Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Marcela
Noiva Curiosa Janeiro 2022 São Paulo

É possível casar na igreja católica aos domingos? Sim, é mais que possível!

Marcela, dia 5 de Fevereiro de 2020 às 10:15

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 47

Olá noivinhas maravilhosas, como vão? Resolvi escrever esse texto para todas aquelas noivinhas católicas que pretendem se casar aos domingos - seja por amar os domingos ou, por ser o dia mais barato mesmo - a questão é que existe um enorme mito de que as paróquias não realizam o sacramento do...

Olá noivinhas maravilhosas, como vão?

Resolvi escrever esse texto para todas aquelas noivinhas católicas que pretendem se casar aos domingos - seja por amar os domingos ou, por ser o dia mais barato mesmo - a questão é que existe um enorme mito de que as paróquias não realizam o sacramento do matrimônio aos domingos, pois este seria um dia reservado para as missas.


No que diz respeito ao Direito Canônico (tecla SAP: grande conjunto de regras da igreja católica), não existe nenhuma restrição para que a cerimônia se realize aos domingos. Pense bem, todos os demais sacramentos são geralmente realizados aos domingos, como o Batismo, 1° Eucaristia, Crisma e o Sacramento da Ordem, por que seria diferente com o Sacramento do Matrimônio?

Partindo desse pressuposto, resolvi que meu casamento seria em um domingo (agendadíssimo para 20/12 desse anos #ansiosa). Meu noivo e eu escolhemos e fechamos o espaço da festa, antes mesmo de fechar a igreja, na fé que encontraríamos pelo menos uma igreja que topasse o nosso domingo escolhido, afinal, nesse mundão que é a cidade de São Paulo, existem muiiiiitas igrejas católicas.

Nosso primeiro passo foi ligar na Arquidiocese pedindo uma lista de paróquias que celebrassem de domingo, mas eles não tinham essa lista, mas depois de mostrar meu desespero no telefone (pois é, essa sou eu #doidiiiinha), um padre fofíssimo me atendeu e passou o nomes de uma 20 paróquias que ele achava ser possível conseguir a data.

Comecei a ligar, enviar e-mails (ir nas paróquias também rsrs) e para minha surpresa, MUITAS paróquias celebram sim o sacramento do matrimônio aos domingos e, sabe o que é melhor? É somente um casamento por domingo, então você não precisa dividir a decoração com outra noiva (não me chamem de egoísta, é que eu quero algo beeem simplesinho na igreja).

O único porém, é que o horário padrão para celebração aos domingos é sempre entre 15h e 16h, o que para nós foi incrível, pois buscávamos um casamento no final da tarde mesmo, para pegarmos a beleza do pôr do sol (rezando para um dia ensolarado).

Por isso minhas amigas do casório, não desistam do seu casamento católico em um domingo, por que é sim, mais que possível!

Deixo abaixo o nome e link para o site de algumas paróquias que realizam casamentos aos domingos e que gostei bastante:
Paróquia Sta. Terezinha do Higienópolis

Paróquia Sto. Inácio de Loiola - Ana Rosa

Paróquia Sta. Generosa - Paraíso

Paróquia Imaculado Coração de Maria (PUC) - Perdizes

(Essa aqui precisa ser conversado, mas é possível).

Paróquia Perpétuo Socorro - Jd. Paulistano

Um beijo a todas!


47 Respostas

  • A
    São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que legal, Marcela! Mais um passo importante dado em direção ao grande dia. Smiley ring

    Sobre o horário do casamento e a busca pelo por do sol, não se esqueçam que em dezembro costuma rolar as famosas chuvas de verão no final da tarde. Levem isso em consideração ao pensar a recepção.

    Um beijo Smiley kiss

    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Parabéns pela escolha!

    Eu confesso q nem sabia q existia esse mito. Pq aqui na minha cidade é super possível e super comum.


    Basta casar em outro horário q não seja das missas dominicais.


    Bjs


    • Responder
  • Lanalu
    Noiva VIP Maio 2021 Rio Grande do Sul
    Lanalu ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aaaai que bom guria!! Smiley heart

    • Responder
  • AMANDA
    Noiva Esperta Janeiro 2022 São Paulo
    AMANDA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Marcela,

    Eu e meu noivo somos católicos, gostei do debate bem informativo!

    Você faz atrás de informações, não me lembrava de nenhum casamento católico no domingo.

    Também nunca fui convidada para um casamento junto com a Missa, você já foi ?


    Como você também quero uma decoração simples, que realce a igreja. Não penso em colocar tapete, ela já tem passarela natural no piso. Flores brancas tudo clean, simples!


    Detalhe que moro numa cidade interior pequena e para 2020 só tem dois casamentos marcados até agora rs.

    • Responder
  • Marcela
    Noiva Curiosa Janeiro 2022 São Paulo
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que boa notícia Verônica!
    • Responder
  • Lais
    Super Noiva Maio 2021 Rio de Janeiro
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha, eu também irei casar no domingo na Igreja Nossa Senhora da Apresentação, e será no final da tarde tmbm. Estou muito feliz beijos Smiley heart

    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Marcela...

    é super possível sim.. dependendo da paróquia o casamento pode ser até mais cedo. sobre a decoração concordo com você não quero dividir com ninguém.

    Como frequento a paroquia desde pequena o padre já reservou nossa data apenas para o nosso casamento.

    • Responder
  • T
    Noiva VIP Fevereiro 2021 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa noivinha no meu bairro é tão comum casamentos de Domingo kkkk, realmente só acontece 1 mesmo e por volta desse horário para não interferir nos horários das missas
    • Responder
  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Poxa, que bacana esse debate! Parabéns!

    • Responder
  • V
    Noiva Master Agosto 2022 São Paulo
    Verônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha muuuito obrigada mesmo, eu tbm tava querendo hahaha fiquei desanimada pq não achava. Ajudou demais
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    De nada Marcela! Smiley heart

    • Responder
  • Marcela
    Noiva Curiosa Janeiro 2022 São Paulo
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigaaada Keytellyn!

    • Responder
  • Marcela
    Noiva Curiosa Janeiro 2022 São Paulo
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Simmm Lorena!

    Quando decidi casar de domingo foi difícil, poque não achava conteúdos que me incentivassem em nenhum lugar!

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que legal! Parabéns por essa conquista e pelas dicas para as outras noivinhas!

    • Responder
  • L
    Noiva Master Novembro 2019 Minas Gerais
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bacana demais noivinha! Vai ajudar muitas oitras noivas que tem esse mesmo desejo! ❤
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas