Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Post fechado

Raquel
Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba

Posso casar na igreja (católica) sem casar no civil?

Raquel, dia 10 de Agosto de 2018 às 20:50

Publicado em Fórum Organizar um casamento 85

Olá noivinhas (os) !!! Sempre que eu e meu noivo falávamos de casamento, pensamos sempre no religioso, nunca falávamos sobre o civil, um dia falando sobre os preparativos do casamento e conversando com minha mãe ela comentou que pra casar na igreja era necessário casar no civil ou apresentar uma...

Olá noivinhas (os) !!!

Sempre que eu e meu noivo falávamos de casamento, pensamos sempre no religioso, nunca falávamos sobre o civil, um dia falando sobre os preparativos do casamento e conversando com minha mãe ela comentou que pra casar na igreja era necessário casar no civil ou apresentar uma data (marcada) para o casamento civil, confesso que eu e meu noivo não queríamos casar no civil, ao menos não agora, abri um debate sobre isso aqui e todos diziam que era impossível, que não podia (não tem link pq eu pedi pra excluir). Quando fomos a igreja marcar a data (essa semana) conversamos com o Padre, explicamos que não fazia parte do nosso desejo casar no civil agora e ele perguntou gentilmente disse que não havia a obrigação de casar em ambos, mas disse que precisaríamos solicitar essa dispensa com o bispo e só seria dispensado sob uma justificativa.

-------------

Então para as noivinhas que assim como eu estavam com a mesma dúvida...undefined

trago aqui um artigo que encontrei nas minhas pesquisas sobre casamento.

----------

Embora não exista impedimento legal para que um casal contraia somente o matrimônio religioso, dispensando o ato civil, a Igreja Católica não recomenda e nem corrobora esta maneira, levando em conta principalmente a prudência.

O Cânon 1071, do Código de Direito Canônico, diz que:

Cân. 1071 § 1. Exceto em caso de necessidade, sem a licença do Ordinário local, ninguém assista:
- a matrimônio que não possa ser reconhecido ou celebrado civilmente;
- a matrimônio de quem tem obrigações naturais, originadas de união precedente, para com outra parte ou para com filhos;

Em si mesmo, o casamento civil para a Igreja Católica não tem nenhuma validade, ou seja, se dois católicos casarem-se somente no civil, para efeito religioso, esse casamento não aconteceu, não existe o sacramento, portanto, ambos continuam solteiros.

Contudo, a Igreja reconhece que desse vínculo civil podem ser geradas obrigações não somente morais, mas também jurídicas, financeiras, patrimoniais e, por isso, orienta seus fieis a unirem-se também civilmente. Esta é a regra e a exceção deve ser analisada de acordo com o cânon mencionado.

Assim, é possível casar-se somente na Igreja Católica, dispensando o ato civil, porém, é preciso usar de toda cautela possível, pois, o matrimônio não é somente um sacramento, trata-se de um consortium totius vitae, ou seja, uma união total entre um homem e uma mulher, para a vida toda, “ordenada por sua índole, natural, ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole (...)" (CDC 1055). Como tal, deve ter garantidos não só os seus direitos, mas também os seus deveres.

Deixo aqui também o vídeo do Padre Paulo (autor do artigo) esclarecendo ainda mais está dúvida.

Programa Resposta Católica


85 Respostas

  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É, na realidade antes não falávamos sobre isso, mas depois que surgiu as perguntas de vão casar nos dois? A gente resolveu conversar sobre, então deixamos pra daqui uns 2 ou 3 anos.

    Obg por comentar 😘
  • Layla
    Super Noiva outubro 2019 Ceará
    Layla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Será que é a mesma coisa com a igreja evangélica? Não queria casar no civil agora, mas não sei se minha igreja permite, vou procurar me informar
  • Dayane
    Noiva Esperta Novembro 2019 Rio de Janeiro
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Infelizmente é muita burocracia mesmo.. já fiz o meu casamento no Civil, agora esta faltando só o religioso. Os meus planos eram realizar a cerimônia em um sítio, mas também não dá, o Padre só pode realizar na igreja. Existem muitos detalhes..

    Bjs

  • Ana Paula Matos
    Super Noiva Novembro 2018 Minas Gerais
    Ana Paula Matos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah entendi... vcs só n querem agora. Smiley kiss
  • Fabíola
    Noiva Constante outubro 2018 São Paulo
    Fabíola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa que ótimo graças a Deus ,pois na nossa paróquia só liberaram depois que marcamos o civil.
  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É sim possível Fabíola, já demos entrada no nosso.
  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ana Paula trouxe o artigo mais para tirar dúvidas mesmo, as razões que nos levam a não querer casar no civil (agora) são pessoais, mas como disse é algo momentâneo, mas na frente iremos realizar sim o nosso casamento civil.
  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não é preciso o artigo é claro. Talvez o padre da sua paróquia não tivesse conhecimento.
  • Fabíola
    Noiva Constante outubro 2018 São Paulo
    Fabíola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não , pois para dar entrada no processo do casamento relógioso precisa de uma declaração do casamento no civil
  • Ana Paula Matos
    Super Noiva Novembro 2018 Minas Gerais
    Ana Paula Matos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Raquel, eu particularmente, n abriria mão do casamento civil, do meu ponto de vista, ambos tem sua real importância.
    Gostei do artigo e desconhecia esse direito, de n casar no civil. Que ótimo que encontraram o que sempre quiseram. Deus abençoe vcs!!! Bjs
  • Viviane Oliveira
    Noiva Esperta Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Viviane Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou católica e só pude dar prosseguimento ao processo na igreja mediante a ocomprovante do casamento civil. Para a igreja é necessário estar de acordo com as leis dos homens (civil) e com as leis de Deus (cerimônia religiosa). Bjoooo❤

Fóruns gerais

Artigos por temas