Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais

Sobre expectativas

Nathalie, dia 19 de Abril de 2020 às 14:36 Publicado em Fórum Vida de casal 1 20

Oi pessoal, como vai a quarentena? Eu louca que acabe.

Então, eu tenho lido alguns debates sobre as expectativas sobre o casório. Sempre que abri ia pensando: ah deve ser do bolo, da festa, da cerimônia como querem e tal. Mas me surpreendeu a quantidade de noiv@s que falam de como as pessoas não tão empolgadas, ou como queriam que a mãe estivesse lidando de outra forma, ou se sentindo frustrada pelas madrinhas não serem de filmes.


Não sei se o meu pé no chão é muito (eu passei por muita coisa na vida, divórcio dos pais, mãe doente e tal) mas eu fiquei me perguntando o por que nos seres humanos sermos incapazes (ou termos dificuldade) em viver os acontecimentos sem expectativas que não estão ao nosso alcance preencher.

Ex pelo casamento: buquê, cerimônia, nosso vestido, a comida, ok, pois é algo palpável, isto é está no nosso controle. Mas as reações das pessoas não podemos controlar. Não podemos controlar como as pessoas vão reagir, como vão (ou não) se empolgarem.

Criamos na nossa cabeça uma ideia de como deveria tá sendo a preparação e a forma das pessoas agirem (desculpe a sinceridade porque Hollywood e a globo colocaram na nossa cabeça com filme e novela) e muitas vezes nos recusamos a viver aquele momento. A mãe não se empolgou? Mas e aquela tia que você não esperava que tá mais empolgada que você, querendo cha de tudo e te ajudando?

A madrinha não é a de filme, cheia daquelas coisas que claramente não são da nossa cultura, mas aquela colega de trabalho que nada mais é que convidada tá ali te ouvindo.

Meu ponto é: gente vamos focar no que nos coloca pra frente. Frustração existe? Existe. E não podemos nega-la que é muito pior. Mas focar no que nos leva pra frente torna a vida leve.

Infelizmente vivemos em uma sociedade fútil o que importa é o que curtiu no insta, o parabéns no face. É tirar foto e falar olha como sou feliz. Mas essa mesma pessoa as vezes não vive aquilo. E pior, a gente tá tão focado no que vão pensar ou nas nossas próprias expectativas, que sequer para pra ficar feliz com as surpresas que não esperávamos. Ou ficamos mau por não estarmos fazendo uma festa e falarem, ou por estarmos fazendo e falarem. Tem que ser sobre nos, no caso do casamento, sobre o casal.

E falo isso pra mim mesma kkkkk quase um mantra e tem dado certo.
É mais uma reflexão mesmo. Tem me assustado como a nossa geração tem focado tanto em expectativas e esquecido a realidade.

Vale a reflexão.

20 Respostas

Última atividade por Nathalie, dia 3 de Julho de 2020 às 20:22
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você foi cirúrgica! O ponto é justamente esse: a vida das pessoas não vai parar porque vamos nos casar. Cada um na sua e tudo bem. Infelizmente a surra de filmes americanos de casamento cobra seu preço agora: as pessoas querem importar uma cultura de envolvimento (tenho parentes lá, é igual nos filmes mesmo) que definitivamente não é a nossa.
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótima reflexão.
    Sabe, qd fiquei noiva minha boca só falava sobre casamento... aí eu percebi q as pessoas têm vida e quem ta vivendo esse momento é vc e nao elas. Casamento é bom? É! Mas é bom pros noivos e pra alguns familiares, ngm é obrigado a entender a dimensão q o casamento tem na sua vida naquele momento. E tá tudo bem!
    Eu percebi q minhas amigas estavam em uma fase completamente diferente da minha e então me senti mais aliviada. Parei de falar de casamento pra elas e ficou tudo bem!

    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente!!! E assim vou mais fundo. Acho superficial culpar só a indústria (que tem o sua culpa SIM) , em especial a cinematográfica e a da propaganda (e falo de conhecimento se causa, sou publicitária kkkk ). É todo um sistema, incluindo o educacional e a sociedade em si que incute a cultura da aparência a todo custo. Não tô dizendo que a gente não tem que se sentir bonita, que não tem que se cuidar, que não tem que se sentir bem. Mas o objetivo deve (ou deveria) ser estarmos felizes com nós mesmos, não arrancando os cabelos pq fulano vai pensar, ou pior, gastando energia preciosa em causar inveja, ou mostrar que superou...






    Mas a nossa cultura é a do precisa mostrar. Isso SEMPRE existiu, afinal sempre tinha a rádio bairro, ou aqui e acolá. So que Hollywood, Globo potencializam. O que antes era na rua, se tornou internacional!!! Isso pq essas mídias se tornaram o mundo da sociedade. Pais não brincam mais com os filhos porque não de alguma forma a sociedade incutir que brincar com o filho é perda de tempo. O negócio é relaxar pq amanhã você tem que trabalhar pra ganhar mais dinheiro. O dinheiro deixou de ser um meio pra proporcionar as coisas, se tornou o objetivo, não o meio para atingir o objetivo. A mídia domina a sociedade. Sempre dominou, porém nos últimos 20 anos mais que nunca. E a falta de diálogo em casa, o tempo com família e amigos (afinal quando a gente sai tem que tirar foto, tem que postar, ninguém mais conversa) só piora. Pq quem conversa debate se A ou B que a mídia falou tá certo ou errado. Quem conversa, faz outras coisas, busca informações, lê, não é manipulado. Mas isso da trabalho... E a sociedade quer que a energia esteja só no trabalho. Trabalho é MUITO importante, edificador. Mas não pode ser o centro da vida.





    Então o pai/mãe larga na TV (nossa geração anos 80/90 ) ou tablet (no caso da galera mais jovem). Não conversam, não jogam, não se ensina mais a conviver a compartilhar. É mais fácil o tablet, a TV pq a criança não perturba. Estamos dentro demais de nós mesmo e o casamento (cerimônia ) é apenas reflexo disso: como sempre recebemos as coisas pra pararmos de perturbar, achamos equivocadamente que quem não o faz não gosta de nós! Situações assim só expõe a situação da nossa sociedade, que sempre foi assim, gritando a plenos pulmões as aparências. E se gente não para e pensa no que estamos fazendo, nos tornamos apenas pessoas que querem imitar os filmes e dão chilique quando a realidade é estampada na nossa frente...



    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Dezembro 2020 Minas Gerais
    Sassá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Chocada com como pensamos parecido!! Hahaha
    Concordo com vc em gênero, número e grau. O casamento virou uma indústria extremamente superficial, onde o real significado do matrimônio ficou escondido por trás das flores mais caras que o dinheiro pode comprar. Ngm mais liga pra real felicidade da união de duas vidas, da concretização do amor e todas coisas românticas que podem estar ligadas a isso. Hoje nós (e me encaixo nessa categoria, não de forma ativa, mas de forma passiva 100%) nos importamos com as fotos que vamos tirar e postar pra pessoas que nem gostam da gente dar like e se contorcer de inveja pq nossa festa foi a mais luxuosa dos últimos tempos.
    Os valores estão invertidos, o virtual se tornou o novo real e o real se tornou uma frustração sem fim pq nunca alcança o imaginado como ideal (que é o que vc muito sabiamente pontua que nos foi enfiado boca a baixo por uma indústria capitalista, ensinada a nós desde criancinhas por grandes produções artísticas importadas de culturas muito diferentes da nossa). E aí a gente sofre e se magoa em momentos que deveríamos estar dando saltos de felicidade por atingir uma nova fase, um novo ciclo na vida.
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah e se precisar adiar mais, adie. Bom que tem mais tempo pra planejar, pra juntar grana... A realidade tem coisas lindas. Basta sair da de novelas da globo, dos filmes americanos, das fotos das blogueirinhas de Instagram. Você descobrirá coisas lindas, pode apostar 😘😉
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Jamile, sim fui eu que escrevi cada palavra. Eu imagino o seu sofrimento, mesmo. Mas pegue isso como aprendizado. Nunca podemos condicionar nossa felicidade a aquilo que não está no nosso alcance, e isso inclui as reações dos outro. Ex:


    Se sua melhor amiga não quis usar longo, ela tem os motivos dela e é preciso respeitar. Eu acho ridículo (com o perdão da palavra) a frase: ah mas qurm gosta de você faz... " Não são faz. A pessoa tem o direito de não querer. Gostar é também saber a falar não. É saber demonstrar que o agradar ao outro não pode nos ferir em qualquer campo que seja. Isso não é gostar, é carência e afetividade: Se não fizer isso então não me ama... Oi? E falo porque já apanhei MUITO da vida por pensar assim. E foi libertador me convencer (e é um trabalho diário tá kkkk) de que a pessoa tem a liberdade dela. E tudo bem. Pior é fazer algo que nos deixa desconfortável "pra não magoar o outro". Muito mais honesto falar a verdade.
    Sobre seus pais, mesma coisa. Olha, eu sou da opinião que em crença não se mete. Apesar de, como católica, sempre respeitar e ir a cerimônias em igrejas seja evangélica, testemunha de Jeová, judaica, tem pessoas que não se sentem bem e que fere a fé delas. E tudo bem. Veja, eu não fui ao casamento do meu pai porque, perante o catolicismo que é minha fé, ele está em pecado. Ponto. Eu não ia me ferir, ferir o que acredito pra não magoar quem quer que fosse. Tenho meus princípios teve drama? Teve. Mais fui firme. E hoje não só convivo, como aliás acabei de voltar da casa dele pois hoje é aniversário do meu pai e mesmo em quarentena fui lá. Não frequento sempre mas se preciso vou sim. Entenderam e vida seguiu.
    Encare tudo isso como aprendizado pra vida. E mais, pra saúde do seu casamento. Muitos casamentos acabam porque as pessoas colocam a felicidade na expectativa que tem do outro. E não!!!! Temos que ser felizes com nos mesmos pra podermos fazer os outros felizes.
    Então, da forma que for. Adiado ou não, é o que você terá e ser a especial por isso. Vamos viver a realidade. Abraçar o lado bom e tentar que o lado ruim não nos machuque demais. É um exercício. Leva tempo mas vai. Fique com Deus.
    • Responder
  • Jamile
    Noiva Ativa Maio 2021 Bahia
    Jamile ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nosssaaa, vc escreveu tudoo isso?
    Gente me ajudou e muito viu?
    Tava triste no início dos planos pq a minha melhor amiga que escolhi para see madrinha não quis usar vestido longo, depois mais triste ainda por descobrir que meus pais não vinham para o meu casamento pq eles são de outra religião ( mas eu tava com esperança que eles vinha, e por último quando o casamento foi adiado por causa do covid, conseguimos dar continuidade ao civil, mas por meio a tantos " detalhes que ocorreram" eu estou por um fil de adiar de vez a cerimônia religiosa e a festa. 🥺🥺.
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É difícil, ainda mais porque agora é moda aqui querer copiar filmes que claramente refletem uma cultura que não é a nossa. É exercício diário. Difícil, mas uma hora vai.
    • Responder
  • Hemilly
    Super Noiva Janeiro 2020 Bahia
    Hemilly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei a reflexão, temos que realmente ter esse pensamento!

    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    ❤🥰😘 boa sorte!!!!
    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada amor de verdade

    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, você é muito jovem. Então um conselho que eu gostaria de ter entendido quando tinha sua idade: crescer é entender que o mundo não gira ao nosso redor, que não podemos controlar como as pessoas reagem as coisas, que precisamos de manter nossas opiniões e que isso tem sim um preço. Crescer é saber que você não vai ver seus pais todo dia, nem ligar todo dia, nem ir pra casa deles todo fim de semana. Voce tem vida. Eu vejo minha mãe porque moro com ela. Meu pai falo uma duas vezes por semana, as vezes fico meses sem ver pq não da tempo. E tudo bem. Voce vai se casar. Isso implica em se libertar. Claro você os ama, deve escutar, mas no final a decisão é sua (e as consequências tbm foi viu? Kkkk)



    Leve pro lado prático ensinamento pra vida de casada. Você vai pautar as suas decisões familiares como onde morar, o que financiar, ou morar de aluguel ou o que seja no que os seus pais acham ou deixam de achar? Vai ligar pros seus pais todo dia? Vai se privar da viver algo pq eles não concordam ? Isso é uma lição e tanto que você tá tendo e muito jovem!!! Agarre isso.

    Não tô falando pra isolar pais ou família. Tô falando que ainda mais nos que temos pais separados temos que tomar decisões sozinhos. Meus pais por exemplo nunca terão a mesma direção pra algo porque, ainda mais hoje 16 anos após o divórcio, pensam bem diferente. É pesado e no início a gente fica bem do perdido. Mas passa. E passamos a ser só nos e Deus. Triste mas da pra superar.
    Isso pra o seu casamento será saudável acredite.
    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tenho 20 anos


    Te entendo , mais e o melhor que podemos fazer agora e enxergar a vida como jovens adultos
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não é bem nossa culpa *** corretor kkk
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu te entendo demais. Eu sonho com isso a vida toda tbm. Mas a gente como ser humano precisa aprender a ser adulto. Infelizmente a nossa geração teve pais que em sua maioria disseram só sim. Deram tudo e ainda crescemos em plena revolução tecnológica. Não sei sua idade mas eu tenho 28 e digo que salvei por pouco porque nasceu após 1996 olha... E não é bem fui nossa não sabe, é a forma que nossos pais conseguiram nos educar mas que, infelizmente, nos deixou eternas crianças: mas eu quero e se não for da forma que eu quero então não vale. Percebe como parece uma criança de 4 anos?



    Pra minha ficha cair sobre isso, cara foi muito choro, oração e muita terapia. E doi viu. Imagina o quanto doeu pra mim aceitar que fui vítima de alienação parental? (E olha que aceitei fácil, meu psicólogo ficou chocado comigo). Isso é inclusive pra saúde dos casamentos. Por isso ainda não casei, Por que ainda trabalho isso e ele entende.
    Então calma. Não adianta sofrer por algo que você não tem controle. Coloque a responsabilidade no ombro de quem inicia a situação. Se sua mãe não quiser ir ao casamento da FILHA dela por causa de namorado, quem está sendo infantil? Ela claro.
    Agora fique de olho em relação a abuso. Se der um sinal micro de que ele agride ela, denuncie. Mas não coloque sobre você uma carga que não é sua.
    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente precisamos viver mais a realidade


    No meu caso sempre sonhei com esse momento desde que me entendo por gente kkk tenho ate ft minha vestida de noiva ❤
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa. O mau do ser humano é foco desnecessário no negativo. As vezes tem tanta coisa boa, é ficamos em um mínimo detalhe que da pra passar.
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é. Não é sobre não sonhar, é sobre ver a beleza da nossa realidade, curtir e se alegrar com ela. Porque a gente sonha tanto com uma coisa, que se algo sai um ponto fora, parece que tudo deu errado. E as vezes o que saiu do planejado pode se tornar melhor, se olharmos com os olhos certos.
    • Responder
  • R
    Noiva Novata Agosto 2022 Goiás
    Rayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótima a reflexão! Também venho pensado bastante nisso, é mais sobre viver a realidade como de fato ela é! E curtir isso Smiley smile
    • Responder
  • Leticia
    Noiva VIP Agosto 2019 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sábias palavras noivinha!! Realmente a gente só pensa "na parte negativa" das coisas, o que nos deixa pra baixo. Vamos focar em coisas boas. Meu mantra é "pensamentos positivos atrai coisas positivas" Smiley heart

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas