Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Liliane
Top das Noivas Novembro 2018 Ceará

Votos de casamento na Igreja Católica / minha experiência 📝❤

Liliane, dia 8 de Agosto de 2019 às 19:53

Publicado em Fórum Casamentos.com.br 111

Oi comunidade casamenteira, chegueiiiiiiiii Vamos conversar? O assunto aqui é: votos de casamento, mais especificamente, na igreja católica! Como todas devem saber, a igreja tem seu próprio voto ("Eu, ..... , aceito você, ..... , como meu legítimo esposo/esposa e prometo amar-te e respeitar-te na...

Oi comunidade casamenteira, chegueiiiiiiiii

tenor.gif

Vamos conversar?

O assunto aqui é: votos de casamento, mais especificamente, na igreja católica!

Como todas devem saber, a igreja tem seu próprio voto ("Eu, ..... , aceito você, ..... , como meu legítimo esposo/esposa e prometo amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da minha vida, até que a morte nos separe.") e este não pode ser substituído!

A igreja católica é única, porém, algumas seguem regras bastante rígidas e não permitem que os noivos façam certas coisas no rito do matrimônio (o que eu respeito bastante), por outro lado, outras igrejas aceitam toques pessoais na cerimônia.

A igreja onde casei possui regras, mas não foi exigido nada em relação aos votos personalizados. Então, como eu levei "meu" próprio diácono pra celebrar, solicitei diretamente a ele permissão para que houvesse (além dos tradicionais citados acima) nossos próprios votos.

Ele aceitou! Uuuhuuuuuuuuuuuuuu

tenor.gif

Com muita antecedência já comecei a exigir que o marido escrevesse algo bem lindo pra mim, claro. Mas ele sempre dizia: Não sou bom nisso, vou falar no improviso (MEDOOOOOOOOOOOOO).

3 meses antes do casamento, e eu pilhada com os preparativos, ansiosa de maaaaaiiiiiiis e não conseguia parar, sentar e escrever! Se concentrar em algo? IMPOSSÍVEL. Eu pensava em mil coisas ao mesmo tempo, a cabecinha aqui não parava.

2 meses para o casamento e a pressão caia sobre mim. Tudo se encaminhando, menos os votos. Eu conversava com o boy: "Amor, meu voto tá emocionante e o seu?". Nadinha migas, era só pra ver se ele tava conseguindo, por que eu mesma NÃO ESTAVA NÃO.

1 mês para o grande dia e eu estava quase surtando por não conseguir sair da primeira linha. Foi aí que eu desencanei. Deixa rolar... Quando eu tiver bastante emotiva e inspirada, eu escrevo. Sabe quando isso rolou? NO DIA DO CASAMENTO. Siiiiiiiiiiiiiiim....

tenor.gif

Aquele dia foi de paz e muita emoção. Dormi como uma lady e acordei pleníssima. Não tinha nada pra me preocupar e nenhum boleto pra pagar. Então eu me tranquei no quarto, coloquei musicas instrumentais no amado spotfy e só senti a emoção e inspiração chegar.

Peguei uma folha em branco e escrevi meus votos. Fiz um texto único e não reli. Pedi imediatamente para minha acessora digitar e levar para a cerimônia. Fiz assim por que queria sentir a emoção lá, a mesma que estava sentindo ali ao escrever!

Sim meninas, deu super certo. Escrevi palavras que emocionou o noivo e os familiares e convidados ali presentes. Sabe o tal "lágrimas de alegria"? Façam, por que eu não fiz e ele seria usado nesse momento. Mas a acessora levou lenços e saiu distribuindo na hora do choro do pessoal!

Eu até gostaria de escrever ele aqui na íntegra, mas não vou! É algo muito pessoal e apesar de ter sido falado pra mais de 100 pessoas, não acho que vocês vão querer ler. haha

Aaaaaaaaaah, e os votos do noivo? Deu certo também. Nós não temos problema com o microfone e ele me disse que não enxergou ninguém naquele momento, era somente eu! Ele relembrou de momentos do início do nosso namoro, tocou em sentimentos que só nós dois entendíamos e me prometeu o que está cumprindo hoje na vida de casados.

Então, dou um conselho à vocês: Se puderem e se sentirem a vontade, escrevam os votos de casamento Smiley heart

São palavras que são ditas diante do altar e precisam ser bem pensadas, elas deixam a cerimônia ainda mais intima e faz com que o companheiro(a) guarde elas no coração pro resto da vida.

Deixo aqui algumas fotos desse momento:

......cfb_1597361.jpg

......cfb_1597363.jpg

.....cfb_1597365.jpg

.....cfb_1597367.jpg

É isso amigas, estou ficando por aqui, até mais e bjooooooos Smiley heart

111 Respostas

• Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Né Jamily, se ele nao quer, melhor não forçar msm né?
    Tem q ser espontâneo.

Faça vc mesma. Não irá se arrepender! ❤
    • Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Escreva pra ir treinando. Mas o q funcionou pra mim foi estar com a mente livre dos boletos e burocracias.

Muito obg ❤
    • Responder
  • N
    Top das Noivas Outubro 2020 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    Lindoooooos!!!

• Responder
  • Jenypher
    Super Noiva Dezembro 2020 São Paulo
    Jenypher ·
    • Denunciar
    Eu quero ler seus votos 🙏🙏
    Infelizmente a igreja que eu irei me casar nao deixa, pois irei me casar no santuario de Aparecida 😭
    • Responder
  • Alexia
    Super Noiva Julho 2019 São Paulo
    Alexia ·
    • Denunciar
    Na nossa igreja nao é permitido.. mas como o padre que celebrou nosso casamento é amigo da nossa família, ele permitou.. foi lindo, emocionante!!! 😍😍
    • Responder
  • Nany Rodrigues
    Noiva Master Agosto 2020 Distrito Federal
    Nany Rodrigues ·
    • Denunciar
    Ah nãaaao não acredito que não vai mostrar pra gente os seus votos
    tenor.gif
    Mas que debate heim? Me emocionei só de pensar em como deve ter sido lindo esse momento. Pra mim esse é o mais importante, acho lindo demais. Não vejo a hora de escrever os meus ❤️❤️❤️
    • Responder
  • Esther
    Noiva Master Abril 2019 Espírito Santo
    Esther ·
    • Denunciar
    Esse é um momento único e muito emocionante ❤️ meu noivo fez os votos dele (ele é ótimo com palavras, ficou lindo demais e até engraçado em algumas partes kk), já eu optei por cantar, sou tímida pra falar mas sou acostumada a cantar na igreja então pra mim foi mais fácil.. só vi os olhos dele se enchendo de lágrimas e quase não consegui cantar kkk tive que segurar o choro
    • Responder
  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    Aí que lindo! Meu noivo não quer kkkkk, mas eu vou fazer sozinha, porque eu amo demais esse momento! Acho ele tão tão tão especial! Ficaram lindas as fotos!
    • Responder
  • Isabelle
    Top das Noivas Abril 2020 São Paulo
    Isabelle ·
    • Denunciar
    Que emoção Lili, as fotos mostram o quanto foi especial! 😍 Eu sempre choro na hora dos votos em casamento, é muito emocionante... eu penso em ir escrevendo aos poucos pra ir acrescentando e mudando até o dia do casamento, mas tbm não sei se vai fluir numa boa ou se vou travar pra escrever rsrs
    • Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Que lindo MaySmiley heart

• Responder
  • M
    Noiva Master Outubro 2020 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Vamos fazer sim, nosso casamento será em uma chácara e a cerimonia/recepção será lá mesmo.

• Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Né Keilane? ❤
    • Responder
  • Keilane
    Super Noiva Setembro 2020 São Paulo
    Keilane ·
    • Denunciar