Debate fechado

Raquel
Super Noiva Janeiro 2019 Paraíba

Posso casar na igreja (católica) sem casar no civil?

Raquel, dia 10 de Agosto de 2018 às 20:50 Publicado em Fórum Organizar um casamento
75

Olá noivinhas (os) !!!

Sempre que eu e meu noivo falávamos de casamento, pensamos sempre no religioso, nunca falávamos sobre o civil, um dia falando sobre os preparativos do casamento e conversando com minha mãe ela comentou que pra casar na igreja era necessário casar no civil ou apresentar uma data (marcada) para o casamento civil, confesso que eu e meu noivo não queríamos casar no civil, ao menos não agora, abri um debate sobre isso aqui e todos diziam que era impossível, que não podia (não tem link pq eu pedi pra excluir). Quando fomos a igreja marcar a data (essa semana) conversamos com o Padre, explicamos que não fazia parte do nosso desejo casar no civil agora e ele perguntou gentilmente disse que não havia a obrigação de casar em ambos, mas disse que precisaríamos solicitar essa dispensa com o bispo e só seria dispensado sob uma justificativa.

-------------

Então para as noivinhas que assim como eu estavam com a mesma dúvida...undefined

trago aqui um artigo que encontrei nas minhas pesquisas sobre casamento.

----------

Embora não exista impedimento legal para que um casal contraia somente o matrimônio religioso, dispensando o ato civil, a Igreja Católica não recomenda e nem corrobora esta maneira, levando em conta principalmente a prudência.

O Cânon 1071, do Código de Direito Canônico, diz que:

Cân. 1071 § 1. Exceto em caso de necessidade, sem a licença do Ordinário local, ninguém assista:
- a matrimônio que não possa ser reconhecido ou celebrado civilmente;
- a matrimônio de quem tem obrigações naturais, originadas de união precedente, para com outra parte ou para com filhos;

Em si mesmo, o casamento civil para a Igreja Católica não tem nenhuma validade, ou seja, se dois católicos casarem-se somente no civil, para efeito religioso, esse casamento não aconteceu, não existe o sacramento, portanto, ambos continuam solteiros.

Contudo, a Igreja reconhece que desse vínculo civil podem ser geradas obrigações não somente morais, mas também jurídicas, financeiras, patrimoniais e, por isso, orienta seus fieis a unirem-se também civilmente. Esta é a regra e a exceção deve ser analisada de acordo com o cânon mencionado.

Assim, é possível casar-se somente na Igreja Católica, dispensando o ato civil, porém, é preciso usar de toda cautela possível, pois, o matrimônio não é somente um sacramento, trata-se de um consortium totius vitae, ou seja, uma união total entre um homem e uma mulher, para a vida toda, “ordenada por sua índole, natural, ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole (...)" (CDC 1055). Como tal, deve ter garantidos não só os seus direitos, mas também os seus deveres.

Deixo aqui também o vídeo do Padre Paulo (autor do artigo) esclarecendo ainda mais está dúvida.

Programa Resposta Católica

Compartilhe em:

75 Respostas

• Raquel
    Raquel ·
    Ver mensagem citada
    Amém 🙏🏼 que Ele te abençoe tb 🙌🏼
  • Raquel
    Raquel ·
    Ver mensagem citada
    A nós Juliana 🍸
  • Dayane
    Noiva Ativa Novembro 2019 Rio de Janeiro
    Dayane Online ·
    Ver mensagem citada

Que maravilha, já esta pertinho. Boa sorte, que Deus abençoe

• Juliana
    Noiva Ativa Setembro 2018 São Paulo
    Juliana ·
    Ver mensagem citada
    Sendo assim, assuntos próprios seus, coisa que nao prejudica ninguem provavelmente eu faria o mesmo.
    E nao é q não sigo religião, eu disse que a minha fé maior é em Deus, nao em humanos.
    Só nao vou casar no religioso pq no momento nao tenho condições.
    Mas acho que civil ou religioso.
    Tendo amor e reapeito entre o casal, ambos são abençoados.
    Enfim....
    Felicidades a nós!!!
  • Raquel
    Raquel ·
    Ver mensagem citada
    Juliana a anos atrás eu pensava exatamente como vc, por uma série de coisas que ocorreram em minha vida, eu não seguia religião e eu tb não buscava conselhos ou mesmo ajuda de sacerdotes ou pastores (sim todos são pecadores e infelizmente tem esses que se envolvem com escândalos) mas um dia eu comecei a frequentar e acabei me envolvendo em pastorais e comecei a ter uma outra visão.
    Entretanto eu afirmo mais uma vez eu compreendo perfeitamente o seu pensamento!!!!!

Como disse eu creio na salvação dos meus avós, pelas pessoas que foram e são não só para mim mas para todos aqueles que eles ajudaram, mas hoje eu tenho outra visão, outros pensamentos e eu jamais chegaria aqui tentando lhe convencer a casar no religioso (nunca fiz isso com minha avó). É uma opção sua e de seu noivo e somente de vcs!

Se vc buscar mais um pouco verá minha conversa com Estela e ela me fala que é casada tb apenas no civil, não houve em nenhum momento a minha tentativa de convencê-la a casar na igreja e nem a dela de me convencer a casar no civil.

Como eu disse eu criei esse debate a título de informação, para ajudar outras noivas que tenham essa dúvida não foi para ferir ou denegrir ninguém.

O que me entristeceu foi ver muitas pessoas dizendo que o que eu estou buscando é uma mentira e que mentir para Deus é pecado. Eu tenho plena convicção do que eu estou fazendo, eu e ele somos solteiros e livres, sem ligações com nenhuma terceira pessoa, não há crime aqui, não há empedimentos legais para nos casarmos, pq não o faremos então? Pq temos investimentos (como eu já mencionei nossos projetos pessoais) e se casarmos civilmente iremos perder, no banco nos aconselharam a não casar até tudo estar concluído, o contador disse o mesmo, então vamos esperar essa finalização e só depois casaremos, eu não posso afirmar que vc faria isso, mas a maioria das pessoas que estivessem em nosso lugar fariam o mesmo, um dos meus padrinhos mesmo falou que é o certo a fazer. Mas foi algo que sentamos e conversamos, decidimos juntos e estamos felizes com nossa escolha. E sabe a minha avó que eu relatei que é meu maior exemplo de mulher ela foi uma das pessoas que mais nos apoiou nessa decisão.
  • Juliana
    Juliana ·
    Ver mensagem citada
    Como vc disse, seus avós eram boas pessoas, casadas só no civil.
    Pois bem, o que eu digo,MINHA OPINIÃO, a minha fé é em Deus, não é em padre, ou pastor, ou o que seja, que são humanos assim como eu, as vezes até mais pecadores, NÃO generalizando (não raro vemos pastores e padres envolvidos em crimes de pedofilia e estupro).
    Não sei quem é o bom ou o ruim, pq ninguém tem estrela na testa.
    Então o que eu espero é a bênção divina, não a aprovação de humanos.
    De nada adiantaria ser casado no religioso, e ser infiel...ainda assim há muitos que são, assim como há muitos que só moram juntos e tem muito respeito um pelo outro.
    E como ja falei, seja o casal o que for, casado civil, religioso, ou amasiado o que conta é o amor, o respeito, fidelidade, honestidade, temência...
    É o que Deus (e não os homens) abençoa em um casamento.
    E é o que eu busco.
    Pois acredito que seja assim...
    Cada um deve seguir a sua crença, sem prejudicar ninguém, seguir a própria fé em Deus agindo de bondade e honestidade, e assim a bênção chegará dia após dia.
  • Raquel
    Raquel ·
    Ver mensagem citada
    Juliana o texto é extenso mais muito esclarecedor.

Eu faço de boa fé, por isso eu procurei primeiro saber do Padre e solicitamos a dispensa com o Bispo, as mesmas justificativas que apresentei aqui apresentei a eles, se eles tivessem me dito não! Eu esperaria e só solicitaria a realização do casamento religioso quando estivesse em acordo de a igreja.

Quanto a quem casar no civil apenas estar em pecado não sou eu quem estou dizendo são os Padre, tá aí no texto, tá no vídeo. (Não sei como as outras religiões lidam com essa decisão)

Mas eu vou te deixar um relato pessoal (exclusivamente pessoal) meus avós foram casados apenas no civil, ambos justos, generosos e pessoas de bem, eu creio que meu avô encontrou a paz na sua morte pois foi um exemplo de homem aqui na terra e creio que minha avó irá encontrar a paz tb pois não conheço uma mulher (pessoalmente) uma mulher mais digna que ela. Ela é meu exemplo.

Seja apenas no civil, seja apenas no religioso seja em ambos. O que importa SEMPRE é o casal estar em paz com as suas escolhas e que Deus abençoe a todos nós.
  • Juliana
    Juliana ·
    Também procurei saber mais sobre o assunto
    Achei muto interessante.
    Pois bem se na sua decisão vc sabe que está agindo de bem, de boa fé, não prejudicando seu próximo, não só vc como qualquer outro casal, seja casamento civil, religioso, ou até mesmo amasiados...
    Só Deus sabe a verdade de cada um, e a bênção ou cobrança vem D'Ele.
    Se vc está segura e com a consciência limpa de sua decisão, se case e seja mto feliz!
    Trecho mais bonito:
    "Mas o que confere santidade ao casamento não é o casamento civil e nem mesmo a cerimônia religiosa! A cerimônia religiosa é um privilégio e não uma obrigação. Quem confere santidade ao casamento é Deus quando dá a duas pessoas o amor mútuo e a habilidade de serem fiéis uma a outra."

"Cada cristão poderá buscar individualmente esta bênção diretamente do Pai. É só orar e confiar. "

"Uma das maiores alegrias de Deus é abençoar um jovem casal. Deus não está limitado por cerimônias humanas para poder abençoar. Creiamos sempre em seu amor e bondade."

Posso casar na igreja (católica) sem casar no civil? 1

Posso casar na igreja (católica) sem casar no civil? 2

Posso casar na igreja (católica) sem casar no civil? 3
  • Raquel
    Raquel ·
    Ver mensagem citada
    Bora!!!! Pra ontem rsrs...

Amém e a TODAS nós 🙌🏼 💕
  • Tamires
    Tamires ·
    Ver mensagem citada
    Raquel, cada um tem Sua consciência né
    Obrigada pelo debate, me esclareceu ainda Mais!
    E BOOORA ser Feliz! Que Deus nos abençoe!!! 😚❤😍😄😄
  • Raquel
    Raquel ·
    Ver mensagem citada
    Sua mãe é uma mulher sábia!!! Minha avó no alto da sua experiência me disse o mesmo e olha que ela casou só no civil rsrs...
    Espero de verdade que ele ajude as noivinhas que tenham essa dúvida, foi para isso que eu criei, para ajudar pessoas.

Obg por vir e comentar sua opinião.

Obs: fica a pergunta. Pq será?
  • Tamires
    Tamires ·
    Ver mensagem citada
    Olha Raquel, aprendi isso com a minha mãe! O único que devemos temer é a Deus.
    As leis dos homens existem, para usufruir coisas supérfluas, coisas da terra... que quando morrermos não levaremos nada! E para Deus? Ele sim temos que temer e tentar viver o mais correto possível!
    Amei seu debate, pois assim como você eu tbm tinha essa dúvida, Pq a minha intenção no momento é ter o sacramento da igreja!
    Seu debate vai ajudar a muitas😊😊
    Obs: porque muitas não criticam quem se casa apenas no civil? É de se pensar...

• Raquel
    Raquel ·
    Ver mensagem citada
    Amém Thamires. Deus te abençoe também 🙌🏼💕
  • Raquel
    Raquel ·
    Ver mensagem citada
    Pós é Thamires!!! O engraçado é que eu mencionei várias razões por optar casar só na igreja (assim como vc) entre elas está a a vontade e o desejo de obter a benção de Deus o mais rápido possível, o de voltar a comungar e o desejo de ter um filho (fora do pecado). Mas as pessoas só viram o fator de esperar realizar projetos civis como solteira (civilmente).

Eu estou em paz como a minha escolha, se meu padre e bispo não viram crime ou pecado então tentarei não me abalar com as opiniões contrárias (magoada estou com algumas) mas enfim. Que sejamos todas felizes.
  • Tamires
    Tamires ·
    Novinha, também pedi dispensa para o Bispo!
    Conheço pessoas que fazem mais de 20 anos e não são casadas no Civil!
    Cada um prioriza o quer não é?
    Felicidades pra vocês! Deus abençoe 😊❤
  • Tamires
    Tamires ·
    Oi noivinhaaa, assim como para você para mim é a mesma coisa, o mais IMPORTANTE claro que cada um é cada um! É o sacramento do matrimônio na igreja, tamo juntas! Só vou casar na igreja, Pq para mim é o único válido! Perante Deus, alguns podem debochar disso, até pq não são todos que escolhem casar na igreja e sim apenas para a sociedade! Claro como eu disse no começo, cada um é cada um!
    Vou casar na lei dos homens? Sim mais não sei quando, mais o mais essencial é o sacramento da igreja, esse eu não abro mão!!!!!! Beijos noivinhaa 😚😙😍🙂

Artigos relacionados