Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Liliane
Top das Noivas Novembro 2018 Ceará

Votos de casamento na Igreja Católica / minha experiência 📝❤

Liliane, dia 8 de Agosto de 2019 às 19:53

Publicado em Fórum Casamentos.com.br 111

Oi comunidade casamenteira, chegueiiiiiiiii Vamos conversar? O assunto aqui é: votos de casamento, mais especificamente, na igreja católica! Como todas devem saber, a igreja tem seu próprio voto ("Eu, ..... , aceito você, ..... , como meu legítimo esposo/esposa e prometo amar-te e respeitar-te na...

Oi comunidade casamenteira, chegueiiiiiiiii

tenor.gif

Vamos conversar?

O assunto aqui é: votos de casamento, mais especificamente, na igreja católica!

Como todas devem saber, a igreja tem seu próprio voto ("Eu, ..... , aceito você, ..... , como meu legítimo esposo/esposa e prometo amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da minha vida, até que a morte nos separe.") e este não pode ser substituído!

A igreja católica é única, porém, algumas seguem regras bastante rígidas e não permitem que os noivos façam certas coisas no rito do matrimônio (o que eu respeito bastante), por outro lado, outras igrejas aceitam toques pessoais na cerimônia.

A igreja onde casei possui regras, mas não foi exigido nada em relação aos votos personalizados. Então, como eu levei "meu" próprio diácono pra celebrar, solicitei diretamente a ele permissão para que houvesse (além dos tradicionais citados acima) nossos próprios votos.

Ele aceitou! Uuuhuuuuuuuuuuuuuu

tenor.gif

Com muita antecedência já comecei a exigir que o marido escrevesse algo bem lindo pra mim, claro. Mas ele sempre dizia: Não sou bom nisso, vou falar no improviso (MEDOOOOOOOOOOOOO).

3 meses antes do casamento, e eu pilhada com os preparativos, ansiosa de maaaaaiiiiiiis e não conseguia parar, sentar e escrever! Se concentrar em algo? IMPOSSÍVEL. Eu pensava em mil coisas ao mesmo tempo, a cabecinha aqui não parava.

2 meses para o casamento e a pressão caia sobre mim. Tudo se encaminhando, menos os votos. Eu conversava com o boy: "Amor, meu voto tá emocionante e o seu?". Nadinha migas, era só pra ver se ele tava conseguindo, por que eu mesma NÃO ESTAVA NÃO.

1 mês para o grande dia e eu estava quase surtando por não conseguir sair da primeira linha. Foi aí que eu desencanei. Deixa rolar... Quando eu tiver bastante emotiva e inspirada, eu escrevo. Sabe quando isso rolou? NO DIA DO CASAMENTO. Siiiiiiiiiiiiiiim....

tenor.gif

Aquele dia foi de paz e muita emoção. Dormi como uma lady e acordei pleníssima. Não tinha nada pra me preocupar e nenhum boleto pra pagar. Então eu me tranquei no quarto, coloquei musicas instrumentais no amado spotfy e só senti a emoção e inspiração chegar.

Peguei uma folha em branco e escrevi meus votos. Fiz um texto único e não reli. Pedi imediatamente para minha acessora digitar e levar para a cerimônia. Fiz assim por que queria sentir a emoção lá, a mesma que estava sentindo ali ao escrever!

Sim meninas, deu super certo. Escrevi palavras que emocionou o noivo e os familiares e convidados ali presentes. Sabe o tal "lágrimas de alegria"? Façam, por que eu não fiz e ele seria usado nesse momento. Mas a acessora levou lenços e saiu distribuindo na hora do choro do pessoal!

Eu até gostaria de escrever ele aqui na íntegra, mas não vou! É algo muito pessoal e apesar de ter sido falado pra mais de 100 pessoas, não acho que vocês vão querer ler. haha

Aaaaaaaaaah, e os votos do noivo? Deu certo também. Nós não temos problema com o microfone e ele me disse que não enxergou ninguém naquele momento, era somente eu! Ele relembrou de momentos do início do nosso namoro, tocou em sentimentos que só nós dois entendíamos e me prometeu o que está cumprindo hoje na vida de casados.

Então, dou um conselho à vocês: Se puderem e se sentirem a vontade, escrevam os votos de casamento Smiley heart

São palavras que são ditas diante do altar e precisam ser bem pensadas, elas deixam a cerimônia ainda mais intima e faz com que o companheiro(a) guarde elas no coração pro resto da vida.

Deixo aqui algumas fotos desse momento:

......cfb_1597361.jpg

......cfb_1597363.jpg

.....cfb_1597365.jpg

.....cfb_1597367.jpg

É isso amigas, estou ficando por aqui, até mais e bjooooooos Smiley heart

111 Respostas

• Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Concordo Michele. Muito emocionante ❤
    • Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Que amooooor❤
    • Responder
  • Michele
    Super Noiva Novembro 2020 Minas Gerais
    Michele ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

E quando estiver pronto, venho contar aqui como foi haha

• Responder
  • Michele
    Michele ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Ainda não comecei a escrever, mas já tenho frases e algumas ideias do que vou dizer haha

• Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Que bom Michele.
    Eitaaa, já quero ver seus votos 🤗
    Ainda não começou né?
    • Responder
  • Michele
    Michele ·
    • Denunciar

Ahh! Que lindo

Sou jornalista e amo escrever. Já falei com meu noivo que ele terá de escrever os votos. No começo ele disse que não queria porque é muito tímido. Mas agora ele está aceitando a ideia.

• Responder
  • Danny
    Destacada Julho 2019 Santa Catarina
    Danny Online ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Ahhh que fofo!!! Acho que foi por isso que não chorei, pe ele seguiu firme, se ele chorasse (coisa que nunca faz) eu iria desaba tbm, certeza! kkkk

Smiley heart Smiley heart Smiley heart

• Responder
  • Michele
    Noiva VIP Outubro 2019 Rio Grande do Sul
    Michele ·
    • Denunciar

Aiiinn, que emocionante esse momento.

Acho muito valido, a gente falar o que sente, sem ser aquilo automático.

• Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2018 Paraná
    Thais ·
    • Denunciar

Deve ter sido lindissimo mesmo Liliane... Parabéns. Em nosso caso não pudemos fazer personalizados mais emoção não faltou e de certa forma preferi assim não sou boa em demonstrar sentimentos com outras pessoas ao redor rsrs.

PS: Ri horrores com essa bunda da Beyonce haha

• Responder
  • Cleisla
    Super Noiva Janeiro 2020 Mato Grosso
    Cleisla ·
    • Denunciar

Gente, esse tal de voto tá me deixando doida e faltam mais de 5 meses ainda p meu casório. Meu noivo já me falou que vamos ter, mas e o medo de falar em publico? Ta me consumindo. Parabéns pelo momento e pelo casamento de vcs!!!

• Responder
  • Nany Rodrigues
    Noiva Master Agosto 2020 Distrito Federal
    Nany Rodrigues ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Então posta, amiga. Adoraria ler sim!
    • Responder
  • Nany Rodrigues
    Noiva Master Agosto 2020 Distrito Federal
    Nany Rodrigues ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Faço sim, é decepção mesmo hahahaha em fim, adoraria ler!
    • Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obg adm lindaa ❤
    • Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Eu tbm preferi assim Thais, eu pensava em algo pra escrever, mas não sentia emoção sabe?
    Deixei para o dia e Acho q foi a melhor coisa q fiz.

Dará certo pra vc tbm ❤
    • Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Hahahaha lindaa ❤ Obg Susi 🤗
    • Responder
  • Cássia
    Administradora Maio 2020 Rio Grande do Sul
    Cássia Online ·
    • Denunciar

Que lindo o seu depoimento, Liliane!

Temos muitas noivinhas com dúvidas sobre escrever ou não os votos, e experiências como a sua sempre ajudam!

Beijinhos! Smiley heart

• Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Siiiiiiimmmmmm
    • Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obg Dani ❤❤❤
    • Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Danny que lindooos
    A intenção dos votos é essa msm. Não burlou regras não.
    Se caso meu marido não quisesse falar na frente de todos, nós iríamos trocar as cartas no momento do 'making of'. Eu acho lindooooE eu imagino q vc tava 'fora do corpo' viu....Quase q eu não choro tbm, mas qd eu vi ele chorar, eu me desmanchei, rs
    ❤❤❤❤❤
    • Responder
  • Thaís Santos
    Noiva Master Março 2021 Rio de Janeiro
    Thaís Santos ·
    • Denunciar
    Aaaah que lindos!!!!
    Nos também vamos fazer os votos, já pensei em algumas coisas, mas sempre acho emocionante fazer no dia mesmo, as emoções estão a flor da pele, mesmo com as ideias em mente vou escrever somente no dia mesmo
    • Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Quem consegue se inspirar com os preparativos né? Cmg tbm foi assim!
    Mas não se preocupe. Vc vai sentir qd tiver emotiva e vai saber a hora de escrever.
    Eu queria escrever os votos aqui, mas realmente imaginei q ngm iria ler. Kkkk
    Obg Taine❤
    • Responder
  • Danny
    Destacada Julho 2019 Santa Catarina
    Danny Online ·
    • Denunciar

Ahh que fofo amigaaa!!! Smiley heart

Nós tbm fizemos nossos votos, mas como o boy aqui é mais tímido e não tem intimidade com o microfone, acabamos burlando as regras e lemos os votos um pro outro uma semana antes da cerimonia! Eu chorei muito com o dele e ele se segurou no meu, mas deu risada (tinha partes engraçadas), fiz assim para ele se sentir mais confortável e confiante no dia, pq ele não queria fazer votos! Enfim, no dia eu estava fora do meu corpo pq não caiu uma lágrima kkkkkk, em nenhum momento, e hoje lembro tudo com muita emoção! *-*

• Responder
  • Susi
    Noiva Esperta Setembro 2019 São Paulo
    Susi ·
    • Denunciar
    Diva .... amo a forma como você narra seus momentos 🙏🏽💖👰🏻Eu também estou ansiosa para escrever ... vou deixar fluir.
    • Responder
  • P
    Super Noiva Janeiro 2019 Paraná
    Paola ·
    • Denunciar
    Nós também escrevemos os votos. Acho que fica bem mais emocionante.
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Novata Outubro 2019 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    Que lindooo, graças a Deus deu tudo certo.. Que Deus abençoe a união de vocês para sempre 🙏🏻💖
    • Responder
  • Taine
    Noiva Constante Setembro 2019 São Paulo
    Taine ·
    • Denunciar
    Que linda 😍!!! Me vi no seu debate agora, comprei os caderninhos dos votos há uns meses atrás e pensa se já parei para pensar no que vou escrever? E acredito que meu noivo muito menos kkkk. Também irei me casar na igreja católica e é muito isso o que vc falou mesmo, cheio de regras! Irei pedir para o padre que irá fazer nossa cerimônia liberar um tempo para a gente fazer os votos ( com fé em Deus dará certo 🙏) é um momento lindo e muito emocionante! Estou há 1 mês do casamento e acredito que só conseguirei fazer no dia assim como vc ,pq nessa fase final são tantos detalhes que vc não tem inspiração nenhuma para escrever! Obrigado pelo debate maravilhoso, super me indentifiquei. Obs: se puder faça outro debate contando para nós os seus votos! 😃😍😘😘😘
    • Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obg Nathalia ❤❤
    • Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Não se entristeça Jenypher. Vcs podem fazer os votos e entregar um pro outro antes da cerimônia. O q acha? Na hora do making of.
    O q importa é acontecer essa troca de sentimentos fascinante ❤
    Tbm casei em uma igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Ceará
    • Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Isso. O diácono é nosso amigo e quebrou nosso galho tbm. Rs
    Que bom que tudo deu certo. Tbm acho lindooo❤
    • Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Não faz essa cara (gif) de decepção não 😭
    🤣
    • Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Eu fiquei com medo de vcs pularem a hora dos votos. Kkkkk
    Mas na vdd adoraria escrever.

Eu sou suspeita pq sei o q cada palavra representa ai me emociono ao ler ou ver vídeo.
    Obg Nany ❤
    • Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Aiiiii q emoção genteeeee
    Queria eu ter o dom de cantar. Iria falar e cantar ❤
    • Responder

Responda a este debate