Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Taiana
Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais

é justo cobrar empolgação das pessoas?

Taiana, dia 3 de Março de 2020 às 22:21 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 28
Aí vem um textão de desabafo...

Estou há 120 dias do meu casamento e é inevitável não estar ansiosa. Eu olho o contador e penso como estou doida para chegar o grande dia logo. Eu vivo os dias olhando artigos de decoração para nossa casa e coisas que faltam para o nosso casamento...

Entretanto, as pessoas mais importantes da minha vida, minha mãe e minha irmã, não compartilham dessa minha empolgação. Minha mãe está pagando todo o nosso casamento e a sensação que tenho é que pra ela basta pagar os fornecedores em dia. Eu não tenho em minha casa aqueles momentos que o único assunto é "casamento" e nas raras vezes que isso ocorre é sempre num tom de "pagar isso ou aquilo" e não num tom de realizar um sonho, de de conquistar uma etapa ... Eu sinto falta de falar do meu casamento, de sonhar e de planejar e não somente de falar sobre boletos e cheques. Sinto falta de viver o meu casamento com as pessoas que eu amo. Viver isso no dia a dia pra lá na frente ter história pra contar... Não sinto que poderei dizer: "nosso único assunto era o casamento".
O que vejo é que no fundo minha mãe acha que eu não deveria me casar e por achar isso ela não se envolve...ou se envolve somente financeiramente. Nosso apartamento acabou de passar por uma reforma que estávamos sonhando e ela sequer se interessou em ver como ficou. Ela sequer perguntou!
Quando minha irmã se casou, há quatro anos, foi completamente diferente. Até a respiração delas era sobre casamento. Minha mãe olhava móveis com minha irmã, ia na casa dela para planejarem... E é impossível não comparar.
Eu já converseicom minha mãe há alguns meses sobre tudo isso...sobre essa postura dela de se preocupar tão somente em pagar as coisas e foi uma conversa tensa. Super tensa. A postura dela mudou por um mês e depois voltou a a ser tudo como era. E óbvio, eu fui ficando cada vez mais chateada e decidi não tocar mais no assunto porque entendi que não adiantaria.
O que vejo é que minha mãe vê meu casamento como se fosse algo ruim para a minha vida, como se eu não estivesse pronta pra isso, no auge dos meus 32 anos! Ledo engano! Eu cresci e talvez ela não tenha percebido. Dou conta sim de uma casa, um marido, um cachorro e estou preparada para todos os boletos que irão chegar. Rs.
Bem, o que torço todos os dias é que meu grande dia seja lindo e que nossa vida de casados seja tão doce quanto sonhamos, independente do que as pessoas pensem.


28 Respostas

Última atividade por Taiana, dia 4 de Março de 2020 às 18:41
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhh eu não sei com quem ela é mais apegada. Depois que falei que iria me casar ela se fechou mais, se distanciou...mas sempre fomos muito próximas. Meu noivo é filho único e a mãe dele sequer sabe responder que dia é o casamento do filho dela. E isso entristece tanto ele. É como se ela não se abalasse. Nem financeiramente podemos contar com ela, ela nem toca no assunto.
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tai, talvez sua mãe esteja agindo dessa forma porque está com medo de ficar sozinha... Ela é mais apegada a você ou a sua irmã?

    Quanto a animação, viva isso com o seu noivo, aproveite esses momentos!

    Por aqui, minha mãe também não comentou muito sobre o assunto durante todo o preparativo! Fui ver ela empolgada faltando umas duas semanas, que dai ela se animou mais.

    Já a minha sogra se animou tanto, ao ponto de achar que o casamento era dela! (e eu não estou exagerando), eu preferia que ela tivesse o mesmo posicionamento da minha mãe, teria me poupado muito estresse.

    • Responder
  • K
    Noiva VIP Fevereiro 2021 Minas Gerais
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom, a minha mãe não fica empolgada com o casamento não, mais ela fica super empolgada com a nossa casa, que ainda estamos construindo, ela não é uma pessoa muito emotiva então não espero que ela chore no meu casamento, a gente sempre conversa mais normal.

    A sua mãe pode estar assim porque ela já "perdeu" uma filha e agora está indo mais uma, ela pode está triste por não ter mais a filha dela com ela todos os dias.

    • Responder
  • Ana Clara Gomes
    Noiva Esperta Janeiro 2021 São Paulo
    Ana Clara Gomes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Taiana eu passo isso com o meu pai, mesmo por ele ser homem, esperamos não só ajuda financeira, mas um apoio emocional, uma palavra amiga, mas sempre vem patadas. Mas, tenho minha mãe que supri esse momento. Mas, não só falando de mim, quero vir te falar que sua mãe no fundo deve ter medo de você sair de casa, não pra achar que você não vá dar conta de cuidar de tudo, mas pela falta que você irá fazer. Seria bom você conversar com ela, e dizer que sente essa falta, que você quer que ela mostre interesse, pois ela é muito importante nesse momento. Espero que fique tudo bem entre vocês. Coloque Deus na frente e peça pra que ele te mostre como agir nesse momento! ♥

    • Responder
  • Natalia
    Noiva Constante Novembro 2021 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tai, eu te entendendo perfeitamente! Passo diariamente por isso na minha casa.. Na verdade a relação com a minha mãe nunca foi "das melhores", ela não me educou com a cultura de que mãe e filha são melhores amigas, então desde a minha adolescência, sempre procurei por outras pessoas que me dessem esse "suporte", que no caso, foi a minha tia (irmã mais nova da minha mãe) que por ter 10 anos a mais que eu, sempre vi nela minha "irmã mais velha". Então, sempre que eu tinha problemas com namoradinhos etc, era pra minha tia que eu falava.. Hoje, na preparação do casamento e reforma do nosso apê não é diferente! Minha tia sabe todos os detalhes, desde a decoração do meu casamento até o rodapé do piso do meu apê.. já minha mãe, se quer foi no meu apto pra ver como está ficando, male má sabe quem são meus padrinhos.. Enfim, saiba que isso, infelizmente, não é tão INCOMUM como parece, bastante gente passa por isso! Eu procuro me apegar ao fato de que logo estarei na minha casa, com meu marido e constituirei a minha família e tentarei fazer tudo diferente com meus filhos! Força na peruca que o seu está chegaaaannnddoooo e vai ser LINDO! Boa sorte Smiley star

    • Responder
  • A
    Noiva Master Dezembro 2021 Paraná
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, esse é o sonho de vocês e as vezes é normal as pessoas não ficarem tão empolgadas como a gente, é triste porque aqui em casa também passo por isso, eu vejo sempre coisas sobre casamento, mas quando comento com minha mãe que é muito minha companheira, não fica tão empolgada como eu, mas acredito também porque eu e meu love ainda não noivamos ( sim, ele ainda não fez o pedido, mas diz que vai ser surpresa e mais pro final do ano ) então, acho que ela só ficará mais animada quando começar os preparativos ou bem perto do casamento. Enfim, o que eu quero dizer é que por mais que isso te deixe chateada, não se deixa abater por causa disso, o seu casamento vai ser lindo e do jeitinho que você sonhou. Curta a preparação do seu casamento, porque é corrido, mas é muito gostosa essa sensação também e espero que fique bem ❤
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa eu fico imaginando como estarei faltando 30 dias!!! Seu coração deve estar acelerado...que emoção!!! Obrigada por suas palavras, Bianca. E vou copiar a sua ideia de anotar no caderninho! Obrigada por suas palavras e tenho certeza que tudo será lindo
    • Responder
  • B
    Noiva Esperta Abril 2021 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, confesso que estou assim como você.. Não tenho minha mãezinha e a única pessoa que demonstra empolgação pelo meu casamento, que será daqui 30 dias, é a minha sogra. Fora ela, TODAS as madrinhas ficam meio em off, se não sou eu ficar agitando, parece que estão fazendo por obrigação.. já cansei de me estressar, sabe o que tenho feito? vivido CADA momento dessa etapa MUITOOO feliz e de forma MUITOOO intensaaaaa! Tenho escrito os dias em um caderninho, pra no futuro eu me lembrar como era essa expectativa toda.

    Fica em paz que já deu tudo certo, e o que realmente vale no final das contas, é você com você mesma. Se curta, se ame, viva esse momento! Smiley heart

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa! Obrigada por suas palavras. Você tem razão em tudo que disse. Bjs
    • Responder
  • Geovanna Bueno
    Super Noiva Novembro 2020 São Paulo
    Geovanna Bueno ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha me desculpe se eu estiver errada mais minha opinião é: acredito que você esta projetando um sentimento que gostaria que sua mãe sentisse, acredito que você não deve cobra-la por nada. Minha mãe não se preocupa com nada no meu casamento, nenhuma conta, não pergunta se conseguirei pagar os fornecedores e tão pouco o que falta para fechar. E eu não me preocupo com isso porque acredito que quem deve estar empolgado somos eu e o meu noivo, pois nós é quem vamos casar, nós é quem precisamos correr atrás. Não iremos levar nossas mães para casar conosco. Tá tudo bem em sua mãe não demonstrar assim tanto interesse, talvez ela tenha percebido que casamento é apenas um momento, vocês não precisam estar falando disso a todo tempo, até para se tornar uma relação saudável, devido a experiência que ela teve com a sua irmã, e a preocupação que ela já teve uma vez, queira deixar que você resolva as SUAS coisas. Entenda, o casamento é seu, e não dela. Eu sei que é frustante, mais tente não projetar um sentimento seu em uma pessoa, ou esperar que ela aja de outra forma. O casamento é só um dia, o relacionamento e vinculo com a sua mãe é pra uma vida inteira.

    Vai dar tudo certo! ♥

    • Responder
  • Aline
    Noiva Ativa Julho 2022 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Complicado isso mesmo.. mas nao de bola, siga em frente e curta esse momento com aqueles q se importam realmente. beijo

    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Tai, que dificil eim amiga.. nao posso dizer que te entendo pq aqui minha mae me sufoca com tanto assunto, estou a um ano e quatro meses da data e la ja quer até entregar os convites.. mas vc nao deve ficar se preocupando com isso. Voce ja expos sua chateação e ela nao se importou, posso arriscar a dizer que quem se arrependerá sera ela, quando daqui uns anos ver que perdeu o momento mais importante da vida da filha.. converse com suas madrinhas e amigas, venha falar com a gente! mas nao fique se prendendo a essa angustia.

    • Responder
  • Luana
    Noiva Master Dezembro 2020 Bahia
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tai, entendo você PERFEITAMENTE. Sou um pouco mais nova que você e sou a primeira a única filha mulher da minha mãe, e acredito que a primeira da família a casar. Pois bem, minha mãe sequer lembra par aonde esta indo o meu dinheiro e ainda tem a audácia (como diz meu noivo) de me dar ainda mais contas da casa para pagar e me diz que eu não tenho planos e por isso tenho obrigação de ajudar em casa. Farei 27 anos em 2 meses e ela sempre diz que tenho que casar logo, mas é só por falar mesmo, sequer se mostra interessada em saber o andamento de nada. E quando souber, certamente vai reclamar de eu não ter a forçado a prestar atenção. Ela provavelmente quer que eu a obrigue a participar. Smiley atonished Ela não está nem preocupada em ajudar financeiramente. kkk Ela quer que eu resolva a vida financeira dela e ponto final. Enfim... A comu nos ajuda muito nisso, e tira de nós essa sensação de estarmos fazendo tudo, sozinhas.

    • Responder
  • Eduarda
    Noiva VIP Junho 2022 São Paulo
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sabe noivinha, eu nunca me dei bem com minha mãe, tanto que já moro com meu noivo ha 8meses e foi aí que tudo melhorou! Precisei sair de casa pra ela ficar melhor comigo.
    Quando sai nem do sofá ela levantou pra dar tchau! Demorou 2meses pra vir conhecer meu ape! Fiquei muuuuuito triste, mas não fui atrás!
    Agora com o casamento ela está mais empolgada, mas sempre fala pra eu não me perder nas contas pra pagar! E eh assim... eu tenho vontade de falar das coisas do casamento o tempo todo, mas me controlo e vou me acalmando falando por aqui com vcs...
    • Responder
  • Andreza
    Noiva VIP Fevereiro 2021 São Paulo
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pooxaa noivinha isso é muito ruim mesmo! Pelo fato de você ter uma irmã com certeza vai haver comparações. Mas as vezes a sua mãe tem medo de te perder, ou se sentir sozinha. Por que querendo ou não quando sua irma se casou, ela ainda tinha você com ela, e agora não, as filhas dela cada uma vai ter sua família.

    Mas te dou um conselho, para que você não continuo frustrada, pensa que as pessoas que mais precisam estar empolgados é você e seu noivo.

    Eu passo por isso também, meu pai e minha mãe não moveram uma palha para meu casamento, meu pai ainda me ajudou com mil reais do meu vestido ( como muito sacrifício, mas eu consegui que ele me ajuda-se). Minha mãe não me pergunta nada, não pergunta se preciso de ajuda, não pergunta como estão os preparativos. Ela foi comigo escolher o vestido, e ainda não gostou do vestido que eu escolhi, ela queria que eu escolhe-se um extremamente brilhante, só que não era meu gosto, eu não gostei e não aluguei.

    Ela me disse também que faria meu buque, até agora não me falou nada, e eu nao vou atrás pra saber se ela vai fazer ou não, eu vou comprar um, e pronto! E eu não estou me frustando com isso, por que já tenho muita coisa na minha cabeça, organização de casamento, organização da casa.

    Então noivinha, ou você conversa com ela sobre isso, ou tente não se frustar mais com isso, e seguir firme e forte na organização do casamento.

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vc viu o comentário da Larissa? Pode ser que ela esteja com medo de te perder também... Não sei.

    Sabe, eu tô acompanhando um canal que chama O Corpo Explica, no YouTube e Instagram, e aprendi muitas coisas que me ajudaram a entender meus pais, as pessoas de modo geral.
    Pode ser que te ajude também... Vou te mandar um vídeo, quando tiver um tempinho assista.


    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Alessandra, obrigada por suas palavras. Eu acredito em tudo o que você falou. Estas questões espíritas são muito fortes em minha vida e tento me apegar aos espíritos de luz para não ter pensamentos egoístas e egocêntricos, até porque minha família é o bem mais precioso que tenho e seria injusto pensar mal. Eu também irei morar longe quando me casar e talvez também por isso queira tanto a participação delas agora, porque sei que depois não será assim.
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vivi,
    Não estou disposta a ter mais uma conversa. A primeira foi tão desgastante, sabe!? E minha mãe faz tanto drama em torno do fato de morar sozinha que tem hora que eu acho que na cabeça dela eu teria que ficar pra sempre ao lado dela. Eu me policio muito pra não ter pensamentos egoístas, pra levar tudo isso numa boa, mas tem hora que é difícil.
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sabe o que é estranho, Alessandra, que nosso relacionamento é ótimo. Sempre fizemos tudo juntas, sempre participamos intensamente uma da vida da outra, mas o quando o assunto é meu casamento elas recuam. Não entendo...realmente não entendo.
    • Responder
  • Viviane
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Taiana sinto muito que esteja passando por isso, imagino que seja bem difícil para você.

    Porém infelizmente não tem como fazer esse tipo de cobrança, mas se isso lhe incomoda muitooo, vale a pena ter uma nova conversa com sua mãe.

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Taiana... Olha, eu tenho problemas de relacionamento com minha mãe e irmã também (tanto que me mudei de estado, 800km de casa, que era pra não sentir tanto), e sei como você se sente.
    Se estivesse lá, sei que seria muito parecido com sua situação, aqui só tá diferente pq vejo elas 2x no ano e aí elas perguntam das coisas de vez em quando etc...
    Existem coisas que não se explica (aliás, até explica, mas eu difícil sequer entender e quiçá aceitar), e mágoa a gente, sim, muito.
    Melhor coisa que você pode fazer é aceitar que elas são assim, pelo motivo que for, agradecer por elas serem sua família (afinal, dizem os espíritas que nos escolhemos nossas famílias na terra, por algum motivo pra aprender alguma coisa, então temos que agradecer mesmo sendo ruim), pedir perdão por algo que tenha feito (mesmo que não se lembre) e amar elas como são. Segue esse mantra (do hoponopono) e pelo menos você se sentirá melhor consigo mesma. Curta a preparação do seu casamento com quem está interessado (aqui minha sogra e minhas cunhadas estão mais animadas que minha mãe) e seja feliz. Não dependa delas emocionalmente, só vai te fazer mal e, sinceramente, elas não estão nem aí... é justo cobrar empolgação das pessoas? 1

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Suellen,
    Quando contei pra minha mãe que ia me casar ela não levou a sério. Não me abraçou, não deu parabéns...só ficou com cara de espantada e perguntou como eu faria isso. Minha irmã, idem. Acho que elas começaram a entender a situação quando eu e meu noivo compramos nosso apto, ainda assim, elas não viram com enstusiasmo. Como eu disse, vivo o sonho do meu casamento em silêncio e todas as vezes que o assunto surge ele dura 30 segundos e até a parede branca vira o assunto mais importante. O que me deixa triste é tudo isso só se vive uma vez e não está sendo da forma como eu gostaria.
    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Taiana, sei bem como se sente. Apesar de tá podendo vivenciar isso tudo com minha mãe que te nos ajudado muito. Mas meu relacionamento com minha irmã está nesse nivél, sempre tivemos problemas de relacionamento e depois que comecei a namorar com o tempo as coisas foram ficando piores, no dia em que contei que estava noiva não teve empolgação nenhuma, nem sequer um abraço, no almoço de noivado tava nítido pra todo mundo a postura dela para conosco, todos alegres e ela parecendo que estava indo para um enterro. Não sei se são sentimentos de 'perda', de ciúmes, mas são coisas que entristecem a gente. Eu tento esquecer esse tipo de coisa, conversar com pessoas que estão dispostas a te ouvir, tenho certeza que um dia elas pensaram que poderiam ter participado muito mais nessa fase tão importante na nossa vida.

    • Responder
  • T
    Noiva VIP Fevereiro 2021 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha vamos por partes primeiro realmente não da para cobrar a mesma empolgação sua para outras pessoas , o casamento é dos noivos . Já em relação a sua mãe pode ser apenas uma questão de afinidades, talvez sua mãe tem mais afinidade com a sua irmã por isso se envolveu mais no casamento dela
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Constante Março 2022 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao se cobre noivinha, curta esse momento, passa tao rapido. As vezes sua mãe esta com medo de te perder, de nao ter sua companhia em casa e acaba agindo assim. Tenho certeza que ela está mt feliz com seu sonho se tornando real.
    • Responder
  • Larissa
    Super Noiva Junho 2022 Minas Gerais
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha! A sua chateação é justa, mas acredito que a postura da sua mãe pode estar mais relacionada com o “medo de te perder” do que em não acreditar que você está preparada para este compromisso. Afinal, uma das filhas já casou e está construindo a vida dela, a família dela... agora a outra tbm está deixando a casa... já vi relatos de muitas amigas minhas que passaram por esta situação.. acalme seu coração, sua mãe com certeza está muito feliz por você! Estou na torcida para que seu casamento seja perfeito, do jeito que sonhou!
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Barbara! Este, sem dúvida, é um dia importante pra nós. Tomara que estejam todos torcendo mesmo... Para mim é tão importante isso. 😘
    • Responder
  • Bárbara Iaisa
    Noiva Master Junho 2021 Espírito Santo
    Bárbara Iaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Taiana...
    Não se cobre tanto...
    É um momento especial pra nós, e com certeza sua mãe e os seus, estão felizes por você estar vivendo esse momento, mas nem todo mundo fica tão empolgado quanto nós, as noivas.Às vezes, nem o noivo mostra tanta empolgação, como já vi outras noivas contando...Foque na sua felicidade com seu futuro esposo, esse momento é de vocês!!As pessoas que amam vocês, com certeza estarão lá torcendo (mesmo que não pareça tanto) pra que tudo dê certo!! 😉😘😘
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas