Julyana
Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul

Lista de convidados casamento: como reduzí-la sem stress!

Julyana, dia 19 de Junho de 2015 às 13:30 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 122
Guardado Guardar
Responder

ssssssssssssssss

Você precisa primeiramente saber qual o valor poderá gastar no grande dia.
Só depois de definido o valor que poderá ser gasto, você deve começar a fazer a lista de convidados casamento, já que esta, deve conter um número de convidados que caiba no seu orçamento pois, o custo de muitos itens da festa, é calculado pelo número exato de pessoas.

Outro item importante que deve ser feito, mas que muitos casais não colocam em prática, é fazer lista conjunta (mesmo que ela fique extensa) pois, será bem mais simples para reduzí-la depois.

Portanto, não façam listas separadamente, ela, certamente, ficará mais extensa e possivelmente fora do orçamento.

A tarefa de cortar convidados da lista de casamento é bem difícil, chata e pode se tornar muito mais estressante quando os noivos não sabem como estabelecer critérios claros de corte.

Mas não desespere, agora vou te passar alguns critérios bem eficientes para você reduzir sua lista de convidados casamento, sem stress e com maior confiança. E acredito que a melhor forma para fazer isto com sucesso é estabelecer perguntas-chave de corte e aplicá-las à todos que pensar em convidar para o seu grande dia.

Você não quer aumentar o seu orçamento para convidar pessoas distantes e ausentes da sua vida né?!

Vocês só quer convidar pessoas queridas, que gostam de você, que realmente fazem parte da sua vida e que torcem pelo seu casamento, não é mesmo?

Então faça as seguintes perguntas à você mesma para reduzir a lista de convidados casamento:

ddddddddddddd

1- Eu frequento a casa dessas pessoas, ou, elas costumam frequentar a minha?

2- Essas pessoas participaram da minha vida e do meu noivo nos últimos 2 anos?

3- Eu posso contar sempre com elas quando precisar?

4- Essas pessoas me deram parabéns no meu último aniversário, ou, me desejaram feliz Natal e feliz ano novo?

5- Elas já conversaram alguma vez na vida com o meu noivo?

6- Se eu fizesse uma festa de aniversário hoje eu iria convidar elas, ou, se elas fizessem uma festa de aniversário iriam me convidar?

7- Elas conhecem a nossa história?

8- Elas contribuíram para sermos as pessoas que somos hoje?

9- Elas são importantes para nós?

10- Eu tenho pelo menos uma frase de agradecimento a essas pessoas pelo apoio durante nossa trajetória?

11- Eu já falei com elas sobre o casamento?

12- Saímos alguma vez juntos nos últimos anos?

13- Meus “colegas” de trabalho são também meus “amigos”? Tenho uma relação com eles fora do ambiente de trabalho?

14- Aquela minha amiga de infância/adolescência é minha amiga atualmente?

15- Essas pessoas tornarão o nosso casamento mais divertido, feliz e emocionante?

Agora pense em várias pessoas que você está com dúvida se convida ou não.

Faça essas perguntas pensando nestas pessoas e, se você responder “NÃO” para a maioria dos critérios, não se sinta na obrigação de convidá-las.

Eu sei que vocês noivas queriam poder compartilhar essa alegria com todas as pessoas que estão à sua volta ou que fizeram e fazem parte de sua vida, mas como, hoje em dia, casar não é algo tão acessível, é interessante levar em consideração essas perguntinhas e esses critérios para convidar as pessoas que realmente participam ativamente da sua vida e então conseguir fazer um casamento dentro do orçamento.

Se os pais e sogros estão auxiliando na festa é bacana que eles convidem algumas pessoas que queiram, afinal, é muito orgulho para eles mostrar a felicidade dos filhos para os outros. Só combinem antes qual será o número de convidados que eles poderão chamar e peça para eles aplicarem as mesmas perguntinhas na lista deles.

E mesmo que os pais não estejam ajudando nos gastos, é um gesto educado e carinhoso, combinar o número adequado de pessoas que eles queiram convidar, sempre usando algumas das condições acima e outras mais, se forem necessárias.

Infelizmente, no Brasil, ainda há tradição de convidar todo mundo que os noivos, os pais e os sogros conhecem, fazer casamentos de 500 convidados, ainda assim, é super normal.

Mas percebemos que isto está mudando aos poucos e, cada vez mais, a tendência é fazer casamentos mais enxutos (ainda bem né?).

Como a tradição de convidar “todo mundo” ainda é um pouco forte, os seus pais e sogros podem sentir a necessidade de convidar todos amigos e parentes deles, até aqueles que nem você, nem eles, encontram há anos!!
Por isto, é importante que você e seu noivo tenham uma conversa com eles, mostrando as dificuldades com o orçamento (afinal hoje em dia tudo é beeem mais caro que antes), explicando que os custos da maioria dos itens estão relacionados à quantidade exata de convidados, que as coisas estão mudando e que, não está se usando mais convidar tantas pessoas como antigamente.

Se eles querem convidar muitas pessoas que não cabem na lista de vocês, é muito importante ter esta conversa pois, se você simplesmente não deixar eles convidarem certas pessoas e ponto, sem explicar os verdadeiros motivos, eles podem se chatear e acabar brigando com você, o que vai gerar mais um estresse.

Muita coisa ainda precisa mudar nas cerimônias de casamento do Brasil, principalmente sobre essa questão. Que tal então cada noivinha ajudar nessa mudança de pensamento sobre os seus convidados, colocando em ação critérios para reduzir a lista e compartilhar esse momentão tão importante apenas com pessoas que realmente são especiais, que te amam e que apoiam esta união?!

Com certeza, se a maioria das noivas no Brasil começarem adotar essas medidas, daqui a alguns uns anos, se tornará normal convidar apenas as pessoas mais próximas ao casal, e não haverá mais o problema de se sentir “obrigada” a chamar pessoas que os noivos não querem por causa do “ela vai ficar chateada” ou, “por educação”. Concorda comigo?

Essa mudança de pensamento e atitude já está acontecendo. Se cada vez mais noivas optarem em praticá-la, este formato vai ficando cada vez mais forte, até que, se tornará normal convidar apenas as pessoas realmente importantes, assim como já ocorre nos casamentos dos Estados Unidos, por exemplo!!!

Portanto, não fique preocupada em querer agradar a todos. Não se sinta na obrigação de convidar pessoas apenas por convidar; por obrigação, ou por se fazer de educada, vindo a ultrapassar o numero limite, pré-estabelecido, de convidados. Pois, se você não respeitar esse limite, os mais prejudicados serão você e seu noivo, que vão ficar cheios de dívidas.

Então, analise com atenção, carinho e cuidado todos os fatores de corte, os mencionados aqui neste post, e tantos outros que vão surgindo no momento de fazer a difícil lista de convidados.

Casamento é algo íntimo, um momento sublime de duas pessoas que se amam e sonharam com esse momento por meses. Você e seu noivo não têm intenção de magoar ninguém e, sem dúvidas, estão fazendo o melhor que podem.

Fonte:

http://vireinoiva.com.br/lista-de-convidados-casamento/

122 Respostas

  • Maíra
    Noiva Ativa Abril 2019 São Paulo
    Maíra ·
    • Denunciar
    Eu tô super incomodada com a minha mãe querer convidar todas as primas Dela Smiley angry Não tenho contato com nenhuma, muito menos intimidade. Mas "por educação" e pra não deixar minha mãe triste, vou acabar tendo que convidar. Não sei como conversar sobre isso com ela 😢 Me ajudem!
    • Responder
  • Gersiquele
    Noiva Ativa Julho 2020 São Paulo
    Gersiquele ·
    • Denunciar
    Realmente.. se deixar chamamos todos, mais não dar ner. Então, algumas devem sim ser cortadas!!
    • Responder
  • Lauanne
    Noiva Constante Abril 2018 Rio de Janeiro
    Lauanne ·
    • Denunciar

    Nossa perfeito!!

    • Responder
  • Maria
    Noiva Ativa Julho 2018 Pernambuco
    Maria ·
    • Denunciar

    Uau, perfeito!

    • Responder
  • Lorhanny Rangel
    Noiva Ativa Dezembro 2020 Rio de Janeiro
    Lorhanny Rangel ·
    • Denunciar
    Ótimas dicas!! Obrigada
    • Responder
  • Lorrayne
    Noiva Constante Setembro 2017 Minas Gerais
    Lorrayne ·
    • Denunciar

    ótimas dicas, muito úteis. rsrsrsrs

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Novata Março 2018 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    Opacas. ..belíssimas dicas. Estava tão difícil fazer cortes. Vou usar essas perguntas. Já enviei para meu noivo RS. Amei. Obrigada
    • Responder
  • F
    Noiva Curiosa Junho 2017 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar

    Essas dicas vão me ajudar muito, nossa primeira lista está com 300 convidados (e não se encaixa no meu orçamento), 50% são nossos familiares e não estávamos conseguindo reduzir.

    Agora sim, temos alguns critérios a seguir.

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Constante Outubro 2017 Paraná
    Alessandra ·
    • Denunciar

    Então, pelo menos o meu vai ser em setembro, acho que algumas pessoas não vão poder vim, apesar de ser na semana do feriado.

    • Responder
  • Julyana
    Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul
    Julyana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Meu casamento no civil!!! 04/03/2016

    Casei!!!!!!!!!! fotos!

    Muito obrigada!! Smiley laugh

    • Responder
  • Julyana
    Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul
    Julyana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Kkkkkkkkkkkkk

    boa sorte!

    Meu casamento no civil!!! 04/03/2016

    Casei!!!!!!!!!! fotos!

    Muito obrigada!! Smiley laugh

    • Responder
  • Julyana
    Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul
    Julyana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Huuuruuuu

    espero que ajude, Lirian Smiley heart

    • Responder
  • Julyana
    Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul
    Julyana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    :/ tenso

    no meu caso ajudou estar casando em outro estado,muitos nao puderam vir kkk

    • Responder
  • Julyana
    Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul
    Julyana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Boa sorte, Carol!

    • Responder
  • Julyana
    Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul
    Julyana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Meu casamento no civil!!! 04/03/2016

    Casei!!!!!!!!!! fotos!

    Muito obrigada!! Smiley laugh

    • Responder
  • Julyana
    Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul
    Julyana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Meu casamento no civil!!! 04/03/2016

    Casei!!!!!!!!!! fotos!

    Muito obrigada!! Smiley laugh

    • Responder

Responda a este debate

×

Artigos relacionados