Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luis " Eu Sou A Lenda "
Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo

Saiba como funciona o casamento comunitário.

Luis " Eu Sou A Lenda ", dia 2 de Agosto de 2016 às 12:27 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1 18

Atendendo o pedido da Cintia, venho mais uma vez tentar exclarecer algumas dúvidas, o casamento é uma festa cara e todos sabemos disso. Os norte-americanos costumam economizar mais de 1

casamento comunitário religioso

casamento comunitário religioso

Existem dois tipos de casamento coletivo: o religioso e o civil. No caso do religioso, é feito uma cerimônia de acordo com a sua religião com vários casais ao mesmo tempo. Pode-se pagar uma taxa por isso ou os párocos e organizadores da igreja ou templo se comprometem a fazer a celebração de graça, uma forma de agradar à comunidade e o convite a formalizar à união diante da crença.

Parece estranho pensar em diversos casais em um altar, mas não é. No geral reserva-se as duas primeiras fileiras da igreja ou do templo para os casais sentarem, depende da quantidade de duplas no dia. Os casais levantam e benção e juras são feitas com o religioso indo até eles. Em casos de casamentos comunitários com poucos casais, duplas ou trios podem subir ao altar. A dinâmica muda apenas por uma questão de espaço mesmo.

Casamento comunitário civil

casamento comunitário civil

O casamento coletivo civil, conhecimento também como casamento coletivo, costuma ser realizado com abono de taxas e com uma pré-inscrição. Um juiz se dispõe a doar seus serviços e o tribunal reserva um dia em especial para diversos casais comparecerem depois de se inscreverem previamente.

A proposta do casamento comunitário no Brasil surgiu como uma ideia para legalizar a situação dos casais perante a lei que não poderiam pagar as taxas do cartório, um pouco altas para uma boa parte da população. É um serviço para as comunidades tanto para quem não pode pagar as taxas um pouco altas do cartório para casar como para o juiz, que doa seus serviços. Em muitas cidades o casamento será gratuito e em outros a taxa é bem inferior ao que se costuma pagar.

Com a chegada da união estável, alguns casais podem ter dúvida: por que participar de um casamento comunitário no civil? A lei protege os casais com união por um longo período de tempo, mas ainda não é tão simples como o casamento em caso de morte, auxílio e pensão. Quando o casal se separa ou há falecimento, com uma união de longo prazo, é preciso provar que por diversos trâmites e testemunhas que a união existe. Com os papéis em mãos, fica mais fácil. O preço da união estável no cartório também não é dos mais baratos.

Como participar de um casamento coletivo?

O serviço de ajuda ao público é oferecido em diversas cidades do Brasil. Como são muitos os interessados, igrejas de sua cidade e tribunais anunciam nos principais veículos de comunicação os serviços. Para casamento coletivo religioso, é preciso obedecer às regras da igreja e suas normas. Como se vestir, como agir e se é preciso pagar alguma taxinha fica à cargo das normas da igreja.

Para casamento comunitário no civil, é preciso morar na mesma cidade do tribunal que está oferecendo o serviço e aparecer em horário para inscrição com identidade, CPF (ou habilitação que tem os dois números) e comprovante de residência do casal. Uma data será marcada e o casal irá. Neste tipo de evento, usa-se apenas roupas sociais e não vestido de casamento.

Existem regras para se vestir em casamento comunitário?

Os moldes do evento são como o de outro qualquer, por isso não é preciso temer como se vestir.

Veja outros links relacionados a lei e tipos de casamento:

Casamento civil sem custo;

Comunhão total de bens, parcial, separação total, participação final, entenda para poder escolher;

Saiba quais são os documentos necessários para agendar o casamento civil;

Entendendo o que é casamento religioso com efeito civil.

18 Respostas

Última atividade por Taiane, dia 28 de Setembro de 2020 às 10:41
  • Taiane
    Noiva Novata Dezembro 2020 Bahia
    Taiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostaria de saber quantos padrinhos e madrinhas pode ter no casamento coletivo
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Legal, fico feliz que vc tenha gostado, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida. Deus os abençoe.

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bom essa resposta vc só vai adquirir no local onde fará o casamento, vai depender do espaço, de quantidade de casais, são informações difíceis de conseguir assim, Deus os abençoe.

    • Responder
  • Renata
    Noiva Curiosa Março 2018 Paraná
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ajudou muito saber.. Vou me casar em um mês que vem aqui em Curitiba

    • Responder
  • Thaís
    Noiva Novata Julho 2019 São Paulo
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gostaria de saber se alguem sabe quantos padrinhos pode ter em um casamento comuniario?


    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Q bom fico feliz em saber, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking , me adiciona aí, bjo se cuida.
    • Responder
  • Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pela informação Smiley smile ajudou muito

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    tem q ver na igreja em q vc frequenta e no cartório mais próximo.

    • Responder
  • D
    São Paulo
    Danrlley ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    mais o local fica aonde

    • Responder
  • D
    São Paulo
    Danrlley ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    kkkk aí depende de vc, se vc for casar no religioso desta forma pode vestir o vestido de noiva tradicional, com véu e grinalda kkkk, se for só no civil aí pode com ser com a roupa mais bonita q vc tem aí no guarda roupas, espero q tenha ajudado, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

    • Responder
  • T
    Noiva Novata Março 2017 Paraná
    Thays ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Como pode ir vestida ? tem alguma dica ? :-)

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Valeu Smiley winking.

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Q bom Anna fico feliz em saber, por nada, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

    • Responder
  • Priscila
    Noiva VIP outubro 2018 Minas Gerais
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho interessante...

    • Responder
  • Anna
    Noiva Master Novembro 2018 Amazonas
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Egaaaall obrigada pelo post!! Esclareceu muitas coisas!!
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Só tirando dúvida Smiley winking.

    • Responder
  • S
    Noiva VIP Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hum... Bem interessante, eu já ouvi falar, mas não conhecia...
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas