Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Letícia
Noiva Master Novembro 2022 São Paulo

Apartamento na Planta? | Paulada! 💔

Letícia, dia 19 de Maio de 2020 às 23:19 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 3 33
Quem casa, quer 🏠!



Só não sejam inocentes e acreditem 100% nos corretores 🤦🏻‍♀️

Eles querem o comissionamento e já sabem como vender

Acontece que no contrato os valores de Taxas de ITBI, Registro, Escrituração e VÁRIAS outras coisas não são explícitas e foi nessa que mesmo a estudante de direito, SE LASCOU 💔

Vamos lá.. Minha história de adrenalina, choro e alívio!

Em Setembro do ano passado compramos um apartamento na Planta que está para ser entregue agora no final do ano. Li, reli, questionei os advogados e mesmo assim me surpreendi! A nossa corretora e o gerente do empreendimento nos disseram que não teríamos semestrais para arcarmos, já que compramos o apartamento quando ele já estava sendo construído e achamos isso perfeito. Mas não nós disseram que teríamos que pagar R$11.200 de taxas de ITBI, Registro, Escrituração e outras coisas. Isso sem contar o valor das chaves que ainda não sabemos ao certo quanto será 🤦🏻‍♀️
Para nós, o Financiamento foi vantajoso e a Caixa aprovou o valor que precisávamos.


O triste foi receber a notícia deste valor gigante a ser pago (uma parte R$4.800, À VISTA) e isso me deu um choque, pois não tínhamos guardado 💰 para isso 🤷🏻‍♀️



Meu testemunhoSmiley laughepois de chorar por um dia, surtar com meu noivo e querer desistir do apartamento (mesmo com contrato assinado, FGTS resgatado, Financiamento aprovado e entrada paga), fui surpreendida por DEUS.

Eu só soube chorar, e enquanto meu noivo me escrevia para ter calma e confiar, eu me sentia inconsequente e fraca. Até que fiz uma oração em choro, só tive forças para pensar "Deus, não tenho palavras. Então por favor recebe as minhas lágrimas. E me consola!" Depois disso, ouvi a voz de Deus me dizendo: "Vou te abraçar agora, mas antes abra a minha palavra"

E o versículo que saiu foi:
Êxodo 14: 14 O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.
A nossa saída até então, era pedir o dinheiro emprestado e ter a possibilidade de recebermos um não. Mas Deus pelejou por nós, nos concedeu sabedoria e discernimento e pudemos negociar com a construtora o parcelamento de uma parte do valor e pudemos nos organizar (planilha) e achamos uma forma de conseguirmos cumprir com nossos compromissos.

Sendo o valor citado só de TAXAS, fora valor da parcela do financiamento + casamento e outras coisas.



Testemunho final: o Senhor honra aqueles que o buscam e confiam, ele é Pai de detalhes!


E para aqueles que planejam comprar um apartamento na planta, nossa dica é: Saibam que virá valores inesperados. Sempre ouvimos isso e nunca demos atenção, achando que os outros quem eram desatentos ao contrato, mas a verdade é que para quem não tem a malícia do mercado imobiliário, se perde sim com a forma que é escrito, o jeito que se vende e também a falta de clareza.Calculem entorno de 6% a 8% do valor do imóvel, de taxas.

E boa sorte para vocês 🥰❤️

33 Respostas

Última atividade por Yasmin, dia 20 de Maio de 2020 às 16:04
  • Yasmin
    Noiva Constante Dezembro 2021 Rio de Janeiro
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tava nervosa enquanto lia, maas Deus é muuuito bom noivinha!!

    Já deu tudo certo.

    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha eu trabalho com venda de apartamento de alto padrão e olha isso acontece , na construtora que eu estava tem uma causa-la que literalmente e para acabar com a vida do comprador , tem que ter muito cuidado , e as vezes quase sempre a comissão e dividida , e raro receber a comissão iintegral


    eu indico acompanhar muito a selic e os indices de construções

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estamos com este pensamento mesmo, deixando o General na frente de tudo 🙏🏻🙌🏻
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Noiva Constante Setembro 2023 São Paulo
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amém! E não desanime viu, é muita luta emocional, financeira e até espiritual, mas não é uma batalha para ser travada só pelo seu noivo e por você, coloque Deus no comando e ele cuidará do fim! ♥️👰
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Miriã,


    Que bom que há um corretor na família e pode auxiliar vocês. E realmente, Deus é bom em todo o tempo. Se preparem sim, guardem o máximo de dinheiro que conseguirem, pois é necessário.

    No final, dará tudo certo ♥️🤗
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Noiva Constante Setembro 2023 São Paulo
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, nossa muito obrigada pelo testemunho, me edificou e vou ficar muito atenta a tudo isso.
    Eu e meu noivo estamos começando a guardar o dinheiro da casa, ainda faltam 2 anos de casamento (não sei se é um só faltam ou já faltam), nossa preocupação é com a casa também, comprar na planta ou já pronta e se for na planta nós prepararmos de todas as formas para saber lidar com as taxas que virão. Estamos nos preparando com o auxílio do tio do meu noivo que é corretor, conto com a boa fé dele e honestidade para ter transparência em cada etapa de compra...
    Eu confesso que estou muito preocupada, não me sinto preparada para lidar com tanta ansiedade e com tanto dinheiro que vamos ter que arcar, estamos planejando mas sabemos que quase nada está sobre o nosso controle e que todos nossos planos estão nas mãos de Deus.
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nem me fale dessa lista, é o que ma dá mais dor de cabeça. Meu noivo é daí de MG, eu sou do Maranhão e moramos no Amapá! Aí pensa pra conciliar toda essa logística de uma forma que facilite pra todos os convidados e decidir em qual estado/cidade vamos casar?! HAJA ORGANIZAÇÃO kkkkk

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Simmm a gente tem que se planejar, até porque casamento está longe de ser só a festa, né? Montar uma casa custa caro e custa muito caro! E eu e meu noivo temos um gosto um pouco exigente, o que encarece as coisas kkkkk mas até agora está tudo certo e indo bem...amei a separação de cores da sua lista de convidados ♥️. No nosso caso colocamos um ícone nas pessoas que temos certeza que não irão. Mas devido a pandemia eu já desmarquei. Acho que as pessoas irão enjoar de ficar presas em casa e na hora que tiver uma festa, todo mundo vai kkkkkkk
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente essa taxa precisa ser paga
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Arrasou Taiana! kkk. Meu noivo é desse jeitinho aí também, no meu caso as minhas planilhas são do casamento, calculei cada previsão e orçamento real com cada tipo de fornecedor e comparando diferentes formatos e estilos de casamento. Na lista de convidados então, como o casamento é fora da nossa cidade tem os convidados verdes (certeza que vão), os amarelos (talvez) e os vermelhos que vamos chamar na certeza de que não irão então nem serão contados no buffet, etc. Organização é tudo na vida kkk. Até previsão de gastos com mobília e eletrodomésticos nós temos tbm e todas as compras foram bem acertadas até agora com a ajuda de um bom planejamento financeiro, MUITA pesquisa e paciência tbm (pq né... kkkk)

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Essas taxas fazem parte mesmo na compra e registro de todo imóvel. No nosso caso foi uma casa em condomínio fechado e a compra do lote e a construção foram com uma construtora. Quando a casa ficou pronta lá veio a facada de taxas kkkk, mas no nosso caso já estávamos esperando por isso. Muito válida sua dica pra quem ta vendo imóvel agora, no final as taxas são bem altas mesmo (nada simbólicas kk) e podem surpreender!

    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Agosto 2022 Minas Gerais
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Lê, graças a Deus que no "final" tudo se ajeitou né? Quem confia em Deus, pode ter certeza que só recebe coisas boas.
    Aqui em BH e região essas taxas são normais, a gente ganhou da construtora o itbi e o registro.
    Também sou estudante de direito e li o contrato milhões de vezes, pq tbm morria de medo de algo fora do esperado acontecer.Mais graças a Deus que tudo deu certo né? Deus jamais deixa desamparado um filho. ♥️
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada, Nane 🤗♥️
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aaaaaaah Renata,
    São tantas coisas que é normal dar uma surtada às vezes, né? 🤦🏻‍♀️😅
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Lê!

    Essas taxas são normais, nós também precisamos pagar um valor parecido com esse, a vista e sem negociação para parcelar!

    Que bom que Deus confortou o seu coração e que conseguiram dar um jeito!

    • Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sempre !!!




    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha! Nossa, realmente a gente não espera uma série de gastos né? Mas que bom que Deus honrou os planos de vocês e esse sonho agora está mais perto de ser oficialmente concretizado. Que vocês sejam felizes e abençoados no lar de vocês! Felicidades! 💕
    • Responder
  • Renata
    Super Noiva Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui nosso ap tbm foi comprado na planta, nos mudamos recentemente e pagamos uma taxa de quase o valor do condominio pra obras na área comum q ainda não estão prontas. Portaria, salão de festas e etc... Deus sabe por quanto tempo isso kkkkkk se prepara pra esse tipo de coisa tbm
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ellen,



    Imagino que deve ter sido bem estressante passar por isso, principalmente pelo fato de ser pega de surpresa. Isso realmente foi algo complicado para nós, também fomos inocentes e isso é muito ruim. E o que você disse é certo, R$10K é o mínimo necessário para arcar com esses imprevistos.
    Obrigada por compartilhar o seu relato com a gente! 🤗
    • Responder
  • Ellen Cristina.
    Noiva Esperta Abril 2022 São Paulo
    Ellen Cristina. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu passei por isso, mas na construção da minha casa. E ficou um aprendizado, toda obra, seja como for, tem impostos e temos que estar preparados pra isso, nós também fomos inocentes e aprendemos muito com todo perrengue. Sempre tenham uma BOA reserva ao comprar um imóvel. Porque os impostos, registros, cartórios, habite-se tudo isso é caro. O habite-se ainda é um susto maior ainda, saber que quando o imóvel tiver pronto, vira uma paulada pra liberar a moradia. Eu e meu noivo compramos terreno com construção. E só nos foi passado que seria a entrada, e o valor do cartório. Após tudo fechado, adivinha o valor da matrícula do cartorio? 9 mil reais. Fora todos os outros imprevistos que surgiram. Mas fica aqui o aprendizado. Se vai comprar ou construir, além da entrada, guarde ao menos 10 mil, no minimo, para eventuais problemas, porque tem!!! E muito!!!


    Mas tudo da certo no final.
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lê,
    Antes de tudo: deus sabe de todas as coisas e só coloca em nós um sonho que é possível de realizar.

    Agora, compartilho com você minha experiência. Quando compramos nosso apto eu nem cogitei apto na planta. Sempre falei pro meu noivo que eu não tinha imaginação para ver um lote vazio e pensar que ali seria meu quarto (kkkk). Assim procuramos sempre por imóvel já pronto.
    Desde que começamos nesta empreitada eu virei uma rábula em imóveis kkkkk... Eu lia sobre tudo, todos os apartamentos que vimos eu "enquadrava" o corretor e sempre fazia muitas contas. Olhamos tudo: preço do apto, qual seria o valor do ITBI, taxa de condomínio, quanto que gastariamos de gasolina (devido a distância) até nosso trabalho e casa dos nossos pais, se precisaria de obra ou não, quanto poderíamos investir em obra, vantagens e desvantagens. Tiveram imóveis que gostamos e pedimos pra visitar em horários diferentes pra vermos a movimentação do condomínio, índice de barulho... Ao final fiz uma planilha bem ampla com os 20 apartamentos que tínhamos olhado e em todos os aptos eu sabia qual seria o valor de impostos e taxas, as condições de pagamento...planilhamos tudo tudo tudo que seria relevante pra nós!
    RESULTADO: compramos o apto no bairro que queríamos, na rua que queríamos, nas condições que podíamos pagar, do jeito que a gente precisava. Ah! Errei a previsão das taxas em exatos R$134,00. Mas sei que isso tudo só foi desta forma porque eu e Luiz nos preparamos para esse momento, ainda que tenhamos colocado na cabeça que teriamos nosso apto de qualquer jeito. 😀😘

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aaaaah Nathalia,
    Se vocês tem condições de comprar o apto pronto e está mais barato, vale mais a pena!
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, eu entendo, o fgts ajuda bastante nessa questão da entrada. Aqui o problema é que na planta o imóvel ta saindo beeeem mais caro do que os aptos prontos, a diferença é a facilidade no pagamento. Os corretores querem é vender a todo custo, só te mostram os pontos positivos, meu noivo ta bem iludido kkkk eu to tentando ser mais pé no chão
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nathalia,


    Vou te mostrar o lado positivo de comprar um apartamento na planta:
    • Valor abaixo do mercado
    • Alta Valorização
    • Não é necessário ter uma entrada alta (Ao contrário de apartamentos prontos)
    • Flexibilidade em relação a aptos prontos
    Acho que é isso 😅
    Para nós foi muito bom comprarmos na planta, pois tínhamos apenas o valor do nosso FGTS para poder dar de entrada e não era um valor alto, mas mesmo assim conseguimos. Não teríamos conseguido comprar um apto pronto.
    Há prós e contras, mas não é um mar de maravilhas e os corretores omitem muitas coisas e faz com que a gente caia pra trás com tanto valor à mais para arcar. Toda Atenção é pouca!
    🥰🤗
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada por compartilhar, Letícia! Vou até salvar pra mostrar pro meu noivo. Eu ja sabia que na planta tem esses problemas e ta sendo uma luta pra convence-lo a não pegar o imóvel assim. Pra nós seria muito complicado
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa, Manoela!
    É bem isso mesmo, desesperador.
    A corretora nos disse que condomínio sairá a R$400, tô contando com isso mas já sabendo que pode ser mais uma ladainha 🤦🏻‍♀️
    Nosso cantinho valerá a pena 🙌🏻🙏🏻♥️
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Carol,


    Com certeza, tudo valerá a pena 🙏🏻🙌🏻🤗♥️
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito 🤗♥️
    • Responder
  • E
    Noiva VIP Dezembro 2022 Paraíba
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que situação :/
    Mas graças a Deus deu tudo certo no final 🙌🏼
    • Responder
  • Manoela
    Noiva Ativa Setembro 2021 Rio de Janeiro
    Manoela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha passei por isso a uns 6 anos atrás, quando fiz 21 anos decidir comprar meu AP, e sozinha nem namorado tinha na época! Aqui o corretor fez mais ou menos a mesma coisa, li o contrato, procurei na internet as indicações da empresa contratante, o corretor na época me falou que o condomínio sairia mais ou menos 130 reais. Aí vem a realidade, e documento em cima de documento para pagar, taxas surreais, quando libera a chave você ainda continua pagando a taxa de obra até liberação da prefeitura, condomínio o triplo que o corretor disse! Hoje quando uma pessoas me pergunta como, falo tudo que passei ainda existe pessoas que diz que exagero! Passei momentos desesperador, hoje sinto orgulho de ter meu cantinho e agradeço muito a Deus por ter me dado forças para não desistir!
    • Responder
  • Sueila
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sueila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que bom que está dando tudo certo, Letícia!
    Parabéns pelo apartamento e por compartilhar esse alerta!
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ow Le que situação


    Mas que bom que deu certo! Independente de qualquer coisa, vocês tão investindo no cantinho de vcs e isso eh incrível! Que em breve vocês estejam ja com as chaves na mão e no espaço de vocês Deus abençoa 😍🙏🏻✨🍀
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas