Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Juliana
Noiva VIP Junho 2017 São Paulo

Religioso com efeito civil - todas as informações #casamentojueguto

Juliana, dia 12 de Julho de 2017 às 13:41 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 9 53

Oi comunidade

Hj vim falar de um assunto que sempre vejo dúvidas aqui: Casamento religioso com efeito civil ou civil em diligência então resolvi fazer um post super explicadinho #Textao

O meu foi religioso com efeito civil no dia 10 de junho !

Smiley heart


O que é?

O casamento religioso com efeito civil ou por diligência é o casamento que é realizado fora do cartório, ele pode ser feito por juiz de paz, padres, pastores, celebrantes.


Quem pode realizar a cerimônia?

Como dito acima pode ser feito por juiz de paz, padres, pastores, celebrante DESDE que essa pessoa tenha a habilitação para realizar casamento civil, então quando procurar o celebrante sempre importante vê se ele tem habilitação ou não… aqui nos fornecedores geralmente tem essa informação, se não só perguntar para a pessoa que pretende contratar.


Onde é realizado?

Qualquer lugar fora do cartório, devido algumas “regras” o local deverá ter as portas abertas durante a cerimônia, mas isso é algo que só está na lei pq onde casei por exemplo a porta era super longe da cerimônia e estava aberta mas com segurança recebendo os convidados kkkk


Quais as etapas?

Contratar uma pessoa habilitada para fazer a cerimônia com efeito civil.

Essa pessoa te dará um documento assinado por ela (com os dados dos noivos e local onde será realizado o casamento).

Ir ao cartório da entrada no casamento. Essa etapa é exatamente igual vc faria se fosse casar no cartório com a única diferença que vc entregará o documento do item 2 no cartório… as taxas, testemunhas e documentação vai depender do cartório.

Tudo certo o cartório vai emitir os proclamas e ele ficará fixado durante 15 dias para o caso de alguém ser contra seu casamento poder se pronunciar (isso tbm aconteceria no casamento dentro do cartório)

Em um casamento dentro do cartório essa etapa seria a de ir lá e casar, assinar os papéis mas como será feito fora um dos dois vai pegar a habilitação.

No dia do casamento (ou um dia antes) vcs entregam essa habilitação a pessoa que vai celebrar o casamento. Durante o casamento o celebrante, noivos e testemunhas (que não precisa ser as mesmas que deram entrada no cartório) assinam e estão casados.

o celebrante ou os noivos autenticam a assinatura do celebrante (para o cartório ter a ctz que é vdd).

leva essa habilitação no cartório que deram entrada no casamento e eles emitem a certidão de casamento oficial.


Porque eu escolhi fazer assim?

Meu marido é autônomo e para ele não trabalhar um dia é perder dinheiro como queríamos viajar e ele já ficaria uma semana sem trabalhar ir casar no cartório seria mais um dia a perder!

Como essas etapas de ir no cartório pode ir a qlqr hora e em algumas etapas só precisa de um dos dois achamos melhor! E tbm pq nunca vi muita graça em casamento no civil acho muito rápido.


É mais caro casar assim?

Eu não achei mais caro, pq as taxas ao cartório terão que ser pagas de qlqr jeito(dependendo da renda vcs conseguem isenção) o valor diferente será do celebrante que possa fazer efeito civil (que geralmente é um pouco mais caro do que um que não faz) mas essa diferença pelo menos pra mim saiu muito mais barato dos gastos que teria casando no civil, apesar de não ver graça não sei “brincar”e iria querer roupa nova, cabelo, maquiagem, fotógrafo e dar pelo menos um almoço as testemunhas… Então colocando na ponta do lápis achei que saiu até mais barato kkk


Como deve ser feito a cerimônia?

Da maneira que combinou com seu celebrante que pode ser baseada em uma religião específica, no amor, na família, engracada, romântica enfim do jeito que quiserem kkk

A minha apesar de ser celebrada por um padre foi baseada no amor e na formação de uma nova família.

Agora uma dica “plus” que não tem ligação direta com o tema mas sempre surge no assunto:

Padre pode celebrar casamento fora da igreja?

Se for da igreja apostólica romana não! Se for da igreja católica brasileira pode! Se for diácono pode (sendo sincera não sei a diferença).

Não queríamos nos casar na igreja porque não queriamos deslocamento entre cerimônia e festa mas sabíamos que nossas famílias ficariam felizes com a presença de um padre foi então que encontramos o Padre Alex (ele está aqui nos fornecedores) e além dele poder celebrar fora da igreja ainda podia fazer efeito civil, perfeito!

E super indico ele para quem é de São Paulo! Ele é um amor de pessoa, todo mundo falou que a cerimônia foi linda e ele é super acessível (responde por what's a todo momento rs)

Enfim é isso caso ainda tenham alguma dúvida podem perguntar!

Selfie com o Padre Alex após a cerimônia!Selfie com o Padre Alex após a cerimônia!


53 Respostas

Última atividade por Stéfanny, dia 8 de Maio de 2022 às 21:45
  • Stéfanny
    Noiva Curiosa Março 2023 São Paulo Estado
    Stéfanny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii, gostei muito do seu depoimento. Me ajudou muito até porque também quero uma cerimônia religiosa, mas não vou fazer na igreja pelo mesmo motivo que o seu. Vou conhecer o padre que recomendou. Mto obrigada
    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Julho 2022 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom dia! Alguem pode me ajudar, e me dizer se presbitero pode fazer a realização da cerimonia com efeito civil?

    • Responder
  • Michelle
    Noiva Novata Junho 2021 Paraná
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa noite! tudo bem?voce pode me passar o contato do padre Alex? obrigado

    • Responder
  • Joseane
    Noiva Novata Março 2022 São Paulo
    Joseane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei muito do seu depoimento. Me ajudou
    • Responder
  • Casa
    Minas Gerais
    Casa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi boa tarde qual o documento necessário para comprovar que o pastor ou palestrante está habilitado para realizar o casamento religioso com efeito civil?
    • Responder
  • Malu
    Noiva Novata Janeiro 2020 São Paulo
    Malu ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se já for casada no civil, pode ser um Cerimonialista comum, um Pastor conhecido, um palestrante. Agora, se for fazer tudo no salão, ocerimonialista tem que ser habilitado, podendo ser um juiz, padre, pastor etc. Eu fiz com o pastor Mozart, ele é um excelente palestrante... E dez tudo do jeito que eu pedi, pois não sou evangélica. Então deixei claro que, estava contratando o Cerimonialista, e não o pastor. E foi o melhor preço que achei aqui.
    • Responder
  • Reh
    Noiva Novata Setembro 2020 Rio de Janeiro
    Reh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde! Me tirem uma duvida. Se eu casar primeiro no civil , depois fazer a celebraçao em um salao de festas e o celebrante for um pastor como funciona? É considerado efeito civil? Devo levar algum documento conprovando q ja somos casados para faze4 a tal celebraçao?
    • Responder
  • Malu
    Noiva Novata Janeiro 2020 São Paulo
    Malu ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não sei qual é a sua cidade, mas a lei te da esse direito. Ou o Juiz vai até o local realizar a cerimônia, ou você contrata um Mestre de cerimônia habilitado. E claro que vai pagar mais caro por esse serviço, mas se for ver, por outro lado, vai sair elas por elas.
    • Responder
  • Mayra
    Noiva Novata Maio 2020 São Paulo
    Mayra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá gostaria de saber o que o celebrante precisa ter para poder realizar o casamento em termos de documentos e certificação
    • Responder
  • ERIKA
    Noiva Novata outubro 2019 Rio de Janeiro
    ERIKA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite. Alguém sabe me dizer se o casamento assim ganha os dias também ?
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Junho 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Naathy
    Desconheço esse livro... Para efeito civil basta duas testemunhas assinarem...
    Mas caso vc realmemte queira que todos assinem pode fazer um livro e pedi para assinarem, inclusive os convidados... Mas geralmente fica na porta e não é no momento da cerimônia
    • Responder
  • Naathy
    Noiva Novata Fevereiro 2023 Minas Gerais
    Naathy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou fazer o meu assim tbm, mas e aquele livro onde todos os padrinhos escolhidos assinam, qual é?
    • Responder
  • Noemi
    Noiva Novata Julho 2019 São Paulo
    Noemi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui na minha cidade estão falando no cartório que o casamento tem que ser na igreja Smiley cry e ja tinhamos planejado tudo para ser chacara
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Junho 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    2 testemunhas assinam
    Uma do noivo e outra do noivo, não precisa ser um casal...Pode ser dois homens, duas mulheres, um homem e uma mulher... Tanto faz
    • Responder
  • Taymara
    Noiva Curiosa Novembro 2018 Minas Gerais
    Taymara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    To querendo casar com efeito civil, no caso é muito caro? Irei casar na minha igreja e disseram que é so ir no cartorio pegar um documento e levar la pra igreja.
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Maio 2019 Rio de Janeiro
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A minha tbm será com efeito civil, isso pq o celebrante é o pastor da igreja. A taxa é a do cartorio mesmo.

    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Junho 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah isso claro se a empresa q vc trabalha NÃO tem expediente aos sábados e domingos... Primeiro dia útil para a empresa, se a pessoa trabalha normalmente sábados e domingos então é contado a partir dessa data.
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Junho 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Aline
    Pelo q sei são dias corridos porém começando no primeiro dia útil, por exemplo se casa no sábado começa contar na segunda que é o primeiro dia útil, se casa na quinta começa contar na sexta pq é o primeiro dia útil e sim será contado sábado e domingo...
    Meu comentário realmente deu a entender q era só dias úteis, esqci de comentar q começava contar no primeiro dia útil e a partir de então dias corridos
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Novembro 2018 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na verdade, não são dias úteis. Apesar de a lei não especificar, são dias corridos que começam a contar do primeiro dia útil após o casamento.
    Assim, se os noivos casarem numa quinta-feira, os dias da licença começam a contar da sexta, dia útil, estendendo até domingo (sexta, sábado e domingo).
    Tem empresa que negocia isso, porém pela CLT seria assim.


    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Junho 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Priscila, vc trabalha registrada pela CLT? Se sim, por lei são dias úteis, a empresa não pode dar dias corridos...
    No dia do casamento vcs saem com a habilitação assinada por todos para q possa levar ao cartório para autenticar e posteriormente ao cartório... Passo 8 do passo a passo q fiz na postagem....
    O documento civil de casamento vc só pega depois no cartório.
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Esperta Setembro 2018 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate Juliana, acho que terei que casar assim pois a empresa que trabalho conta a licença gala em dias corridos, sendo assim não terei lua de mel :/
    Me tira um dúvida, quando acaba o casamento o pastor/padre dá algum documento comprovando o casamento para que eu possa apresentar a empresa comprovando o casamento?


    • Responder
  • Eloísa
    Noiva VIP Agosto 2019 Minas Gerais
    Eloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou conversar sim, obrigada!
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Novembro 2018 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não há alteração no rito sacramental.
    O efeito civil se dá porque os documentos do cartório civil serão assinados na igreja após a cerimônia (geralmente quando os padrinhos assinam o livro).
    Converse com o padre, que pode orientá-los, pois ele também precisa ser habilitado para realizar tal cerimônia.
    • Responder
  • Eloísa
    Noiva VIP Agosto 2019 Minas Gerais
    Eloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você explicou muito bem, só tenho 1 dúvida, pelo fato de fazer o religioso com efeito civil, continua assim, sendo um "sacramento"? Pq quero muito fazer isso, mas eu e meu noivo somos bastante católicos e queremos o sacramento em si sabe? Vc sabe me responder isso?
    Obrigada! 😘
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Junho 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Jaqueline

    Como falei no post qualquer pessoa pode celebrar o casamento religioso com efeito civil desde que seja habilitado para isso... Pode ser celebrante, padre, pastor, mentor, pai de santo, amigo... Enfim qlqr pessoa...
    Decidi qm vc gostaria q celebrasse o seu casamento e procure por um q tenha habilitação
    • Responder
  • Jacqueline
    Noiva Curiosa Setembro 2018 São Paulo
    Jacqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite! Na minha religião nao tem padre ..
    O que devo fazer?
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Novembro 2018 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, senão o casamento não terá efeito civil e no mundo jurídico, isto é, vocês continuarão solteiros.
    • Responder
  • Maria
    Super Noiva Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada adorei o debate agora preciso achar alguém pra celebrar meu casamento rssr

    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Junho 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom q gostou... Depois volte para nós contar como foi o seu
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Junho 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada.. Q bom q gostou!
    • Responder
  • Bethania
    Super Noiva Julho 2018 São Paulo
    Bethania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Seu debate foi super esclarecedor, ajudou muito! 😊 obrigada e parabéns pelo post!
    • Responder
  • Andressa
    Noiva Principiante Novembro 2018 Goiás
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei 😍 😍 😍 😍 muito obrigada. Mi ajudou bastante quero casar assim religioso e civil junto mais estava na dúvida. Agora é só providenciar tudo obrigada😘
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas