Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

May Souza
Noiva Esperta outubro 2021 Paraná

Religioso com efeito civil

May Souza, dia 4 de Julho de 2020 às 00:42 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 17
Boa noite gente! Como vocês estão??



Passando aqui pra contar pra vocês que demos entrada no nosso casamento civil dia 01/07!! E vamos casar dia 12/09, como havíamos planejado, porém somente com nossos pais e dois casais de padrinhos!


O processo no cartório aqui da minha cidade foi bem tranquilo, eles pediram a certidão de nascimento dos noivos ( meu noivo precisou pegar uma segunda via, a minha como estava bem conservada não precisou), comprovante de residência, RG e CPF, data de nascimento e naturalidade dos pais, além das duas testemunhas. Faremos o religioso com efeito civil, porém precisávamos conversar com o padre da nossa paróquia, o qual foi muito gentil e disse que seria possível fazer na data escolhida. O que me deixou um pouco em dúvida, e cá estou eu pra pedir ajuda, foi o seguinte: as nossas testemunhas do civil vão ser as mesma que vão assinar no dia do casamento, mas hj quando peguei a relação de documentos pra entregar na igreja, consta lá que os padrinhos se forem casal, tem que ser casados na igreja. Esse casal que iria assinar pra nós, mora junto a pouco tempo, então acredito que não será possível eles assinarem na igreja☹️ minha dúvida é, será que se eu entrar em contato com o cartório e explicar essa especificação da igreja eu consigo alterar as testemunhas do casamento religioso?
Grande abraço !!!

17 Respostas

Última atividade por May Souza, dia 5 de Julho de 2020 às 10:41
  • May Souza
    Noiva Esperta outubro 2021 Paraná
    May Souza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente Débora, a única diferença é que no cartório aqui, as testemunhas não poderiam ser parentes e abriam pra escolher outras testemunhas para assinar na igreja... Mas por comodidade escolhemos manter as mesma testemunhas... No fim não contávamos com essa imposição da igreja.. faremos como você citou, estou torcendo pra dar certo kkk pq preciso desenrolar isso até dia 11 😂 obrigada pela ajuda 🥰
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Ativa Setembro 2020 Rio de Janeiro
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi sim, graças a Deus!!! Vai ser um dia feliz e especial 😍
    • Responder
  • May Souza
    Noiva Esperta outubro 2021 Paraná
    May Souza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo comentário Lorraine!! Então, no papel que recebemos na igreja diz que se for casal, devem ser casados na igreja... E acredito que irão perguntar.. mas o não eu já tenho né, vamos perguntar pra ver.. senão vou partir pro cartório... Tenho até dia 11 pra entregar os docs kkk então força na peruca
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    May, fiz o casamento religioso com efeito civil e nenhum dos meus padrinhos eram casados. A questão é que, para o cartório, o que interessa é que sejam duas testemunhas maiores de idade e ponto. E eram essas testemunhas que assinaram o "papel" na igreja. O que acontece é o seguinte: a igreja não emite certidão de casamento, isso é um documento do cartório que você entrega na igreja e o padre "substitui" o juiz de paz. Mas as regras do cartório prevalecem: duas testemunhas que fizeram o processo junto com você. E são eles que devem assinar na igreja.
    Para ter uma idéia: meus padrinhos foram minha avó e meu primo; os padrinhos do meu marido foram os tios deles que namoram há anos (não são casados, nem moram juntos). E quem fez o processo civil e religioso conosco foram meu primo (padrinho) e minha irmã (que foi demoiselle). Quando casamos - na igreja - apenas indicamos que eles que fizeram o processo conosco e a responsável pelos casamentos no dia apenas foi atrás do meu primo e da minha irmã para que eles assinassem a habilitação do casamento que havíamos retirado no cartório e entregamos na igreja
    Mais fácil do que ajustar no cartório e dizer na igreja que suas testemunhas são pessoas solteiras, não precisa citar que um ou outro moram juntos.
    • Responder
  • May Souza
    Noiva Esperta outubro 2021 Paraná
    May Souza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela ajuda Nathalie!!! Dependendo da resposta da igreja farei isso mesmo 😘
    • Responder
  • May Souza
    Noiva Esperta outubro 2021 Paraná
    May Souza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que farei isso mesmo Ana, vou tentar primeiro na paróquia, qualquer coisa ligo no cartório.. Só não posso me demorar pois tenho até dia 11 pra levar essa documentação na igreja kkkk obrigada pela ajuda 😘
    • Responder
  • Lorrine
    Super Noiva Junho 2021 Rio de Janeiro
    Lorrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, eu casei religioso com efeito civil também, mas minhas testemunhas eram noivos e não moram juntos, não tive nenhum problema na igreja. Na igreja só perguntaram se eram casados e disse que não.
    Sera que vc precisa dizer na igreja que moram juntos? Pq se não falar que moram não haverá problema.
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, depende do cartório, mas geralmente é tranquilo pra alterar. Nem precisa falar que é por causa da igreja, apenas que as pessoas não poderão mais comparecer. Creio que é bem tranquilo
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master outubro 2021 Rio Grande do Sul
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi May,
    Veja com o seu cartório, já que isso muda de lugar pra lugar.
    Mas, de repente, vale conversar com o Padre tbm e explicar a situação. Não há uma previsão expressa no ritual do matrimônio de que as testemunhas devem ser casadas, então pode ser uma regra só dá paróquia ou diocese.😘
    • Responder
  • May Souza
    Noiva Esperta outubro 2021 Paraná
    May Souza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aiiiiin Miriam que legal!!!!! 🥰🥰🥰 Foi tranquilo por aí TB?
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Ativa Setembro 2020 Rio de Janeiro
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ahhh dei entrada no cartório essa semana tb e vamos nos casar no mesmo dia 😍
    • Responder
  • May Souza
    Noiva Esperta outubro 2021 Paraná
    May Souza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obriiii ❤️
    • Responder
  • May Souza
    Noiva Esperta outubro 2021 Paraná
    May Souza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Os padrinhos do religioso Emelly.
    Sim, exatamente são eles que determinam. Por isso preciso fazer a alteração. Já que o documento para o casamento religioso com efeito civil é feito pelo cartório e entregue na igreja que vamos nos casar.
    • Responder
  • Rubiane
    Noiva Master Fevereiro 2021 Santa Catarina
    Rubiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem uma semana ainda noivinha. Tempo de sobra kkkkkkk. Boa sorte ❤️
    • Responder
  • May Souza
    Noiva Esperta outubro 2021 Paraná
    May Souza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Rubi!! farei isso na segunda já... Preciso resolver até dia 11 😂😂 força na peruca que vai dar boa haha 🥰😘
    • Responder
  • Emelly
    Noiva Master Novembro 2021 Pernambuco
    Emelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você quer alterar os padrinhos do religioso ou do civil?


    Quem determina isso de os padrinhos precisarem ser casados é a própria diocese.
    • Responder
  • Rubiane
    Noiva Master Fevereiro 2021 Santa Catarina
    Rubiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha
    As regras mudam de cartório pra cartório.... O melhor é você ligar lá mesmo e conversar 🥰
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas