Juliana
Destacada Maio 2019 São Paulo

Como estou organizando meu casamento sozinha #experiência 👰

Juliana, dia 7 de Março de 2019 às 13:15 Publicado em Fórum Organizar um casamento

Olá a todos, como estão???

Eu vejo muitos debates sobre como organizar um casamento sozinha e resolvi contar a minha experiência para vocês.

Estamos há 71 dias do casamento e a ansiedade só aumenta!!!! 😍😍😍 Parece que o dia não vai chegar nunca e isso piora tudo. Eu andei meio sumida aqui da comu e pra quem leu meus últimos debates sabe: a ansiedade me pegou. Já sofria com alguns problemas com a "famosa" mas não tinha relação com o casamento, há algumas semanas voltou com tudo e dessa vez foi por causa do casamento. Vou falar um pouco mais sobre isso nos tópicos abaixo:

Analise seu emocional e sentimental. Isso é muito importante gente. Desde o começo eu decidi que queria fazer tudo do meu casamento sozinha, decoração, centro de mesa, altar, caminhos até o altar... achei que daria conta, mas quando vi quantas coisas tinham, resolvi contratar e só ficar com a parte de correr atrás dos fornecedores. No começo eu AMAVA, era tudo belesinha. Pesquisei, fiz minha agenda, tinha planilha e todo tipo de cronograma. Estava sendo super organizada (mega importante, seja organizada), coisa que eu não sou haha. Como sabia que daria trabalho, me organizei direitinho e estava dando conta de tudo. Pesquisava vários fornecedores pra orçar, comparar valor x serviço e ver qual valia a pena. E realmente eu estava dando conta, eu fiquei com a parte de pesquisar e marcar reuniões e meu noivo com a parte de orçamentos e pagamentos. Comecei esquecendo um detalhisinho na empresa mas achei que não era nada, no outro mês esqueci outra coisa, não tinha sono e quando vi por mim estava esgotada emocionalmente de tantas coisas que tinha pra resolver. Afetou minha vida profissional, sentimental, eu fiquei hiper sensível e irritada. Estava fazendo várias coisas e pra quem já casou ou está correndo atrás sabe, são muitos detalhes. Não tinha nenhuma amiga ou madrinha me ajudando e acredito que fazer tudo sozinha me consumiu. Ou seja, pra organizar sem um cerimonial é essencial saber controlar sua ansiedade e nervosismo.

Tenha uma agenda da noiva, cronogramas e planilhas. Se você não possui cerimonialista, ANOTE TUDO. primeira coisa que eu fiz foi pesquisar o papel da cerimonialista e o que ela fazia. Li muitos artigos, pesquisei bastante. Fiz planilha de organização de casamento e pagamentos, pesquisei vários cronogramas e adaptei para o estilo do meu casamento. Fiz a minha agenda da noiva em casa, peguei um modelo da internet e montei a minha. E eu digo TENHAM UMA AGENDA DA NOIVA, nesse período ela vira sua melhor amiga. Casamento te MUITOS DETALHES, agenda, planilhas e cronogramas ajudam você a não esquecer nadinha, além de ajudar com datas e períodos para o fechamento de casa um.

Tenha em mente um orçamento. É importantíssimo estabelecer um valor desde o inicio. Eu separei até que valor gastaria com cada fornecedor do casamento e isso me ajudou demais. Mesmo que com o decorrer do tempo você passa do valor que estipulou, você consegue ter um controle melhor dos seus gastos.

Fornecedores. No tópico 2 eu disse que adaptei a minha agenda para o meu estilo de casamento, ou seja eu verifiquei quais fornecedores nós queríamos, exemplo decoração, buffet, mesas e cadeiras... O que achavamos importante e estipulei um valor para cada um deles. Também busquei inspirações (imagens) de como queria a decoração, mesas, vestidos... Assim já tinha em mente o que eu queria. Facilita muito na hora de procurar e consegue deixar bem claro o que vocês desejam.

Li vários debates "o que deu certo x o que não deu certo" aqui da comu que me AJUDOU demais quando se tratava de fornecedor. Sempre pesquisava da minha região ou próximo, orçava, conversava com antigos clientes, pesquisei no "reclame aqui", antigas experiências, que diferencial eles possuiam, se era o que eu e meu noivo queria, qual compensava mais e como era o serviço que ofereciam e assim ia selecionando e já desclassificando alguns. JAMAIS feche um fornecedor se não tiver certeza ou se restar dúvidas para que não tenham arrependimentos ou quebra de contrato depois. Sempre leia o contrato antes de assinar, veja se tudo que foi conversado está ali e se não possui algo a mais. Caso não entenda algo que está escrito procure saber antes de assinar. Sempre lembrando que você possui um orçamento e deve fazer tudo de acordo com ele.

Leia os debates das casadinhas aqui da comu. SIM BENINAS, me ajudou demais. Peguei muitas dicas com as experiências que elas tiveram, sempre anotando e vendo as precauções que tinha que tomar.

Faça você mesmo:

Save the date: fiz nesse site. Ele disponibiliza vários modelos e é gratuito. Mandei pelo wpp

Manual dos padrinhos: Busquei um modelo na internet pra servir como inspiração, fiz no site canva e imprimi em um papel mais durinho.

Caixinha padrinhos: Comprei as caixinhas em uma loja de artesanato da minha cidade, comprei letrinhas, tinta e a cola e pintei em casa com esponjinha. Para colocar dentro da caixinha eu comprei palha decorativa e 2 bombons, e coloquei junto com o manual. (Terei 4 casais e gastei pouco mais de 30 reais)

Convite de casamento: Peguei o meu no site "blog da Maria Fernanda" ela disponibiliza para casamento, chás... um mais lindo que o outro, ela ensina como mexer e baixar as fontes. Vou imprimir em uma gráfica.

Convite do chá: Peguei no "blog da Maria Fernanda" também e vou imprimir em um papel mais durinho.

Fotos do dia C. Sabe aquelas fotos que você olha e fala "Quero tirar uma assim no meu casamento"? Faça uma pasta no seu computador/ celular e mande para o seu fotografo informando que é essencial que ele tire fotos de vocês assim.

Sempre faça reuniões com fornecedores. Li um debate aqui de uma noiva e nunca esqueci: ela não teve cerimonialista e teve muito prejuízo no casamento com isso. Tudo saiu diferente do que ela fechou, além do fato de que alguns itens não estavam lá no grande dia. Por isso eu sempre mantenho contato com meus fornecedores, sempre mando mensagem e marco reuniões, principalmente perto da data do casamento. Com uma semana de antecedência vou marcar com cada um para relembrar e no dia ninguém dizer que esqueceu algo haha.

ATUALIZANDO****

Esqueci de falar de algo de GRANDE IMPORTÂNCIA:

Roteiro. Não sei se todas vão contratar cerimonialista para o dia. Acho de extrema importância ter uma equipe. Você poderá aproveitar tudo sem preocupações e se divertir bastante. Para as que não vão ter, façam o roteiro do dia do casamento. Eu sugiro dois:

Roteiro de coisas que não pode esquecer como: perfume, aliança, buque, coroa, véu, lingerie para usar debaixo do vestido, desodorante... coisas que são importante pra você.

Roteiro do dia C: Esse roteiro é de tudo que irá acontecer no seu casamento, desde a entrada até o final dela. Como estou montando o meu:

entradas - plaquinha com daminha (aqui você colocar a música que deve tocar);

pais (música que deve tocar)

padrinhos (música que deve tocar)

noivo (música que deve tocar)

florista (música)

noiva (música)

aliança (música)

... e assim vai.

Na outra parte você irá colocar como as coisas devem acontecer. Exemplo: entradas, saída dos noivos para tirar fotos, liberação da entrada do jantar, noivos voltam da fotos, fotos na mesa do bolo com pais, padrinhos e familia. Liberação do jantar, liberação totem, liberação pista de dança... Aqui vocês vão montar como tudo deve acontecer e assim entregar aos fornecedores. Você também pode fazer um completo e um para cada fornecedor de acordo com sua função e atividades que irão ter no dia e entregar pra ele. Faça uma mais detalhada e uma mais simples e entregue ambas, sente com eles e explique como será. Se achar melhor pode montar isso com cada um deles e no final fazer um roteiro completo com todas as atividades. É importante entregar e deixar claro como acontecerá.

Quero deixar claro que eu não fiz esse debate para desencorajar ninguém, fiz porque quero que vocês saibam o que vem pela frente e como devem se preparar para que tudo possa ocorrer bem no dia de vocês.

Acho que é isso gente, se eu lembrar de algo mais venho aqui e edito. Espero que possa ajudar quem está planejando ou pretende fazer isso por conta própria.

Um beijo grande a todos!

Compartilhe em:

98 Respostas

• Jussara
    Noiva VIP Novembro 2019 São Paulo
    Jussara ·

Ju, agora lendo seu debate, vi que você falou coisa importantes como reuniões com os fornecedor e vou fica mais experta com isso.

Obrigada

• Kely
    Noiva Ativa Setembro 2021 São Paulo
    Kely ·

Muito obrigada por compartilhar. Para quem não tem noção por onde começar, planejamento e troca de figurinhas com quem passou ou está passando por esse momento é importante.

• Beatriz
    Super Noiva Maio 2020 Rio de Janeiro
    Beatriz ·

Noivinha, seu debate foi mt importante e esclarecedor, tenho ctz q vai ajudar muitas noivas aqui a se organizarem. eu venho me organizando ha bastante tempo, uso bastante planilhas e check-lists e isso ajuda muuuuito, assim vejo q to no tempo certinho. meu maior investimento foi na cerimonialista/assessora, to confiando minhas vida nela de q vai sair tudo perfeito hahahaha

• Fernanda
    Noiva Ativa Abril 2020 São Paulo
    Fernanda ·
    Que ótimo Ju, obrigada por compartilhar sua experiência, isso ajuda muito, o que ajuda mais ainda é sua sinceridade, as coisas não são mil maravilhas nem tão fáceis como dizem ser. Precisamos de depoimentos assim. Obrigada
  • Beatriz
    Noiva Constante Outubro 2020 Rio de Janeiro
    Beatriz ·

Amei as indicações dos sites. Eu contratei cerimonialista, mas estou basicamente pesquisando tudo sozinha... E a parte de lembrancinhas, convites e tudo mais que eu puder fazer, farei!!! rs

• Juliana
    Juliana ·
    Ver mensagem citada

Oi Thayane, então procurei no nosso querido amigo google kkk Eu olhava todos os modelos que encontrava, peguei o que achei mais completo e mudei/ acrescentei algumas coisas de acordo com o estilo do meu casamento ou se via a necessidade. Tente pegar em sites profissionais de casamento, veja vários, porque muitas vezes eles tiram ou acrescentam.

• Ana Santos
    Noiva Constante Outubro 2020 São Paulo
    Ana Santos ·

Oie noivinha, tudo bem?

Realmente são muitas coisas que temos que planejar. Eu fechei um local bem completo sabe... com portaria, segurança, manobrista, banherista, Dj e pista de dança, cadeiras, mesas enfim muitas coisa inclusa.. o local esta me deixando bastante segura mas tem ainda muita coisa para resolver...

Quero cuidar juntamente com o noivo cada detalhe... alias ele é bem participativo e estou muito feliz com isso. Tenho uma madrinha que ate me deu o caderno de noiva, fiquei emocionadíssima.

Ela esta me ajudando muitíssimo!

Pretendemos fechar com uma cerimonialista somente para o dia, não quero preocupações.

• Thayane
    Noiva Constante Outubro 2021 Paraná
    Thayane ·

Oi noivinha. Adorei as dicas!! Uma perguntinha, poderia nos indicar os cronogramas e planilhas que você encontrou para organizar seu casamento?

• Ana Paula
    Noiva Principiante Abril 2019 São Paulo
    Ana Paula ·
    Ver mensagem citada
    Ah faltam minhas forminhas tb, inclusive vou comprar já pela internet! Kkkkk
    Nao acho não, são coisas que vc pode resolver em um final de semana.
  • Juliana
    Juliana ·
    Ver mensagem citada

Que belesinhaaa. Falta nossos sapatos, os pajens e a daminha ainda estão escolhendo as roupas, minha mãe não decidi qual roupa vai usar, as forminhas dos doces, os votos e separar as músicas de acordo com os momentos, lingerie... Me caso dia 18/05, acha que tô muito atrasada?

• Ana Paula
    Ana Paula ·
    Ver mensagem citada
    Fechei tudo! Faltam pequenos detalhes como: ensaiar nossa dança, o sapato do noivo e das minhas filhas que serão daminhas, minha lingerie e acessórios. Mas to vem tranquila, resolvo em 1 dia a maioria disso tudo.

Quando vc casa? Falta muita coisa?
  • Juliana
    Juliana ·
    Ver mensagem citada

Ana, eu queria estar assim, agora o pensamento de "vou sentir falta" está batendo na porta haha

já fechou tudinho? estou com medo de estar atrasada.

• Ana Paula
    Ana Paula ·

Ótimo post.

Eu também organizei tudo sozinha, contratei assessoria apenas para o dia. Estou há 16 dias do casamento e estou bem tranquila. Cuidei de cada detalhe com muito carinho, ficou tudo bem a nossa cara, nosso time de fornecedores me parece ótimo (descobriremos no dia rs), e eu curti demais organizar tudo. Diferente do que geralmente é, pra mim foi ótimo todo esse processo e com certeza sentirei saudades. Todos estão surpresos com a minha tranquilidade rsrs

• Juliana
    Juliana ·
    Ver mensagem citada

Lauany, muito obrigada pela dica, vou anotar aqui!

• Lauany
    Noiva VIP Março 2019 São Paulo
    Lauany ·

Juliana , te aconselho faltando 8 dias para o casamento marca uma reunião com todos os fornecedores juntos e no espaço que será a festa , assim vcs já montam o mapa da festa , meu cerimonial fez isso e foi de extrema importância pois assim todos já sabiam aonde cada um ficaria e durante a reunião quem não estava de acordo com algo já passava que assim conseguimos nos preparar com antecedência.

Minha festa foi um sucesso e isso resultou no trabalho do cerimonial e no entrosamento de todos fornecedores, fizemos tbm um grupo no whats cm todos que assim se surgisse alguma dúvida conseguimos um contato mais rápido e que todos tivesse acesso.

• Juliana
    Juliana ·
    Ver mensagem citada

Ale, a agenda da noiva possui todos os detalhes do casamento e estipula datas para não ficar na correria depois e não esquecer de fazer nadinha depois. No caso pra mim, que não tenho cerimonialista foi essencial.

Esse site disponibiliza, se quiser dar uma olhada: https://www.namoradacriativa.com/2018/06/diy-planner-da-noiva.html

Responda a este debate

Artigos relacionados