Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ju... 💕
Super Noiva Janeiro 2022 Minas Gerais

Qual a melhor opção: Financiar um apê ou Morar de Aluguel?

Ju... 💕, dia 24 de Setembro de 2019 às 00:49 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 21
Oii Noivinhas... 💕
Eu já fiz um debate sobre morar de aluguel. E tive ótimas respostas.
Mas eu e meus pais estavamos vendo jornal outro dia e uma baita de uma dúvida está tomando conta da minha cabeça. Quem casa, quer casa! Um ditado totalmente verdadeiro. Mas nessa reportagem estava mostrando a construra MRV que tem vários apê em SP estão dando problemas, apartamente de 5 anos construídos. E vamos dizer que dá um medo enorme comprar um apê financiado ter que pagar mais ou menos 20 a 25 anos, e o danado ter vários problemas. Eu tenho dois casais de amigos que compraram pela INTER e ouvi dizer que alguns de seus vizinhos teve problemas, como vazamento de água do último andar, e piso soltando do chão. Eu não quero ter que morar de alguel, não é meu sonho. Meu sonho é ter minha casinha, seja em apartamento ou casa. Aqui onde eu moro, nas nossas condições é impossivél comprar uma casa, são valores super altos. E o que resta é comprar um apartamento financiado. Alguém mora em apartamentos assim? Me dizem sua experiência por favor.Ou é melhor ir morando de aluguel alguns anos e juntar dinheiro para comprar uma casa ou apartamento. Vamos dizer que pagar aluguel e juntar dinheiro as vezes fica meio complicado com contas para pagar. Quem tiver experiência pode nos contar? Queremos tirar essas dúvidas.

21 Respostas

Última atividade por Gabrielle, dia 26 de Setembro de 2019 às 16:17
  • Gabrielle
    Noiva Esperta Setembro 2021 São Paulo
    Gabrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se não me engano, em qualquer financiamento tem que dar entrada.

    mas se você tiver FGTS, você pode usar pra abater no valor (eu acho que não compensa) Nós demos 12mil de entrada (valor meio salgado) mas esse valor varia muito conforme a renda da pessoa!

    aaaaaaaah e esses 12mil nós parcelamos em 24X Então de certa forma não pesou tanto, por que a casa ficaria pronta em 24 meses e só pagaríamos a parcela da casa depois que eles entregassem a chave. Na pratica isso não funcionou muito bem kkkkkk eles anteciparam a obra em 1 ano, então esse ano tivemos que pagar o valor da parcela da entrada + o valor da prestação da casa!

    Confesso que não é nada facil, é um custo bem alto... e depois, ainda tem gasto com muro e tals, mas no final é gratificante, vale muito a pena!! Não me arrependo.

    • Responder
  • Karen
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Gabi, estava pensando também na possibilidade de financiar uma casa, você deu alguma entrada na sua casa mesmo com o financiamento?
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Maio 2021 Santa Catarina
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós optamos em comprar nosso apto e financiar..Penso que pelo menos estou pagando o que é meu...Estou gastando o valor que seria de um aluguel aqui, e ao menos estou pagando meu próprio imóvel. Mas isso vai de cada um. Problemas sempre terão, indiferente se a casa foi construída por você ou comprada de uma construtora. O que você deve fazer é consultar bem antes de adquirir. Eu já tive alguns gastos para reparar alguns probleminhas, mas nenhum valor absurdo. Tudo se ajeitando, já fiz algumas "reformas" está cada vez mais a minha cara. Para me sentir mais segura quanto a isso (problemas futuros) eu fiz o seguro do imóvel, além do que já consta no financiamento. Nele tenho cobertura até contra danos nos aptos vizinhos, por ex, se tiver um vazamento do meu apto que prejudique o vizinho, posso acioná-lo. Claro, é como um veículo, tem que ver se vale acionar pela franquia. Mas o valor do seguro do meu apto é mto barato, comparado ao que pago do nosso carro. Vai doer vender. Nós pensamos em futuramente, comprar uma casa. Provavelmente daremos o apto na troca, e refinanciaremos a diferença. No caso, meu apartamento seria a entrada (o que já tenho quitado), e transfiro a dívida para a nova casa..

    • Responder
  • Diego
    Noivo Curioso Novembro 2019 São Paulo
    Diego ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu financiei um apartamento, vou pegar a chave dia 15 de outubro, o que já gastei nele dava para pagar uns 3 anos de aluguel kkk mas não me arrependo, é meu!!

    • Responder
  • Gabrielle
    Noiva Esperta Setembro 2021 São Paulo
    Gabrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aqui nós optamos por financiar a nossa casinha, e não me arrependo!

    vão ser 30 anos pagando um imóvel que sera meu, ao contrario do aluguel que vai ficar 30 anos pagando algo que não sera nosso e que não pode modificar do jeito que a gente quer e tals... pagamos R$560,00 por mês, nem chega nem no valor do aluguel rsrsrsrsrs

    Meu pai comprou um AP da MRV e não teve problemas, acho que depende muito da sorte viu!!

    • Responder
  • Thais
    Noiva VIP Fevereiro 2020 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Ju! Compramos nosso apê em fevereiro desse ano e me caso só em fevereiro do ano que vem.
    Pesquise bem a construtora.
    Infelizmente em prédio sempre tem algumas coisinhas, não podemos prever os vizinhos, mas até agora não tive problemas!!O valor da parcela é bem alto, mas sempre foi meu sonho.Tenha metas!! Coloque na ponta do lápis.Financiei em 30 anos, mas já conseguimos nos livrar de 10 com outro valor que demos.Eu gosto muito do canal Me Poupe no YouTube, lá tem várias dicas sobre finanças, inclusive sobre sua dúvida entre aluguel e casa própria... dá uma conferida!!
    • Responder
  • Joor
    Noiva Master Dezembro 2019 São Paulo
    Joor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu mesmo irei financiar um apto
    Não queremos pagar aluguel
    • Responder
  • Agatha
    Noiva Constante Janeiro 2022 São Paulo
    Agatha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, isso vai da necessidade do casal.

    No meu caso e do meu noivo nos financiamos um apartamento
    O valor que pagamos nele não sera um dinheiro jogado aos ventos (estamos pagando algo que futuramente é nosso e dos nossos filhos). Aqui na minha cidade um aluguel de um local bom é minimo 1.400 e hoje nos pagamos de financiamento 950,00 (por bons e bons anos ai)

    E pq sabemos que se morássemos de aluguel, não íamos conseguir pagar as contas, pagar aluguel, trocas nossos carros, fazer nossas especializações na faculdade, curtir a vida como planejamos e juntar dinheiro para construir a casa ou compra-la depois.

    Mas isso vai de cada um ne?
    Veja o que se encaixa melhor para vocês dois Smiley heart

    • Responder
  • Tiffany
    Noiva Curiosa Novembro 2019 São Paulo
    Tiffany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu financiei meu apê noivinha! Comprei já pronto, por que sei que na planta geralmente, dá problemas. E apesar das parcelas altas, sei que é meu entende? Fazemos um esforcinho aqui, outro ali, quando sobra um dinheirinho ajuntamos pra abater no financiamento e assim vai.

    • Responder
  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sábio comentário, Bruna!

    por aqui pagamos aluguel e investimos nossas economias.

    tínhamos o valor de uma entrada de apartamento, mas pesquisamos bem e vimos que se comprássemos um, perderíamos esse valor.

    • Responder
  • Aninha
    Noiva VIP Julho 2019 Minas Gerais
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu moro de aluguel noivinha, infelizmente não temos condições no momento de comprar um imóvel. E, concordamos que não queremos morar em apartamento.

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Julho 2021 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho que isso vai muito da realidade de vida de cada um noivinha, sobre a minha, eu me formo esse ano em engenharia civil e sempre sonhei em projetar e construir a minha casa, inicialmente nós íamos financiar um apartamento para depois comprar um terreno, porém nós fizemos as contas e vimos que seria perda de dinheiro pois somando valor do apartamento +juros no final gastaríamos um valor que jamais conseguiríamos vender o apartamento pelo mesmo, então decidimos morar de aluguel e juntar o dinheiro do nosso terreno.

    • Responder
  • Viviane
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não penso em morar de aluguel também noivinha, por sorte já temos onde morar, precisaremos apenas reformar... Mas pagar aluguel e guardar dinheiro é meio difícil, a não ser que vocês tenham uma ótima renda, nesse caso daria.

    Se eu não tivesse onde morar após o casamento, iria financiar, mas nossa e o juros? Poxa e o dinheiro jogado fora em um aluguel? Vale mais do que o juros de um financiamento? A casa financiada um dia será sua quitada, pode demorar, mas vai ser sua e a casa de aluguel? Você está pagando parcelas de algo que nunca será seu.

    Bom eu penso dessa forma, mas cada um sabe o que é melhor pra si.

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Ativa Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha!
    Primeiramente, vou contar o que aconteceu com a minha irmã. Muito levada por essa história de que tem que ter uma casa própria logo, quem casa quer casa etc, Ela e o meu cunhado deram entrada em um apartamento da MRV. Conclusao: a obra atrasou MUITO, eles casaram e não estava nem perto de ficar pronto, veio cheio de problemas, vazamentos, coisas mal feitas...eles não foram até hoje para la e processaram a construtora (isso já tem 5 anos).
    Pensando um pouco friamente, eu não acho que vale a pena já de cara comprar algo, a não ser que vc consiga comprar a vista. Pq se vc for parcelar um imóvel em 20, 30 anos, ele não vai ser seu durante todos esses anos, vai ser do Banco! Vc nao vai ter a sensação de tranquilidade enquanto nao pagar tudo...Só ver quantas casas estão em leilão por aí... se vc investir mensalmente um valor, mesmo que pouco, futuramente (em menos de 20 anos), poderá comprar algo. Sei que eh difícil, acontecem imprevistos, mas eu e meu noivo vamos alugar. O caso da minha irmã me deixou um pouco traumatizada rs. E eu moro no Rio, o preço do imóvel eh absurdo...
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Constante outubro 2021 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, primeiramente veja a realidade financeira sua e do seu noivo. Juntando o salário dos dois, conseguem pagar aluguel e guardar dinheiro? Se a resposta for sim, ÓTIMO. Pesquisem sobre fundo de investimento, taxa SELIC, etc. Tem muita forma de fazer seu dinheiro render mais que a poupança. Lado positivo do aluguel: Você pode experimentar morar em apê, casa, casa assobradada, bairro X, bairro Y, até você descobrir um imóvel e bairro que faz o estilo de vocês. Lado negativo: Contrato de longos meses hahaahah

    Agora se vocês não conseguem pagar aluguel e guardar dinheiro, procurem um imovel que caiba no orçamento de vocês e que vocês se veem morando muitos anos. Não compre nada pensando assim "Ah, esse de 1 quarto tá bom, mais pra frente nós vendemos e compramos um maior" NÃAAAAAO!!!! Nos últimos anos a venda de imóveis no nosso país teve uma crise muito grande, não tem sido nada fácil vender, ainda mais um apartamento que você piscou tem uma construtora vendendo na planta com facilidade em financiamento. Pense a longo prazo de forma racional! Analise os juros! Hoje na minha cidade, você compra na planta um apê da MRV por R$155.000,00 porém ao final do financiamento você pagou 83% de juros, e mais pra frente o imovel não valoriza 83% né? Então você compra 42m² hoje por 155K e no final você paga 283K

    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cada casal sabe da sua realidade.... Mas eu e o marido preferimos construir uma casa do zero.
    Compramos terreno e construímos. Foram anos e espera. Mas agr temos uma garantia em relação a nossa casa.

    Vc tem razão, as vezes pagar aluguel e juntar dinheiro é dificil
    • Responder
  • LIZ
    Noiva Esperta outubro 2021 São Paulo
    LIZ ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou continuar no aluguel, cabe no orcamento e a gnt guarda p um dia comprar
    Quando vc compara o valor financiado ao a vista é surreal de absurdo
    Ficar 20, 30 anos com uma divida me parece uma tortura
    Acho que a gnt tem que gastar o que a gnt tem, nao ficar se endividando, mas ai vai de cada um
    • Responder
  • A
    Noiva Curiosa Novembro 2020 Distrito Federal
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ju, por aqui pretendemos morar de aluguel nos primeiros anos. Nós somos novos (eu casarei com 20 e ele com 23) e, por agora, não faz sentido pra nós comprar um imóvel, já que somos só nós dois e não pretendemos ter filhos nos primeiros anos. Caso comprássemos um apartamento, ele teria de ser grande, pois não iríamos vender e comprar outro quando eu engravidasse, então seriam duas pessoas em um apartamento de 2/3 quartos, o que só daria trabalho. Pra nós não faz sentido, mas é algo super pessoal e tem que caber no bolso. Espero que tudo saia conforme vocês estão planejando, boa sorte!
    • Responder
  • N
    Noiva Constante outubro 2019 Mato Grosso do Sul
    Naty ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No início do casamento optamos por um aluguel barato, e depois vamos querer comprar a nossa casa. É um pouco complicado já casar sabendo que tem uma dívida de 30 anos, case primeiro veja as suas condições porque depois de casados as despesas mudam horrores, aí assim que estiverem longe da frase "recém casados", que já aniquilaram bastante divisas procurem uma casinha ou até um AP que seja bom para vocês. Bom Bride isso tudo na verdade é meu ponto de vista e do meu noivo KKK mas se vocês querem muito ter a casa de vocês se preparem até porque documentação é um absurdo e boa sorte!! Estamos na torcida
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite, Noivinha!
    Eu e meu noivo fechamos com a construtora Zatz - Osasco, ouvimos falar muito bem dela e nosso apartamento será entregue no ano que vem.
    Parcela ficou $1.300 e no condomínio tem TUDO. Super acho que vale a pena você pesquisar. Minha madrinha casou no ano passado e o apartamento dela é da MRV, não deu problema em nada e é uma gracinha. Pesquisa direitinho, e vê o que acham melhor. No nosso caso, não queríamos morar de aluguel, pois para nós, ter o nosso e poder mobiliar da melhor maneira é o preferível. Queremos fazer móveis planejados, e num apartamento de aluguel, não compensa. Fora que no aluguel possa ser que tenha que se mudar depois de dois anos, dependendo do caso e para nós isso não é nem um pouco viável, já que nossas vidas são corridas. No mais, que vocês possam avaliar com calma, pesquisar bastante e que o melhor aconteça. Sucesso, Noivinha! 🤗🥰
    • Responder
  • Thaynara
    Noiva Constante outubro 2019 São Paulo
    Thaynara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, pense que o mesmo valor que você vai pagar em um aluguel mensalmente, é o mesmo que você poderia pagar em uma prestação da sua casa própria.
    Procure apartamentos em prédios já construídos há um certo tempo, eles costumam ser mais “baratos”, dependendo do lugar.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas