Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Keytellyn
Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso

Métodos contraceptivos - o que são e como funcionam #parte1

Keytellyn, dia 11 de Fevereiro de 2020 às 12:05 Publicado em Fórum Vida de casal 1 14

Olá comunidade maravilhosa!

Semana passada fui ao ginecologista e tivemos uma longa conversa sobre métodos contraceptivos, visto que irei mudar o meu. Foi aí que tive a ideia de trazer um debate falando sobre isso, com a ajuda do gine e de alguns sites da internet.

Vou dividir esse debate em algumas partes (para ser sincera, ainda não sei quantas serão necessárias) para não ficar tãaao extenso.

Primeiramente, vamos esclarecer duas coisas:

A primeira é que precisamos entender que existem 3 diferentes categorias de métodos contraceptivos: métodos de barreira, métodos hormonais e métodos naturais.

A segunda é que dentro dessas 3 categorias, existem os métodos hormonais e os não hormonais e quais são as diferenças entre eles.

Então vamos lá!

Os métodos de contracepção não hormonais são os métodos de barreira e os métodos naturais, e eles cumprem sua função de evitar a fertilização do óvulo pelo espermatozoide, sem que isso intervenha de qualquer maneira no ciclo menstrual da mulher.

Métodos de barreira

São métodos que criam uma barreira física e impede o espermatozoide de chegar até o óvulo.

  • Métodos Naturais

    São divididos em dois: os métodos naturais comportamentais e os métodos de percepção da fertilidade.

  • São métodos que exigem que a mulher aprenda quando o período fértil do seu ciclo menstrual começa e termina.


Já os contraceptivos hormonais são métodos para prevenção da gravidez à base de formas sintéticas de hormônios femininos: o estrogênio e a progesterona.

E eles funcionam de duas formas:

  • Inibição da ovulação - os contraceptivos hormonais impedem a liberação do óvulo pelos ovários, impedindo assim a possibilidade de que seja fecundado após a relação sexual sem uso de preservativos;

  • Espessamento do muco cervical - os contraceptivos hormonais engrossam o muco do colo do útero, o que dificulta a chegada do espermatozoide ao útero.


Espero que possa ajudar alguém, e lembrem-se de ir ao ginecologista, ele irá explicar melhor como cada um funciona, e te passar exames para que possam decidir qual o melhor método para você!

Beijão!

14 Respostas

Última atividade por Keytellyn, dia 11 de Fevereiro de 2020 às 15:16
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ele é mesmo, o lado positivo é que os métodos não hormonais não afetam nosso organismo, embora sejam mais difíceis de serem aplicados da forma correta.

    Muito obrigada Renata!

    • Responder
  • Joor
    Noiva Master Dezembro 2019 São Paulo
    Joor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amo debates que abre sobre esses assuntos !
    • Responder
  • Renata
    Super Noiva Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito importante esse assunto! Eu sou de grupo de risco e não posso usar contraceptivo hormonal... Muita gente tbm é e não tem ideia do perigo, nem das coisas q diminuem a eficácia dos diferentes métodos. A falta q faz aula de educação sexual nas escolas... Enfim, parabéns pelos debates, ótimo tema!!
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    São mesmo! E nem sempre as mães ensinam, nunca conversam com suas filhas sobre o assunto, isso é péssimo!
    Graças a Deus minha mãe me contou tudo, quando menstruei já estava preparada.
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Hemilly! Pois é, achei que daria um ótimo conteúdo!
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkkkkk pesquisei sim!
    Aaaaa! Que bom que está gostando!
    • Responder
  • Hemilly
    Super Noiva Janeiro 2020 Bahia
    Hemilly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou amando esse debate, foi uma super ideia!

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim!!! Tem gente no governo que acha que aula de educação sexual nas escolas é ensinar a criançada a transar... Mto longe disso! Trata-se de falar de abuso (ajudar a prevenir abuso sexual, que infelizmente na maior parte dos casos é dentro da própria família) e de prevenção de doenças e de gravidez.
    Eu, por exemplo, quando menstruei pela primeira vez aos 11 anos achei que tava morrendo! Kkkkkkkkkk
    Não tinha a menor ideia do que tava acontecendo, e olha que já tinha internet na época em casa. Esses assuntos são muito importantes, e infelizmente negligenciados.
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eita...


    Vc pesquisou mesmo né senhora?
    Amei. Já vou correndo pra parte ii
    • Responder
  • Isabela
    Super Noiva outubro 2022 Rio de Janeiro
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por nada.
    Tô aqui ligada neles Smiley kiss

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim Ale! Meu ginecologista até brincou falando que se pudesse ia nas escolas e colocava anticoncepcional dentro do bebedouro, porque é um assunto que não é tratado nas escolas!

    Obrigada!

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito legal esse debate! Infelizmente, no Brasil não recebemos a devida educação sexual nas escolas, para aprendermos a nos proteger de gravidez indesejada. Parabéns pela iniciativa em ajudar várias noivinhas a decidirem melhor quando ter filhos!
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Isa! Sim, nunca é demais e sempre tem alguém que não conhece muito sobre eles.

    Estou providenciando já kkk, até o final do dia posto todos!

    • Responder
  • Isabela
    Super Noiva outubro 2022 Rio de Janeiro
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Um ótimo assunto Key. Acho que nunca é demais falar sobre métodos contraceptivos. Próximo tópico por favor 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas