Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ana Raíssa
Noiva Master Novembro 2019 São Paulo

Preciso de ajuda: reformas de apartamento!

Ana Raíssa, dia 28 de Novembro de 2017 às 21:31

Publicado em Fórum Vida de casal 72

Oi noivinhas, boa noite! Tudo bom? Venho aqui pedir ajuda das noivinhas mais experientes, ou das casadinhas, ou das que já moram junto e compraram apartamento novo para casar. Eu e meu noivo compramos um apartamento na planta, pequeno e aconchegante do jeito que queríamos (tem 40m²), e ele...

Oi noivinhas, boa noite! Tudo bom? Smiley heart

Venho aqui pedir ajuda das noivinhas mais experientes, ou das casadinhas, ou das que já moram junto e compraram apartamento novo para casar.

Eu e meu noivo compramos um apartamento na planta, pequeno e aconchegante do jeito que queríamos (tem 40m²), e ele fica pronto em 2020. Compramos na planta justamente por ter mais tempo pra pagar (orçamento apertado rsrs). E justamente por ser na planta, quando entregue, vai vir cru, sem piso e sem nada.

Nós, honestamente, estamos um pouco preocupados com os valores da reforma. Estávamos nos programando para R$10.000 ou R$15.000 (já que é um apartamento pequeno), e mais R$15.000 para os móveis planejados, mas conversando com algumas pessoas, me falaram que normalmente os gastos de reforma são o dobro do previsto, porque os pedreiros sempre quebram o que não precisa, gastam tinta ou piso demais, tem muito desperdício, etc. Não podemos sair muito do orçamento porque senão não conseguimos dinheiro para a festa e para casar!

O que vocês me indicam fazer? É assim mesmo? Conhecem alguém de confiança?

Obrigadinha desde já Smiley kiss

72 Respostas

  • Marilia
    Super Noiva Dezembro 2016 São Paulo
    Marilia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vista da porta de entrada para sala.Preciso de ajuda: reformas de apartamento! 1

    Vista do sofá para cozinha (colocamos pastilha na parede da pia)Preciso de ajuda: reformas de apartamento! 2Vista da sacada para dentro do aptoPreciso de ajuda: reformas de apartamento! 3


    Sala Preciso de ajuda: reformas de apartamento! 4Banheiro socialPreciso de ajuda: reformas de apartamento! 5Banheiro suítePreciso de ajuda: reformas de apartamento! 6


    QuartoPreciso de ajuda: reformas de apartamento! 7Corredor (a esquerda é o quarto 1, a direita o banheiro social, e a frente o quarto de casal)Preciso de ajuda: reformas de apartamento! 8Corredor (vista do quarto de casal para a sala)Preciso de ajuda: reformas de apartamento! 9


    Oi noivinha, tudo bem?

    Calma, vai dar tudo certo Smiley smile

    Eu e meu esposo compramos um apto de 55m² faltando apenas 02 meses para o casamento. O apto estava cru, somente com piso e azulejo nos dois banheiros (suíte e social), na cozinha e lavanderia. Como tínhamos pouco tempo (pouquíssimo mesmo) para reformar e entrar, eu não mexi nos banheiros, na lavanderia e na cozinha, os revestimentos ficaram exatamente como foram entregues pela construtora. A vontade e o desejo era de mudar TUDO, mas a realidade não permitiu....rs

    Nós colocamos laminado nos quartos, ficou em torno de $2.500 incluindo a instalação e os rodapés brancos. E na sala e corredor colocamos porcelanato ($800), o pedreiro demorou em torno de 4 dias para finalizar tudo e nos cobrou o valor de $620, e o pintor nos cobrou $600 para pintar os quartos, sala e corredor (e valeu a pena).

    Nós colocamos móveis planejados somente na cozinha, pq era o que conseguiríamos pagar ($5.500)....rs, o meu quarto tem só a minha cama, cabeceira e o criado mudo (mais está um charme)....hehe

    O guarda- roupa nós compramos um comum e colocamos no outro quarto, futuramente mandaremos fazer o planejado (cada coisa no seu tempo). Os banheiros também estão sem armários, estão só com as cubas (pia), e o box.

    O rack da sala e o sofá nós compramos na mesma loja (Mix Móveis).

    No teto nós optamos pela moldura de gesso que ficou $1.000 (sala, quartos, e corredor), porque para rebaixar (sanca) ficaria MUITO mais caro.

    Durante esse ano (fiz um ano de casada) nós conseguimos mexer nas coisas aos pouquinhos (compramos os lustres, colocamos pastilha adesiva na cozinha, compramos nossa mesa Smiley smile ), ainda quero muito mais, mas devagar e sempre chegaremos lá....rs

    E assim vai noivinha, o importante é não se desesperar. O mais difícil vocês já conseguiram e o "resto" a gente corre atrás. Temos que "matar" um leão por vez....rs

    Vou mandar algumas fotos pra você ter uma ideia. Algumas são durante o processo de reforma, e outras são atual. Acho que dá para ter uma ideia.

    Beijo e sucesso nessa nova etapa!!


    • Responder
  • Osmaisa
    Noiva Esperta Setembro 2021 São Paulo
    Osmaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Ana,

    Isso é muito relativo , pois depende do quanto o pedreiro cobrará por m², se ele trabalhará por metragem ou diária. Também tem a questão dos tipos e qualidade dos materiais que você vai utilizar. Com relação ao apartamento vim "crú" , depende do contrato e da construtora, dá uma lida nos termos do contrato acertado para verificar o que foi tratado de fato, pois a maioria das construtoras não entregam o imóvel sem piso, revestimento e afins, mesmo que adquirido ainda na planta.


    Beijos!

    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva Principiante Janeiro 2018 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Esqueci de dizer que o valor do piso é apenas banheiro e cozinha rs

    porcelanato


    o restante da casa foi laminado, ficou R$1.600,00 a vista com rodapé branco

    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Março 2019 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso é verdade! tem que ver com muita atenção esses detalhes. Eu acabei exagerando um pouco no tamanho dos móveis hahahahaha mas coube, graças a Deus.

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pela ajuda noivinha, vou pesquisar sim! É que como meu apartamento é pequeno (40m²), tenho medo de comprar sem ser planejado e não valorizar o espaço!

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi noivinha! Muito obrigada pela ajuda, já me deu uma boa noção de custos nesse sentido! Você conseguiu gastar pouco, que legal Smiley kiss

    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva Principiante Janeiro 2018 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha, tudo bem ?
    também compramos um apto na planta e ja finalizamos ele, graças a Deus.

    Em questão a pedreiro, eu ganhei o serviço do meu pai. Mais sei que hoje (2017) esta em torno de R$30 m² de cêramica/piso frio e R$50 m² do porcelanato. Nosso gesso ficou R$1.900,00 (alisamento de todos os tetos, moldura na cozinha, banheiro e quartos e sanca fechada na sala com 10 spots)

    A tinta gastamos em torno de R$450 para as paredes e gesso e nós mesmos que pintamos

    Os pisos gastamos algo em torno de R$1.500,00 tudo (piso, argamassa, rejunte)

    E os móveis eu morava só então tinha muita coisa, mas o planejado ficou R$9 mil cozinha, lavanderia e banheiro. Acho que se for R$15 a casa toda não rola viu Smiley sad

    PS: Não tenho fotos agora, em breve posto Smiley heart

    Desejo sorte

    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Março 2019 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    No meu caso não compensou pq comprei móveis de melhor qualidade no OLX. Por exemplo, minha mesa da sala é de vidro (2 metros por 1) com os pés de madeira e foi 600,00, na loja seria uns 3 mil rsrsrs nesse caso saiu mais em conta comprar pelo OLX. A cozinha eu fiz 100% planejada: armários de parede, mesa, nicho (olha o projeto como ficou, não estou com as fotos da cozinha aqui). Não sei como são os preços em SP mas minha dica é: junta dinheiro (a vista sempre tem descontos), faz orçamento em 3 lojas diferentes e vê os preços no OLX. é um trabalho chato mas só assim vc vai conseguir ver o que é mais em conta.

    móveis de paredePreciso de ajuda: reformas de apartamento! 10mesa da cozinha + nichoPreciso de ajuda: reformas de apartamento! 11


    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muuuuito obrigada pelo contato, salvando aqui pra quando precisar! Smiley kiss

    • Responder
  • C
    Noiva Ativa Abril 2018 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, meu apto é próximo ao Parque Ceret.
    A reforma foi bem rapidinha, em menos de 1 mês quebrou e colocou os pisos e revestimentos...
    Começamos em setembro. O que demorou mais um pouquinho foram os espelhos, pedras e a instalação dos armários, que foram colocados agora em novembro.
    O pedreiro não desperdiçou material, a única coisa que pedi para ele refazer depois foram algumas pastilhas que eu achei que estavam tortas (eram uns 12 ou 15 quadradinhos), ele imediatamente refez. Então, considerei o serviço dele ótimo. Inclusive, pedimos que ele fizesse a reforma no banheiro do apto da minha sogra. Rs
    ****-2693 o nome dele é Sr. Walmir. Rs
    Boa sorte, noivinha!
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Entendi noivinha! Mas eu pensei em fazer tudo planejado, o que será que compensa mais?

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi noivinha! Sou do Ipiranga, em SP!

    Seu apartamento reformado ficou lindo, parabéns Smiley love

    Então, imagino que justamente pelo meu apartamento ser pequeno, não vai demandar tanto dinheiro...eu precisava de boas indicações de pedreiros, acho que isso me preocupa mais que o material, porque o material eu posso escolher e controlar, agora se o pedreiro fizer besteira e gastar mais do que deveria, eu não consigo controlar, né?

    Quanto tempo você levou fazendo essas reformas no seu apartamento? Essa é outra dúvida que tenho!


    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Março 2019 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É bom vc ter uma noção de valores pra poder se preparar! Nada de pânico nesse momento rsrsrs O meu ap tem 100 metros e os móveis da cozinha são grandes. Só o do banheiro que é pequeno pq fiz móvel apenas em baixo da pia. Mas em SP os valores devem ser diferentes... Uma coisa que me ajudou MUITO foi comprar móveis o OLX. Eu paguei beeem mais barato por móveis de excelente qualidade, vale apena passar dias e dias vendo o site ou aplicativo. Comprei meu Rack + painel (é enorme e lindo), comprei a mesa da sala, comprei o armário... tudo em ótimo estado e ngm diz que foi comprado no OLX. Mas eu pesquisei muito, muito mesmo, ficava até vesga de tanto olhar o aplicativo mas valeu apena.

    • Responder
  • C
    Noiva Ativa Abril 2018 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha!!

    Vamos lá..De qual lugar de SP você é? Dependendo, posso te indicar pessoas. rs

    Tudo depende das coisas que vc fará no apartamento...40m² é pequeno e eu sinceramente acho que vc não gastará mais do que 15 mil reais para fazer as coisas que precisa.

    Mas vamos lá, depende! Você pode escolher um porcelanato de 49,90 ou um 109,90, entende? Com o orçamento fechado, você precisará conciliar seu gosto com o que vc qr custear.

    Eu e meu noivo compramos um apartamento que não estava na planta, o prédio tem 7 anos e o dono reformou para vender. Era possível simplesmente mudar. Porém, nada tinha nossa cara, nem eram muito do meu gosto e eu resolvi manter somente o piso da sala e dos dois quartos. Ah, o apê tem 55m².

    Reformamos os pisos da cozinha, banheiro, lavanderia e varanda. Trocamos o revestimento, colocamos espelhos no banheiro e sala de jantar e também coloquei um revestimento 3d na parede da sala de jantar. Foi aproximadamente 3700,00 de material de construção, 2.800,00 com o pedreiro, 2.000,00 com espelhos e 2.ooo com o granito. Ainda faltam algumas coisinhas, mas nada muito relevante, "o grosso" foi esse. Você terá mais gastos que eu pq terá o piso da sala e quarto, certo? Mas acho que dá pra vc ter uma noção. Como eu tinha pouca coisa pra fazer, algumas coisas que coloquei eram um pouco mais caras, tipo os revestimentos, o do banheiro custou 109,90 o m², quando você estiver pesquisando, vai perceber que existem outros milhares por menos da metade do preço.

    Para os móveis, lhe digo o mesmo, você encontrará de todo preço e de mil formas para pagar. Eu optei por fazer com marceneiro conhecido e algumas coisas ficaram um pouquinho mais caras, mas nenhuma diferença absurda. Cozinha, lavanderia, banheiro, meu quarto e sala ficaram 15 mil reais. A única coisa que já está pronta é a cozinha, banheiro e lavanderia. Meu quarto só ano que vem...

    Se precisar de algo, ou tiver dúvida, haha pode me chamar, eu entrei de cara na reforma e pesquisei tudo, tudo, tudo. Nem fiz contratações do casamento por uns três meses..

    Vou deixar algumas fotos para vc entender o que eu fiz.

    Beijos

    Banheiro antes da reforma.Preciso de ajuda: reformas de apartamento! 12Cozinha antes da reforma.Preciso de ajuda: reformas de apartamento! 13Espelho da sala de jantar.Preciso de ajuda: reformas de apartamento! 14Sala de jantar reformada.Preciso de ajuda: reformas de apartamento! 15Banheiro pós-reforma.Preciso de ajuda: reformas de apartamento! 16Cozinha pós-reforma.Preciso de ajuda: reformas de apartamento! 17Cozinha durante a reforma.Preciso de ajuda: reformas de apartamento! 18Banheiro durante a reforma.Preciso de ajuda: reformas de apartamento! 19


    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que sorte! Aqui em SP se você compra na planta, tem que colocar piso, pintar, reformar, TUDO!

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Então, nossos móveis vão sair um pouco mais baratos porque o apartamento tem 40m², é essa questão do material e mão de obra de reforma que me preocupam mesmo! Eu e meu noivo trabalhamos mas ganhamos pouco sabe, tenho medo de em 3 anos não ter toda essa grana Smiley cry

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mas o pessoal da mão de obra fecha "contrato"? Porque normalmente os pedreiros fazem os acordos e preços todos de boca, né?

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aqui em SP também tem essas parcerias com as construtoras, mas morro de medo! Meu irmão quando casou fez os móveis numa dessas parcerias e a loja simplesmente fechou e deixou todo mundo na mão! Smiley cry

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vou tentar, mas não entendo NADA de aplicações hahaha

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Ativa Setembro 2018 Goiás
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tambem comprei o meu na planta, mais eles entregam pronto!!!

    so tenho que colocar as lampadas e torneiras

    • Responder
  • B
    Noiva Esperta Abril 2021 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, pegamos nosso apto esse ano. Ele tem 3 dormitórios e 64m², só de reforma gastamos R$ 16.000,00 sem material (pisos, granitos, argamassa, etc.). Com móveis planejados iremos gastar mais R$ 25.000,00, é MUITA grana.. mas te recomendo algo, contrate uma empreiteira, nós contratamos e é ótimo, porque eles tem todo tipo de profissional!


    Beijos e que Deus abençoe vocês lindaa!

    • Responder
  • Vitória
    Super Noiva Maio 2018 São Paulo
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha no meu caso, moramos juntos já na nossa própria casa (graças a Deus já quitada) estamos reformando, minha casa tem uns 130m², sem contar o terreno do lado de fora, então qualquer coisa q fazemos é em mais quantidade e consequentemente mais caro, em compensação, nós só temos os gastos com materiais, pois a mão de obra inteira tem sido do meu noivo e do meu pai, q são muuuuito bons nisso, fizemos todos os cálculos, e vimos q o mais caro da reforma/construção é a mão de obra

    Então noivinha, vc tem q ser muito organizada e calculista, se tiverem q contratar alguém para fazer a mão de obra, q faça um contrato rígido para esses "probleminhas" e gastos de materiais. Auxilio todas as minhas clientes a fazerem isso, e nenhuma delas se arrependeu, quando vc vê o quanto vc poderia ter gasto se não tomar certas medidas os números são assustadores.

    Como vc tem tempo, se organize, e faça tudo q puder com antecedência isso é o melhor para quem quer economizar dinheiro. Smiley winking

    • Responder
  • Vitória
    Noiva Esperta Agosto 2018 Rio de Janeiro
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eita, não imaginava que tinha apartamentos que não vinham com piso, todos que eu vi na época que eu comprei já tinham o piso no memorial.

    Conheço muita gente que deixou os supérfluos para depois, para dar tempo de pagar tudo.

    Sobre os armários, aqui em Niterói, um ano antes da entrega, as construtoras costumam fazer parcerias com lojas de móveis planejados. Sempre tem um mega desconto. Economizei 7 mil reais assim.

    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu marquei meu casamento pra um ano depois da data prevista pra entrega do apto! Mas a minha mãe está pagando o buffet, que é o mais caro.

    Reforma sempre aparece gasto extra, isso não tem jeito! Como você tem bastante tempo, pode fazer investimento de uns 3 anos, pra render um dinheirinho.

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O apartamento vem no contrapiso, os que são na planta são assim, só os ambientes molhados (cozinha e banheiro) vem com azulejo no chão. A não ser que o piso no seu apartamento tenha vindo como brinde da construtora Smiley laugh tem vários que são assim!

    Para os móveis estava programando esse valor mesmo, meu susto é com o valor de reforma, parece demais sabe!

    É uma boa ideia mesmo essa de fazer os ambientes aos poucos? Compensa?

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Estou ficando um pouco assustada, fizemos alguns orçamentos de móveis e se quisermos colocar tudo do melhor era entre R$15.000 e R$20.000 apenas...seu apartamento é muito grande?

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Então, para os nossos móveis, fizemos alguns orçamentos e estava em R$15.000 a R$20.000 caso quiséssemos tudo dos melhores materiais, já que o apartamento é pequeno, até aí OK. Mas não estava me programando pra tudo isso na etapa da reforma, não queremos colocar tudo do mais caro mas também não queremos coisas de má qualidade, achamos que numa reforma mediana gastaríamos em torno de R$20.000...nós já prorrogamos o casamento em 1 ano justamente pra juntar mais grana, mas agora estou com medo de termos que prorrogar novamente Smiley cry

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É que nós já prorrogamos a data do casamento em 1 ano justamente nos planejando para as reformas...não estou pensando em colocar tudo do mais barato, mas não esperava valores tão absurdos na reforma e móveis sabe Smiley cry

    • Responder
  • Vitória
    Noiva Esperta Agosto 2018 Rio de Janeiro
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Apartamento sem piso? Comprei na planta e o bichinho tem piso hahahaha.

    Vou te dar uma dica, muuuuuuuito cuidado com moveis planejados mais baratos. Na casa dos meus pais os móveis foram em preço medianos (nem baratos foram), 5 anos depois a porta dos armários estão emperradas dentre outros defeitos.

    Por esse motivo investi uma boa grana nos armários da cozinha e quarto (que são os mais problemáticos para defeito). Gastei 18 mil, parcelado em 18 vezes.

    Outra dica é não fazer as obras tudo de uma vez. No início vamos fazer a dispensa, trocar os vasos sanitários (os sanitários que vem são uma titica, literalmente), colocar alguns papel de parede, janela da área e colocar porcelanato na parede da cozinha. A segunda parte vai ser mobiliar os banheiros e assim vai.

    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Março 2019 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha!! Eu comprei meu apartamento esse ano e gastei MUITO dinheiro. Os gastos vão aparecendo de onde vc menos espera e as taxas são simplesmente absurdas! A única obra que fiz no apartamento foi transformar um quarto de empregada em banheiro (virou uma suite), transformei o banheiro de empregada em dispensa e reformei a área de serviço... gastei quase 20 mil com essa brincadeira! Os móveis planejados então nem se fala, uma fortuna!!! Fiz só os móveis da cozinha e os móveis de um banheiro, gastei mais ou menos uns 11 mil... se prepara para os gastos pq é surreal. boa sorte!!!

    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu também comprei apto na planta!

    Meu noivo conversou com um amigo dele que também comprou e já começou a reforma, e o moço disse que só de pedreiro ele gastou 17 mil.

    Nosso apto tem 50 m² e estamos calculando gastar entre 30 e 50 mil com a reforma, incluindo mão de obra e material. Acho que depende muito do que você quer na reforma, por exemplo, porcelanato é muito mais caro que um revestimento comum.

    Móveis também estamos calculando uns 30 mil, pois como o apto é pequeno, tem que ser planejado, pra aproveitar os espaços.

    • Responder
  • G
    Noiva Novata outubro 2017 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Noivinha!

    Quando planejei em comprar o apartamento dei prioridade para a reforma assim que pronto, e depois que estivesse da maneira que gostaríamos começamos a pensar no nosso casamento com o que pudessemos gastar.

    Não abri mão de nada no meu apartamento devido a festa de casamento, até pq deixei de fazer algumas coisas no meu casamento para que minha casa estivesse como queria e posso te garantir que não me arrependo de nada.

    Sim, temos sempre que contar com os imprevistos na hora da reforma e estar preparado financeiramente para que o strass não ocorra.

    Não poupe tendo que ir sempre pelo mais barato, pq realmente depois o barato sai caro, é questão de pesquisar e buscar indicações.

    Porque nada melhor que depois do casamento ver sua casa pronta e não ter nenhuma divida.

    Tudo tem seu tempo e se precisar prorrogar a data do casamento devido aos gastos, não deixe que isso te abale, Deus faz tudo na hora certa. Smiley winking

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas