Juliana
Destacada Maio 2019 São Paulo

Como estou organizando meu casamento sozinha #experiência 👰

Juliana, dia 7 de Março de 2019 às 13:15 Publicado em Fórum Organizar um casamento

Olá a todos, como estão???

Eu vejo muitos debates sobre como organizar um casamento sozinha e resolvi contar a minha experiência para vocês.

Estamos há 71 dias do casamento e a ansiedade só aumenta!!!! 😍😍😍 Parece que o dia não vai chegar nunca e isso piora tudo. Eu andei meio sumida aqui da comu e pra quem leu meus últimos debates sabe: a ansiedade me pegou. Já sofria com alguns problemas com a "famosa" mas não tinha relação com o casamento, há algumas semanas voltou com tudo e dessa vez foi por causa do casamento. Vou falar um pouco mais sobre isso nos tópicos abaixo:

Analise seu emocional e sentimental. Isso é muito importante gente. Desde o começo eu decidi que queria fazer tudo do meu casamento sozinha, decoração, centro de mesa, altar, caminhos até o altar... achei que daria conta, mas quando vi quantas coisas tinham, resolvi contratar e só ficar com a parte de correr atrás dos fornecedores. No começo eu AMAVA, era tudo belesinha. Pesquisei, fiz minha agenda, tinha planilha e todo tipo de cronograma. Estava sendo super organizada (mega importante, seja organizada), coisa que eu não sou haha. Como sabia que daria trabalho, me organizei direitinho e estava dando conta de tudo. Pesquisava vários fornecedores pra orçar, comparar valor x serviço e ver qual valia a pena. E realmente eu estava dando conta, eu fiquei com a parte de pesquisar e marcar reuniões e meu noivo com a parte de orçamentos e pagamentos. Comecei esquecendo um detalhisinho na empresa mas achei que não era nada, no outro mês esqueci outra coisa, não tinha sono e quando vi por mim estava esgotada emocionalmente de tantas coisas que tinha pra resolver. Afetou minha vida profissional, sentimental, eu fiquei hiper sensível e irritada. Estava fazendo várias coisas e pra quem já casou ou está correndo atrás sabe, são muitos detalhes. Não tinha nenhuma amiga ou madrinha me ajudando e acredito que fazer tudo sozinha me consumiu. Ou seja, pra organizar sem um cerimonial é essencial saber controlar sua ansiedade e nervosismo.

Tenha uma agenda da noiva, cronogramas e planilhas. Se você não possui cerimonialista, ANOTE TUDO. primeira coisa que eu fiz foi pesquisar o papel da cerimonialista e o que ela fazia. Li muitos artigos, pesquisei bastante. Fiz planilha de organização de casamento e pagamentos, pesquisei vários cronogramas e adaptei para o estilo do meu casamento. Fiz a minha agenda da noiva em casa, peguei um modelo da internet e montei a minha. E eu digo TENHAM UMA AGENDA DA NOIVA, nesse período ela vira sua melhor amiga. Casamento te MUITOS DETALHES, agenda, planilhas e cronogramas ajudam você a não esquecer nadinha, além de ajudar com datas e períodos para o fechamento de casa um.

Tenha em mente um orçamento. É importantíssimo estabelecer um valor desde o inicio. Eu separei até que valor gastaria com cada fornecedor do casamento e isso me ajudou demais. Mesmo que com o decorrer do tempo você passa do valor que estipulou, você consegue ter um controle melhor dos seus gastos.

Fornecedores. No tópico 2 eu disse que adaptei a minha agenda para o meu estilo de casamento, ou seja eu verifiquei quais fornecedores nós queríamos, exemplo decoração, buffet, mesas e cadeiras... O que achavamos importante e estipulei um valor para cada um deles. Também busquei inspirações (imagens) de como queria a decoração, mesas, vestidos... Assim já tinha em mente o que eu queria. Facilita muito na hora de procurar e consegue deixar bem claro o que vocês desejam.

Li vários debates "o que deu certo x o que não deu certo" aqui da comu que me AJUDOU demais quando se tratava de fornecedor. Sempre pesquisava da minha região ou próximo, orçava, conversava com antigos clientes, pesquisei no "reclame aqui", antigas experiências, que diferencial eles possuiam, se era o que eu e meu noivo queria, qual compensava mais e como era o serviço que ofereciam e assim ia selecionando e já desclassificando alguns. JAMAIS feche um fornecedor se não tiver certeza ou se restar dúvidas para que não tenham arrependimentos ou quebra de contrato depois. Sempre leia o contrato antes de assinar, veja se tudo que foi conversado está ali e se não possui algo a mais. Caso não entenda algo que está escrito procure saber antes de assinar. Sempre lembrando que você possui um orçamento e deve fazer tudo de acordo com ele.

Leia os debates das casadinhas aqui da comu. SIM BENINAS, me ajudou demais. Peguei muitas dicas com as experiências que elas tiveram, sempre anotando e vendo as precauções que tinha que tomar.

Faça você mesmo:

Save the date: fiz nesse site. Ele disponibiliza vários modelos e é gratuito. Mandei pelo wpp

Manual dos padrinhos: Busquei um modelo na internet pra servir como inspiração, fiz no site canva e imprimi em um papel mais durinho.

Caixinha padrinhos: Comprei as caixinhas em uma loja de artesanato da minha cidade, comprei letrinhas, tinta e a cola e pintei em casa com esponjinha. Para colocar dentro da caixinha eu comprei palha decorativa e 2 bombons, e coloquei junto com o manual. (Terei 4 casais e gastei pouco mais de 30 reais)

Convite de casamento: Peguei o meu no site "blog da Maria Fernanda" ela disponibiliza para casamento, chás... um mais lindo que o outro, ela ensina como mexer e baixar as fontes. Vou imprimir em uma gráfica.

Convite do chá: Peguei no "blog da Maria Fernanda" também e vou imprimir em um papel mais durinho.

Fotos do dia C. Sabe aquelas fotos que você olha e fala "Quero tirar uma assim no meu casamento"? Faça uma pasta no seu computador/ celular e mande para o seu fotografo informando que é essencial que ele tire fotos de vocês assim.

Sempre faça reuniões com fornecedores. Li um debate aqui de uma noiva e nunca esqueci: ela não teve cerimonialista e teve muito prejuízo no casamento com isso. Tudo saiu diferente do que ela fechou, além do fato de que alguns itens não estavam lá no grande dia. Por isso eu sempre mantenho contato com meus fornecedores, sempre mando mensagem e marco reuniões, principalmente perto da data do casamento. Com uma semana de antecedência vou marcar com cada um para relembrar e no dia ninguém dizer que esqueceu algo haha.

ATUALIZANDO****

Esqueci de falar de algo de GRANDE IMPORTÂNCIA:

Roteiro. Não sei se todas vão contratar cerimonialista para o dia. Acho de extrema importância ter uma equipe. Você poderá aproveitar tudo sem preocupações e se divertir bastante. Para as que não vão ter, façam o roteiro do dia do casamento. Eu sugiro dois:

Roteiro de coisas que não pode esquecer como: perfume, aliança, buque, coroa, véu, lingerie para usar debaixo do vestido, desodorante... coisas que são importante pra você.

Roteiro do dia C: Esse roteiro é de tudo que irá acontecer no seu casamento, desde a entrada até o final dela. Como estou montando o meu:

entradas - plaquinha com daminha (aqui você colocar a música que deve tocar);

pais (música que deve tocar)

padrinhos (música que deve tocar)

noivo (música que deve tocar)

florista (música)

noiva (música)

aliança (música)

... e assim vai.

Na outra parte você irá colocar como as coisas devem acontecer. Exemplo: entradas, saída dos noivos para tirar fotos, liberação da entrada do jantar, noivos voltam da fotos, fotos na mesa do bolo com pais, padrinhos e familia. Liberação do jantar, liberação totem, liberação pista de dança... Aqui vocês vão montar como tudo deve acontecer e assim entregar aos fornecedores. Você também pode fazer um completo e um para cada fornecedor de acordo com sua função e atividades que irão ter no dia e entregar pra ele. Faça uma mais detalhada e uma mais simples e entregue ambas, sente com eles e explique como será. Se achar melhor pode montar isso com cada um deles e no final fazer um roteiro completo com todas as atividades. É importante entregar e deixar claro como acontecerá.

Quero deixar claro que eu não fiz esse debate para desencorajar ninguém, fiz porque quero que vocês saibam o que vem pela frente e como devem se preparar para que tudo possa ocorrer bem no dia de vocês.

Acho que é isso gente, se eu lembrar de algo mais venho aqui e edito. Espero que possa ajudar quem está planejando ou pretende fazer isso por conta própria.


Um beijo grande a todos!

Compartilhe em:

83 Respostas

  • Juliana
    Destacada Maio 2019 São Paulo
    Juliana ·
    Ver mensagem citada

    Ale, a agenda da noiva possui todos os detalhes do casamento e estipula datas para não ficar na correria depois e não esquecer de fazer nadinha depois. No caso pra mim, que não tenho cerimonialista foi essencial.

    Esse site disponibiliza, se quiser dar uma olhada: https://www.namoradacriativa.com/2018/06/diy-planner-da-noiva.html

  • Alessandra
    Noiva Constante Setembro 2020 São Paulo
    Alessandra ·
    Nossa, essa sua postagem é um alento a todas! Primeiro fornecedor que fechamos foi a cerimonialista dia, para eu não ficar louca também no dia. Bem q eu queria a parcial, mas não achei que fosse compensar pq quando contratamos ela já tinha metade dos fornecedores mais caros já definidos...
    Mas uma coisa é fato: a gente fica louca!!!

    Agora me fala, pq essa agenda da noiva é tal importante? Estou usando o cronograma do app aqui, e tem ajudado, será que essa outra ajudaria mais?
  • Ana Beatriz
    Noiva Ativa Junho 2020 Pernambuco
    Ana Beatriz ·
    Nunca tinha lido um debate que me ajudou tanto muitoooo obrigada mesmooo
  • P
    Noiva Ativa Dezembro 2019 Minas Gerais
    Patrícia ·

    ótimas dicas, e parabéns. eu além de não ter dotes para fazer as coisas, acho particularmente difícil organizar um casamento, então de cara contratei uma cerimonial.

  • Adriana
    Noiva Curiosa Março 2020 Espírito Santo
    Adriana ·
    Adorei a dica dos convites
  • Géssica
    Noiva Esperta Outubro 2019 Santa Catarina
    Géssica ·

    Verdade noivinha, a ansiedade é o maior problema... Mas temos que manter os pés no chão e ir com calma.
    Suas dicas são valiosas, parabéns pelo esforço!

  • Cláudia Lima
    Noiva Constante Maio 2019 São Paulo
    Cláudia Lima ·

    Excelente debate noivinha.

  • Alessandra
    Noiva Ativa Dezembro 2019 Bahia
    Alessandra ·

    Amei as dicas noivinha! Fico triste que você tenha ficado tão ansiosa, meu noivo tbm é e tem ficado um pouco por causa do casamento. Espero que dê tudo certo no casamento de vcs!

  • Nayara
    Destacada Março 2021 São Paulo
    Nayara ·

    Ótimas dicas noivinha, também estou organizando sozinha e realmente, se não planejarmos tudo direitinho e com calma, não anda! Depois conta pra nós o resultado

  • Ana
    Noiva Principiante Dezembro 2019 São Paulo
    Ana ·
    Ótimo noivinha, adorei as dicas, preciso fazer essa agenda logo rs e por mais que eu contrate um cerimonialista, vou ficar atenta às datas horários e tudo porque sou bem ansiosa e detalhista, nosso dia tem q ser especial neh. Obrigada😘
  • Danny
    Destacada Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·

    Bem show noivinha!! Parabéns!!

  • Marcele
    Noiva Ativa Outubro 2020 Rio de Janeiro
    Marcele ·

    Obrigada por compartilhar essas dicas. Estou organizando o meu também e ajudou bastante!

  • Geyse
    Noiva Esperta Junho 2019 Maranhão
    Geyse ·

    Nossa debate maravilhoso, muito produtivo obrigada por compartilhar conosco dicas valiosas como essas

  • Katlen
    Noiva Constante Dezembro 2019 Distrito Federal
    Katlen ·

    Que dicas preciosas!

    Muito obrigada Noivinha, isso será de grande importância para mim e para muitas outras noivinhas desesperadas!

  • Micaelle
    Noiva Esperta Novembro 2019 Mato Grosso do Sul
    Micaelle ·

    Obrigada pelos suas dicas maravilhosas bride!!!!

  • Sara Tayane
    Noiva VIP Agosto 2019 Rio Grande do Norte
    Sara Tayane ·
    Nossa, dicas V A L I O S A S!!! Você explica tudo muito bem e me ajudou em bastante coisa!

Responda a este debate

×

Artigos relacionados