Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Anne
Noiva Esperta Maio 2017 Bahia

Tipos de cardápio para casamento.

Anne, dia 17 de Janeiro de 2016 às 20:08 Publicado em Fórum Organizar um casamento 23 56

Achei e decidi compartilhar...Smiley heart

Cardápio para Casamento

Modelos e Dicas de Buffet! Cerimônia linda, vestido de noiva perfeito, quase tudo pronto do seu check list de casamento… Chegou o momento de organizar o cardápio para casamento. Durante a festa, os convidados precisam comer bem para curtir com os noivos o evento, que pode durar uma noite inteira! O cardápio, portanto, está na lista dos itens mais importantes para a organização do casamento. Não dá para deixar para depois ou servir qualquer coisa, pois o que vai ser servido garante tanto o sucesso como o fracasso da festa. A empresa responsável pelo buffet de casamento pode sugerir alguns itens ou montar um cardápio completo, mas fica a cargo dos noivos a decisão do que servir de fato, se algo mais light, apenas um prato, dois ou mais. Ajustes devem ser feitos de acordo com a preferência dos noivos, por isso uma análise criteriosa é importante. Há uma degustação dos pratos a ser marcada junto com o buffet para os noivos poderem decidir com propriedade o que querem e o que não querem servir.

Tipos de cardápio para casamento

O modelo de cardápio de casamento muda de acordo com o horário do evento. Se for de dia, devem ser servidos pratos mais leves e feita uma relação com o café da manhã ou coffe break. Se for um casamento de fim de tarde, fica uma junção entre lanche e jantar. Se for algo à noite, fica no cardápio de casamento tradicional, servindo doces e salgados e um jantar principal. O cardápio para casamento deve envolver os seguintes itens: coquetéis, buffet e entrada. Nos coquetéis são servidos salgados diversos como entradas, ao que se chama volantes. Os garçons passam nas mesas oferecendo em bandejas alguns itens diferenciados, como canapés, suflê de queijo com parmesão, mini salgadinhos, entre outros. Em buffet e entrada, temos complementos e um prato principal, também chamado de cardápio para jantar de casamento. Se for o casamento de dia, será um café da manhã reforçado e pode não ter um buffet principal, ficando em itens de entrada e mesa de frios e frutas. Se for à noite, a etiqueta de casamento básica de um evento tradicional pede um jantar. São exemplos de buffet e entrada: saladas, risoto, rosbife e acompanhamentos.


O que muda em cardápio para casamento à noite e de dia?

A ordem de servir e o modelo de cardápio de casamento se mantém, mas os pratos mudam. Casamentos nas primeiras horas da manhã e que são previstos para finalizarem antes do almoço pedem pratos mais leves. É como planejar um café da manhã mais chique, por isso todos os pratos são com pouco tempero. Não se serve carnes ou peixes em um buffet matinal, mas pode-se abusar de frutas, pães e frios e muitos sucos. Salada de fruta também é indicada para servir. Em casamento de dia pode ser oferecido bolo de casamento também, mas indica-se fazer recheios de frutas e evitar tortas como complementos. Doces demais durante a manhã não são indicados para uma dieta saudável, e um buffet de casamento segue mais ou menos o mesmo molde. Mas ter um bolo de casamento decorado, grande e com cobertura de açúcar, não tem problema. Uma dica é servir doces gelados e muitas pequenas massas, como pastéis e pães miniatura.

Modelo de Cardápio para Casamento Barato

Ter um orçamento apertado não é problema.

Você pode cortar ainda mais os custos comprando itens para compor o cardápio de casamento a longo prazo, observando sempre prazos de validade dos itens de longa vida. Queijos, por exemplo, podem ter seis meses de validade ou até mais e são uma ótima dica de investimento se você procurar por promoções a cada ida ao supermercado. Existem diversas formas de economizar no buffet e ainda assim criar um cardápio de casamento gostoso e variado.

Um cardápio simples para casamento deve ser formado basicamente por: salgados, doces, mesa de frios, um jantar. As sugestões são: Mesa de frios: Quatro tipos de queijos Pães Salame italiano Peito de chester defumado Blanquet Rosbife Dois tipos de patê Bolo salgado de metro Torta salgada de frango Decoração com frutas Frutas cortadas para degustação Canapés Azeitonas Salgados (volante): Coxinhas Empadas Bolinhos de queijo, macaxeira e outros Mini pastéis de forno com recheios diversos ou apenas um recheio Croquetes Esfirra de forno Mini quiche Risoles Empanadinho de camarão Kibe recheado Jantar (algumas opções): Filé mignon ao molho madeira com complementos Bacalhau de forno (salmão sempre é muito bem indicado) Peixe de forno ou frito Strogonoff de carne, camarão ou frango Suflê de batata com carne desfiada e champignon Canelone Penne ao molho branco e molho vermelho ou com molho de camarão Macarrão recheado de frango com catupiry Calderada de frutos do mar Acompanhamentos para o jantar: Arroz branco ou à grega Salpicão Saladas Berinjela de forno Grão de bico Batatas fritas, ao forno ou ao azeite Ovo de codorna

Modelo de Cardápio para Casamento Simples: Um cardápio de casamento simples encaixa-se bem em cerimônias íntimas, com poucos convidados ou um evento apenas para a família. Pode ser uma festa em casa ou em um salão de festas, mas é algo mais intimista, por isso pede poucas variações e o custo é baixo.

-Jantar: Estrogonofe de frango e camarão (os dois ou apenas um) Bobó de camarão Rosbife com molhos diversos Raviolini de zuchini

-Acompanhamentos: Arroz branco ou com complementos Batata palha Saladas Ovo de codorna à vinagrete

-Salgados: Mini coxinhas Mini pastéis fritos e ao forno Tortinhas salgadas Bolinhos fritos Canudinhos com carne Cachorro quente – para festa com crianças e mais intimista Enroladinho de salsicha.


Cardápio para casamento com churrasco

Apesar de parecer mais barato, um buffet de casamento com churrasco não é dos mais simples de fazer, pois envolve uma diversidade de carnes e bebidas que podem encarecer o evento. Mas variedade é importante, tanto para enobrecer o evento como para dar opções a seus convidados.

- Carnes sugeridas: Picanha Alcatra

Contra filé

Maminha

Frango

Linguiça toscana

Coração de galinha,

. Acompanhamentos: Arroz Macarrão ao molho

Farofa Vinagrete

Pão francês na brasa

Ovo de codorna em vinagrete

Patês

Investir em saladas é importantíssimo, inclusive mais de um tipo, como cruas, ao forno e legumes variados.

Além dos vegetais ajudarem na digestão das carnes, sempre tem aquele convidado (a) vegetariano!

Doces

Servir doces é crucial em qualquer casamento. O bacana é que os doces não precisam modificar de acordo com o orçamento do cardápio. Dá para servir doces iguais, mesmo com valor do buffet variando. O que se pode mudar é a variedade, optando por apenas cinco ou seis no máximo ou 12 se puder investir alto no item.

Os doces também são divididos no cardápio para casamento em sobremesa ou doces volantes, servidos por garçons nas bandejas ou deixados nas mesas para degustação: São sugestões:

Doces tradicionais:

Bem-casado

Brigadeiro branco

Trufas

Tortinha doce com ameixa

Sobremesas – para servir depois do jantar:

Tortinha holandesa com recheios de maracujá, chocolate, morango, dentre outros.

Torta em fatias Brigadeirão

Pudim de leite condensado

Quindão

Manjar dos deuses

Pavê de chocolate,

trufado, de pêssego, limão ou outros recheios Camafeu de nozes

Mini pão-de-mel



Muitos noivos ficam na dúvida do que servir para beber, já que alguns não querem bebida alcoólica e alguns querem variedade. O importante é atender a seu publico como um todo, pensando em crianças, adultos e idosos. São sugestões:

Sucos de diversas frutas

Refrigerantes

Coquetéis de frutas com vodka

Whisky

Vinho branco e vinho tinto

Cerveja

– sirvas as nobres e apenas se for um evento mais intimista. Espumante – obrigatório em casamentos tradicionais para o brinde de louvor aos noivos. Energéticos – ideal para quem for beber whisky. Água de côco Caipirinhas

Pratos ilutrativos

Pratos ilutrativos

Pratos ilustrativos

Pratos ilustrativos

Pratos ilustrativos

Pratos ilustrativos

Pratos ilustrativos

Pratos ilustrativos

Pratos ilustrativos

Pratos ilustrativos

Pratos ilustrativos

Pratos ilustrativos

Pratos ilustrativos

Pratos ilustrativos

Pratos ilustrativos

Pratos ilustrativos



56 Respostas

Última atividade por Jamily, dia 21 de Fevereiro de 2024 às 12:32
  • Jamily
    Noiva Constante Novembro 2024 Bahia
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei das dicas! O meu casamento será na igreja e após, serviremos um jantar, estilo mais intimista.
    • Responder
  • Lorranny
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Lorranny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei as dicas!
    Estamos estudando a possibilidade de fazer churrasco!
    • Responder
  • Débora
    Noiva VIP Maio 2024 Rio Grande do Norte
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei o post! Escolhemos um cardápio brunch para o nosso dia Smiley heart

    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Março 2024 Bahia
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimas dicas noivinha.

    • Responder
  • Giuliana
    Super Noiva Maio 2022 Pernambuco
    Giuliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Arrasou nas dicas obrigada noivinha ❤️❤️
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Julho 2022 São Paulo
    Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super bacana 👏🏻😃
    • Responder
  • Diandra
    Noiva Constante Junho 2021 São Paulo
    Diandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei as dicas
    • Responder
  • Camila
    Noiva Ativa Janeiro 2025 Ceará
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei as dicas , obrigada.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Novata Junho 2020 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostaria muito de todos
    • Responder
  • Isabele
    Noiva Ativa Julho 2022 São Paulo
    Isabele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha opinião não importa a variedade, e sim a quantidade para que todos fiquem satisfeitos... e lógico uma comida bem gostosa
    • Responder
  • Nathália
    Noiva Ativa outubro 2021 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei as dicas! Muito obrigada!
    • Responder
  • Lúcia
    Noiva Novata Dezembro 2020 Goiás
    Lúcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também estou pensando... o que vc acha de feijoada ou macarrão? Macarrão é tipo cada um monte a seu gosto, sabe? 2 molhos, complementos... tudo separadinhos
    • Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Optamos por um cardápio de finger food / coquetel e uma mesa de bolo e doces.
    Não queremos que as pessoas se sintam 'obrigadas' a comer num horário pré determinado como um jantar normal.
    Queremos que elas comam e bebam a noite toda , e que circulem e conversem sem ficar 'presas' na mesa se não quiserem.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Junho 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu vai ter a entrada com salgados ,patê,salame,depois vai ter churrasco com arroz e saladas e depois o bolo e doces
    • Responder
  • Lucila
    Noiva Novata Maio 2020 Sergipe
    Lucila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu preciso de ajuda sobre isso. Ainda não sei o que servir! 😣😣
    • Responder
  • Lucila
    Noiva Novata Maio 2020 Sergipe
    Lucila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aiii gente. Amei. Mas ainda continuo na dúvida se sirvo arroz com estrogonofe. Vai ser a noite. E não estou tão bem financeiramente para extrapolar nos frios e tals.
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Março 2023 Bahia
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom as dicas
    • Responder
  • Anne
    Noiva Constante Fevereiro 2020 São Paulo
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei as dicas
    • Responder
  • Sabriina
    Noiva Ativa Setembro 2020 São Paulo
    Sabriina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu Cardápio :
    Entrada tábua de frios Patê de frango Ovo de codornas
    AzeitonasPresuntoMussarella Salames
    Jantar :Churrasco
    Mandioca Creme de milho 3 tipos de salada com abacaxi pra decorar 2 tipos de molhosArroz branco
    Sobremesa: 700 doces variados 25 kilos de bolo
    Vou manter uma mesa com mini salgados caso alguém sinta fome na madrugada
    BebidasSmiley atonisheducos
    RefrigeranteÁguaLitrinhos Romarinho
    • Responder
  • Giane
    Noiva Constante Setembro 2023 Paraná
    Giane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelentes ideias! Nós optamos por churrasco. Contratamos um buffet especializado nisto. Anseio que meus convidados gostem. Pois nós
    Amamos!

    • Responder
  • Ana
    Noiva Esperta Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, dá água na boca
    • Responder
  • Marcellen
    Noiva Master Abril 2021 Rio de Janeiro
    Marcellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas idéias noivinha, me ajudou bastante 😉
    • Responder
  • Emanoela Matos
    Noiva Constante Novembro 2020 São Paulo
    Emanoela Matos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu por enquanto decidi pelo churrasco, acredito que agrada a maioria, mas tbm sei que sai meio caro. Mas não terá muitas pessoas, umas 60 então acho q vai dar pra encarar rsrs
    • Responder
  • Larissa
    Super Noiva Agosto 2021 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas !! Eu decidi fazer mais tipo de boteco pois lá todos bebem e não comem muito comida e petisto comem bem
    • Responder
  • Estela
    Noiva Constante Setembro 2020 Goiás
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas.
    • Responder
  • Stephanie
    Noiva Constante Julho 2021 Distrito Federal
    Stephanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa ótimas dicas
    • Responder
  • Andressa
    Noiva Novata outubro 2019 São Paulo
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O meu vai ser somente salgados, uma mesa de frios e risoto de alho poró. Também caso em outubro

    • Responder
  • G
    Noiva Novata outubro 2019 Espírito Santo
    Greice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Qual o valor do buffet
    • Responder
  • Letycia
    Noiva Principiante Janeiro 2020 Pernambuco
    Letycia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei ,me deu várias idéias . obrigada 😘😘
    • Responder
  • Danielly
    Super Noiva outubro 2019 Paraná
    Danielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    *** O meu*
    • Responder
  • Danielly
    Super Noiva outubro 2019 Paraná
    Danielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O eu será costela assada, churras hahaha
    • Responder
  • E
    Noiva Novata outubro 2019 São Paulo
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde, eu optei por fazer o CHURRASCO, saladas cruas e assadas.... porém sai meio carinho tbm
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas