Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ana
Noiva Novata Abril 2020 São Paulo

Posso ter mais convidados para a cerimônia do que para a festa?

Ana, dia 24 de Janeiro de 2020 às 17:38 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 43
Eu vou realizar a cerimônia na igreja e após nos vamos para um salão de festas. Minha dúvida é: posso chamar só algumas pessoas para a festa? Se sim, como coloco no convite para as pessoas que não serão convidadas para a festa?

43 Respostas

Última atividade por Viviane, dia 27 de Janeiro de 2020 às 11:07
  • Viviane
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho isso super chato, convidar para a cerimônia e não para a festa. Ou convida para os dois ou para nenhum.

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Esperta Junho 2021 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinceramente, acho super deselegante! Qual seria o critério para selecionar quem iria a festa ou não? Caso esses que vão sejam mais especiais, não seria melhor convidar apenas eles? No seu lugar, se fosse por condição financeira, faria algo menor e chamaria apenas os mais especiais para todo o casamento.
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    PERFEITO!!! E digo mais, quem se ofende pq "ah teve festa e só me chamou pra igreja" pra mim não entendeu o significado. O sacramento é o principal. Fora que pessoas normais a meu ver saberão que não da pra chamar todos e que foi uma honra ver o sacramento.
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente. O brasileiro precisa a aprender que dizer não a convites é normal. Que nem sempre dá pra não magoar os demais pq afinal que adianta se nos não estamos bem?


    Na Europa por ex. A pessoa apenas responde não a um convite e normal, ninguém compra explicação.
    • Responder
  • Samanta
    Noiva Ativa Setembro 2022 Rio de Janeiro
    Samanta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu realmente não gosto, me coloco no lugar do convidado que depois saberá da festa e que não foi convidado, eu iria ficar chatiada! A não ser fosse algo pequena, para família e padrinhos! Então eu não faria algo desse tipo, faria um bolo com champanhe ou ir para algum rodízio assim todos pode participar!
    Mas sou daquelas que o casamento é seu e se você e seu noivo gostarem da ideia faça … e não de ouvidos para o que algumas pessoa vai falar - e nesse caso já tem um motivo prévio para ser mal interpretado, mas é só se preparar para ouvir algumas coisas chatas e deixar para lá! Em todo tipo de evento sempre tem alguém para reclamar da algo !
    • Responder
  • G
    Noiva Ativa Março 2020 Minas Gerais
    Geovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, na minha opinião eu não acho legal selecionar apenas algumas pessoas para a festa, já que todos serão seus convidados inclusive os que vc chamará somente para a cerimônia... Eu ia me casar na igreja e fazer um jantar no salão, e para todos os meus convidados que iriam na cerimônia iria ter o convite para ir no jantar, mas iria somente os meus convidados, pq quando faz casamento lá na minha igreja pode ir quem quiser (inclusive quem nem conhece os noivos) porque não pode proibir ninguém de entrar na casa do Senhor, mesmo que esteja acontecendo uma cerimônia. Meu pastor deixou claro que na cerimônia se fosse na igreja poderia ir quem quisesse, mas que na festa iria somente quem eu quisesse. Mas meu noivo e eu decidimos fazer tudo em outro local, pq como na igreja iria várias pessoas desconhecidas e nossos convidados poderia ficar até sem lugar para sentar, prefirimos fazer tudo do nosso jeito e sem penetras. Mas se quem irá na sua cerimônia será todos seus convidados, eu não acho legal vc chamar somente alguns para a festa e outros não. Mas se realmente não dá pra chamar todo mundo, então faça algo mais íntimo só pra família padrinhos e amigos mais próximos, e se alguém lhe questionar o pq não foi chamado para a recepção vc diz que era só pra família e padrinhos, tenho certeza que eles entenderá. Algum tempo atrás fiz um debate pedindo a opinião das novinhas, pq eu tinha dado o convite para uma "amiga" e coloquei apenas um convite individual, mesmo ela morando com os pais, pelo fato de eu não conhecer os pais dela não vi motivos para chamá-los, mas dps fique naquela dúvida, se fiz certo ou errado rsrs e dps da opinião das noivinhas e casadinhas, eu vi que hoje em dia tudo mudou e nada é mais regra, acabou isso de chamar a família toda ou fazer festa pra todo mundo rsrs bjs 😘
    • Responder
  • Gabriela
    Super Noiva outubro 2021 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casamento não é evento, casamento é sacramento, é bênção! Lembre-se disso sempre. Seu dinheiro, suas escolhas, você não deve nada pra ninguém.
    • Responder
  • Gabriela
    Super Noiva outubro 2021 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Claro que pode! Esse será o meu caso. Colocarei no convite "Onde os noivos receberão os cumprimentos" fica subteendido que não haverá festa. Para os que convidarei para a festa, entregarei aqueles convitinhos individuais indispensáveis.
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Esperta Janeiro 2022 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já fui convidada para ir apenas em cerimônia e não na festa, particularmente eu não achei ruim porque entendi que não dava para chamar todo mundo.
    No meu casamento todos que receberão o convite serão convidados para a festa, mas uma conhecida minha fez assim: deu o convite normal sem estar nada escrito sobre a festa e deu o mini convite com o endereço da festa para quem ela queria convidar.

    O problema disso é que uma das pessoas que não foram convidadas para a festa ficou procurando o convitinho achando que tinha perdido ( porque os outros convidados estavam falando da festa e tudo o mais), a pessoa se sentiu excluída quando percebeu que não tinha recebido convite da festa..
    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Da mesma forma os noivos não podem ficar chateados se os convidados falarem mal deles depois ou se simplesmente a pessoa não quiser ir. Cada um faz aquilo que achar melhor não é?
    • Responder
  • M
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu amo Bolo&Champanhe, acho muito elegante , fora que é um bom meio termo para quando o casal tem dois extremos assim , pq ele não é uma festa, porem ainda sim é uma forma de receber e agradecer os convidados pela presença
    • Responder
  • Tanandra Beatriz De
    Noiva Constante Junho 2022 São Paulo Estado
    Tanandra Beatriz De ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Na minha opinião, não é mto legal... Como vai fazer essa separação, escolher quem merece ir pra festa e quem não?

    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, isso já aconteceu comigo N vezes (se só ser convidada pra igreja e depois saber que teve festa) e pra mim sempre foi normal. Eu nunca ficaria chateada com isso pq pra mim casamento é a cerimônia.


    Tem gente que sonha com festa festa meeesssmooo e quer fazer mas nao pode pra todo mundo e não quer deixar de chamar ninguém então pra MIM não tem pq não. Se depois a pessoa fica chateada pq teve festa e não foi convidada eu acho bem infantil. Pq pra parte mais importante (que pra mim é o sacramento) ela foi convidada.
    Mas tem a opção de jantar antes também. Essas coisas são pessoais mesmo. Não da pra deixar de fazer o que a gente quer nesse momento pq os outros vão ficar chateados...
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah sim! Agora entendi o seu ponto. Bom eu ainda sim não vejo nada demais. Mas você tem razão sobre a sinceridade. É uma forma interessante de jogar limpo. Como sempre passei por isso e sempre foi normal, nunca tinha me passado pela cabeça. Pq nunca me senti enganada rsrsrs sempre que me convidam pra casamento penso só na cerimônia mesmo. Festa é tão detalhe que vou fazer um bolo com champanhe mas nem tô esquentando com isso (ele quer eu não queria nem isso). Penso em organizar a cerimônia, escolher as leituras, pensar na logística da comunhão e por aí vai.
    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se não dá pra chamar todo mundo não seria melhor fazer apenas um jantar para os mais íntimos? Eu acho totalmente desonesto convidar determinado número de convidados e esconder que vai haver uma recepção após a cerimônia, mas que nem todos serão chamados. Isso pode até gerar comentários maldosos de algumas pessoas quando descobrirem. Existente várias opções de recepção mais em conta que dá pra incluir todos os convidados ou fazer apenas a cerimônia, receber os cumprimentos na porta da igreja e entregar algum tipo de lembrança se for o caso. Eu prefiro ir numa cerimônia sem festa, do que ficar sabendo apenas na hora que um determinado grupo vai participar de uma festa e eu não.
    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que fica muito chato. Se tem festa o ideal é que seja pra todos. Pensa pelo lado dos convidados. Todos que forem vão estar lá pra dividir esse momento de alegria com vcs. Por que uns merecem ir pra festa e outros não? Se não dá pra chamar todo mundo por questão financeira existe a opção de fazer algo menor. O mais importante do casamento é a cerimônia sim, mas não podemos negar que quando há festa todos querem participar. Eu tenho uma amiga que casou há pouco tempo, é católica e sempre viu a cerimônia em primeiro lugar. Ela não fez festa em local separado, mas fez uma recepção pequena no próprio salão da igreja e não excluiu ninguém.
    • Responder
  • M
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho que a questão de ficar magoada se da no sentido da pessoa se sentir enganada tipo quando a noiva faz o convite e manda os individuais só para algumas pessoas , se o casal fosse sincero e ja falando que gosta muito da pessoa mas infelizmente a festa vai ser para os mais íntimos porem seria uma honra ter a pessoa na cerimônia ao meu ver fica uma situação menos chata do que a pessoa descobrir por terceiros que vai ter uma festa . Obs sem contar a parte pratica que o convidado pode descobrir e ir na festa, nesse caso eu divido muito que a noiva não vá permitir a entrada, logo ja para evitar esse tipo de "penetra" prefiro só convidar se der para ser para tudo
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu discordo mas entendi o ponto de vocês. Só que isso sempre aconteceu comigo (de ir na igreja e não na festa e ficar sabendo que teve) e isso pra MIM nunca fez diferença então pra mim é ok. A melhor parte eu fui que é o sacramento. Se a pessoa quer fazer uma extensão e convidar os mais chegados ok. Se não ok tbm.


    Quanto a não magoar ninguém, acho que esse não pode ser o ponto, pelo menos não nesse quesito. É um momento único e se a pessoa acha que deve fazer ela faça. Se alguém sair magoado pra mim é bem do infantil. Mas ok .
    Felicidades pra vocês !
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom nesse ponto eu concordo com você. Mas eu (e a maioria dos meus conhecidos) somos aversos a chás (a grande maioria acha isso mesmo que é de mau gosto. Se a pessoa vai casar e só tiver um prato que seja, casar foi escolha dela) , quanto a lista de presentes eu acho de extremo mau gosto mencionar presente de qualquer natureza pq não é essa a intenção. A intenção é participar do momento em si. Então quem opta por fazer isso (não chamar todos para a festa) não pode nem mencionar presente nem fazer cha nem nada.


    Discordo da parte de "fazer volume na igreja". Nunca presenciar um sacramento é volume, pra mim o principal sempre foi ali.
    Enfim. São formas diferentes de pensar e todas tem suas relevâncias. Agora que EU acho infantil quem fica magoadinho pq não foi chamado pra festa eu acho. Mas ok. Opinião é opinião
    • Responder
  • Natsha
    Noiva Ativa Setembro 2021 Paraná
    Natsha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha noivinha eu não acho legal fazer isso. Eu convidaria tanto para a cerimônia quanto para a festa as mesmas pessoas, sem deixar ninguém de fora. Nem que isso reduzisse a quantidade de convidados. Até porque as pessoas que não foram vão ficar sabendo da festa depois.
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Esperta Junho 2022 Minas Gerais
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E a pessoa tem todo direito de fazer festa, mas que faça dentro da sua realidade sem magoar ninguém é ser grosseiro.
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Esperta Junho 2022 Minas Gerais
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente o que penso
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Esperta Junho 2022 Minas Gerais
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, pontos de vista completamente diferentes... Eu também sou católica e ainda assim acho extremamente mal educado fazer isso. Casamento infelizmente é muito caro mesmo, se for para fazer algo para depois as pessoas ficarem falando mal eu prefiro nem fazer. Ainda mais hoje em dia com opções de fazer em restaurante, por adesão e etc...
    • Responder
  • Raiane
    Noiva Ativa Novembro 2021 São Paulo
    Raiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que não funciona , pois sempre tem alguém que você chamou a penas para a cerimonia e outa para a festa que iram si falar, fora que acho que você ira ficar em uma saia justa quando outros convidados lhe perguntar o porque não recebeu o convite para a festa .

    • Responder
  • Keuri
    Noivo Ativo Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keuri ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho q nao funciona, mesmo que não tenha descrito no convite dos demais o local da festa, eles acabam entrando em contato com as outras pessoas durante a cerimônia e acaba indo junto, sem saber dessa divisão. Sugiro então convidar tanto para a cerimônia quanto para a festa um número reduzido e mais íntimo. Até assim gera discordância entre os convidados. No meu casamento deixei de convidar alguns primos que não tinha contato e boa parte da família do meu pai, recebi várias mensagens das pessoas perguntando se convidaria as pessoas que não receberam convite. Um estresse imenso essa história de convidados, mas no fim só convidei os próximos mesmo, tanto que a nossa lista ficou em 50 convidados.
    Os convidados nem sempre entendem a nossa forma de organizar o convite, por exemplo antes da cerimônia descobri que algumas pessoas que eu convidei não poderiam ir, e resolvi convidar de última hora outras pessoas pra não perder o dinheiro do Buffet, daí os outros convidados tbm já havia descoberto e entre eles já estavam fazendo essa mesma troca só que sem eu saber!!!!!
    Mas no final tuuudo dá certo rsrs
    • Responder
  • M
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu compreenderia melhor em não ser chamada para nada, pq assim eu saberia que os noivos não pode chamar e optou por fazer alguma coisaais simples , agora a pessoa me chama para o Chá , me manda uma lista de presentes , ai não me convida para festa, eu me sentiria usada , fica parecendo que só fui chamada para fazer volume na igreja
    • Responder
  • M
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bem nessa parte eu discordo ,para mim a festa e uma extensão da celebração, se a pessoa for importante na minha vida para ir no meu sacramento ela é igualmente importante para ir na festa, prefiro um casamento intimo para 100 pessoas do meu convívio, do que ter 200 pessoas em uma cerimonia da qual no meu álbum quando eu for olhar não vou saber quem é a metade
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah e sobre quem não é convidado pra festa se sentir menosprezado, pelo menos na minha realidade não aconteceria pq as pessoas tem como festa o sacramento. Se o casal quer fazer algo com os mais chegados ok. Ninguém morre por isso. A gente precisa se desprender dessas afetividades
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pode ser que não tenha como pq envolve pais, sogros, tipo de pessoa que faz questão dessas coisas. Por exemplo quem é atuante em igreja não tem como não chamar todos pelo menos pra cerimônia. Festa o pessoal entende que não deu pra chamar todos.


    Na minha comunidade o sacramento (celebração) é uma grande festa. Sempre acontece de o casal só chamar os mais íntimos pra festa e nada demais. Mas como falei é questão de opinião. A minha é essa.
    E sobre pessoas ficarem magoadas de serem chamadas só pra igreja, é pior se não chama nem pra isso.
    • Responder
  • M
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas se não da para chamar todos não é melhor fazer uma coisa mais íntima dentro da sua realidade?
    • Responder
  • Leticia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não acho uma boa ideia. As pessoas que não forem ora festa poderão se sentir menosprezadas.

    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então eu penso diferente. Pra mim a pessoa lembrar de mim pra cerimônia já é uma consideração sim. Eu como católica considero a cerimônia a maior de todas as comemorações. Quando me convidam pra um casamento pra mim estão me convidando pra cerimônia. Festa é detalhe. Quanto a presente, se eu tiver em condições eu daria de qualquer forma pq parto do princípio que quem convida, quer a presença, não presente.


    Quanto ao "se não tem pra fazer pra todo mundo não faça festa" acho uma frase errada. A pessoa pode ter o sonho/desejo de ter e esta no direito dela. Só que não convidar nem pra cerimônia pode trazer problemas principalmente com a familia. Então pra mim é uma solução sim.
    Eu interpreto como: não da pra fazer pra todo mundo a festa, mas participei de alguma forma.
    Porém são pontos de vista diferentes.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas