Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Laís
Super Noiva Novembro 2021 Santa Catarina

Sobrenome de casada é ultrapassado?

Laís, dia 2 de Junho de 2020 às 21:38 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 57
Guardado Guardar
Responder

Oi meninas e meninos, hoje surgiu um grande debate em meu trabalho sobre mudar ou não o sobrenome pós casamento e toda a burocracia que isso iria gerar em trocar os documentos, que não existe mais isso de sobrenome de casada e tudo mais.

eu sempre quis o sobrenome do meu noivo e ele o meu, então, decidimos que eu terei o dele e ele o meu.

vocês já decidiram como será o de vocês?

eu me encontro assim:

tenor.gif

57 Respostas

• Andréa
    Noiva VIP Maio 2020 Bahia
    Andréa ·
    • Denunciar
    Eu adotei o sobrenome do meu marido sim ❤❤❤
    Só falta mudar os documentos
    • Responder
  • Giovanna
    Super Noiva Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar

Não acho ultrapassado, acho lindo! Mas não penso em colocar, pela questão burocratica, pelo meu sobrenome já ser gigante e também pelo dele não combinar muito com o meu (Giovanna Santana?) ahahaha

• Responder
  • Marina
    Noiva Ativa Abril 2021 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    Oi, Laís! Acho que ultrapassado não está, porque é impressionante o número de meninas que eu conheço e que se casaram recentemente e adotaram o nome do marido, haha. Pelo menos no meu círculo de conhecidos, ainda parece bem em alta.

Agora, eu ainda estou tomando a decisão, mas acho que não mudarei o meu sobrenome. Acho que tem algo de patriarcal nisso... De o último nome (que é o mais importante, porque tem uma continuidade na linhagem) ser o do homem. Acho que é muito raro um casal que adota o último sobrenome como o da mulher, né? Mesma coisa para os filhos: me incomoda que a tradição diga que eles devem herdar o último sobrenome do pai. Por que não da mãe? Inclusive eu conheço mães solos, que os pais participam muito pouco, e o últimos sobrenome da criança é do dito cujo. Não parece justo, hahaha.
    Enfim, eu acho que vou manter o meu nome e já brinquei várias vezes com o meu noivo que, se tivermos dois filhos, cada filho fica com uma ordem de sobrenomes: um com o último sobrenome dele e outro com o meu último sobrenome.
    Beijos!
    • Responder
  • Carla Suzana
    Noiva Ativa Março 2021 São Paulo
    Carla Suzana ·
    • Denunciar

Eu não acho ultrapassado. Acho bonito no sentido de que representa a formação de uma nova família que é exatamente o que o sobrenome traz né? Smiley heart aqui podemos retirar ou colocar da forma que acharmos melhor, na ordem que preferirmos.

• Responder
  • Bianca
    Destacada Outubro 2020 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Que legal, Smiley heart

• Responder
  • Caroline
    Destacada Setembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Hmm entendi
    Eh essa nossa dúvida
    Pq ele quer me dar o da mãe E eu o do meu pai Então n sei cm ficaria pq teria o nome do pai dele no nome dele que n daria pra ficar cm o seu
    Entende?!
    • Responder
  • Laís
    Laís ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Estamos felizes demais ♥

• Responder
  • Laís
    Laís ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Kkkkkkkkkkk ai noivinha ri demais com seu comentário, graças a Deus o meu também tem um sobrenome bonito kkkk

• Responder
  • Laís
    Laís ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Oieee, aqui na minha cidade só podemos acrescentar

meu sobrenome é Happel e do meu noivo Jung, a unica regra é que os dois sigam a mesma ordem, que será Happel Jung

• Responder
  • Laís
    Laís ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Eu amo a ideia de termos o sobrenome igual igual kkk

• Responder
  • Laís
    Laís ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Aiii, tbm penso assim ♥

• Responder
  • Laís
    Laís ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Aiiii ♥ aqui não sei se podemos retirar ou apenas acrescentar

• Responder
  • Laís
    Laís ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Eu quero pq meu sobrenome é mt curto kkkk

• Responder
  • Daniele
    Noiva Novata Fevereiro 1990 Rio de Janeiro
    Daniele ·
    • Denunciar
    Eu decidi colocar o dele pois não gosto do meu último nome acho muito comum...
    Ele vai continuar com o nome dele.
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Ativa Maio 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    Por aqui vou tirar um meu e acrescentar o do noivo. Ele está querendo acrescentar o meu, vamos ver como vai ser no final kkk
    • Responder
  • Bianca
    Destacada Outubro 2020 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar

Em minha opinião, não é ultrapassado. Eu pretendo mudar meu nome sim, e nenhuma burocracia dura para sempre.

• Responder
  • Emanuelli
    Super Noiva Agosto 2020 Rio de Janeiro
    Emanuelli ·
    • Denunciar
    Optamos por eu pegar o nome dele. Mas acho super legal qndo cada um pega o do outro, no casamento da minha cunhada foi assik
    • Responder
  • Danny
    Destacada Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar

Oi Lais, aqui quisemos seguir a tradição e eu acrescentei o sobrenome dele.

Mas foi decisão dos dois depois de uma boa conversa sobre os motivos!

Os documentos é burocrático, mas não demora muito e em pouco tempo está tudo ok!

• Responder
  • Caroline
    Destacada Setembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar

Hehehehe oi Lais

por aqui queremos como voces

estamos vendo como eh essa situacao , pois o que ele quer tirar eh o ultimo sobrenome, entao n sei ainda legalmente cm eh essa situacao

• Responder
  • Francilane
    Noiva Novata Maio 2021 Minas Gerais
    Francilane ·
    • Denunciar
    Eu desde sempre quis acrescentar o sobrenome do meu futuro esposo, tinha receio se fosse um sobrenome que achasse feio, mas graças a Deus, meu noivo tem o sobrenome lindo..🙏🏾😂
    • Responder
  • T
    Noiva VIP Fevereiro 2021 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    Não diria ultrapassado mas não é necessário, aqui apenas o meu noivo vai acrescentar o meu sobrenome pq ele não gosta é acha os deles muito simples .
    • Responder
  • Andréa
    Noiva VIP Maio 2020 Bahia
    Andréa ·
    • Denunciar
    Sim.... faça o q vcs dois querem!!!!
    Eu e meu marido decidimos q eu iria adotar o sobrenome dele, ele preferiu deixar o sobrenome dele como está....
    Pronto, e assim foi!Mas ainda n começamos a mudar os documentos.
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Principiante Junho 2020 Distrito Federal
    Raquel ·
    • Denunciar
    Eu e meu noivo optamos por colocar o sobrenome um do outro. Eu particularmente acho legal essa tradição, mas o importante é que vocês estejam felizes e confortáveis com a decisão.
    • Responder
  • Maristela
    Noiva Ativa Julho 2021 São Paulo
    Maristela ·
    • Denunciar
    Eu realmente não sei o que fazer em relação a isso. Não vou tirar nenhum nome meu, mas talvez acrescentar o sobrenome dele...
    • Responder
  • Gabrielle
    Noiva VIP Dezembro 2020 Rio de Janeiro
    Gabrielle ·
    • Denunciar
    Eu nem ligo para burocracia kkk sou da moda antiga, quero sobrenome sim 😍😍 queria que ele colocasse o meu, só que por o dele ser o nome do pai n tem como.😕 mas ta tudo tranquilo, n teve briga nem nada rs. Nesse ponto somos de boas.
    • Responder
  • Joor
    Noiva Master Dezembro 2019 São Paulo
    Joor ·
    • Denunciar
    Bom, eu vou aderir para facilitar na hora da documentação, para dar entrada já cidadania ...
    • Responder
  • Tayla
    Noiva VIP Março 2021 Minas Gerais
    Tayla ·
    • Denunciar
    Eu particularmente gosto da tradicional mudança de sobrenome, vou incluir sim o sobrenome do meu noivo. Se vc quer não dê ouvidos ao que os outros falam.
    • Responder
  • Sueila
    Destacada Maio 2023 Rio de Janeiro
    Sueila ·
    • Denunciar

Oi Laís, não acho que necessariamente ultrapassado, mas uma escolha mais tradicional talvez.

Só sei que pretendo acrescentar o sobrenome do meu futuro marido sim! 🥰

• Responder
  • Jenypher
    Super Noiva Dezembro 2020 São Paulo
    Jenypher ·
    • Denunciar
    Eu tbm sempre quis o sobrenome dele. Sou uma noiva mto clássica
    • Responder
  • Paula
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    Não acho ultrapassado. Acho que representa ainda mais a união do casal rsrs, gosto dessa tradição, mesmo que hoje não seja necessário.
    Eu e meu noivo vamos mudar nossos sobrenomes, nós dois ficaremos Doval Rodrigues 😊❤️. O Doval é meu e o Rodrigues é dele.
    • Responder
  • Larissa
    Super Noiva Junho 2021 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    Oi noivinha, aqui iremos seguir a tradição porque achamos muito lindo então irei pegar o sobrenome dele e ele não vai pegar o meu. Só que de fato toda burocracia que enfrenta para alterar os documentos da uma preguicinha mesmo, mas vamos que vamos que no final vale o esforço rsrs 🥰❤️
    • Responder
  • Priscylla
    Noiva Ativa Dezembro 2020 São Paulo
    Priscylla ·
    • Denunciar
    Oi, eu não ia mudar meu nome pela questão burocrática, estava morrendo de preguiça, mas meu noivo insistindo para que eu leve o nome dele 😣. Por fim, pesquisei e vi que msm não alterando meu nome os documentos devem ser atualizados, de solteira para casada, vou ter que ir em todos os órgãos solicitar essa alteração de status, para futuramente não ter uma inconsistência de dados. Então o trabalho vai ser o msm 😜.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados