Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carol Lima
Noiva Master Junho 2022 São Paulo

Dica: Por onde começar? #helpcarol

Carol Lima, dia 21 de Dezembro de 2019 às 22:34 Publicado em Fórum Organizar um casamento 48 40

Oi noivinhxs! Desde o dia em que instalei o app do Casamentos.com.br eu vejo debates do tipo "Por onde começar?" o tempo todo!

A real é que ninguém sabe (kkk rindo de nervoso) e nem existe regra, mas todo mundo tem uma dica, seja por experiência própria, por pesquisa, pelo cronograma das planilhas prontas que rondam a internet, não importa!


Então pesquisei por esse título aqui nos debates e vi que todo mundo pergunta, mas que não tem dicas concretas reunidas em um lugar só. Mas... estou sábado a noite sozinha em casa e: AGORA NÓS TEMOS, NÃO É MESMO? hahahaha então senta que lá vai correr o textão!


DÚVIDA CRUEL N° 1: Com quanto tempo antes devo começar a organizar?


Resposta milagrosa 1: Com quanto tempo você tiver! Já vi gente organizando casamento em alguns meses, alguns anos... Vai depender de alguns fatores: o tipo e o tamanho da festa que você quer, a ansiedade ou a necessidade de acontecer logo, etc. A real é que o tempo mais recomendado é de 1 ano! Se você tem mais tempo que isso, vai poder relaxar no começo e só ir juntando uma grana e pesquisando referências, mas se tem menos tempo, vai ter que correr com algumas coisinhas pra ajustar o cronograma!

Mas independente do tempo: saiba seu orçamento e planeje tudo em cima da realidade desse valor!


DÚVIDA CRUEL N° 2: Quais são os primeiros passos?


Resposta milagrosa 2: Algumas decisões vão definir aspectos super importantes do casório, portanto, devem ser tomadas primeiro. A tão temida Lista de Convidados, por exemplo... É com base no número de convidados que você vai conseguir encontrar o espaço ideal (pra não sobrar nem faltar lugar), o Buffet, o aluguel de mesas, talheres e cadeiras, e é com base nisso que seus fornecedores vão definir os preços de seus serviços.

"Mas em 1 ano pode acontecer muito, e se minha lista mudar?" Meu bem, A SUA LISTA VAI MUDAR DE QUALQUER JEITO. Minha dica aqui é: defina um número, coloque os familiares e os que chamo "amigos da vida" (que não dependem de trabalho, escola, etc e sempre frequentam sua casa e os rolês) e deixe o restante reservado para os demais, como colegas de trabalho que você gosta muito mas que não faz parte ativa do seu cotidiano fora da empresa, amigos dos pais e sogros que eles possam eventualmente desejar convidar, parentes distantes que seria educado convidar, mas que se não rolar também, ninguém sofre pois vocês nem se falam direito mesmo, enfim! Mais próximo ao casamento (de 4 a 6 meses antes, perto da data do envio dos convites) você vai preenchendo as vagas com essas pessoas. Seus fornecedores precisam de números, não nomes!

Depois, defina o estilo do casamento e já pense na possível data, vai ser na igreja e no salão? Vai ser ao ar livre? De dia ou de noite? Clássico, rústico? Quanto dinheiro você tem pra investir? É com base nisso que você vai ter como pesquisar referências e guardar material pra mostrar pros profissionais que vão te ajudar no grande dia!


DÚVIDA CRUEL N° 3: Contrato ou não uma Cerimonialista?


Resposta milagrosa 3: Ao meu ver, esse tipo de ajuda é extremamente bem vinda. Sabia que o apelido delas é fada madrinha? Pois é... A toa não seria! Elas entendem muito mais que qualquer uma de nós sobre o assunto pois vivem isso todos os dias, várias e várias vezes. Pra quem trabalha e não tem tempo de ficar indo de fornecedor em fornecedor então, é uma ajuda primordial. Fora que elas também costumam ter parcerias e dar descontos se você fechar com essa rede de fornecedores específica. Se sua grana tá curta, pelo menos contrate uma para o dia da cerimônia, pois você vai estar ocupada casando, bebê! Não dá pra mandar a tia ir sentar na mesa certa, conferir se o garçom acertou a ordem dos pratos, se o DJ precisa de uma tomada extra... Enfim.

Dá pra organizar sozinha? Cerimônias pequenas, com muito esforço, dedicação e fé, sim. Do contrário: NÃO ARRISQUE!


DÚVIDA CRUEL N° 4: Quais fornecedores vêm primeiro e como contratá-los?


Resposta milagrosa 4: Os fornecedores que demandam mais tempo de pagamento (por serem mais caros, geralmente dividem seus pagamentos em até 10 ou 12 vezes) e que acabam sendo mais procurados também e por isso vale a pena você já garantir seu dia são: LOCAL DA FESTA, seja chácara, sítio, salão, igreja... Se você buscar em cima da hora corre o risco de não estarem livres para locação no seu dia desejado. Busque locais na sua cidade ou cidade vizinha pela internet, salve os que mais gostar e VISITE, não adianta pedir orçamento só por foto na internet e chegar lá e encontrar outra coisa! Depois vem o BUFFET, aqui não tem muito segredo, alguns fazem valor fechado, outros por pessoa, mas a melhor parte é: DEGUSTAÇÃO. Se o valor for ótimo e a comida ruim você vai economizar também a alegria da festa, então cuidado! Aqui também é interessante já pesquisar os FOTÓGRAFOS, fuça no Instagram, entra no perfil de quem tiver marcado, manda mensagem perguntando como foi, veja as avaliações e depoimentos e veja se combinam com você!


A partir daqui você já tem toda uma base do que será o casamento. Agora é hora de definir outros detalhes como cores, padrinhos, vestido, tipo de união e documentação necessária pro cartório, lugar onde vão morar, alianças e os outros detalhes que vão compor o primeiro dia da sua vida nova!


Smiley ring Outros debates e links que podem te ajudar nesse assunto:

Noivamos! Por onde começar a organizar o casamento?

Economia de Verdade 2: juntando dinheiro pro casamento!

Como organizar um Casamento? 5 primeiros passos!

Dica: Orçamento baixo - Como dividir os custos?


Acho que o mais importante no começo é isso, galera! Espero ter ajudado as pessoas perdidas!

Se você já está na reta final ou se já é uma casadinha, vem ajudar a gente nos comentários também! Smiley heart

40 Respostas

Última atividade por Nayara, dia 17 de Novembro de 2020 às 14:01
  • Nayara
    Noiva Novata Novembro 2023 São Paulo
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei a dicaaa ! Muito Obrigada 💕
    • Responder
  • Bruna
    Noivo Constante Fevereiro 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei as dicas estou no caminho certo
    • Responder
  • Grazielle
    Noiva Curiosa Novembro 2021 Minas Gerais
    Grazielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei as dicas, estou no caminho certo!

    • Responder
  • Marina
    Noiva Novata outubro 2024 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada!! Sou nova no app, ainda não consegui desfrutar de tudo o que ele oferece e ver as dicas kkk aos poucos vou me adaptando!! ❤️❤️❤️
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Curiosa Junho 2021 Minas Gerais
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa ótimas dicas,vai me ajudar muito.
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Curiosa Setembro 2021 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que informações valiosas!!! Adorei cada dica!! Obrigada
    • Responder
  • Giuliana
    Noiva Principiante Junho 2022 Rio de Janeiro
    Giuliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei muito esse post! Caramba! Um resumão de muitas coisas que ja li... perfeito! Vou ate mandar pro meu noivo!
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Carol, sua maravilhosa! Smiley heart

    Estava eu aqui ajudando uma noiva da comunidade, procurando debate de alguma admin com sugestões concentradas para quem está com dificuldades “por onde começar a organizar um casamento?” .... e eis que encontro esse seu debate maravilhosoooo! Você arrasou, parabéns! Já salvei para repassar para mais e mais noivas! Beijos enormes e bons preparativos pra você. Se tiver algo que eu possa ajudar, conte comigo! Beijos! Smiley heart

    • Responder
  • J
    Noiva Ativa Novembro 2020 Minas Gerais
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou fechar com uma cerimonialista porq nao estou afim de pirar sozinha kkkkk obrigado nega me ajudou de mais obrigado muito obrigado...
    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A cerimonialista eu vou querer fechar primeiro. Acho muito importante.

    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelas dicas.
    Aqui estou montando quase um portifólio de como quero o casamento, já tenho cores, estilo.
    Vamos começar a desenhar a lista de convidados de cada um.

    • Responder
  • Geovana
    Noiva Novata Agosto 2022 São Paulo
    Geovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Feliz por ter começado do jeitinho certo rs Smiley heart

    • Responder
  • Katia
    Noiva Constante Setembro 2022 Santa Catarina
    Katia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Dicas otimas noivinha!!

    obrigada por compartilhar

    • Responder
  • L
    Noiva Curiosa Junho 2021 Distrito Federal
    Laiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Primeira coisa que contratei foi a cerimonialista e nossa, só de pensar que no dia não vou ter que surtar arrumando tudo sozinha já me da um alivio enorme! Sem falar na ajuda que ela ta dando durante o processo. Dinheiro super bem investido!

    • Responder
  • Adelane
    Noiva Ativa Novembro 2021 Distrito Federal
    Adelane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei este debate, achei muitas dicas que precisava
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Constante Março 2022 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ameeeei as informações
    • Responder
  • Dafne
    Noiva Novata Novembro 2020 São Paulo
    Dafne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelas informações e dicas!!!
    • Responder
  • Zaira
    Noiva Esperta Janeiro 2022 Rio de Janeiro
    Zaira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigado pela ajuda!!!!
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate Carol, certeza que muitas noivinhas conseguiram se encontrar através dele, para começar a organização. Parabéns!

    • Responder
  • S
    Noiva Principiante Dezembro 2020 Minas Gerais
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei demais as dicas estava perdida e me ajudou muito, agora é colocar em prática. Obrigada!
    • Responder
  • Lana Oliveira
    Noiva Master Dezembro 2022 Bahia
    Lana Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas.
    • Responder
  • Prih
    Noiva Novata Setembro 2020 Pará
    Prih ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Debate guardado com sucesso pra eu ler e reler inúmeras vezes... será de suma importância pra mim Smiley love

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótim debate Carol, parabéns!!!

    • Responder
  • Thaís Santos
    Noiva Master Março 2021 Rio de Janeiro
    Thaís Santos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns pelo debate Carol!
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate Carol!!! Parabéns! 😊😊
    • Responder
  • Labelly
    Noiva Ativa outubro 2020 Espírito Santo
    Labelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aaah obg, seu post me ajudou muito!!!
    • Responder
  • Tayene
    Super Noiva Dezembro 2019 Pernambuco
    Tayene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim sim Carol, eu fiz o orçamento e depois a lista e fui alterando no decorrer como você disse hahah mas graças a Deus não saí do orçamento
    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    HAUAHAUHAUHAUHAU Não aguento!
    • Responder
  • N
    Top das Noivas outubro 2020 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se vc fosse um desenho seria esse
    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Melhor comentário.
    Q hauahauhauhauhau
    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, é uma das primeiras coisas mesmo! É que as vezes também você usa o tanto de pessoas pra ver o quanto tem que juntar, aí vai de cada caso. Mas é sempre um dos primeiros pontos a serem pensados, com certeza! ❤️
    • Responder
  • Luciana
    Noiva Esperta Fevereiro 2020 Distrito Federal
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate noivinha, realmente no início dá uma confusão na mente.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas