Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

FernandA
Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro

Sos: acho que perderam meu batistério na Igreja! o que fazer????

FernandA, dia 3 de outubro de 2017 às 20:27 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 38

Olá noivas!

Boa noite! Hoje vim compartilhar um problema que está me afligindo bastante nessa organização do casamento. Fui batizada numa Igreja em Belém, mas não moro lá há mais de doze anos. Primeiro foi uma grande dificuldade localizar um contato telefônico da Igreja e agora que já consegui estou, desde o princípio de agosto, aguardando a busca da cópia do meu bastistério. Inicialmente, eles me pediram 45 dias, alegando que somente parte do acervo havia sido digitalizada e que o ano em que fui batizada estava fora dessa digitalização. Depois em meados de setembro, liguei lá novamente e nada deles localizarem, mas pelo menos pediram para eu ligar no início de outubro. Hoje liguei lá novamente e eles ficaram de me retornar a ligação até o fim do dia e nada. Sinceramente, estou achando que o livro em que foi feito o meu registro se extraviou.... ou sei lá.... ou será que elas estão achando que eu estou perdendo meu tempo e dinheiro em interurbanos pra cobrar um documento de batizado que não aconteceu. Faça-me o favor, né?! Nosso casamento está marcado para o início de dezembro e semana que vem é o ultimo dia para matrícula para o curso de noivos e eu não sei o que fazer. Já pensei até em ligar para a Cúria Metropolitana de Belém reclamando.

Alguém já passou por isso? Sabe o que fazer?

Please, aguardo ajuda e desde já muitíssimo obrigada!!! Smiley heart


38 Respostas

Última atividade por A M, dia 31 de Agosto de 2023 às 16:03
  • A M
    Noiva Novata Maio 2023 Goiás
    A M ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boa tarde, Giselle! O batismo só se recebe uma vez. No entanto, se a família tem certeza que a pessoa foi batizada e a igreja não encontra o registro do batismo, faz-se um juramento supletório na igreja onde será realizado o casamento. De toda forma, não se deixa de realizar um casamento pelo fato de não ter feito o registro do batismo.

    • Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Giselle, bom dia! Tudo bem?! Em tese não, embora algumas noivinhas tenham mencionado isso nas suas mensagens. Bem, se você perdeu o seu registro de Batismo, deve buscar uma cópia na Paróquia em que foi batizada ou mesmo na Diocese (ou Arquidiocese) da qual faz parte. No meu caso, eu não tinha mais a cópia da minha certidão de batismo e o padre que realizou o meu batismo não havia feito o registro no livro da Paróquia. Como era uma data antiga, foi impossível fazer o resgate. Mas como eu fiz a Primeira Comunhão e consegui comprová-la, emitiram uma declaração autorizando o casamento. Boa sorte pra você e felicidades!!!

    • Responder
  • L
    Noiva Constante Janeiro 2024 Paraná
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A igreja tem que buscar na diocese então, eu tenho a minha certidão de batismo e a vela usada especialmente pra chegada desse grande dia.
    • Responder
  • Giselle
    Noiva Novata outubro 2022 São Paulo
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Serio que tem como batizar denovo 🤗 pq nao sei onde esta minha certidao de batismo ☹️
    • Responder
  • L
    Noivo Novato Dezembro 2021 Bahia
    Lucas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi boa tarde, eu estou pretendendo me casar e tenho o meu batisterio mas a paroquia quer que eu tire um novo desse ano e nao consigo entrar em contato com a paroquia onde fui batizado, voce sabe se tem alguma solução caso eu nao ache o meu batisterio ?

    • Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Fabiana, que bom!!! No nosso caso, meu marido chegou a sugerir um novo batismo, mas a como havia provas de que eu fiz primeira comunhão (e portanto, provavelmente fui batizada) a secretária da paróquia lhe advertiu que sugerir isso era algo passível de excomunhão. Felizmente, o Arcebispado de Belém interferiu e conseguimos nos casar. Felicidades a você e seus irmãos!!! Bjs.

    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Novata Junho 2020 Mato Grosso do Sul
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aliás foram perdidos os batistérios de todos os meus irmãos, o jeito é batizar novamente, é assim que vou fazer pois não vou deixar de casar
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Novata Junho 2020 Mato Grosso do Sul
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu irmão se casou e também extraviaram o batistério dele, o Padre o batizou no dia do casamento, resolvido!
    • Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Perdão, Milton. Agora que vi sua mensagem. Como contei pra Bea, não consegui resolver a questão via paróquia em que fui batizada e tive de recorrer a Cúria Metropolitana de Belém que sabia da situação de descontrole de papéis naquela década e emitiu uma declaração negativa em relação ao matrimônio. Além disso, ainda tive que apresentar uma declaração de próprio punho do meu pai, confirmada por uma testemunha e anexei uma cópia da foto da minha primeira comunhão. Foi bem burocrático e trabalhoso e olha que não era um casamento religioso civil, pois já estávamos casados no civil, mas queríamos apenas receber as bênçãos da igreja e fazer uma festa.

    • Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Bea, perdão pela demora em responder, mas passei muito tempo sem acessar a comunidade. Então, não tive como recuperar o meu batistério pela paróquia, pois soube que fui batizada, mas o batismo não foi registrado no livro da paróquia, assim como de outras dezenas de crianças naquele período. Recorri a Cúria Metropolitana de Belém que sabia da situação de descontrole de papéis naquela década e emitiu uma declaração negativa em relação ao matrimônio. Além disso, ainda ainda tive que apresentar uma declaração de próprio punho do meu pai, confirmada por uma testemunha e anexei uma cópia da foto da minha primeira comunhão. Foi bem burocrático, mas consegui resolver. Espero que você tenha conseguido resolver o seu problema de papeis também. Bjs. Smiley heart

    • Responder
  • Bea
    Noiva Curiosa outubro 2019 Rio de Janeiro
    Bea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como conseguiu???
    • Responder
  • Bea
    Noiva Curiosa outubro 2019 Rio de Janeiro
    Bea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Liga para acúria da arquidiocese tem no rio de janeiro acho que é a sede do Brasil, no google vc acha tudo. O procura contato da cúria Brasil .O que vc precisa é de uma cúria para localizar seu batismo faça contatos por email ou telefone.
    • Responder
  • Milton
    Goiás
    Milton ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, td bem ?

    Eu sou secretario da paróquia São Sebastião de Novo Brasil-GO, estou na minhas primeiras semanas e tenho que fazer uma certidão negativa de batismo e não sei como , será que teria como você me mandar a sua somente pra mim ter uma base de como fazer? por que pesquisei no google e a unica que achei foi a sua...



    • Responder
  • Ticiana
    Noiva Novata Junho 2018 Ceará
    Ticiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que bom,obrigada !^^ tudo dará certo.!Deus abençoe

    • Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Ticiana, deu um trabalhão, mas acabamos resolvendo. Tivemos de entrar em contato diretamente com a Cúria Metropolitana que enviou uma declaração e também com uma declaração do meu pai que jurou que eu era batizada, além de inserir uma foto da minha primeira comunhão no processo. Desejo êxito pra você nesse processo e muitas felicidades!!! Smiley heart
    • Responder
  • Ticiana
    Noiva Novata Junho 2018 Ceará
    Ticiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá meninas,também estou com problemas. Mas enfim.A possibilidade de ser batizada novamente inclui pecado grave contra o Espírito Santo ,pecado esse que é o único a não ser perdoado por Deus.Caso o segundo batismo ocorra será pecado do padre ou bispo que é instrumento do sacramento e de quem esteja supostamente sendo batizadoE a arquidiocese da paróquia possui cópia dos livros .

    • Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pra quem acompanhou esse debate: há 35 dias do casamento finalmente consegui a Certidão Negativa. Obrigada as orientações e pela torcida!!! Smiley heart

    Certidão negativa...Sos: acho que perderam meu batistério na Igreja! o que fazer???? 1


    • Responder
  • Leticia
    Noiva VIP Abril 2018 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Veja essa possibilidade seu casamento esta pertinho! Smiley heart

    • Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Letícia. Smiley heart Realmente, não vou descartar nenhuma hipótese. Smiley amazing


    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Conversa com o padre primeiro. Se der pra resolver amigavelmente (talvez a paroquia ligando) melhor. Mas se chegar a extremo seria o caso. Converse direitinho, exponha a situação. Fale que enrolaram etc. Ele mesmo vai pensar em algo pq os problemas que eu presenciei foi na mesma diocese, então meio que foi mais fácil. Calma que tudo se resolve!

    • Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendi Natália. Obrigada mesmo. Vou falar com meu noivo e marcamos uma conversa com o pároco daqui. Você acha que seria necessário pedir a intecessão da Curia Metropolitana em Belém ou apenas do bispo do Rio (Dom Orani) seria o suficiente?


    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que isso, tamo ai pra ajudar. Então das vezes que eu presenciei foi na hora la. O padre mesmo (paroco) que fez. A noiva (que foi o caso) foi la na paroquia com duas pessoas (no caso os padrinhos dela) que assinaram o termo (foi ele que fez la). Mas como seu caso é mais complicado eu acho que não teria problema se for um documento escrito. Sinceramente tire a duvida com ele pq da forma como é o seu caso eu não presenciei então não posso afirmar nada. Calma da pra resolver. Se for o caso vc pode pedir uma dispensa na curia. Vc fala que foi batizada validamente mas não tem registro. Ai eles pedem uma dispensa la. Mas marque com o pároco o quanto antes. O bispo daí é muito tranquilo (um doce), não acho que teria problemas

    • Responder
  • Leticia
    Noiva VIP Abril 2018 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Arruma um casal de padrinhos, vai em outra paroquia e se batiza!! a secretária é sempre um "saco" onde vou me casar, a moça foi super grossa com meu noivo pq queriamos uma cerimonia mista, que no final o padre super apoiou, então va em outra, façam o curso de batizmo e se batize e seja feliz hauhas

    • Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boa Letícia. Meu noivo chegou a sugerir isso, mas a Secretária da Paróquia onde vamos nos casar deu um sermão nele e quase chegou a pedir a sua excomunhão. rsrsrs...

    Mas sinceramente, se eu soubesse que seria difícil assim teria começado dizendo que não era batizada. Smiley amazing


    • Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Nathália, obrigada. Eu sei que sua fonte é fidedigníssima. Smiley love

    Duas questões: qual o teor dessa declaração e quem pode emiti-la? Teremos que trazer essas duas pessoas aqui no Rio de Janeiro pra testemunhar isso? São mais de 3.000 km de distância e uma fortuna que não temos em passagens áereas. Smiley amazing


    • Responder
  • Leticia
    Noiva VIP Abril 2018 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se batiza na localidade que vc mora! Smiley smile

    • Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que ótimo, Larissa! Que bom que aceitaram a sua declaração!!! Smiley love

    No meu caso, falei com a secretária da Igreja onde irei me casar e perguntei se servia a minha declaração e ela disse que não. Smiley sad



    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fê, converse com o padre da sua paroquia e explique a situação. As vezes ele consegue resolver!

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Só levar duas testemunhas do seu batizado que vão assinar um termo dizendo que vc foi batizada em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santa. Pronto resolvido! rsrsrsr


    Fonte: quem trabalhou em paroquia (faça isso o quanto antes ta!) Bjo

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nosssaaa que trabalho!!

    Então menina, fiquei preocupada agora. Eu fui batizada na igreja evangélica a muitos anos atrás e eles não fazem registro de nada. Aí esse ano, me tornei católica e fiz 1 a° comunhão e crisma, não fui batizada novamente pq a igreja aceitou o meu primeiro batismo (só pela minha palavra). E só tenho esses dois certificados e ano que vem me casarei na igreja católica. Vou procurar me informar mesmo. Obrigada Smiley heart


    • Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Larissa, não, eles não aceitam. Ainda vão ter que pedir uma autorização para a Cúria Metropolitana daqui a quinze dias e eu ainda não vou ter que encontrar essas tais duas testemunhas. Uma séria o meu pai, a outra eu realmente não sei.

    Liguei também na paróquia onde fiz a primeira comunhão e eles disseram que não tem esse tipo de registro.

    Sobre o seu caso, você também irá casar na igreja católica? Creio que, se você fez a catequese e a crisma esse ano e não era batizada, deve ter sido batizada nesse momento. Então, teoricamente não teria problema pra ti, mas seria bom se certificar disso beeeem antes.

    Obrigada pelo retorno e felicidades!!! Smiley heart


    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, que sério. E eles não aceitam outros certificados? Tipo o de 1° comunhão ou do Crisma? Pq eu também não tenho comprovante nenhum de batismo, já que eu fui batizada na igreja evangélica e esse ano fiz catequese e crisma.


    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas