Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Leticia
Noiva Esperta Fevereiro 2016 Distrito Federal

Passo-a-passo: casamento religioso com efeito civil.

Leticia, dia 19 de Janeiro de 2016 às 19:24 Publicado em Distrito Federal 3 25

Olá pessoal!

-

Estou criando este debate para explicar como está sendo o meu procedimento para o casamento religioso com efeito civil, assim como para tirar eventuais dúvidas.

-

Bem, primeiramente gostaria de deixar claro que essas regras se aplicam principalmente para os casais que moram em Brasília, mas isso não significa que não sirva para outros estados, ok? Algumas regras talvez mudem de estado para estado e de cartório para cartório, então é muito importante que vocês sempre entrem em contato com o cartório que querem realizar o procedimento e fiquem a par de todas as exigências dele. Outro detalhe importante é que eu e meu noivo somos "solteiros", então se você for divorciada(o) ou viúva(o), por exemplo, o cartório pode exigir outros documentos também. Vamos lá?!

-

O casamento religioso com efeito civil é um modo de casamento muito prático. Basicamente você só vai se casar uma vez (na igreja ou em qualquer outro lugar onde você queira realizar o seu casamento), ou seja, você não vai precisar ir no cartório para se casar no civil e ir na igreja/salão/chacara/enfim para ter o seu casamento religioso. Esse tipo de casameto evita isso! Em linhas gerais, o casamento religioso com efeito civil permite que o casamento realizado fora do cartório seja reconhecido civilmente, perante a lei!

-

Assim como no casamento civil, você pode começar o procedimento com até 90 dias de atecedencia do seu casamento. No meu caso, eu me dirigi ao Cartório do 2º Ofício de Brasília com o meu noivo, duas testemunhas e os seguintes documentos:

1. Certidão de nascimento original e cópia simples (que não precisam ser autenticadas) do documento da noiva e do noivo;

2. RG, CPF e comprovante de residência dos noivos, com as respectivas cópias simples;

3. RG e CPF das duas testemunhas, apenas os originais.

-

Chegando lá, preenchi um formulário informatizado em que eu informava vários dados, como endereço, profissão, data de nascimento, regime de bens, nome após o casamento e etc. Após o preenchimento, fomos devidamente atendidos e assinamos um documento atestando a veracidade de todos os fatos e manifestando a nossa vontade na abertura do procedimento de casamento.

-

Feito o atendimento, assinados os papeis, fomos designados para o caixa. Quanto aos valores, ressalto mais uma vez que os valores podem mudar de estado para estado, ok? Na época que dei início ao procedimento (04/12) eu paguei cerca de R$ 170,00 para o casamento religioso com efeito civil. No cartório onde fui, o casamento civil apenas custava cerca e R$ 135,00. Dei uma olhada hoje no cartório e me parecem que atualizaram o valor, aumentando em cerca de R$ 20,00 em ambos os tipos de casamento.

-

Após um mês, especificamente no dia 05/01, o juiz de paz do cartório emitiu a nossa Habilitação para Casamento. Fui ao cartório normalmente e busquei o documento, que certifica que eu e meu noivo não temos nenhum impedimento para contrarir o casamento.

-

O próximo passo agora é realizar o casamento. A própria igreja/celebrante religioso é responsável por elaborar um Termo de Casamento Religioso, que deverá especificar o local do casamento, a data, o horário, a qualificação do noivo e a qualificação de todas as testemunhas (nome, data de nascimento, estado civil, RG, naturalidade, profissão e endereço). Ah, vale lembrar pra vocês que o cartório exigiu que o termo seja assinado po 4 testemunhas. Por último, a partir da data da emissão da habilitação para casamento os noivos tem o prazo de 90 dias para se casarem e promovr o registro do casamento no cartório.

-

Realizado o casamento, devemos reconhecer a firma apenas do celebrante religioso (padre, pastor etc) e levar o termo de casamento para o cartório, para que seja feito o registro do casamento.

-

Algo interessante é que, por exemplo, eu me caso no dia 20/02 e não importa se eu for no cartório no dia 27/02, 20/03, etc, desde que esteja no prazo de 90 dias, a data do meu casamento sempre será a data do meu casamento religioso, ou seja, 20/02. Isso é legal pois, além de diminuir o nosso tempo, de ir no cartório várias vezes, teremos só uma data de casamento!

-

E é isso, espero que vocês tenham gostado da explicação! Se vcs tiverem alguma dúvida, sintam-se a vontade que eu tentarei responder!

25 Respostas

Última atividade por Bruna, dia 19 de Agosto de 2019 às 21:19
  • Bruna
    Noiva Curiosa Dezembro 2021 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que legal!! Obrigada pelas dicas pretendo realizar o meu com efeito civim tbm
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante outubro 2019 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meninas, como eu não entendo nada disso tomei conhecimento desse tipo de casamento agora pouco, gostaria de saber se esse tipo de casamento pode ser realizado numa chácara? E esse reconhecimento de firma do celebrante como é?
    • Responder
  • Liliane
    Noiva Ativa Abril 2018 São Paulo
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada!!! 😚😚
    • Responder
  • Laisy
    Noiva Curiosa Janeiro 2018 São Paulo
    Laisy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    No meu caso (casei em SP, vi que as meninas estão falando de DF): na solicitação da habilitação, fomos ao cartório somente eu e meu noivo. Qdo a habilitação saiu, nosso cerimonialista, que tbm era juiz de paz, preparou a documentação para a entrada oficial, informando local, data, horário, quem seria o celebrante e tudo. Aí sim, as testemunhas foram conosco ao cartório para assinar também. A pedido dele, foram as mesmas testemunhas que assinaram no dia da cerimônia.

    • Responder
  • Liliane
    Noiva Ativa Abril 2018 São Paulo
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estou fazendo, mas ainda no processo... surge várias dúvidas kkkk
    • Responder
  • Liliane
    Noiva Ativa Abril 2018 São Paulo
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tenho uma dúvida, as testemunhas que vão juntamente com os noivos para marcar a data do casamento, necessariamente são eles as testemunhas que vão assinar na igreja no dia do casamento?
    • Responder
  • J
    Noiva Ativa Janeiro 2019 Goiás
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa 😀amei sua explicação,me ajudou bastante. E eu estava em dúvida em relação a isso "todo procedimento " e se iria em cartório no DF, pois moro no entorno do df , no Go e é bem mais caro.
    Obrigada noivinha pela ajuda😘😘😘😘
    • Responder
  • Laisy
    Noiva Curiosa Janeiro 2018 São Paulo
    Laisy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Menina!! Nem sei como agradecer!! Estava quase chorando aqui. kkkkkk.. Alguém já fez esse procedimento em SP?? Bjsssss Smiley kiss

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Ativa outubro 2018 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu fiquei sabendo desse tipo de cerimônia recentemente e achei maravilhoso, é o que iremos fazer no nosso casamento, então esse passo a passo veio na hora certa Smiley catface Obrigada!!

    • Responder
  • Simone
    Noiva Esperta Setembro 2020 Distrito Federal
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei esse debate pois eu nem sabia por onde começar! Obrigada pela ajuda foi de suma importância. Que bom vou casar em Brasília. ..
    • Responder
  • Paulo
    Noivo Novato Dezembro 2017 Goiás
    Paulo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bom, gostei de suas explicações . Obrigado

    • Responder
  • Janaina
    Noiva Ativa Julho 2017 Distrito Federal
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você acredita que eu, noiva totalmente perdida só me dei conta desse detalhe 4 meses depois de contratar a igreja? Graças à Deus não perdemos o prazo!
    • Responder
  • Marcos
    Bahia
    Marcos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gostei, bastante informativo, tirou minhas dúvidas completamente, agora já sei por onde começar. Obrigado.Smiley winking

    • Responder
  • Paloma
    Super Noiva Junho 2018 Distrito Federal
    Paloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Otimo debate, adorei as informações de algumas coisas que tinha duvida.

    • Responder
  • Daiane
    Noiva Ativa outubro 2017 Distrito Federal
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bom saber.

    • Responder
  • Gabi
    Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo
    Gabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou me informar melhor no cartório pq quero assim tbm

    • Responder
  • Emily
    Noiva VIP Maio 2019 Rio de Janeiro
    Emily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aqui na minha cidade o valor é de R$570,00! Mas de qualquer modo, obrigada pelas dicas!

    • Responder
  • Leticia
    Noiva Esperta Fevereiro 2016 Distrito Federal
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu Deus, caro demais!! Smiley sad
    • Responder
  • Jacklin Andreucce
    Super Noiva Abril 2017 Mato Grosso do Sul
    Jacklin Andreucce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    NOOOOSSAAA acho que vou para Brasília casar!! Noivinha, aqui onde moro CG-MS.. o casamento religioso com efeito civil custa 650 reais. Isso mesmo, o triplo do triplo do valor ai em Brasília... levantem as mãos noivos sulmatogrossenses isso é um assalto! Uau, valeu pelas informações... beijos

    • Responder
  • Cássia ^^
    Noiva Master Novembro 2015 Distrito Federal
    Cássia ^^ ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por nada flor!!! Felicidades Smiley smile

    • Responder
  • Leticia
    Noiva Esperta Fevereiro 2016 Distrito Federal
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada vc pelo comentário!
    Muitas felicidades! Smiley smile
    • Responder
  • Cássia ^^
    Noiva Master Novembro 2015 Distrito Federal
    Cássia ^^ ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu casamento foi religioso com efeito civil flor,achei bem melhor e bem mais pratico também! Parabéns pelo debate vai ajuda muitas noivinhas! Smiley smile

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Novembro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super mas fácil né noivinha
    • Responder
  • Thamirys
    Super Noiva Abril 2017 Paraíba
    Thamirys ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vamos fazer isso, tão lindo você ter A DATA do seu casamento. :Smiley heart Fora que EU sinto aquela coisa estranha de casar no civil primeiro e na igreja depois, você meio que se casa e continua solteiro.. me incomoda.
    • Responder
  • Laila
    Super Noiva Abril 2016 Paraná
    Laila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai quero tanto casar assim!!!!Fui no cartório ontem e esqueci de me informar sobre isso kkkk
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas