Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bruna
Noiva Principiante Julho 2021 São Paulo

remarcando por conta da pandemia

Bruna, dia 29 de Maio de 2020 às 19:10 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 13
Oii Noivinhas!

Irei me casar dia 13/11, e o buffet me informou que para adiar a data seria cobrado uma taxa de 15% que seria por volta de 6.000 reais, e se mesmo se eu esperar e for necessário adiar lá na frente, estão cobrando taxa de 10%. Alguém que tenha conversado a respeito estão sendo cobrado também? Fiquei tão chateada com isso, entendo que as empresas precisam continuar e pagar funcionários, mas não temos culpa de todo o ocorrido.

13 Respostas

Última atividade por Noiva, dia 30 de Maio de 2020 às 11:01
  • N
    Super Noiva Julho 2021 Rio de Janeiro
    Noiva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Primeira vez que vejo aqui sobre cobrança. Antes de conversar com meus fornecedores eu vi esse link aqui
    http://www.correspondentebrasilia.adv.br/post/covid-19-casamentos-anivers%C3%A1rios-e-outros-eventos-o-que-fazer

    De todos só tive uma questão com a fotógrafa que alegou que em 2021 os brinde que ela me deu estariam mais caros e seria impossível ela arcar com eles. Fiquei bem chateada, mas aí TB pedi para que ela facilitasse o pagamento dividindo até na nova data. Acho que é um momento de conversa entre as partes achando a melhor solução possível...
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Março 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha acredito que devido ao momento multas não podem ser cobradas, porém ainda não sabemos se haverá proibição no próximo semestre.
    Mesmo assim, ainda acho que vai muito do bom senso dos fornecedores entenderem o momento.
    Esse é o pior momento para ser inflexível e querer ganhar dinheiro, esses locais vão perder muito a credibilidade. Mas procure seus direitos junto ao PROCON.
    • Responder
  • Jenypher
    Super Noiva Dezembro 2020 São Paulo
    Jenypher ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso não pode não noivinha,
    Ligue no procon e veja seus direitos..
    Eles realmente pode cobrar a multa agora, mas se chegar no dia não podem.
    • Responder
  • Isabella
    Noiva Esperta Abril 2022 São Paulo
    Isabella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não é justo essa cobrança de multa já que estamos em meio a uma PANDEMIA! Esse valor é abusivo e você tem direito de adiar sem taxa. Você não está adiando por capricho e sim pelos riscos de vírus.

    Já teve até matéria na TV do pessoal indo atrás de buffet cobrando taxas que iam até 13 mil reais pra adiar uma data, coisa que deveria ser feita de graça devido a situação.

    Vai atrás dos seus direitos, não ta certo o que eles estão fazendo.

    • Responder
  • Priscylla
    Noiva Ativa Setembro 2021 São Paulo
    Priscylla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noiva, meu buffet está adiando mensalmente os casamentos. Fui lá esse fds para buscar um contrato com o bar e aproveitei para conversar com minha vendedora, ela disse que não estão cobrando absolutamente nada, mas precisa esperar, não dá para uma noiva de novembro remarcar agora e passar na frente das que vão casar em junho/julho/agosto e assim por diante. O meu casamento é em dezembro, só posso cancelar em outubro se realmente for necessário.
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master outubro 2021 Rio Grande do Sul
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Noivinha,


    Que situação complicada. Sugiro procurar um advogado, ele pode ler seu contrato e te orientar sobre como proceder e quais são seus direitos.
    Mas por enquanto tente manter o coração tranquilo! Tudo vai dar certo! 🙏🏽
    😘
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu contrato do buffet caso precise adiar por conta da pandemia será cobrado 10% , irei me casa 07-11-20
    Fé que esse ano vamos se casar 🥰
    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa , que coisa , se precisar adia procure o seus direitos
    • Responder
  • Ariadne
    Noiva Esperta Novembro 2021 São Paulo
    Ariadne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bruna irei tentar te ajudar com esta dúvida!

    Como estamos em período de pandemia não só no Brasil como no mundo, isto trata-se de um caso fortuito, de forca maior ou seja, de acordo com o Art 393 do Código Civil, não pode ser feita a cobranca de multas. Porém este caso só é aplicado para os eventos que estiverem acontecendo ainda no período de quarentena (Proibicao de aglomeracoes ou suspensão de eventos).

    Como o seu casamento esta marcado para Novembro e ainda não sabemos como o país e seu estado estará até lá, caso opte por trocar a data agora, eles podem sim cobrar multa.

    Estou no mesmo barco, pois relutei muito em alterar a data pois estou com tudo pronto, inclusive convites mais no momento o mais importante e a saúde dos que amo, só que o espaco quer me cobrar multa para alterar a data. Como apesar de torcer muito para que este virus vá embora logo e não seja mais perigoso e ceife a vida de mais pessoas, não acredito que teremos a possibilidade de "aglomeracoes" antes do fim do ano e desta forma acredito que irão proibir os casamentos e eventos acima de 50 pessoas para o segundo semestre também.

    Desta forma lheoriento que aguarde até Julho e os decretos, se ate la ainda não houver possibilidade de melhora ai sim pode solicitar a alteracao sem cobranca adicional.

    Segue o link de outro debate na Comu sobre o tema, para que tenha mais conhecimento de causa.

    Espero ter lhe ajudado.

    https://comunidade.casamentos.com.br/forum/atencao-as-multas-contratuais-o-coronoavirus-pode-ser-considerado-caso-fortuito--t601639

    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É, aí eu também não acharia justo. Alias, isso contraria o meu entendimento sobre a medida provisória em vigência. Acho que vale a pena esperar e infelizmente, ponderar se vai valer a pena buscar a decisão do judiciário sobre a possibilidade da cobrança do reajuste ou não (acredito que surgirão inúmeras ações judiciais sobre a cobrança de multas e reajustes em caso de adiamentos e cancelamentos, e infelizmente ainda não sabemos como os tribunais irão interpretar). Te digo que de vcs tiverem que adiar, talvez seja interessante pagar para não ter dor de cabeça com a celebração do casamento na nova data e se for o caso, após o evento, se acharem que vale a pena, buscar os direitos via judicial. Eu, porém, esperaria mais no caso de vcs para adiar, mas entendo que envolve mtas coisas e é uma decisão mto pessoal do casal. O importante é que vcs fiquem em paz.
    • Responder
  • T
    Noiva VIP Fevereiro 2021 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha vamos lá, se vc quer mudar a data mas o seu mês não esta sendo afetado pelos decretos de quarentena então sim a taxa poderia ser cobrada. Agora se chegar o seu mês é ele for afetado por decreto o local não pode cobrar taxas por adiamentos. O que ele pode cobrar é a diferença em relação ao Ano pq tem aumento mas não pode cobrar taxas simplesmente por mudança, procure um advogado para ver isso melhor
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Principiante Julho 2021 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, pensei que fosse por conta disso o reajuste também. Mas a dona do buffet me informou que mesmo aquelas noivinhas que tiveram que mudar de última hora em Março, foi cobrado os 10%. Eu particularmente não achei justo... Mas vou tentar esperar o máximo que puder.
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha! É uma situação atípica. A orientação tem sido que não haja reajustes em caso de adiamento, mas cada caso é um caso. Esse acréscimo de 10% vejo que alguns locais estão cobrando pela mudança do ano mesmo, mas acho que vc deveria esperar mais para alterar sua data, pois os casamentos de novembro ainda não foram afetados, então se esperar mais, talvez surja alguma medida ou lei resguardando o seu período. O local, por enquanto, pode justificar que vc está alterando porque quer, haja vista que por enquanto não estão sendo adiados os casamentos de setembro/outubro/novembro/dezembro por conta da pandemia...
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas