Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Keytellyn
Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso

Métodos contraceptivos - Naturais #parte7

Keytellyn, dia 11 de Fevereiro de 2020 às 17:09 Publicado em Fórum Vida de casal 2 13

Se você chegou até aqui, parabéns! Se considere vitoriosa kkk!

Já falamos sobre muitos métodos e parece que nunca acaba né? kkk Mas juro que estamos na reta final!


Se você não acompanhou, corre lá para ler!

Métodos contraceptivos - o que são e como funcionam #parte1

Métodos contraceptivos - Hormonais #parte2

Métodos contraceptivos - Hormonais #parte3

Métodos contraceptivos - Não hormonais #parte4

Métodos contraceptivos - Não hormonais #parte5

Métodos contraceptivos - Não hormonais #parte6


Agora vamos para os métodos naturais:

(Foi o método mais difícil de escrever e pesquisar porque nem todos estavam disponíveis em português e existem controvérsias quanto as divisões dos métodos.)


Nos métodos naturais, temos os que se baseiam em evitar as relações sexuais no período fértil do ciclo, e os que a mulher observa e sabe dizer quando começa e quando termina o período fértil de seu ciclo menstrual.

São eles:

A famosa tabelinha

Coito interrompido (quando o parceiro não goza dentro da vagina).

Sintotermal (pela temperatura do corpo)

MOB (Método da Ovulação de Billings)

Justisse Method

Creighton Method.


É importante lembrar que a mulher que decidir adotar esses métodos, precisa estudar o seu corpo e seus sinais primários, como por exemplo: muco cervical, temperatura basal e checagem do cérvix para determinar o início e o fim da janela fértil. (não parece tão fácil né?).


TABELINHA

É a técnica de saber exatamente em que fase você está no ciclo menstrual e em que fases você não está fértil e fazer sexo nesses intervalos.


Vantagens

  • ✔️É livre de hormônios

  • ✔️Se deseja engravidar, esse método pode ajudar você a saber em quais dias deve fazer sexo



Desvantagens

O uso pode exigir prática

Exige manter o controle do ciclo menstrual o tempo todo

Requer um estilo de vida muito regrado

É passível de falhas

Pode interferir na espontaneidade da vida sexual

Não é confiável, pois não leva em conta variações no ciclo menstrual

Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

Não pode ser usada na amamentação pois essa altera o ciclo menstrual dificultando a análise.



COITO INTERROMPIDO

Não tem nada de científico, e já devia ser praticado bem antes de sabermos o que era ciência.

Exige grande autocontrole, experiência e confiança, e como tal, não é nada confiável.

Ele funciona, às vezes, com o homem retirando o pênis da vagina antes de ejacular, limitando as chances de o esperma atingir o óvulo. Porém, nem todo o esperma é liberado no clímax, sendo que um pouco é mais apressadinho, de forma que mesmo se o homem terminar fora da vagina, você ainda pode acabar grávida!


Vantagens

  • ✔️Não é afetado por outras medicações

  • ✔️Pode ser usado durante amamentação

  • ✔️Livre de hormônios


Desvantagens

  • Baixíssimo nível de confiabilidade

  • Interrompe o sexo

  • Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)



SINTOTERMAL

Baseado, a princípio, na temperatura corporal basal, na secreção vaginal e no colo uterino, observa as mudanças do corpo e não deve ser confundido com a tabelinha, que envolve calcular a metade do ciclo, que pode variar ao longo dos meses.

A temperatura corporal deve ser medida todos os dias de manhã, em um mesmo horário, com um termômetro de duas casas decimais por ser mais preciso (36,27ºC, por exemplo).


Vantagens

✔️Quando usado corretamente, o método sintotermal é relativamente confiável.

✔️Livre de hormônios


Desvantagens

A falta de sono pode fazer a temperatura da mulher variar.

O uso pode exigir prática.

A consistência do muco cervical muitas vezes se altera se há infecção vaginal, o que afeta o desenvolvimento desse método.

  • Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)



MOB

Baseia-se na ocorrência de modificações cíclicas no muco cervical, através das quais as mulheres podem observar se estão no período fértil.

Neste caso, a mulher deve pesquisar a presença do muco todos os dias, observando atentamente a sensação ocasionada pelo mesmo, buscando perceber claramente as mudanças progressivas que ocorrem. É importante interromper a atividade sexual ao menor sinal da presença do muco, após o período de secura vaginal que normalmente sucede à menstruação.


Vantagens e desvantagens (as mesmas do método sintotermal)


JUSTISSE METHOD E CREIGHTON METHOD (não achei em sites brasileiros, mas é básicamente uma modificação padronizada do MOB) e ao meu parecer são controlados também por aplicativos (se alguma noivinha souber mais a respeito, adoraria saber)

Eles usam os mesmos princípios científicos, mas diferem entre si de acordo com os método de gráficos, sinais de fertilidade observados, regras para evitar ou alcançar a gravidez, fundamento ideológico, etc.


E aqui encerra-se a nossa série de debates sobre os contraceptivos!

O que acharam? Qual o método que vocês escolheram?


E eu jurava que não daria mais que 4 debates!





13 Respostas

Última atividade por Suelen, dia 10 de Junho de 2020 às 10:12
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu parei por vários motivos, posso dizer que o maior deles é de tá a tantos anos tomando e na hora que eu quiser engravidar demorar para isso, então nesse meio tempo faço uma limpeza no meu organismo.

    O segundo é por trazer vários malefícios para a saúde, ano passado eu descobri que tenho refluxo venoso, não sabemos se isso é hereditário ou se é por conta do remédio, mas fui orientada tanto pelo angiologista quando pelo ginecologista a ser opcional ou não de fazer o uso.

    Pensei em falar aqui especificamente sobre o MOB, to com uma apostila bem legal, vou tentar montar algo.

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada, Su!

    Deu um trabalhão, foram dias de pesquisas kkkk, mas valeu a pena trazer um conteudo desses para cá!

    Quando casei estava usando anticoncepcional, mas nunca gostei muito, e me dava umas alterações hormonais muito doidas, resolvemos parar e estou regulando, quero usar os métodos naturais também!

    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Keyte, arrasou no debate.

    Sempre usei anticoncepcional até por motivos de regular a menstruação, mas como também para o cisto que tinha.

    Após agora fazer o curso de noivos optamos pelo MOB, inclusive to lendo ele hoje rs

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada, Vanessa! Smiley heart
    Feliz por ter ajudado!

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Esperta Setembro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ual..super explicação. Parabéns
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso mesmo, Lê! O gine é muito importante!

    Por nada, linda! Smiley heart

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hoje eu utilizo o anticoncepcional, mas quando casar quero colocar o Diu, estou em dúvida ainda sobre o de Cobre ou o de Mirena..
    Mas claro, vou continuar com todo o acompanhamento ginecológico.
    Obrigada pelo debate 😘
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu que agradeço Jéssica! Fico feliz por poder compartilhar o que aprendi e ver que vocês aprenderam também!

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aaaaaa, muito obrigada Hemilly!! Valeu a pena então kkk, feliz por você ter aprendido!

    • Responder
  • J
    Noiva VIP Janeiro 2022 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Li toda a sequência dos debates e adorei! Aprendi muito, obrigada por compartilhar conosco!

    • Responder
  • Hemilly
    Super Noiva Janeiro 2020 Bahia
    Hemilly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Seu debate foi incrível, aprendi muitooo, obrigada!!!

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Leticia! Foi osso terminar viu kkkk

    • Responder
  • Letícia
    Noiva VIP Novembro 2020 Pernambuco
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Parabéns pelo empenho na explicação!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas