Oii Brides!! Tudo bem com vocês? Espero que sim.
Com base nos inúmeros debates de noivinhas que vem aqui desabafar sobre a dúvida de como planejar um casamento com o orçamento curto, decidi criar esse debate. Já adianto que não sou expert em casamento, apenas pesquiso e tiro minhas próprias conclusões sobre os assuntos que tenho dúvida.
Então, bora lá?
Primeiramente você tem que definir o "ORÇAMENTO", para isso é necessário conversar com seu noivo, pais se forem colaborar.
Com o orçamento definido o próximo passo é escolher "DATA e HORA". É aqui que vocês podem sair economizando. Escolher uma data em época de baixa temporada na sua região e evitar os meses de maio, julho, novembro e dezembro, já ajuda bastante. Casar em dias úteis também é uma opção viável, mas, se não quer abrir mão do final de semana, quem sabe optar pelo domingo.
O horário pode ajudar na economia também, festas diurnas tendem a ser mais baratas do que as noturnas.
Com os primeiros passos em andamento, agora é a hora da "LISTA DE CONVIDADOS". Muitas pessoas pensam que a lista de casamento deve ser planejada apenas quando a impressão do convite está perto. Errado! A lista de casamento é primordial para que possa ser feito o cálculo do que irá ser gasto no casamento.
Quando você e seu noivo estiverem escrevendo a lista de convidados não esqueçam de que o orçamento para o casamento não é muito grande, por isso a lista deve ser moderada. Faça um balanço em média do número de pessoas que cada um irá convidar e respeitem esse limite estabelecido.
- Mas e quando a família é muito grande? Sempre tem como dar aquela cortadinha ali e aqui, parentes distante que não procuram vocês não tem o porque tirar o lugar de um amigo que é presente na vida de ambos.
A dica que dou para a lista de convidados é, PENSEM COM CALMA, gastem quantos papeis forem necessário, porém, faça sua lista levando em consideração o orçamento que vocês tem para não acabar extrapolando demais.
Deixo aqui um debate que criei que ajudará vocês a riscarem nomes da lista com bastante facilidade. > MONTANDO A LISTA DE CONVIDADOS <
Agora está na hora de decidir o " ESTILO " de casamento que vocês terão, e com base nessa escolha ir a busca de orçamentos de decoração que estão dentro daquilo que pode ser gasto. Pesquise bastante e crie uma lista daquilo que você pode fazer, alguns itens são fáceis de criar e muito mais barato do que alugar.
Na hora do DIY chame as amigas (madrinhas) para ajudar, elas irão amar, mãe, sogra, irmã e cunhada, distribua as tarefas e mão na massa.
- Flores são tão caras, mas eu queria. E agora? Pesquisa as flores da estação, elas normalmente estão mais em conta.
Lembrancinhas: Lembranças de gaveta estão fora da moda e a melhor opção é algo comestível. A Amanda criou um debate repleto de dicas super baratinhas para você presentear seus convidados. > LEMBRANCINHAS COMESTIVEIS <
Buffet: Na hora da escolha do buffet pense bastante, exagerar não está dentro das opções, seja objetiva e não opte por uma infinidade de alimentos, lembre-se que tudo que colocar no cardápio terá que ser feito em grande quantidade e isso acaba gastando bastante. >> Um tipo de carne; Sobrecoxa; arroz branco e grega; (massa, aipim, polenta); salada de batata com maionese; saladas verdes. << Esse é um cardápio econômico. Quando for orçar, lembre-se dele.
Sobremesa: O bolo e docinhos, brigadeiro, beijinho que vocês mesmo podem se organizar para fazer.
Bebidas: Compre você mesma. É muito mais barato do que pagar um fornecedor para isso. E na hora de servir, converse com parentes próximos para ajudar.
Música: Pendrive faz o mesmo efeito que um DJ e que uma banda. Todos irão dançar e se divertir do mesmo jeito.
Convite: Vocês mesmo podem faze-los e imprimir por conta própria.
- Mas eu não sei fazer! Não esquenta, aqui na comunidade você encontra vários modelinhos editáveis. > AQUI <
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São muitas dicas e não quero me alongar tanto, essas acho que são as mais importantes.
Não importa o quanto é seu orçamento, se você tem um sonho, lute por ele. Não pense que abraçar tudo é muita coisa para você, a questão é se organizar com tempo. O que puder fazer com antecedência, faça, não deixe para depois. Divida as tarefas e permita que outras pessoas te ajudem. Peça ajuda, não tenha vergonha.
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Fé em Deus que tudo dará certo na realização do seu sonho. Espero que tenham gostado. E se gostaram dê uma olhadinha nos debates com dicas de economias e uns exemplos de diy para você arrasar no casamento.
>> VAMOS ECONOMIZAR - $$$ pt 1
>> VAMOS ECONOMIZAR - $$$ pt 2 DIY
Beijinhos noivinhas!!!