala na íntegra)
Músicas que serão cantadas (completas ou apenas os nomes)
Cronograma enumerado para guiar a cerimônia (ex: entrada das alianças, homenagem da família, hora dos votos…)
Ilustrações leves e simples
Marcação de páginas
Recadinho dos noivos de agradecimento
Foto do casal
Sintonia com a identidade visual do casamento
4. Monograma
Ele é clássico! É bastante comum ele vim em destaque, seja na capa do missal ou na parte interna.
5. Tamanho
Não é para ser um livro, né!? Tentem planejar uma diagramação entre 3 e 6 páginas. Mais do que isso fica muito grande! A não ser em casos de missais bilíngues, que seja necessário colocar também em língua estrangeira.
6. Como entregar aos convidados
Não existe um jeito certo para distribuir o livreto, mas há 3 opções que o meu cerimonial indicou:
- Entregar na entrada da igreja distribuindo ou ir até os convidados após acomodados - - Distribuir no banco da igreja + lágrimas de alegria (por exemplo: estimasse-se que no banco da igreja caibam 6 pessoas, coloca essa quantidade em cada espaço)
- Deixar na entrada da igreja em algum lugar visível da cerimônia – assim, quem quiser pega.

Eu escolhi a opção da entrega na entrada da igreja, junto com as lágrimas de alegria. E na hora que começar a cerimônia, caso alguém chegue atrasado (tomara que isso não aconteça), uma das meninas da equipe irá até a pessoa para entregar.
7. Por que fazer?
Quem opta por confeccionar o missal está fazendo “um mimo” (minha opinião) para os convidados. É um sinal de que os noivos não querem que ninguém perca nenhum detalhe da celebração, ainda que se distraia em algum momento.

O meu missal será tamanho médio quadrado, irá acompanhar a identidade visual do casamento, nas lágrimas de alegria iremos colocar um mini terço; e estamos pensando em colocar a ilustração da estrutura da capela. Quanto ao conteúdo estamos ainda organizando, juntamente com a ajuda do nosso padrinho, que é membro da igreja.
Espero que tenham gostado das dicas, irei deixar algumas inspirações vocês. Qualquer dúvida só perguntar!

Missal do Casamento | Dicas 1
Missal do Casamento | Dicas 2
Missal do Casamento | Dicas 3
Missal do Casamento | Dicas 4
Missal do Casamento | Dicas 5
Missal do Casamento | Dicas 6
Missal do Casamento | Dicas 7
Missal do Casamento | Dicas 8
Missal do Casamento | Dicas 9
Missal do Casamento | Dicas 10

Beijos Smiley love

Meus debates:
1ª reunião para definir músicas do cortejo + missa | #casamentomobem
Detalhes de um casamento católico - #casamentomobem 👰🏻🤵🏻
Lenço para as lágrimas de alegria #casamentomobem 👰🏻
#casamentomobem - a entrega do convite dos pais

18 Respostas

Última atividade por Juliana, dia 18 de Setembro de 2019 às 12:10
  • Juliana
    Noiva VIP outubro 2022 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ia abrir um debate sobre o missal e achei esse seu, Jani! Ótimo debate - Adorei porque sempre quis fazer - é algo que sempre vi na minha comunidade/ igreja! Concordo plenamente com o que vc disse: para nós que somos católicxs, acompanhar o folheto da missa é comum e nada melhor que oferecer o missal de matrimônio - adorei a ideia de incluir as lágrimas de alegria porque não quero que fiquem soltas pelos bancos da igreja!
    Pensei no missal também porque poder acompanhar a cerimônia com clareza a torna ainda mais emocionante: no último fim de semana acompanhei um casamento na mesma igreja (enorme) que vou me casar e o microfone do altar não estava bem ajustado e não se ouviam bem as palavras. Pior ainda, na proclamação do Evangelho, quando os convidados começaram a se sentar e o padre chamou a atenção para que permanecessem em pé... Com o missal isso poderia ter sido evitado! Enfim, cerimônia religiosa de casamento é sacramento e não deve ser usada como alegoria e cenário de um enlace. Noivxs e convidadxs precisam realmente celebrar a união, abençoada por Deus!
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sério Ju? Nossa, agora confirmei que isso é por região mesmo.
    De nada linda Smiley heart

    • Responder
  • Julia Almeida
    Noiva VIP Setembro 2022 São Paulo
    Julia Almeida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que lindo!!!! Nunca tinha visto antes, com certeza iremos fazer! Obrigada por todas as dicas Smiley heart

    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Caramba..rs
    Vai ficar lindo. Qualquer ajuda que precisar, basta me chamar! Beijos

    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada princesa.
    Também não conhecia? Estou surpresa.

    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa Irene, isso deve ser questão de costume mesmo.

    • Responder
  • Aninha
    Noiva VIP Julho 2019 Minas Gerais
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bem diferente e lindo!

    • Responder
  • Laura
    Super Noiva Abril 2020 Minas Gerais
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Realmente nem imaginava que existia viu , mais amei a ideia vou tentar fazer no meu
    • Responder
  • Irene
    Super Noiva outubro 2020 Paraná
    Irene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No casamentos em que fui nenhum tinha, olha que a maioria eram casamentos católicos, mas achei interessante, uma boa ideia pq quem é de fora não ficar perdido (acontece muito hehe).
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Abril 2020 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nunca vi não rs achei bem diferente.
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Você já é a segunda pessoa que fala que não sabia do missal. Estou me sentindo de outro planeta..rs
    Beijo linda.

    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu não me senti ofendida, quis apenas que explicar que as outras coisas não são burocracia, pelo menos para quem é de dentro da igreja. Pois a gente consegue entender porque isso ou aquilo necessita ser feito.
    Sério que nunca viu missal? Caramba! Até nos casamentos evangélicos que já fui tinha. É aquilo de que cada região tem um costume.

    • Responder
  • Laura
    Super Noiva Abril 2020 Minas Gerais
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindo 🥰 não sabia amei a ideia
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Abril 2020 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando eu disse sobre as burocracias, eu não estava falando do missal. Estava falando de outras coisas que eu sei que precisam ser feitas antes do casamento para poder casar. E em momento algum eu disse que são problemas ou complicações. Apenas falei que acho interessante como os casamentos são realizados de forma diferente em cada religião. Dentro do evangelho existem varias denominações (pentecostal, batista, etc) e cada uma também tem os seus ritos. De forma alguma eu falei de maneira perjorativa ou pra ofender, me desculpe se soou dessa maneira. Apenas achei mesmo interessante, porque eu nunca tinha ouvido falar do missal (muito provavelmente porque eu nunca fui a uma igreja católica e nos casamentos católicos que já fui não teve isso). Mais uma vez peço desculpas se te ofendi, realmente não foi minha intenção.
    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que ótimo Karine Smiley heart

    • Responder
  • Jani Andrade Saboia
    Noiva Master Maio 2019 Piauí
    Jani Andrade Saboia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Primeiro isso não é "burocracia" (nem se enquadra isso ou as outras coisas), segundo é opcional várias coisas, faz quem quer.
    Já fui a casamentos evangélicos cheios de ritos, até com uma uma coisa que nunca tinha ouvido falar, que é o rito 'lava-pés', demorou uma eternidade, mas aquilo teve um significado para os noivos.
    É aquilo, para quem vive aquela religião não vê isso como "problemas" ou "complicações", é algo normal do nosso cotidiano.
    Beijos.

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Abril 2020 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, fico chocada em ver como o casamento católico é tão diferente do casamento evangélico. Vocês têm tantos ritos e passagens e “burocracias” rs (não é uma crítica, não me entenda mal, só uma observação). Ficou lindo, até eu queria rs parabéns
    • Responder
  • K
    Noiva Esperta Março 2020 Minas Gerais
    Karine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimaaas dicas! Eu amei.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas