Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jéssica
Noiva Curiosa outubro 2018 Rio de Janeiro

Noiva feminista - desconstruindo rituais machistas.

Jéssica, dia 21 de Junho de 2017 às 09:40 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 5 149

Primeiramente, eu quero deixar claro que a ideia desse post não é ofender e nem criticar os ideais de ninguém e nem muito menos dizer o que deve ou não ser feito no casamento de ninguém. Eu acredito mesmo que uma festa/cerimonia de casamento é algo muito particular e cada um faz da forma que acha melhor pra si, e justamente por isso eu peço que se você não compartilha dos mesmos pensamentos que eu e não tem nada para acrescentar, apenas me respeite okay?!

Sempre amei casamentos e desde que me entendo por gente eu sonhava com o dia do meu casamento. Todo aquele ritual, a noiva de branco, um dia totalmente voltado para a noiva... enfim, toda essa ideia sempre me deixou encantada e ansiosa pela minha vez até que eu comecei a me questionar sobre diversas coisas e eu percebi que tinha me tornado uma feminista.

Eu queria saber se além de mim, existe alguma outra noiva que não vê mais sentido em alguns rituais que são tradicionalmente realizados em casamentos... por exemplo:


1) Plaquinhas
Já na abertura da cerimônia, de uns tempos pra cá tenho visto crianças fazerem o caminho até o púlpito com uma plaquinha que diz “Ainda dá tempo de fugir”. Como se o noivo fosse um coitado, estivesse ali por obrigação e/ou pressão. Sim, eu sei que se eu não acho essas plaquinhas “engraçadas”, eu posso simplesmente escolher não usá-las, mas o que eu quero aqui é levantar essa reflexão. Planejar casamento é gostoso, mas também é estressante, precisa de parceria, companheirismo do casal. Se o cara se empenhou tanto em estar ali, qual seria a razão para fugir? Não satisfeitos, atrás geralmente vem outra criança, com a plaquinha onde se lê “Foge não, ela tá linda“. Como se o casamento dependesse disso, como se baseasse exclusivamente na vaidade ou beleza da noiva.

2) Ser levada no altar pelo pai e entregue ao noivo

A cerimônia religiosa muitas vezes vêm com falas machistas e que fazem parte do que algumas religiões acreditam, como submissão da mulher, homem posto como provedor da casa, etc. Particularmente acho ofensivo, e ser entregue ao noivo é uma das coisas do casamento que e eu achava lindo, mas hoje eu me questiono demais. Esse ato, a princípio inofensivo, tem conotações que não são tanto assim. É o progenitor que entrega a noiva ao noivo: ou seja, a mulher adulta se afasta do cuidado de seu pai para cair nos braços de seu marido. Em nenhum momento se torna uma pessoa livre e segura de si mesma, e sempre está às custas de um homem.

Eu também sempre tive esse sonho de ser levada ao altar pelo meu pai... mas sabe quando uma coisa deixa de fazer sentido?! Eu simplesmente mudei de opinião entende? Fui criada pelos meus pais para ser independente, e embora ele seja o homem mais importante da face da Terra pra mim, hoje eu acho que esse ritual não serve mais pra mim. Eu sinto que seria como se eu não pudesse ser dona da minha própria vida, não por essa coisa de estar as custas de alguém, mas por ser entregue de um homem para outro... Isso dá uma reforçada na ideia da submissão e eu acho que o casamento não é mais essa relação de macho alfa e fêmea protegida sabe? É uma parceria, onde os direitos e os deveres devem ser iguais para ambos.


3) Buque

Se no casamento há mulheres solteiras ou que não pretendem se casar, é importante que não sintam que estão sendo censuradas por isso. No caso dos homens, essa situação pessoal não representa um bônus, mas a ideia de uma mulher "solteirona" ainda está profundamente enraizada na nossa sociedade. E a maioria delas enfrenta humilhações de maneira habitual. A ideia de reunir todas as mulheres solteiras da festa para jogar o buque, dá a entender que todas elas estão desesperadas para se casar e isso vai contra tudo o que eu acredito.


Gostaria de saber o que vocês pensam sobre esses rituais e se assim como eu, alguém está buscando formas de ter uma festa/cerimonia menos machista. Quais são as alternativas em que vocês estão apostando? O que estão fazendo diferente?


149 Respostas

Última atividade por Leticia, dia 24 de Abril de 2020 às 01:04
  • Leticia
    Super Noiva Março 2022 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nunca curti essas plaquinhas ou topo de bolo em que o noivinho ta tentando fugir.. particularmente acho super chato.

    • Responder
  • P
    Noiva Ativa Novembro 2021 São Paulo
    Pryscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha achei muito bem colocado todos os seus pontos e nos últimos anos eu também penso dessa maneira...


    1) tem uma plaquinha que vi "pense bem ela come demais", como você mesma disse se houve um planejamento entre os noivos esse tipo de brincadeira não se enquadra de forma alguma...
    2) antes eu tinha o sonho de entrar com o meu pai, mas ele faleceu e hoje não tenho vontade de entrar com mais ninguém, na verdade o meu casamento será apenas eu e o noivo rs.
    3) é desagradável estar em uma festa e só porque não queremos pegar o buquê as outras pessoas nos obrigam a participar desse "ritual"... Pra mim o buquê é pra complementar a noiva e deixá-la mais bonita...
    Beijos noivinha. 😘
    • Responder
  • Biasteffens
    Super Noiva Novembro 2021 São Paulo
    Biasteffens ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha,
    Também sou feminista e odeio algumas coisas bem machistas presentes na cerimônia, bem vou falar a minha:

    1) Plaquinhas: eu ODEIO elas, acho de muito mau gosto.
    2) Ser levada pelo pai ao altar. É polêmico, e também machista, mas faço questão. Eu saí de casa aos 17 anos, sempre tive apoio de ambos os pais para ser livre, meus avós, mesmo sendo bem conservadores, sempre permitiram que meu pai, minha tia e meu tio fossem bem livres em suas escolhas. eu fiz algumas bem erradas na minha vida, me envolvi com drogas no passado, enfim, dei muito trabalho, e há alguns anos eu venho retomando a vida e a dignidade. Quando eu falei para meu pai sobre vir ao meu casamento ele se emocionou muito (mora em outro estado), e perguntei se era uma surpresa ele disse: Achei que não ia viver esse momento. (eu sempre falei que não queria casar ou ter filhos). Sei que seria um grande presente para ele, então faço muita questão, pois ele nunca desistiu de mim, então acho que ele mais que merece esse presente.

    3) eu vou jogar o buquê, mas não vou reunir ninguém pra isso, vai quem quer participar da brincadeira.

    • Responder
  • Carolina
    Noiva Curiosa Março 2022 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou entrar com meu pai no meu casamento. E tenho isso claro pra mim já há muito tempo. Quando eu contei isso para o meu noivo, ele ficou meio horrorizado kkkkkk mas depois aceitou. Eu sempre fui muito independente, não vejo sentido algum em meu pai me levar para o altar, sendo que eu sempre fiz minhas escolhas, inclusive a de casar, sozinha! Mesmo eu amando demais o meu pai, não quero isso! Pensei até que antes de chegar ao altar, meu pai me dê um beijo na testa e tal, mas mais como sinal de: vai lá filha, boa sorte, do que como: estou te entregando para outro homem. Me caso em agosto deste ano e estou me preparando para conversar com ele em breve, que aliás, é extremamente machista. Que seja tranquilo. Mas não mudarei de ideia. Meu dia, minhas regras. Inclusive, zero plaquinhas!!!
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Novata Março 2029 Goiás
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo plenamente. Estava vendo uma charge do Armandinho, cm aquela parte "agora vcs são MARIDO E mulher", aí tem o questionamento: "só agora ela é mulher???" F*** Tenho 20 anos, de uns 4 pra cá comecei a refletir sobre esses pequenos detalhes q por vezes deixamos passar despercebidos, mas q me dá a sensação q estamos o alimentando mais (machismo). E sim, meu comentário aq é para deixar a inquietação em todas é todOs. São detalhes minha gente, q n temos culpa, mas se começarmos a se indagar por eles, vão nos chamar de loucas/loucos. Só peço... Se defendam e lutem... Seja na fila do banco, seja dentro do metrô, seja onde for. Somos f***!! E vc n precisa ser do sexo feminino para ajudar a fazer a diferença... N seja um escroto!

    • Responder
  • Sá Ollebar
    Noiva Constante Setembro 2020 São Paulo
    Sá Ollebar ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também sou uma noiva feminista (impossível não ser não é mesmo).
    Meu casamento não terá praticamente nada do que dizer tradicional (ainda não sei se vou usar branco).
    Não vou ter essas plaquinhas;
    Meu pai não vai me levar no altar, na vdd nem sei se ele vem ao casamento;

    Só vou jogar buquê pra quem quiser se casar *homens e mulheres devem participar;

    Vou esperar meu noivo no altar;

    a lista não para e certamente até o dia do casório tem chão kkkkk

    • Responder
  • M
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem a parte da plaquinha eu concordo 100% acho de péssimo gosto, igual topo de bolo com a noiva trazendo o noivo amarrado. Em relação ao pai levar a noiva para mim eu vejo como um acompanhante não vejo com essa conotação de passar os cuidados da filha ao marido como posse. O buquê eu vou fazer diferente, não acho correto só as mulheres participar , afinal tem muitos homens que querem casar então na hora vou chamar ambos, homens e mulheres
    • Responder
  • Sarah
    Noiva VIP Agosto 2020 Rio de Janeiro
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que texto maravilhosooooo! Adorei suas reflexões. De fato, sempre achei essas plaquinhas e topos de bolo com o noivo fugindo coisas horrorosas. Sobre o pai levar a filha até o altar, eu nunca tinha pensado nisso! É de fato bem incomodo agora que parei pra pensar, mas acho que não terá esse peso no meu casamento porque serei acompanhada pelo meu melhor amigo ao altar kkkkk

    Já o buquê, eu acho uma parte bem divertida. Antes do meu namoro com meu noivo, eu não queria casar de jeito nenhum, mas adorava tentar pegar um buquê (já peguei três). Penso em jogar o buquê E um diploma falso, para as mulheres casadas e para as que não pensam em casar. Outra coisa que penso em mudar são nas daminhas, acho que não farei pares de menino e menina para evitar ser heteronormativa.

    • Responder
  • Bárbara Iaisa
    Noiva Master Junho 2021 Espírito Santo
    Bárbara Iaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já ameeiii seu post, quando li "noiva feminista"... E suas reflexões são muito pertinentes...

    Então...

    No meu, muita coisa foge do tradicional...

    Não terão essas plaquinhas, daminhas?? só 1, pra levar as alianças, mesmo... rs

    Meu noivo participa de tudooo, inclusive, ele vai me dar o sapato do grande dia, que eu já escolhi e tbm não é nada tradicional... rsrs

    Não entrarei com marcha nupcial...

    E estou achando tudo tão lindo e perfeito!!

    A minha (nossa) cara, do jeito que eu venho sonhando há anos...

    É bom ver que não estou sozinha, e que tem mais mulheres independentes e que querem, acima de tudo, continuar sendo independentes, depois do casamento, com seus companheiros pra apoiar em seus sonhos e projetos...

    Vai dar tudo certo, e ser tudo lindo!!

    • Responder
  • Nayara
    Noiva Ativa Janeiro 2020 São Paulo
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Exatamente isso!!!

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Constante Dezembro 2019 Minas Gerais
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito interessante as suas reflexões, muitas vezes observamos algumas situações apenas como tradição, cultura. Tudo tem uma história por trás..
    • Responder
  • S
    Noiva Constante Novembro 2019 São Paulo
    Suellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu penso exatamente da mesma forma, vou até um pouco mais longe, tenho buscado formas de desconstruir essa visão em tudo.
    Eu irei me casar com uma mulher e tenho buscado fornecedoras mulheres para tudo, desde cozinheira, a acessora, fotógrafa, tudo.
    Eu sinto que os homens do ramo de casamentos fazem o possível pra agradar o noivo, e já vi casos de comentários bem desagradáveis, quando comecei na busca pelos fornecedores me deparei com comentários tipo “ mas quem é o homem da relação, porque ele que manda mais né?” Eu fiquei “oi? Mas que homem?” E por esse motivo tmb, eu tenho buscado mulheres para tudo, primeiro que assim ajudaria a valorizar o trabalho de outras mulheres e tmb evitaria o desconforto e o machismo que envolve todo processo de casamento.
    • Responder
  • Mirella
    Noiva Constante Novembro 2020 São Paulo
    Mirella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o texto! No meu casamento essas placas não entram! E eu vou entrar com meus pais pra mudar o símbolo, de um homem pra outra, pra uma família deixando eu criar minha própria família! Sobre o buquê a regra é simples, junta todas as solteiras, quem quiser casar pega, quem não quiser, corre! Acho muito importante desconstruir rituais machistas também no casamento!
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Principiante outubro 2019 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ameeeeei!!! Penso exatamente assim tambemmm! Fico satisfeita em ver que existem mais pessoas pensando dessa forma, parece pouco, mas já estamos quebrando tabus em não repassar essas tradições que só reforçam a nossa objetificacão, ou a nossa sacralização, além de colocar os relacionamentos como prisões e não escolhas. ❤ Tmj!
    • Responder
  • Tainá
    Noiva Ativa Novembro 2019 São Paulo
    Tainá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que texto incrível ameeeeiiiii
    • Responder
  • Ju Elisa
    Noiva Novata Março 2018 Bahia
    Ju Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei! Meu casamento não teve nada disso! Tem também a questão de colocar o sobrenome do marido, que é fundamentalmente machista. Fui procurar o histórico por trás disso, essa prática teve início na França na Idade Média e se espalhou para outros países. Literalmente era a consideração das mulheres como propriedades dos seus maridos, não tem nada de romântico nisso. Ou os dois mudam ou ninguém muda, no nosso caso ninguém mudou, e isso não nos faz ser menos casados.


    Meu casamento não teve plaquinha, fizemos diferente: eu e meu noivo nos arrumamos e entramos juntos na cerimônia (não-religiosa). Mas acho legal entrar com o pai e a mãe, ou só a mãe (no caso da noiva entrar depois do noivo), ou como também já vi a noiva entrar antes e esperar o noivo.


    A hora do buquê foi o mais legal do meu casamento! O DJ chamou todo mundo, eu fingi que ia jogar o buquê mas não joguei. Tocou Flawless (da Beyoncé e Chimamanda Ngozi Adichie), que faz uma crítica sobre o casamento ser a maior aspiração da vida de uma mulher. Eu fiz um discurso dizendo que elas não precisavam casar pra serem completas porque elas são mais do que isso, parti o buquê e distribui as flores.

    • Responder
  • Lívia
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ameeei. Realmente as plaquinhas com esse tipo de dizer me mata.
    A questão do pai levar até o altar e entregar para o noivo eu concordo, mas meu pai não entenderia se ele não pudesse me levar então essa eu preferi deixar para não magoá-lo.
    Tambem não gosto da ideia de jogar o buquê, nunca participava na verdade, mas quando comentei que não faria algumas amigas ficaram “chateadas”, assim como colocar o nome na barra do vestido, ainda estou na dúvida sobre isso 🤷🏻‍♀️
    • Responder
  • Débora
    Noiva Ativa Maio 2019 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Para o buque, eu escrevi uma frase de minha própria autoria, dizendo que a felicidade dela está onde ela quiser: só ou acompanhada. E disse que estava dividindo minhas flores como uma forma de juntas, sermos a primavera inteira. Entregarei uma flor fixada com essa mensagem a cada uma das mulheres presentes. Nada daquela coisa babaca de amontoar minhas convidadas como se fôssemos rivais, eu não curto isso e nunca participei dessa parte de buque nos casamentos que fui

    • Responder
  • B
    Noiva Novata Março 2020 Paraná
    Bina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo com você, Gabriella, mudança de nome é o que existe de mais machista! Parabéns pelo seu posicionamento e felicidades no seu casamento Smiley smile

    • Responder
  • L
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom vamos lá kkkkk meu casamento foi totalmente fora dos padrões não teve placa, meu filho de 15 anos entrou comigo, na hora do buquê de fitas tinha homens e mulheres segurando as fitas 😆😆😆😆 solteiros e casados na verdade não segui protocolo algum 😂😂😂😂😂😂😂 meu marido entrou com o filho dele e vou te falar foi muito divertido e legal pois somos uma família super alegre enfim o importante é fazer o que te faz feliz 😊 😊 😊 😊
    • Responder
  • C
    Noiva Principiante Novembro 2019 Pará
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com tudo. As plaquinhas sobre fugir são extremamente ridiculas, e tbm nunca fui fã de reforçar essa coisa de mulheres solteiras desesperadas pra casar e homens solteiros fugindo do casamendo. Ja disse logo pro meu noivo q no nosso casamento não vai ter nada disso!
    • Responder
  • Gabriella
    Noiva Ativa outubro 2018 São Paulo
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gata, vi seu debate só agora e me identifiquei em TUDO oq disse! Me questionei e me aprofundei tanto nesse assunto que nem meu nome resolvi mudar. Vai continuar sendo o mesmo que meus PAIS me deram, e não o meu (futuro) marido. A mudança do nome pra mim foi o ato mais machista que eu lidei nesse processo de rituais de casamento, pois parece que vc agora é uma "posse" de alguém. Sobre a cerimonia, a minha ja vai ser complementa diferente, vou entrar sozinha pq até aq cheguei sozinha (sem apoio do meu pai), não vai ter palhaçada de plaquinha nenhuma e o buque vai ser só meu e ponto Rs

    • Responder
  • B
    Noiva Novata Março 2020 Paraná
    Bina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Jéssica Smiley smile Amei o seu texto! Faço minhas as suas palavras ♥ E ainda acrescento outra questão: colocar o sobrenome do marido. Sou totalmente contra. Esse gesto que muitas fazem "no automático" contribui fortemente para a perpetuação do machismo. Arrasou, Jéssica! Parabéns!

    • Responder
  • Thamiris
    Noiva Novata Agosto 2019 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Arrasou! Meus pais vão entrar comigo também!
    • Responder
  • Thamiris
    Noiva Novata Agosto 2019 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    ❤️ amei ler seu texto!
    • Responder
  • Kelly
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza, temos sempre que olhar pelos dois lados, não existe certo e errado em um mundo que todos estão aqui para aprender!
    Amém, que Ele nos mostre o caminho
    • Responder
  • Moema
    Noiva VIP outubro 2018 Rio Grande do Norte
    Moema ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fica em paz também querida. Que bom que você tem abertura, pois te fará muito bem. Que Deus te revele o que Ele desejar sobre a palavra Dele.
    • Responder
  • Kelly
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Moema, não quis dizer que você está certa e eu errada ou vice e versa. O que quis trazer foi que, a psicologia ou a psicanálise estuda o ser e o indivíduo na particularidade do mesmo e não em conjunto. A Historiografia, a antropologia e a sociologia focam no estudo das constituições sociais em conjunto e como os acontecimentos tornam-se padrões e/ou modelos econômicos, políticos, religiosos... Eu estou me baseando nas construções sociais que se deram em torno das religiões ocidentais de matriz patriarcal. Não vou me estender nesse debate contigo pois aqui não é lugar. E sobre estudar os temas que levantou, fico a vontade neste campo pois sou Mestre em Historia das Religiões pela USP. Temas como esse são livros de cabeceira pra mim, mas como eu disse, tua visão é de indivíduo, a minha de conjunto
    fica em paz
    • Responder
  • Moema
    Noiva VIP outubro 2018 Rio Grande do Norte
    Moema ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sugiro estudar teologia, hermenêutica e exegese então, pra entender o contexto bíblico. Eu sou psicanalista e já atuei em psicologia social, conheço bem o discurso do outro lado, mas ele se torna inconsistente demais, principalmente quando se convive com pessoas que mostram a própria desconstrução mesmo sem ter o mínimo contato com luta feminista. É bom saber dos dois lados. 😉
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo muito! Sem mais.
    • Responder
  • Kelly
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi noivinha, só queria dizer um fato. Sou historiadora e especialista e. história das religiões, e você está um pouco equivocada: não existe diferença entre submissão e o que vc chama de “submissão Bíblica”, trata-se da mesma coisa. Quando essa cultura de que o homem é o guardião do nome e estrutura familiar foi criado, estava e sempre esteve atrelado à moral religiosa, que no nosso caso é a Cristã. Ou seja, tudo que você encontra na religião católica ou evangélica que se refere à isso, tem conotação de submissão sim! A diferença está em que, hoje, a INTERPRETAÇÃO dessa submissão está muito mais diluída pois a LEI vem amparando mais a mulher: coisas que antes eram normal um homem fazer com uma mulher hoje é até crime. E essas leis só foram criadas por que mulheres feministas foram a luta. Hj o feminismos não é somente isso, tem varias frentes de luta e às vezes não nos vemos em algumas delas e isso é normal, NÃO TE FAZ SER MELHOR OU PIOR!
    Bom, só quis esclarecer melhor as coisas pois o que disse acima está um pouco equivocado
    • Responder
  • Kelly
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    ARRASOU!!! Melhor post até hj dessa comuu
    eu concordo com tudo e também vou fazer coisas diferentes desses padrões:
    - Não vou usar plaquinhas como essas qye citou acima justamente por esse motivo levantado
    - Minha mãe e meu pai vão entrar comigo
    - não vou colocar sobrenome do marido
    - no meu chá de panela vou pedir um quilo de alimento não perecível e ajudar uma instituição ao invés de utensílios pra casa
    - na fala da pessoa que fará a cerimônia já deixei claro que não quero nada ligado à submissão feminina ou coisas do gênero. Quero falar de amor 💗
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas