Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Post fechado

Raquel
Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba

Posso casar na igreja (católica) sem casar no civil?

Raquel, dia 10 de Agosto de 2018 às 20:50

Publicado em Fórum Organizar um casamento 85

Olá noivinhas (os) !!! Sempre que eu e meu noivo falávamos de casamento, pensamos sempre no religioso, nunca falávamos sobre o civil, um dia falando sobre os preparativos do casamento e conversando com minha mãe ela comentou que pra casar na igreja era necessário casar no civil ou apresentar uma...

Olá noivinhas (os) !!!

Sempre que eu e meu noivo falávamos de casamento, pensamos sempre no religioso, nunca falávamos sobre o civil, um dia falando sobre os preparativos do casamento e conversando com minha mãe ela comentou que pra casar na igreja era necessário casar no civil ou apresentar uma data (marcada) para o casamento civil, confesso que eu e meu noivo não queríamos casar no civil, ao menos não agora, abri um debate sobre isso aqui e todos diziam que era impossível, que não podia (não tem link pq eu pedi pra excluir). Quando fomos a igreja marcar a data (essa semana) conversamos com o Padre, explicamos que não fazia parte do nosso desejo casar no civil agora e ele perguntou gentilmente disse que não havia a obrigação de casar em ambos, mas disse que precisaríamos solicitar essa dispensa com o bispo e só seria dispensado sob uma justificativa.

-------------

Então para as noivinhas que assim como eu estavam com a mesma dúvida...undefined

trago aqui um artigo que encontrei nas minhas pesquisas sobre casamento.

----------

Embora não exista impedimento legal para que um casal contraia somente o matrimônio religioso, dispensando o ato civil, a Igreja Católica não recomenda e nem corrobora esta maneira, levando em conta principalmente a prudência.

O Cânon 1071, do Código de Direito Canônico, diz que:

Cân. 1071 § 1. Exceto em caso de necessidade, sem a licença do Ordinário local, ninguém assista:
- a matrimônio que não possa ser reconhecido ou celebrado civilmente;
- a matrimônio de quem tem obrigações naturais, originadas de união precedente, para com outra parte ou para com filhos;

Em si mesmo, o casamento civil para a Igreja Católica não tem nenhuma validade, ou seja, se dois católicos casarem-se somente no civil, para efeito religioso, esse casamento não aconteceu, não existe o sacramento, portanto, ambos continuam solteiros.

Contudo, a Igreja reconhece que desse vínculo civil podem ser geradas obrigações não somente morais, mas também jurídicas, financeiras, patrimoniais e, por isso, orienta seus fieis a unirem-se também civilmente. Esta é a regra e a exceção deve ser analisada de acordo com o cânon mencionado.

Assim, é possível casar-se somente na Igreja Católica, dispensando o ato civil, porém, é preciso usar de toda cautela possível, pois, o matrimônio não é somente um sacramento, trata-se de um consortium totius vitae, ou seja, uma união total entre um homem e uma mulher, para a vida toda, “ordenada por sua índole, natural, ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole (...)" (CDC 1055). Como tal, deve ter garantidos não só os seus direitos, mas também os seus deveres.

Deixo aqui também o vídeo do Padre Paulo (autor do artigo) esclarecendo ainda mais está dúvida.

Programa Resposta Católica


85 Respostas

  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obg Santos 😘
  • Rafaella
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Paraíba
    Rafaella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Até onde eu sei casamento so é válido casar no civil.tanto católica como evangélica
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu conheço alguns casais que casaram no religioso com festa e não casaram no civil, tem religiões que não pedem o casamento civil, tem tb tanta gente que só junta sem casar oficialmente, acho que cada um segue o que acha melhor pra si, o civil é um papel que dá direitos, nada além disso, casamento é amor, felicidades Raquel! 😍😘
  • J
    Noiva Ativa Setembro 2018 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pelo que entendi vc quer casar no religioso para ser abençoada por Deus na sua união de vcs
    Mto bem
    Deus abençoe que tdo dê certo
    Mas CASO vcs não queiram casar no civil para obter algum benefício próprio se passando por solteiros na lei dos "homens"
    Estarão usando de mentira para se beneficiar
    E Deus não compactua com mentira, pois mentira sim é pecado.
    Mas caso não seja isso, tdo bem...
    Estará recebendo a bênção de Deus
  • S
    Noiva Ativa Novembro 2019 Rio Grande do Sul
    Santos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Importante é você ser feliz😍😍😍, pode sim casar só no religioso, na verdade você casa como deseja , é não para a sociedade, é sim para sua felicidade.
  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu penso em fazer da mesma forma Liliane mas estou chocada com a maneira como as pessoas estão levando esse debate, parece que eu estou cometendo um crime por ter optado receber a benção divina e esperar para oficializar a união civilmente 😔
  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa Marini!!!

    A passagem que vc trás fala em desrespeito às leis dos homens. Eu não estou desrespeutando nenhuma lei apenas estou exercendo o meu direito civil de optar não casar (no momento) perante eles.

    Se vc tivesse lido os comentários saberia que mais a frente iremos nos casar no civil.

    Mas parece que eu vou ter que citar cada uma das razões que me levaram a tomar essa decisão. Pq não é falta de dinheiro e nem a dificuldade pra assinar o papel é o que acarretaria para os nossos planos civilmente essa assinatura. Temos planos para realizar que se estivermos casados só iremos enfrentar mais dificuldade para realizá-los civilmente, entretanto se estivermos solteiros teremos facilidade, quando alcançarmos esses objetivos iremos oficializar a nossa união perante os homens.

    Entretanto eu não posso e não quero mais esperar para receber a benção divina, decidimos não viver mais no pecado, eu quero voltar a comungar e decidimos ter um filho.
  • De Paula
    Noiva Curiosa Janeiro 2020 Rio de Janeiro
    De Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa pergunta!
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    "Dai a Cezar o q é de Cezar. Daí a Deus o que é de Deus"

    Na minha paróquia não se exige união civil. Pois o q vale (PARA DEUS) é somente o religioso.
    Porém, como o mundo é regido de leis, eu sei da importância da União civil (PARA OS HOMENS) então, lá pra frente.... bem pra frente msm, iremos unir-se civilmente. Não pq é nossa vontade, mas para q sejamos reconhecidos como marido e mulher na sociedade em q vivemos.
  • Marini
    Noiva Curiosa Junho 2019 Minas Gerais
    Marini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Romanos 13:1-7 diz: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.”


    Para se estar de acordo com as leis de Deus, as leis dos homens devem ser cumpridas. Quando se fala em resguardo legal, não se refere a divórcio.

    Existem situações tristes que podem vir a acontecer e ninguém tem controle sobre, como acidentes, perante os médicos você e ele não tem respaldo legal para falar pelo outro em caso de internação. Em caso de falecimento os bens da pessoa que faleceu vão para o parente próximo vivo (não importa se a pessoa só tem um tio avô distante, é pra ele que vai o teto do casal caso esteja no nome da pessoa que faleceu). "Ahh, mas casamento não tem que focar em bens". Concordo, tem relação com amar o cônjuge e deixá-lo resguardado em qualquer eventualidade.

    Essas são algumas que podem acontecer por falta de um papel assinado (que eu acho mt pouco e que se consegue de graça).

    Deus não é tolo ao se dirigir em sua palavra falando para respeitar e seguir as leis.
  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah, desculpe-me. 🤗
  • Camila
    Noiva VIP Abril 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tudo bem, eu estou respondendo a pergunta da colega EVANGÉLICA 😊
  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendo sua posição Victória.

    Entretanto tem homem que assumi de verdade uma mulher sem ter papel assinado enquanto alguns de papel assinado estão desonrando-as.

    Eu quero casar na igreja para ter a graça de não viver em pecado perante Deus.

    Se vc olhar em uns comentários mais abaixo verá que eu não descartei a possibilidade de casar no civil, só não quero agora.
  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Santos, pois é.

    Muitas pessoas casam no civil pela "segurança" das leis. Se vc não confia no homem com quem vc esta casando então me diz pra que casar?

    Eu quero casar na igreja para ter a graça de não viver em pecado perante Deus.
  • Victoria
    Noiva VIP Agosto 2018 São Paulo
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha.. Na minha opiniao isso nao faz sentido sabe.
    Porque qual o sentido de fazer uma celebraçao sem ter algo de fato a celebrar?.
    Claro que a bençao do Altar é o ato mais importante na vida de qualquer cristao, catolico ou nao. Mas o civil prova que seu marido te assume de todas as maneiras possiveis, dai sim vem o motivo da celebraçao com a bençao.
    Bom, cada um é cada um ne rsrs
    Pra mim isso nao funcionaria. Nao vejo sentido em casar sem estar casada rs. Masss se é o desejo de voces entao desejo boa sorte querida
  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Viviane estou aguardando a resposta, não chamei seu padre de desinformado eu usei um "talvez" na frase, afinal de contas o código canônico é bem grande e os Padre são homens com memórias de homens as vezes eles não lembram de tudo que está lá e precisam voltar e consultar.
    Que bom que vcs no caso não tiveram essas razões para pedirem a dispensa.
    Entretanto eu não me importo com as leis civis, pois são as próprias leis civis que nos motivam a não casarmos neste momento no civil, no mais elas são leis dos homens me preocupo e tento seguir as leis de Deus.

    Felicidades tb 💕
  • S
    Noiva Ativa Novembro 2019 Rio Grande do Sul
    Santos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim noivinha é possível, eu tenho um primo que casou só no religioso a 20 anos atrás, é ainda estão casados e felizes com uma família linda ❤.
    Bjus
  • Viviane Oliveira
    Noiva Esperta Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Viviane Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hum entendi... isso significa que o Bispo entendeu suas razões e liberou o casamento religioso. Sem essa autorização não seria possível. Meu padre não estava desinformado, é que nós fizemos da forma que a igreja solicita e não tínhamos razões específicas para solicitar a dispensa do civil. Diante das leis civis, vocês permanecem solteiros. Felicidades🌻
  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim Viviane.
  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obg Elaine. Já conseguimos. 😘
  • Viviane Oliveira
    Noiva Esperta Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Viviane Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Raquel todas as pessoas que estão respondendo provavelmente são católicas ou passaram pelo processo e sabem que para a igreja um casamento sem o outro, não é completo. Você mesma escreveu no final da sua postagem que o padre disse que vocês precisariam solicitar essa dispensa com o bispo e só seria dispensado sob uma justificativa. Vocês fizeram isso?
  • Elaine
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendi Raquel que vocês não querem casar no civil por Razões pessoais de vocês mas diante de Deus sim vocês são casados mas diante da lei civil vocês estarão solteiros
    Enfim se esse é o seu sonho casar somente no religioso então que assim seja porque o importante é ser feliz e se realizar só não sei se é fácil assim depende da igreja precisa de uma autorização e espero que você consiga somente o casamento efeito religioso
    Boa sorte depois conta como foi
  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Conversei rsrs...

    Consegui um desconto pq sou dizimista e membro da pastoral

    Aqui eles abrem mão de algumas taxas para o casamento comunitário, entretanto os casais já tem que viverem juntos.
  • Dayane
    Noiva Esperta Novembro 2019 Rio de Janeiro
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fiquei surpresa com isso também. rs Mas é tudo uma conversa, a minha igreja foi muito aberta e flexível, conversei com o Padre que acompanha a gente, e o que eu ele pode ele esta ajudando a gente. Conversa sobre isso também

  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendo Camila, entretanto como está escrito no artigo de Padre Paulo a igreja católica celebra o casamento religioso sem o cívil, o nosso inclusive será assim.
  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Elaine, respeito sua opinião, entretanto não compactuo dela.
    Para mim o mais importante é o casamento no religioso, tanto que no momento o casamento no civil não se encaixa em nossas vidas (razões pessoais).
  • Camila
    Noiva VIP Abril 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não. A igreja protestante aceita como "casamento" o que a lei entende como casamento, a cerimônia não tem valor legal. Portanto só se pode fazer a cerimônia depois do casamento civil ou junto.
  • Elaine
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casamento na igreja é mais para santificação perante a Deus mas o casamento só tem validade na sociedade no civil acho estranho casar na igreja somente seria melhor casar nos 2 ou optar pelo civil hoje tem casamento na igreja com efeito civil onde os padrinhos vão no cartório como testemunhas e na igreja na hora da cerimônia tem o momento onde o padre ou o pastor pede para os noivos assinar o casamento civil aí dá o meu será assim caso na igreja e no civil junto
  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Felicidades para nós 🙏🏼😘
  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Creio que não, todos meus amigos que são evangélicos disseram que não é permitido, entretanto não custa nada se informar, mediante sua justificativa talvez vc seja liberada assim como eu fui.
  • Ana Paula Matos
    Super Noiva Novembro 2018 Minas Gerais
    Ana Paula Matos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Compreendi, felicidades a vcs!
    Imagina, eu quem agradeço pelo debate... muito válido!!! Beeeeijos
  • Raquel
    Noiva VIP Janeiro 2019 Paraíba
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É sim Dayane, infelizmente. Fiquei chocada tb com os valores das taxas da igreja (que Deus me perdoe) mas é por isso que muita gente não casa, me diz onde um pobre tem condições de tirar de 400,00 a 1000,00 pra pagar de taxas apenas pra celebrar o casamento? 😱

Fóruns gerais

Artigos por temas